Fernando Martins | Relvado

Fernando Martins

Morreu o último grande presidente benfiquista?
 

Morreu o último grande presidente benfiquista?

Presidente entre 1981 e 87 concluiu a famosa obra do terceiro anel no Estádio da Luz, acabou também o antigo pavilhão desportivo.

Sob o seu comando, o Benfica venceu o campeonato de futebol em 1982-1983 e 1983-1984, sob o comando do treinador sueco Sven-Goran Eriksson, e conquistou três Taças de Portugal (1982-1983, 1984-1985, 1985-1986) e uma Supertaça portuguesa, em 1984-1985.

Nas provas europeias o melhor resultado foi a presença do Benfica na final Taça UEFA, em 1983, perdida para o Anderlecht.

Dele se dizia próximo de Pinto da Costa, mas penso que o seu legado ficará para sempre na memória de todos.

Benfica:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Muito mais se poderia acrescentar ...

... contudo aquela aproximação com gente de índole duvidosa não lhe ficou bem. Faltou-lhe a visão que o presidente do sporting na altura teve em relação ao putedo e afins que já se estava a cozinhar!

Classificação do artigo: Razoável!

LOL..., esse Fernando Martins, fica mais conhecido é pelos :

Hotéis Altis, onde o FLATULENTO se cagava sempre que binha à CAPITAL, só de ser amigo desse MAFIOSO e CORRUPTO se bê o que era o dito!!! LOL, só MERDA.

P.S. - E nãon estou a falar da promiscuidade do dito com a politica dos LABREGOS POLITIQUEIROS e todos savem os partidos a quem se encostaba e a ele se encostabam para recever as mesadas (aqui nãon se fala de mensalões)!!! LOL, só MERDA.

Assistiu à primeira...

...grande conquista europeia do FC Porto ao lado do presidente PdC.

Hoje é tudo diferente para pior. O FC Porto não mudou de presidente...

Que descanse em paz.

disseste uma grande verdade

e que nos deixa a pensar.

a/c edição

Fiz este artigo, mas penso que teria sido quase obrigação da edição ter dado o devido destaque ao antigo presidente benfiquista

...

...és um lírico, pá... :) para não dizer utópico. Ainda achas que este tasco tem uma "edição"?!

devia ter :)

pelo menos, deixar passar em branco a morte deste Senhor, é uma grande falha... enorme aliás

...

...do "devia" ao "tens" vai uma grande distância...

Acho que ontem ainda saiu um artigo, ou crónica, ou algo do género, por aqui. Mas daquelas requentadas e que foram ao micro ondas...enfim...nada de novo.

Um abraço...

...

...o primeiro presidente do meu clube do qual me lembro.

Um benfiquista sério, dedicado e honesto. Talvez até demais, o que o levou a ser ingénuo em momentos que, a bem do benfiquismo, não andam a ser escamoteados nas sucessives homenagens que por esta altura se fazem ao homem. Mas deviam...

Ficou conotado como aquele que terminou o que viria a ser, durante muito tempo, um dos maiores estádios do mundo. Mas fez mais...bastante mais. Aliás, numa perspetiva puramente económica, foi um dos primeiros no mundo a perceber o rumo que viria a ter o futebol nos anos 90.
Deixou legado, físico e intangível...

P.S: Uma nota meritória para Pinto da Costa. Não querendo sequer alargar-me em pormenores mais escabrosos na amizade entre ambos...mas a devida vénia ao comunicado do presidente portista.
Ficou-lhe bem...

Luis Filipe Vieira irá ficar para a história como o melhor

presidente do Benfica, senão o maior o mais importante. Ele assume a presidência do Benfica na altura mais crítica da sua história, e ver o Benfica agora e antes... é ver duas coisas completamente diferentes... é certo que fez muitas asneiras, que pouco percebe de bola, que fala quando não deve e cala-se quando deve falar, que o Benfica só começou a estabilizar financeiramente com a entrada de Jesus, contudo, foi ele que contratou Jesus, foi ele que conseguiu dar credibilidade ao Benfica para dar meios financeiros de arranque a Jesus, foi ele que estabilizou o Benfica financeiramente através de outras acções e até isto da BTV a qual eu continuo a achar uma aberração, ele jogou bem com a falta de leis desportivas e legais nesse âmbito, fazendo o melhor para o clube com coragem... por isto tudo, e apesar das suas inúmeras falhas ele foi o Presidente mais importante da história do encarnados na minha opinião....

Peço desculpa por estar a falar tanto de LFV na morte de Fernando Martins, contudo, não me pareceu justa a afirmação da morte do "último grande presidente benfiquista" para LFV.

Em relação, à homenagem não posso dizer muito que era muito jovem na altura para perceber quem eram os presidentes dos clubes, a minha primeira recordação de futebol é a final de Viena e mesmo aí nem sabia quem era Pinto da Costa.

roma , os romanos tambem compraram uma guerra

com o mundo . e perderam a guerra , como irá perder luis filipe vieira , a guerra com o sporting ,,,,,,,,,, a ordem é a mesma a águia o pluribus o vermelho . a cobardia como fizeram a viriato , assim está este patife vieira a fazer aos descendentes do viriato que são os lusitanos na qualidade de sportinguistas os verdadeiros , porque os romanos da luz com o seu exercito de áfricas da amadora. cova- chelas -portas- buraca- e afins , irá cair com estrondo ,,,,,,, os galegos do norte os castelhanos caem por eles mesmo foi sempre a sina dos galegos a sua fala a premescuidade entre pais e filhas muito natural no porto irá ditar o seu fim -------------- viva portugal livre da escomalha

Não te cures não...

porra, nem sei o que dizer a não ser que procures um psiquiatra e depressa.

é isso e queijo fresco

aguarda mais um dois anos depois falas comigo

Inside, ´Deves saber muito

Inside,

´Deves saber muito pouco da história do Benfica, para afirmares que o actual Presidente do Benfica irá ficar na história como o melhor? Confesso, não entendi. Bem, o que apresenta maior longevidade no cargo é o Campeão, vai para o 11º. Quem herdou o legado de Vale e Azevedo foi Vilarinho, e o actual Presidente geria o Futebol do Benfica, e garantia um 6º lugar e 2 temporadas sem UEFA (a 2ª na sua presidencia).

Inside, o Presidente que mais anos esteve à frente do Benfica, não pode ganhar apenas 2 títulos nacionais.
O Presidente que construiu um Centro de Estágio que está agora a dar frutos, não pode ter 2 jogadores das camadas jovens no plantel principal. A sua bandeira não era a Formação? Mas a Formação da Sérvia?
O Presidente que diz à CMVM que vendeu o Roberto e depois afinal não foi bem assim, não pode de todo ficar calado sem comentar a situação, a integridade do clube nem foi colocada em causa, a credibilidade já permite vender um atleta por 2 X?.
O Presidente que assegura uma Estrutura disfuncional, e é essa Estrutura que encaixa no Treinador, e não o inverso? Um clube refem de um Treinador, e esse com plenos poderes. Será dos títulos que não ganhou, ou dos activos que potenciou? Porque, repito, Jesus permanece no Benfica e aumenta o seu poder, e prémios por objactivos, porquê?
1- Jesus ficou no Benfica pelos resultados desportivos?

2- Jesus ficou no Benfica sobretudo para potenciar e gerar mais valias (e se os títulos são desprezíveis, porque não colocar Jesus a treinar a equipa B e a potenciar jovens?)

3 Jesus ficou no Benfica, pelo pavor, pânico e medo que ele fosse para o Porto, e naturalmente iria ganhar títulos, e tal facto colocaria a nu a incompetencia que reina na Admnistração do Benfica?

Bem, são tantos os equivocos, e a politica desportiva confusa e errática deste Presidente, que considerá-lo o melhor, enfim, pergunto, em quê? E como bem escrevia o Carlos Daniel no DN, as ´vitórias do Benfica são os negócios, os negócios do Porto são as vitórias, retrata fielmente a pobre realidade do Benfica, ou agora há uma inversão do que deve ser um clube? Os títulos são desprezíveis?

E nesse contexto, se afirmas que Vieira é o melhor Presidente da história do Benfica, arrisco-me a afirmar, que pelo anos de permanencia no cargo, vai para o 11º, acumula 2 anos como Director Desportivo, e ganha 2 Campeonatos e 1 T Portugal, no período desportivo mais negro do Benfica, é quase de certeza o pior Presidente da história do Benfica, porque os registos/relação tempo na Presidencia não enganam.

Inside, o que dizer de:
Borges Coutinho em 8 anos ganhou 7 Campeonatos?
Fernando Martins em 6 anos ganhou 4 Campeonatos (foi o Presidente que mais ganhou a Pinto da Costa)?
João Santos em 5 anos ganhou 3 Campeonatos?

Apenas deixo exemplos dos ultimos30/40 anos!

Mas queres comparar com Presidentes recentes? Damásio em 4 anos ganhou 1 Campeonato e 1 T Portugal, em contraste, Vieira no 11º ano, com 2 anos Director Desportivo repito, ganhou 2 Campeonatos e 1 T Portugal!

Cuidado com algumas afirmações que podem inquinar ou manchar a credibilidade que sempre tens defendido!

Continuas a ladrar que nem um

Continuas a ladrar que nem um bulldog, mas o conteudo do mesmo é um vazio abismal de ideias, ó morcão saloio.
Aliás, chamar-te morcão saloio é estar a insultar as pessoas do mercado do bulhão.

então mas não estavas de férias? loooooooooooooooooooool

logo vi. até nelas comentas aqui, cabrão sem vida.

A única coisa que retiro é o "melhor",

Isto é tudo uma questão de contexto, é que ganhar títulos no tempo em que todo o poder do futebol estava em Lisboa, em que até para pertencer à comissão de arbitragem tinhas que ter residência a 50Km de Lisboa, em que existia um quase total apoio nacional às vitórias do Benfica, etc... ganhar assim é fácil, e estou certo que existiram presidentes que sabiam bem mais de futebol do que LFV, contudo, a importância histórica do momento que o Benifca vivia quando LFV chegou torna o seu trabalho bem mais importante que tudo o que foi feito no clube pelas várias unidades que por lá passaram, é que o Benfica estava completamente endividado, melhor, estava completamente descredibilizado, ou seja, até dinheiro para arrancar faltava, tinha uma equipa sem qualidade, desgarrada com jogadores sem mística, outros sem qualidade etc... LFV quer se queira quer não, trouxe credibilidade ao Benfica em termos financeiros, conseguiu resolver os problemas maiores, e digo-te que ele é o mais importante presidente simplesmente porque se fosse outro menos competente, olharias agora para o Benfica como um Sporting, uma equipa sem dinheiro para arrancar, sem credibilidade financeira para conseguir financiamento com jogadores de qualidade duvidosa ou demasiado jovens, isto é tudo uma questão relactiva, e concebo completamente que o teu critério seja o de quem ganhou mais, o meu no caso do Benfica dos últimos ano não é, porque eu lembro-me do Benfica antes e depois de LFV, e não estou só a falar na vertente desportiva e nota-se muito a diferença, estou a falar da recuperação financeira fantástica efectuada, ainda para mais sabendo nós que é muito mais difícil recuperar financeiramente, mística e desportivamente um clube hoje em dia do que o era há uns anos atrás... mantenho tudo o que disse em relação aos seus defeitos, contudo, esta é a minha opinião, ele é o presidente mais importante da história do Benfica, porque sem ele o Benfica de hoje poderia ser ainda pior que o Sporting actual.

Cpts.

mas o boifica será sempre pior que o sporting

não é o ter mais pretos . mais €€ mais pó - mais fanáticos - mais talibãs que é o melhor clube , tambem ops árabes são mais , em riqueza , assassinatos gente da pior espécie e isso não fáz deles os melhores , são é assassinos como todo o boifiquista --------------- são um clube de canalhas

Respeito a tua opinião,

Respeito a tua opinião, porém, como Portista, desejo que ele ali permanece por muitos e bons anos.

Sabes o que ganhou o Porto com ele no Benfica?
9 Campeonatos!
6 T Portugal!
1 L Campeões!
2 T/L /UEFA/Europa!
1 T Intercontinental!

Nunca o Porto ganhou tanto cá dentro, como lá fora!

»ele é o presidente mais importante da história do Benfica, porque sem ele o Benfica de hoje poderia ser ainda pior que o Sporting actual»

Se o Jesus tem revelado fragilidades no que diz respeito a conquistar títulos, foi o Salvador do benfica nos ultimos 3/4 anos, gerou com activos por ele potenciados cerca de 180 M€, não fora isso, o benfica estará como o Sporting, porque neste século, e com Vieira Presidente, o benfica tem tantos títulos e troféus conquistados (foram 8), quantos o Sporting com 5 Presidentes!

Esra novela burlesca Roberto&Pizzi serão sinais de credibilidade?

»recuperação financeira fantástica efectuada»

Falas no Milagre das rosas ou no financeiro?

Líderes incontestados em passivos? Em 12 anos voou dos 80 M€ e já ultrapassou os 500 M€?

Ah mas o Activo suypera o Passivo, o Cardozo estava avaliado esse activo em 60 M€, e foi ou será vendido por 12 M€...

Mas tanto, tanto haveria para dizer, nem imagino, nem quero imaginar o lixeira tóxica q se amontoam debaixo dos tapetes, aliás, esta dupla venda do Roberto ilustra bem a transparencia do benfica, mas há mais...

Bruxo, como disse, respeito o teu critério

e de todos os que apontam Vieira como uma nódoa, realmente o Porto ganhou muito, o Benfica perdeu muito... também é verdade que o Benfica de Vieira não é muito claro financeiramente, mas até isso ele tentou copiar do Porto :) nós nesse aspecto também não podemos falar muito... mas, gosto bastante destes acontecimentos, para os benfiquistas perceberem de uma vez por todas que não têm santidades a governar o seu clube... agora, o Benfica tem uma credibilidade junto da Banca e mesmo de investidores que não tinha, e também tem mais poder...

Bem, mas isto dava uma discussão que não saíamos daqui, vamos concordar em discordar respeitando os argumentos de cada uma.

Inside, Vamos abordar o mais

Inside,

Vamos abordar o mais fundamental critério de avaliação de Presidentes, são os títulos ou não?

Vejamos, Vieira vai para o 11º ano como Presidente, e acumula 2 anos como Director Desportivo, com Vilarinho, e seguiu Vieira uma linha de continuidade.

O que ganhou Vieira em 13 temporadas desportivas, e neste século XXI:
2 Campeonatos, 1 T Portugal, 1 Supertaça e 4 T Liga. Atingiu a final da L Europa, o benfica conquistou em 13 temporadas desportivas (com Vieira), 8 títulos e troféus!

O Sporting, no mesmo período viveu em instabilidade directiva permanente, teve aliás 5 Presidentes. O que conquistou neste século XXI esse Sporting "moribundo"?
1 Campeonato, 3 T Portugal e 4 Supertaças. Atingiu Final T UEFA. Sporting regista 8 títulos e troféus neste século!

Agora eu pergunto-te, estará o Sporting muito mal (muda de Presidente de 2 em 2 anos), ou o benfica muito bem?

Mas faço-te outro exercicio. comparar décadas de benfica. Os vieiristas, apontam o dedo à decada de 90 como a mais pobre em termos desportivos.

Vejamos década de 90 (4 Presidentes), comprendida entre 90/91 a 99/00, 10 temporadas desportivas, o benfica ganhou: 2 Campeonatos e 2 T Portugal!

Seculo XXI, Vilarinho e Vieira Presidente (sendo anteriormente Director Desportivo), de 00/01 a 12/13, em 13 temporadas desportivas, o benfica ganhou: 2 Campeonatos e 1 T Portugal, e com a estabilidade directiva que todos conhecemos. Mas não só, o benfica fez o 6º lugar (o pior de sempre), 2 X 4º, em 2002 e 2003 não participou 2 épocas desportivas em provas da UEFA (Facto inédito).

Volto perguntar-te: Qual o período desportivo mais negro na história do benfica?~

Será por tais registos que consideras Vieira o melhor Presidente da história do benfica?

Eu já provei e sustento, é sem duvida o pior Presidente de sempre do benfica, os registos não enganam!

Contexto Bruxo, contexto...

O Benfica estava podre quando ele lá chegou... agora é uma equipa que apesar de não conquistar títulos respeitada quer internamente quer externamente... os títulos são o grande objectivo sem qualquer dúvida, contudo, para os ganhar é preciso criar condições, imagina o Sporting de agora, e daqui a 11 anos, o Sporting estava como o Benfica agora, o que dirias a agora do trabalho de Bruno de Carvalho, mesmo que não ganhe título nenhum, simplesmente chegue à situação do Benfica actual, não é quase uma fantasia fazer esse exercício potencial? Não achas quase impossível? Não dirias que Bruno de Carvalho fez o impossível e fez um trabalho histórico que o colocará como o mais importante presidente do Sporting mesmo sem ganhar títulos? É tudo uma questão de contexto... mas aceito a tua opinião, tem a lógica do futebol que é ganhar, contudo, na minha nem sempre tudo é preto ou branco.

»O Benfica estava podre

»O Benfica estava podre quando ele lá chegou... »

1º Em 2000 quem herdou o Benfica "podre" e com um passivo de 80 M€ foi Vilarinho!

2º O Passivo actual superou os 500 M€ (em 12 anos), mas ele há quem contra-argumente: "Mas o Estádio, o Seixal, a equipa de Futebol...", mas são esses activos vendáveis? Ficam sem Estádio, sem jogadores, ou em o Seixal? O Cardozo não era um activo avaliado em 60 M€? E não vai ser vendido por 12 M€!

Quanto a resultados desportivos, deixei num comentário anterior a pobreza franciscana de Vieira, é sem duvida o Presidente com o pior registo de sempre na História do Benfica em termos relativos anos de Presidencia/títulos conquistados!

Os títulos e troféus são desprezíveis?

Bem, o Sporting neste século com 5 Presidentes, e com os mesmos 8 títulos e troféus conquistado, em igual período, revela o sócio/adepto do Sporting descontentamento, e quer melhor, pois os adeptos do Benfica, garantem ao Presidente que tem o pior registo desportivo de sempre 4 mandatos e 4 maiorias absolutas!

O que revela o adepto benfiquista? Um manifesto grau de exigencia sofrível, e muito, muito abaixo das conquistas do outrora grande Benfica!

eu questionei se....

... ele era :)

E eu deveria ter visto esse ponto de interrogação e

não vi... peço desculpa.

sem stress

:)

kiko ó kikinho

e que tál responderes ao meu cumentário

qual?

.

Cumentário??

Fica esperto Kiko :).