O FCP aquém e além fronteiras | Relvado

O FCP aquém e além fronteiras

Da difícil afirmação desportiva no panorama nacional à elevação a nível internacional.
 
Pinto da Costa discursa no jantar dos 30 anos de presidência
Lusa

Ainda me recordo perfeitamente como sendo hoje, dos tempos tumultuosos e de difícil afirmação desportiva no panorama nacional do FCP, nos longínquos anos 70 do século passado, em que se dizia e por vezes mesmo confirmado no terreno de jogo, se bem que, e diga-se a propósito, que nem sempre só por culpa própria, do paradigma em curso naquele tempo e da verdade inequívoca deste presságio e prenúncio lógico, quando o clube se inibia quando saia do seu habitat natural, leia-se Estádio da Antas e da sua região privilegiada a norte.

Quando passava a ponte D. Luís sobre o rio Douro a caminho do sul, e mais propriamente em direção à 2ª circular em Lisboa já se sentia em parte derrotado, ou dito de uma outra forma mais natural e percetível para não deixar qualquer dúvida, não conseguia colocar em prática as suas reais capacidades enquanto equipa de futebol que naquela altura já começava a patentear.

A partir da era de JNPC como presidente do clube iniciada no glorioso dia 17 de abril de 1972, e decorrido todo este tempo até aos dias de hoje, o FCP apresenta-se atualmente aos seus cada vez mais simpatizantes, sócios e ao mundo em geral, como um clube de enorme prestígio, temido pelos seus principais adversários aquém e além-mar pela qualidade que demonstra em tudo em que participa, pelo ecletismo desportivo que evidencia e coloca em prática, onde tem hoje o privilégio e a responsabilidade de ter a seu cargo a hegemonia do futebol e das modalidades de pavilhão em Portugal, sendo hoje também considerado por todo o mundo como um clube modelo, por vezes até copiado quanto à forma de gestão desportiva do clube, onde qualquer jogador de qualquer continente tem o desejo e a honra de representar e jogar, pois é sabido que depois de um ciclo aproximadamente de 2 a 3 anos a conquistarem títulos e a dar boa luz ao seu nome, poderão mais tarde darem um novo rumo às suas carreiras e ao mesmo tempo melhorarem os seus contratos desportivos, mesmo sabendo que o clube não tem as mesmas capacidades económicas dos principais colossos do futebol mundial, o que torna esta constatação factual ainda mais valiosa e de difícil concretização.

Por tudo isto, e após encontrar o bom rumo desportivo e consolidando o seu próprio ADN como instituição desportiva de renome mundial, o FCP, e a meu ver com enorme inteligência e mestria desportiva da sua Direção, tem vindo a cimentar a sua já longa e vitoriosa história com processos de gestão ultra modernos, que lhe permitem alargar ainda mais o seu horizonte desportivo enquanto grande clube que é, investindo não só em grandes talentos como também na sua própria imagem, em que o seu carismático e eterno presidente tem sido a sua pedra de toque e a condição sine qua non para a sua evolução, consolidação e perpetuação, quer no panorama nacional como também no panorama estrangeiro, começando degrau a degrau mas com uma evolução bem visível e sustentada, a diminuir a diferença que o separava em termos de sócios e simpatizantes do seu eterno rival do Terreiro do Paço.

Neste enquadramento, parece-me deveras importante salientar alguns projetos de melhorias levados a cabo nestes anos no clube azul e branco, que vêm contribuindo para o atual status quo do melhor clube português da atualidade, sendo esta uma verdade indesmentível e comprovada, mesmo que esta constatação devidamente fundamentada em títulos doa a muita boa gente que por cá esvoaçam ou planam, como sejam o novo Dragão Caixa onde o clube voltou a conseguir juntar toda a família portista num local que poucos acreditariam que fosse possível, o original projeto da parceria com o "Porto Canal" como lançamento do clube em termos de uma nova imagem multimédia no país e no estrangeiro, a inauguração para setembro do Museu do FCP, outro empreendimento que pela sua grandeza e modelo será sui generis em Portugal e de enorme valor cultural, histórico e artístico que certamente ainda mais elevará o nome do clube no panorama nacional e mundial, e ainda a aposta desportiva e comercial nos mercados emergentes de vários países, com predominância no Brasil, Venezuela e Colômbia, onde o FCP tem aqui aproveitado com enorme êxito desportivo, populista e financeiro o grande filão de talentos, e ao mesmo tempo tirando partido de ter nas suas fileiras vários jogadores daquele país, conseguindo com isso bons negócios no campo da merchandising e do scouting de novos talentos em formação, e tudo isto numa constante dinâmica portista já que o tempo não para e os nossos adversários assim o exigem.

FC Porto:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

museu do clube da fruta?? LOL

chamar-se-á museu do banco do mensalão (bmg), porto canal é tanto do clube da fruta como o pomar em gaia
eheheh, filisteu como és um aldrabão de um bimbo (eheheh), um berdadeiro bendedor da banha da cobra para "pidás e macacos ceguinhos"...
e a aposta na américa central e do sul é só mesmo desportiva, porque financeiramente, o clube da fruta não lucra um chabeco, vai tudo para os bolsos (contas bancarias) dos belhos putanheiros, os que inbestiram e utilizaram o clube da fruta para enriquecer (tipo amorins, belmiros e bmgs)
que bimbo

é clube da fruta mas da

é clube da fruta mas da exótica...aqui não entram bananas nem melões!

cambada de corruptos

02/01/2004
"Pinto da Costa (PC) – Estou.
Pinto de Sousa (PS) – Estou, Zé!
PC – Já rectificaste a nota do homem?
PS – Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!
PC – Ah???
PS – 8... 8,4
PC – É uma boa nota!
PS – É uma boa nota!
PC – Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!
PS – Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?
PC – Ah!
PS – Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.
PC – Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!
PS – Eh, eh, eh!
PC – Mas não é de muito longe? [...]
PS – Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.
PC – Por mim, pode.
Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa. Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.
Pinto de Sousa (PS) – Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.
Pinto da Costa (PC) – É fraquinho!
PS – É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...
PC – Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?
PS – Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.
PC – Qual é o jogo?
PS – Talvez o Nacional, com o Leiria [...]
PC – Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.
PS – É, mas esse vai para Leiria.
PC – É, está bem."
02/02/2004
"Pinto da Costa – Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.
Pinto de Sousa – Pois é...
[...]
PC – Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...
PS – É, sem dúvida!
PC – Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.
PS – É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.
PC – Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!
PS – Digo.
PC – É, assim ele já não tem desculpa."

Tou xim??? É pra muim!!!

Tou xim??? É pra muim!!!

Tadeu, Bom Artigo! Se me é

Tadeu,

Bom Artigo!

Se me é permitido, este Porto teve a sua genese no final dos anos 70, justamente com a dupla Pinto da Costa&Pedroto, um Chefe Departamento de Futebol, outro como Treinador, aliás, a travessia da ponte, o tal síndrome termina nesse período, durante 4 temporadas desportivas (entre 76/77 e 79/80), o Porto é Bicampeão após 19 anos de longo jejum (não é Tri por mero acaso), no 1º ano em 76/77 vencem a Taça de Portugal (não a ganhavamos desde 1969). Porém, o então Presidente do Porto Américo Sá (ex deputado ndo CDS), já em 1980, quis entregar de bandeja a cabeça dessa dupla, justamente pelo discurso truculento, um discurso que relevava as mordomias e protecionismos doentios da Capital, discursos esses que não agradavam á jovem Democracia, e ao Poder Central.

Surge uma gralha no Artigo :» A partir da era de JNPC como presidente do clube iniciada no glorioso dia 17 de abril de 1972», Pinto da Costa e Pedroto, após um interregno de 2 temporadas desportivas fora do Porto (80/81 e 81/82), ambos regressam ao Porto na época 82/83, curiosamente, na 2ª época, porém, já com Pedroto fora do banco (doente), o Porto vai fazer a sua estreia em Finais Europeias, Basileia, Final da Taça das Taças: Juventus de Platini 2 Porto 1, numa bela exibição Porto.

Carlos Tê, um dos melhores poetas Portugueses vivos, retrata este Artigo desta forma sublime :

Desde a chama acesa em Viena
Por um calcanhar vagabundo,
A alma deixou de ser pequena
Pequeno foi o palco do mundo.

Foi erguer alto o seu pendão
Alcançar a glória em Sevilha,
Tomar a Alemanha e o Japão
Subir onde o Sol mais brilha

Já cá não está a viver
O Porto sem horizonte,
Que entrava em campo a perder
Só por atravessar a ponte.

Este Porto agora anseia
Vencer e ficar por cima,
Ele faz da inveja alheia
A força que ferra e anima

Sublime o Carlos Tê, bê lá se ele tem escrito esta...

Desde a chama acesa em Viena
Aos sapos enterrados no Prater
A alma é ainda tão pequena
Pois Delane Vieira passou a ser o Master.

Foi erguer alto o seu pendão
Lebaram o estandarte BIMBO até Sevilha,
Tomar a Alemanha e o Japão
Fez escurecer o Sol e nevar, pois com esta gente nada brilha.

Delane Vieira já cá não está a viver
Até Zandinga deixou o Porto sem horizonte,
Voltaremos ao tempo em que entrava em campo a perder
Só por atravessar a ponte, maldita ponte.

Este Porto agora anseia novo Zandinga ou Delane
Para vencer venha mais um bruxo e ficar por cima,
Ele faz da inveja alheia que se dane
A força que vem dos infernos e nos anima.

LOL, realmente só MERDA.

E no dia 18 de Agosto,

E no dia 18 de Agosto, recomeça o ciclo : Rumo ao Tetra!

Com humildade, sem fanfarronices, nem bravatas ou bazófias, e a respeitar o Arouca e todos os outros, queremos mais um Campeonato:

http://youtu.be/VsKJrcMPV3Y

...Desde a chama acesa em

...Desde a chama acesa em Viena...

Como explica isto tanta coisa...

Andam a celebrar 120 anos e tem o hino alusivo a 1987...

Nesta altura está 32-27, em campeonatos. Como estará em 2020?

Benfica: estar lá passou a ser suficiente
Em 2020, quem terá mais títulos em Portugal?

Quando se pensa no Benfica, a pergunta é esta: há ali algum problema?

Se pensar que não, argumento assim: o clube parece estar equilibrado do ponto de vista financeiro. A massa associativa está lá. Existe comunicação entre quem vai ao estádio e quem joga, quem dirige, quem treina. O clube é um daqueles por onde passam jogadores que depois são vendidos por bom dinheiro. Faz parte desse circuito, negoceia com os maiores e isso tem permitido manter um certo tipo de gestão. Tem uma televisão e deseja fazer algo único, passar a transmitir os jogos em casa, testar um novo modelo de negócio. Esta época lutou pelo campeonato até à última jornada, chegou à final da Liga Europa, o que não sucedia há mais de duas décadas, e estará no Jamor. Nas últimas quatro temporadas nunca fez má figura na UEFA, pelo contrário. O treinador ficou sem jogadores fundamentais, mas conseguiu encontrar soluções. Sabe valorizá-los. Joga bem.

Se pensar que sim, argumento assim: o modelo económico dos últimos anos está em risco, é preciso um novo. Fazer negócios é bom, mas um clube de futebol tem como objetivo ganhar títulos. A equipa lutou até ao fim por dois, mas perdeu ambos. E lutar até ao fim não devia chegar quando se trata do Benfica. O equilíbrio financeiro é um meio, não um fim. Um clube nunca será uma empresa. O treinador só ganhou um campeonato em quatro. E mesmo assim isso coincidiu com um castigo pesado ao melhor jogador da Liga. Permitiu que a equipa entrasse em festa na segunda época. Desperdiçou vantagens relevantes nas últimas temporadas, sem explicação plausível. Perde e depois de perder só é capaz de desejar que na próxima época seja pelo menos assim. «Tomara...», diz. Adaptou jogadores, foi buscar alguns à equipa B, continua sem descobrir um lateral esquerdo que lhe agrade. Manteve Carlos Martins e Aimar, ninguém percebeu para quê. Não se reforçou em janeiro. Deixou cair André Gomes.

Em dois mil carateres resumi o que tem sido escrito para sustentar as duas posições possíveis: sai Jesus, fica Jesus.

O presidente contribuiu para centrar o debate nestes termos. Para Luís Filipe Vieira não existem dúvidas: é Jesus. Não percebemos se é Jesus por uma questão de fé, por medo de o ver partir para outro clube, por achar que tem ali o melhor treinador disponível ou simplesmente por acreditar que será com Jesus que um dia o Benfica regressará aos gloriosos tempos dos três campeonatos ganhos e um perdido. Algo que, lembremos, não sucede há valentes 40 anos. O presidente ainda não explicou qual o raciocínio que o leva a defender o treinador que tem, disse apenas que era o seu. Um argumento que os benfiquistas parecem disponíveis para acolher.

Percebo o discurso dos que recordam de onde o Benfica veio, mas não creio que seja justo. O período mais difícil foi aquele entre 1993/94 e 2004/05. Sem muitos jogadores e com poucos meios, os «encarnados» foram campeões com Trapattoni. É certo que não me pareceu ver ali o princípio de qualquer coisa muito sólida. Mas se por acaso existia, Luís Filipe Vieira encarregou-se de a deitar fora na mesma água que levou José Veiga.

Houve um tempo em que Luís Filipe Vieira falava muito. Batia-se com Pinto da Costa, contratava treinadores, despedia treinadores. Foi o tempo de Koeman, Quique, Camacho, Fernando Santos, duas vezes Camacho. Nada disso bastava, só Veiga e Trapattoni funcionaram.

Esse foi o tempo de Veira, o apressado. Este parece ser o tempo de Vieira, o paciente. Este parece ser o tempo, aliás, em que no Benfica já não faz grande diferença entre ganhar ou perder, desde que seja com honra. Ou azar. Ou culpa do árbitro. Todos parecem satisfeitos por ir no comboio até à última paragem. Talvez o Benfica seja hoje de facto diferente e isso chegue. Entretanto, o F.C. Porto aproxima-se, mais um ano. Nesta altura está 32-27, em campeonatos. Como estará em 2020? Perguntado de outra forma: alguém ainda se interessa?

Luís Sobral Mais Futebol

Afinal tambem contas com os

Afinal tambem contas com os campeonatos ganhos antes da tal "Desde a chama acesa em Viena"

PS: esqueceste-te de Aspar essa merda toda...

Conto o que quiseres, nos

Conto o que quiseres, nos ultimos 50 anos, desde a época 63/64 a 2012/2013:

Porto 22 Campeonatos!
Benfica 21 Campeonatos!

Porto 14 T Portugal!
Benfica 13 T Portugal!

Isto no ultimo meio século!

No que diz respeito a Taças Internacionais, aí também impera o equilibrio:

Porto 7 benfica 2!

nem em 50 nem em 100 anos o

nem em 50 nem em 100 anos o benfica foi condenado por corrupcao desportiva...

parabens por brilhante titulo...

Guru, Relevo sempre a tua

Guru,

Relevo sempre a tua leitura lucida, e sobretudo inteligente (justamente por isso, és o meu guru), dos factos.

Guru, a coisa em provas Europeias e Tças Internacionais até está equilibrada, não?
Porto 7 benfica 2!

Perdão, mas não está incluida a Taça Latina que a FIFA recentemente homologou, uma omissão inperdoavel da minha parte!

podes explicar o porque de 50

podes explicar o porque de 50 anos e nao 60? ou 55?

Numeros miticos 100, 50, não

Numeros miticos 100, 50, não são para ti?

Ultimos 60 anos, incluindo a decada de 50 e toda de 60:
benfica 25 Campeonatos!
Porto 24 Campeonatos!

Caso querias os 79 Campeonatos, e incluindo o tempo do puro amadorismo, da baliza às costas a coisa está 32-27, quanto tempo para serem ultrapassados?

Com o Vieira mais dez aninhos no benfica, ultrapssagem consumada!

E o que achas do latente equilibrio nas Tças Interncionais, aí há mesmo um empate técnico:

Porto 7 benfica 2!

32-27 quanto tempo para serem

32-27 quanto tempo para serem ultrapassados?

Nao sei...talves o mesmo para serem distanciados...ou achas que isto nao é uma imprevisibilidade? ou tens os proprios campeonatos tao ganhos como tinhas o Lima no Porto?

Vou repetir, pode ser que me "ouças"!

E o que achas do latente equilibrio nas Tças Interncionais, aí há mesmo um empate técnico:

Porto 7 benfica 2!

O Porto com Lima (um claro erro de casting, raros no Porto), seriamos Campeões pela 20ª Jornada!

2 Champions e 5 taças da 2ª

2 Champions e 5 taças da 2ª divisão Europeia...Parabens.

Nao foste campeao à 20...foste à 29...Parabens outra vez. Foste um justo vencedor.

...

Aquele não é o hino do Porto, Nuno...

O hino do Porto é muito mais...

??? E qual o clube que ainda

??? E qual o clube que ainda tem o emblema de origem? Ou o hino é mais importante que o emblema que usam nas camisolas?

Perdeste uma boa oportunidade para estar calado.

Que tem alterar o Emblema ou

Que tem alterar o Emblema ou ate o nome do clube?

Sabes como se chamava o Manchester united? O Barcelona? o Real Madrid? o Milan? queres mais quantos?

PS: Antes mudar de emblema, de nome ou de hino, do que mudar de data de fundação....

nunoglf anda cá ao pai!

nunoglf anda cá ao pai!

Nunca mais disseste nada sobre a data de fundação do Porto!

Pois...eu se amanha souber

Pois...eu se amanha souber apenas o que sei hoje, então não aprendi nada. Muita gente também desconhecia que o Eusébio ia dizer á equipa do benfica para não se preocuparem que ele não marcava golos e agora sabemos que isso aconteceu.

É mesmo assim. Desde que as coisas se provem...está provado. Foot-ball Club do Porto a vencer desde 1893.

PS- Eu sei que vos dá azia...temos pena. Dupliquem a medicação.

PEGA LÁ...é só pesquisares no google por Diário Ilustrado, seleccionas a data 28 de Setembro de 1893 e procuras a secção Football na 3ª página.

Vou-te facilitar...
http://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1893-09-28/j-1244-g_1893-09-28_item2/j-1...

cambada de corruptos

Outubro/2003
"PC - Estou, sr. Major! Como está?
VL - Então como é que vai o meu amigo? Está na Madeira, cara no bananal!
PC - Então mais uma mais uma vez desautorizados !
VL - Em quê?
PC - No Deco! Baixou de três para dois!
VL - Já se sabia, carago!
PC - Já se sabia? Mas é uma esses gajos não têm vergonha, caralho!, se tivessem vergonha.
VL - Ó Jorge!
PC - Eu vou eu vou sabe o que é que vou dizer?
VL - Ó você vai dizer!
PC - “É é pena que para ser juiz não seja preciso ter vergonha!”
VL - Ó não diga isso.
PC - Eles depois que me processem!
VL - Hum, não diga isso, pá! As várias instâncias podem sempre ( ) os tribunais é a mesma coisa! Você não viu agora o caso do Ritto e da Rita e dessa gente toda.
PC - Ó ó Major, o que é engraçado é que é sempre é sempre do
VL - Enquanto, enquanto lá estiver o Mortágua, é assim, pá!
PC - É e enquanto estiver o Cebola
VL - é a é a que eles podem dar, pá!
PC - É ?
VL - É!
PC - Então que “deiam”! Que “deiam”! ( )
PC - Major, Major!
VL - Diga!
PC - mas você, um dia vamos os três Eu, você e o Mortágua e depois o Mortágua conta-lhe coisas!
VL - Óptimo! Pronto ! Se ele me contar, pá sei lá! Sei lá disso! Mas quê?!, do Gomes da Silva?
PC - O pior de todos é um tal Cebola
VL - O Cebola... mas eu nem sei quem ele é o Cebola eu só conheço este gajo e um rapaz agora novo, que apareceu de Famalicão ou não sei quê!, pá!... substituiu um outro gajo que foi para Timor ou para o caralho, pá! De resto, nem os conheço, pá! Cebola ?!... Cebola, até cheira mal, pá! Cebola
PC - É de Coimbra! É um gajo de Coimbra
VL - Não sei quem é! E e e é quê? do Benfica?
PC - Não sei o que é! Sei que é o mais anti-Porto possível! Isto dito pelo Mortágua!"
Fevereiro/2004
"Pinto da Costa (PC) - Esteve com o homem?
Antero (A) - [...] Ele está um bocado atrofiado... mas ó presidente, ele também é incoerente, percebe? [...] Como é que correu com o Major, presidente?
PC - Ó pá, disse-lhe que havia a bomba de podermos dia 14 .... faltar! Ele entrou em pânico ... e eu disse-lhe: “Ó Major, eu sei que não adianta nada, mas pelo menos, olhe, vamos ter a oportunidade de dizer ao mundo do futebol porque é que temos de fazer isto!"

Tou xim? É pra muim!!!

Tou xim? É pra muim!!!

Blá bá bá

Fala mas é das escutas e frutas e afins...

JNPC

o GENIO o nosso GRANDE PRESIDENTE viva JORGE NUNO PINTO DA COSTA

...

...e este utilizador insiste em massacrar-nos com textos desprovidos de qualquer regra do bem escrever em português. Neste consegue ainda a proeza de ver Pinto da Costa presidente do fecêpê 10 anos antes do real...e tem esta curiosa noção de "rival do Terreiro do Paço", seja lá o que isto for...

Paupérrimo, deprimente...o ultimo parágrafo então é um atentado à escrita. Completamente impossível digerir um texto deste gajo. Se os temas até merecem alguma atenção, a forma como são explanados é simplesmente execrável...

Mais uma vez agradeço o

Mais uma vez agradeço o "apoio" que só me dá mais força para continuar a escrever, se bem que a pedido de outro tipo de relvas mais construtivos e de fino trato, tentarei melhorar e minimizar alguns longos parágrafos, quanto ao resto continuarei sempre igual a mim próprio, ou seja, escrevo por prazer e para comunicar as minhas ideias com quem as queira ler, sem me preocupar se se gosta ou não.
Quanto à frase, "rival do Terreiro do Paço", logicamente que me queria reportar ao antigamente, quando o SLB tinha o poder desportivo conjugado com o poder político. (fiz um ponto final!) Claro que agora tudo isso já não interessa recordar, continuando sempre na senda do ataque ao FCP, acreditando mesmo que quando PC já não esteja entre nós, ainda será o culpado de muitos inêxitos do seu principal rival.
Quanto à qualidade e estilo literário das suas crónicas, que a julgar pelos comentários, devem de ser de excelente nível, continuamos todos à espera para se ver do que se é capaz.
Cumprs.
Ctadeu.

...

...bem...o que dizer a alguém que tem a paixão pela escrita, mas não sabe as regras básicas do português? Se calhar...nada. É deixá-lo mergulhado na ilusão...

"Relvas mais construtivos e de fino trato..." :) Mas digno de registo o apontamento à superação.

Quanto ao "desafio"...lamento...já escrevo mais do que suficiente neste tasco para a devida avaliação. Não preciso de uma amostra de crónica para te provar algo que não necessita de provas. Ē evidente e está à vista de quem tenha prestado atenção ao ensino do português, bem como se tenha dedicado à leitura.

Uma boa tarde...