FC Porto vs Villareal: cinco tiros no submarino (CRÓNICA) | Relvado

FC Porto vs Villareal: cinco tiros no submarino (CRÓNICA)

Um inédito poker de Falcao e um golo de Guarín deram a volta a um adversário muito complicado, que g
 

Quarenta e cinco minutos de avanço bem aproveitados por Cani

Dragão em completo êxtase. Uma avalanche de FC Porto tombou um Villareal que entrou a meter respeito e saiu de gatas. Ouviram-se olés e fizeram-se ondas, o “cântico da taça” foi cantado vezes sem conta. E ainda houve tempo para o estádio vir abaixo, por cinco vezes. Cinco. Outra vez. E tudo em 45 minutos.

Comecemos, então. Ponto prévio: o Villareal é uma grande equipa e o resultado não reflete a qualidade dos de Juan Carlos Garrido. E se o domínio territorial pertenceu aos azuis-e-brancos desde o primeiro minuto, também cedo se percebeu o que já se sabia: ia ser muito difícil.

No primeiro tempo, o Villareal foi quem criou mais perigo, apostando na velocidade de Nilmar e de Rossi, nas costas da defensiva dos dragões. O primeiro, perigosíssimo, teve o golo nos pés por duas vezes; o segundo chegou a assustar, mas no cômputo geral, viu-se pouco. Quem se viu foi Cani, a aproveitar a passividade da defesa portista e desfeitar, de cabeça, o impotente Helton. Faltavam segundos para o intervalo. O “submarino” veio à superfície e fez-se notar por muito mais do que aquelas vibrantes vestes amarelas.

Do lado do FC Porto, poucos motivos para festejar. Uma defesa apertada de Helton, um corte precioso de Rolando – nas tais ocasiões de Nilmar - e uma grande penalidade sobre Hulk que o árbitro – o pior em campo, de longe -, não viu ou não quis ver. Ao intervalo, viam-se corações apertados depois de um grande, grande susto. O adversário teoricamente mais poderoso estava em vantagem, fora de casa, com um golo sofrido na pior altura possível.

Faltavam 45 minutos. Tempo suficiente para o brilharete.

O milagre de Villas-Boas

Tem-se visto um FC Porto mais apagado nas primeiras partes e melhor nas segundas. Pois este não foi apenas melhor. Foi avassalador. Foi brilhante. Foi uma equipa que quis demonstrar que já é uma das melhores de todos os tempos. Pressão altíssima, domínio total sobre um meio-campo que até aí estava em vantagem, velocidade supersónica de Hulk e Falcao – o que dizer do 9 do FC Porto?

E já agora, uma palavra para Villas-Boas. O trabalho do treinador do FC Porto tem sido absolutamente determinante para o sucesso dos “dragões” e o jovem técnico caminha para, também ele, ser um dos melhores da história do clube do coração.

Voltemos ao relvado. Minuto 49’. Diego Lopez derruba Falcao, que conseguiu pôr-se frente a frente com o guardião. Desta vez, Bjorn Kuipers viu e apontou para a marca de grande penalidade. Começava aí o show pessoal de Falcao, o melhor avançado da Liga Europa, e o FC Porto cresceu, numa tendência que o golo de Cani havia interrompido no final da primeira parte. O Villareal, sem capacidade para reagir, recuou e sucumbiu.

Guarín, hoje titular, tentou uma, duas, três vezes. À quarta, dentro da área e numa recarga, conseguiu. O resultado virava e o estádio explodia. Corria o minuto 61’. Ainda faltava o melhor.

Sete minutos depois, apareceu Hulk na direita. Grande cavalgada do brasileiro, a deixar tudo e todos para trás e servir Falcao. Que na área, já se sabe, não perdoa. E iam 13 golos na Liga Europa. Nem dez minutos depois e o colombiano cabeceava de forma certeira em resposta a livre de Guarín.

Tudo saía bem aos azuis-e-brancos. A festa era total nas bancadas, bem preenchidas por mais de 44 mil pessoas. Os adeptos pediam o quinto, entre cânticos. Falcao estava em dia sim.

E a terceira “mão-cheia” desta Liga Europa chegaria em cima do apito final, com dedo de Villas-Boas, que, com o resultado garantido, tirou Hulk, substituindo-o por James. O miúdo, que tal como Souza e Varela, entrou bem no jogo, arrancou um canto largo. Pensava-se que não ia dar em nada, até que El Tigre, em esforço, ganhou nas alturas e mandou a bola por cima de Diego Lopez, ao poste mais distante. Delírio total no Dragão!

O “submarino” foi ao fundo. Tem 90’ para tentar subir no El Madrigal, mas apenas uma catástrofe tirará o FC Porto de uma final que será, muito possivelmente, 100 por cento portuguesa. E justiça seja feita, a turma de Villas-Boas merece-a. Olá, Dublin!

As figuras

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [114]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vamos a Dublin. . .

O Porto está cada vez mais forte na Liga Europa e isso provou-se uma vez mais ao vencer o Villareal em casa por 5-1 estando inclusive a perder, acho que neste momento estamos imbatíveis, acho que seja qual for a equipa que for a final com o Porto acho que não hipóteses, mas isto é a minha opinião.

Gostava de ver uma final entre Porto e Braga pois tínhamos uma final nortenha e acho que o jogo ficava mais competitivo do que se fosse um Porto vs Benfica. Não me importava que o meu Porto perdesse na Final mas se perdesse que fosse para o Braga.

booommmmm

nas antas e luz ,,

Parabéns ao Porto! Não vi o

Parabéns ao Porto!

Não vi o jogo por razões óbvias, até porque estive na Luz, nem vi qualquer resumo, mas a avaliar pelo resultado não deixa qualquer margem para dúvidas, o Porto já está na final!

Espero um grande clássico em Dublinl! obviamente entre Porto e Benfica!

O Benfica vai ter que dar tudo em campo na pedreira e caso leve a sua avante, na Irlanda que ganhe o melhor!!

Já ouviram algum portista

Já ouviram algum portista dizer que menos de 5 era derrota? Com trabalho e humildade traremos o caneco para casa!;)

L-I-N-D-O

Que equipa maravilhosa!! Tinha dito ontem que "cheirava ao jogo da Lázio" e não é que acertei,lol.

A máquina Portista está com uma saúde de fazer inveja!! Quer fisica ,quer mental. A primeira parte não foi muito bem conseguida,aquele buraco entre Ota e Alvaro foi sempre muito bem aproveitado pelo Villarreal.Com Cani e Nilmar em evidência. Faltou mais presença do meio-campo para segurar os criativos espanhois.Guarin muito lento e M8 com medo do amarelo.

Agora a 2ª parte,foi show de bola...................fantástico.
ORGULHO PORTISTA!!!

O Alvaro na primeira parte

O Alvaro na primeira parte meteu dó, acho que foi o primeiro jogo que o gajo me conseguiu irritar, na segunda parte tudo mudou :) muita classe

Errado Vingador

Mandaram-no subir no terreno e ele subiu, se depois faltava cobertura atrás, a culpa não é dele. Em última instância o culpado foi o Vilas que não corrigiu essa falha na 1ª parte.

A defesa em linha é algo que o vilas Boas já fez várias vezes até contra nós quando treinava a Briosa, funciona bem para encurtar espaços entre linhas, mas tem vulnerabilidades e o Villareal soube aproveitá-las (também diga-se que tirando isso não fez mais nadinha).

Cumps

a culpa era um pouco dele...

...parecia cansado e não recuperava tão bem...

Por acaso até estava a

Por acaso até estava a referir-me a nivel atacante Mingos, coisas simples como um dominio de bola ou o não deixar bater a bola no chão para não lhe passar por cima estavam a falhar, fiquei com a ideia que ele estava bastante nervoso.

Ok o equívoco é meu...

Mesmo assim, acho que esteve bem, tirando como disse e bem o Arte as recuperações.

Cumps

A ideia com CR10 de inicio...

..era propocionar o adiantamento do A.pereira,mas na primeira parte correu mal.AVB "comeu um pouco o sono",com o Fernando amarelado,não era o gajo ideal para fazer a dobra..............mas que se foda,LOL.

LINDO,LINDO,LINDO:.............VENCEREMOS VENCEREMOS

O Rodriguez apontei-o ontem

O Rodriguez apontei-o ontem ao 11, não foi surpresa, só não percebi as substiuições que o Mister fez, deram a iniciativa de jogo outra vez ao adversário... Mas já passou e quem ficou com a razão foi ele. :)

O texugo do treinador espanhol...

..tb deu uma mão,quando tirou o Cani :).

Art,pqp jogamos tanto.........aqueles meninos da frente são um regalo.
Grande Abraço.

Aquela dupla de ataque é,

Aquela dupla de ataque é, está imparável... Dá gosto ver jogar assim!

Ontem, gostei de ver as declarações do Coentrão e do Javi. O primeiro está com uma azia que nem nos pode ver à frente (mal educado do car****, até ao Braga faltou ao respeito) e o segundo já não lhe cabe um feijão no cú... "O Porto ganhou 5-1?! Xiiii.....", diz ele com ar muito preocupado. LOL

que disse o coentrão?

não li nada de especial

Disse na zona mista que o

Disse na zona mista que o Braga voltou a ter sorte ontem, como já tinha tido imensas vezes ao longo da competição, isto com uma cara de desprezo muito feia tratando-se de uma equipa portuguesa. O Javi, por exemplo, deu-lhe 10-0 nesse particular, ao apontar o Braga como uma grande equipa, que tinha colocado sérios problemas e que estava na meia-final com todo o mérito, pelo que não ia ser fácil jogar na Pedreira. Enfim... formas diferentes de estar no desporto e na vida, mas tem a ver com questões sócio-culturais e temos de dar o desconto ao caxineiro. É daqueles que fala para aziado ouvir e bater palmas, não sabe mais...

"cara de desprezo muito

"cara de desprezo muito feia"

Sim, porque normalmente o Contros é muita lindo...

Anyway, ele, e o electricista do treinador estão no clube certo.

Disse que o Braga...

...teve sorte.
De uma má educação terrível, sem dúvida...enfim...

Tinha dito 3. Fodi-me...perdi dinheiro, porra! :)

Abraço...e agora vê lá do bilhete para a Irlanda...

já fui à cosmos

fazer a pré reserva para o charter de ida e volrta no mesmo dia... pelo sim pelo não, já fica tratado... é mais seguro assim
:)
mas foi um 5-1 enganador... correu bem, a segunda parte foi demolidora, mas a primeira.... enfim, correu bem, mas fizemos por isso também
;)

Quanto vais "estourar" ?

Quanto vais "estourar" ?

não há preços ainda

falei só com um amigo de lá, para me guardar lugar

Vais de charter??!

Olha se o Futre sabe... :)

Daquilo que vi da primeira parte, correu-vos de facto bem. Os buracos na defesa portista não deram mais golos porque não calhou...e o Hélton tem lá uma defesa fantástica.. Está feito um senhor guarda redes. Muito concentrado e com grande capacidade de adaptação.

Na segunda parte...bem...pouco há a dizer. Com os posicionamentos corrigidos e um Villareal a dormir à sombra da bananeira...foi o que se viu. O FCP está a jogar muito, sem dúvida...mas continuo com a minha que se o Benfica passa na Pedreira...este caneco é nosso. :)

Um abraço.

numa coisa estamos de acordo

o caneco é nosso.... eheheheh

mais a sério, não entro muito em euforias, vai ser dificil seja com quem for a final. Mas se o FCP jogar assim, vai ser ainda mais dificil para quem jogar contra nós,mas é um jogo apenas. Tudo pode acontecer

É claro que é nosso...

...português pelo menos será de certeza... :)

E neste final de época o que eu suspiro pelo Amorim, porra...
Do ponto de vista estatístico, o FCP está quase a cair. Será na Irlanda...ai sempre pode afogar as mágoas em Guiness...

a estatística é fodida

se ganharmos a taça uefa, somando o campeonato a taça (se ganharmos) e a supertaça , e se fizermos a conta ao FCP e SLB dá a média de 2 títulos por equipa... mas na realidade.......
eheheheh

:)

...o tempo o dirá, meu caro.

Abraço.

Amorim?!!

Realmente se um dispensado do FC Porto é titular no benfica,o Amorim tb o podia ser.

O "nosso" Cardozo lá facturou.

Bem...

...não falei em titularidade de ninguém. Mas gostei da projecção.
Até tu consegues perceber qual seria a utilidade de Amorim nesta fase final da época, pelo que essa tua provocação não cola.

E ontem...assim que vi a zona do livre, foi automático. Vai ser golo do Cardozo. Foda-se...já merecia o homem...

Não brinques,

o Amorim come o lugar no banco ao Menezes, na boa.

Quanto está..

..a valer?

P.S-Enganador?? Se Falcao não escorrega era meia-duzia :)..