FCP: o que disseram jogos com PSG e SCP | Relvado

FCP: o que disseram jogos com PSG e SCP

O Porto fez um excelente jogo contra uma equipa do gabarito do PSG. Contra o Sporting fez uma exibiç
 
Vítor Pereira (equipamentos FC Porto)
Lusa

O Porto fez um excelente jogo contra uma equipa do gabarito do PSG mas só venceu com um golo a 10 minutos do fim. Contra o Sporting fez uma exibição bastante menos conseguida e, perante uma equipa esfrangalhada, marcou um golo aos 10 minutos e viveu dos rendimentos na maior parte do tempo.

De bom, vale a pena destacar o jogo conseguido contra os franceses e os minutos iniciais contra os lisboetas. Pressão alta, velocidade de circulação da bola, gente a desmarcar-se para criar linhas de passe, e a equipa sempre de olhos postos na baliza adversária. Confesso que me deu muito prazer ver esse Porto e foi uma surpresa para mim ver a nossa formação jogar tão bom futebol.

De negativo, e muito negativo, a forma como a equipa reagiu aos golos que conseguiu: recuou demasiado, deixou de pressionar e optou por aquela lentidão de processos que adormece os nossos jogadores e é uma bênção para os adversários. É certo que a qualidade do passe desce quando isso sucede, quer porque permite aos opositores pressionar mais, quer porque esta lentidão é sempre acompanhada de uma desconcentração que tem um potencial enorme de gerar erros.

A ideia entende-se: perante um resultado negativo, o adversário terá de atacar e o Porto reagiria fechando-se para sair em transições rápidas e surpreender a defesa contrária. A realidade não é essa: a formação dos dragões recua demasiado para as imediações da própria baliza oferecendo grande parte do campo ao opositor, os alas vêm para perto da área ficando assim muito longe da meta contrária, a falta de pressão que é colocada e a lentidão fazem com que os adversários subam com facilidade, criando jogadas perto da área do Porto e que não precisem de se preocupar com a defesa porque têm sempre muito tempo para recuar.

Se contra o PSG ainda se consegue entender a estratégia de recuo, pois era um jogo muito importante e perante um adversário forte, contra o Sporting foi um desastre, pois em vez de se acabar com o opositor, pelo contrário, deu-se-lhe a oportunidade de se recompor e de poder jogar sem incómodo até perto da nossa área. Podia ter tido mau resultado porque além de ter jogado mal esteve o Porto sempre sujeito a um lance de golo mesmo que fortuito.

Será que teríamos visto o mesmo tipo de jogo contra o PSG se o Porto tivesse marcado cedo? Provavelmente sim! Este tipo de estratégias, além de castrador da equipa em termos de desenvolvimento futebolístico, mais tarde ou mais cedo dará origem a perda de pontos e era bom que mudasse.

Apenas mais uma nota de carácter individual: foi evidente a diferença de rendimento nos dois encontros entre Varela e Atsu que o substituiu e só Vítor Pereira parece não ter percebido isso! Para quando a inversão dos papéis?

FC Porto:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Boa análise, mas....

O facto de o FCP ter jogado forte contra o PSG tirou um pouco de frescura à equipa contra o SCP, os próprios jogadores mentalmente resguardam-se.

Talvez falte mais rotação na equipa, temos jovens que merecem mais oportunidades.

Cumprimentos.

Olha.. futebol! De um clube

Olha.. futebol! De um clube que respira futebol!
Enquanto outros, ora entretidos com a seleção de um treinador para 6 meses e em busca de «desculpas» para as paupérrimas exibições diante de Gil Vicente e Estoril - sim, porque as 2 seguintes foram colossais-, ora outros procurando «falhas» para afastar alegados opositores para as eleições.
O JJ parece menos velho, não parece? O Castelo Branco é benfiquista, está tudo dito!

Ora bem, sobre o tema estou em dúvida qual será a melhor opção.
Temos um Varela que, em 5 jogos faz 50 minutos de bom nível e temos como seu suplente um miúdo cheio de talento mas que só derruba/parte/come - até ao momento -, defesas por inteiro quando entra na 2ª parte.

Na maioria dos jogos, prefiro que Vitor Pereira coloque Varela porque este sabe ler o jogo, sabe recuar, ajudando defensivamente e sabe pausar o jogo quando necessário.

Será só Vitor Pereira que não entende a importância de dar 15 minutos por jogo a Kelvin e Iturbe para o seu desenvolvimento? Quando os jogos estão resolvidos, claro..
Já Kléber.. não sei o que dizer.. está preso ao centro da Terra.

Atsu de inicio...

..não tem tido rendimento,não me parece (para já) com estaleca para ser titular de uma equipa como o FC Porto.

O jogo contra o PSG,é capaz de ter sido o mais conseguido da era VP.Excelente.

Contra o Sporting,uma equipa que apenas fez 3 remates á baliza,foi de menor rendimento. Penso que o jogo de 4ª feira desgastou muito a equipa,fisicamente mas principalmente a nivel mental. 9 jogos oficias 2 empates e 7 vitórias.

Força Porto.

Olha que não foi essa a

Olha que não foi essa a opinião do Ancelotti, se bem te recordas até retirou do jogo o lateral Van der Wiel , e colocou um defesa "puro" em cima do Atsu!

A substituição do lateral...

..foi antes da entrada do Atsu.

Cumps.

chibanga...

não gostavas também de teres um "puro" em cima de ti?

Gostas de fardas?

Eu defendo Varela para já.

Varela é muito bom jogador, mas é um jogador que precisa de jogar vários jogos para estar no ponto... Atsu vai entrando e no dia em que fizer coisas fantásticas como eu acredito que ele as irá fazer aí sim terá ganho o lugar até lá é boa aquela velocidade na parte final dos jogos quando os outros já estão todos partidos...

Sinceramente, pelo golo que

Sinceramente, pelo golo que fez na Selecção, pelo facto do Porto lhe ter renovado/melhorado o contrato, esperava bem mais de Varela, esta época fez uma bela 1º parte contra o PSG, Varela fez 2 épocas regulares no Porto, a 1ª em 09/10 com Jesualdo (fez 8 golos na Liga, a 2ª, época seguinte com Villas Boas (fez 10 golos na Liga), na época passada eclipsou-se, e na presente, náo deu ainda sinais de querer arrancar!

Noutro contexto, em Janeiro/Fevereiro (O Porto vai à Luz a 12 de Janeiro), e Atsu estará na CAN, a representar o Gana, e ou Kelvin (para mim é 10), e Iturbe são lançados, ou o Porto irá ao Mercado buscar um extremo desiquilibrador, apesar de não me agradar, fala-se com insistencia no regresso de Quaresma (extraordi´nárias qualidades técnicas, mas uma "cabeça pequenina")!

Meu amigo

chibanga...nao o toureiro...

hoje ainda nao me meti contigo, mas agora que pela primeira vez que largaste as noticias do teu clube e vens comentar uma noticia do porto, nao deixo de reparar que ate aqui falas na Luz...

e como sou teu amigo...falando na vinda a luz, deixa me aqui deixar te um conselho, pois ja nao é a primeira vez que aquela merda arde...

http://www.youtube.com/watch?v=erndANsVstk&feature=relmfu