O FC Porto sagrou-se campeão nacional 2010-2011 em pleno Estádio da Luz, ao bater o Benfica por 2-1, a cinco jornadas do fim. Passados 71 anos, os portistas voltam a conquistar um campeonato no reduto dos encarnados.
Num clássico emotivo, apaixonante e com muita tensão dentro e fora das quatro linhas, a equipa azul-e-branca mostrou o porquê de ser a nova campeã nacional. Entrou a todo gás na partida e com um minuto de jogo já tinha conseguido o primeiro canto.
A lesão de Maxi Pereira obrigou Jorge Jesus e mexer na defesa e colocar Airton como lateral direito. O brasileiro não se conseguiu adaptar ao lugar e pela frente teve Varela, um perigo na ala esquerda dos dragões.
A jogar no seu sistema habitual, a formação de André Villas-Boas chegou ao golo cedo. Aos 9’ Hulk lançou Guarín na direita, o colombiano faz um centro-remate, com o guarda-redes Roberto a ficar muito mal na fotografia, já que foi o espanhol que introduziu a bola na baliza encarnada.
A reacção dos homens da casa era atabalhoada e com pouca objectividade. Pablo Aimar não conseguia pegar no jogo encarnado, enquanto do lado contrário João Moutinho pautava todo o jogo portista alicerçado em Guarín e Fernando, passando pelos raides de Varela e pela luta de Falcao entre os centrais.
O golo do empate surgiu aos 17’ através de uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas. Jara entrou na área e foi derrubado, Duarte Gomes não teve dúvidas e assinalou. Saviola estabeleceu a igualdade.
O golo fez com que os encarnados crescessem um pouco, mas a equipa nortenha controlava todas as operações. O jogo estava intenso e mais dividido que nunca, mas uma falha dos centrais do Benfica permitiu a Falcao aparecer isolado diante de Roberto, com o guarda-redes a cometer grande penalidade.
Hulk foi chamado a converter e não falhou, marcando o seu 21.º golo na Liga. Nos festejos, o brasileiro correu para o banco para abraçar Sapunaru.
Antes do intervalo, o Benfica dispôs apenas de uma oportunidade clara de golo, após um remate de Saviola, mas Helton defendeu.
Expulsões e emoção até ao fim
No início do segundo tempo, Jorge Jesus fez duas substituições: Aimar por César Peixoto e Jara por Cardozo, mas os encarnados denotavam muita pressão no seu jogo e não se conseguiam libertar dela.
O FC Porto mostrava com o decorrer dos minutos que o título estava cada vez mais perto. Falcao teve nos pés a sentença, mas atirou ao lado depois de um falhanço de Sidnei. A expulsão de Otamendi deu algum alento aos benfiquistas, mas apenas aos da bancada. Com dez, Villas-Boas tirou Varela e colocou Maicon para continuar com uma linha de quatro defesas.
Como se não bastasse, Airton saiu lesionado e Jesus teve que remendar outra vez. Jardel entrou para o seu lugar, passando Sidnei para defesa direito, mas o título estava quase a ser entregue.
Até ao final, destaques para a expulsão de Cardozo e para a bola ao poste de Gaitán, que deu para dar mais alguma emoção num clássico em que houve golos, polémica, expulsões e o FC Porto campeão. O campeão já está encontrado, falta saber se vai acabar o campeonato sem nenhuma derrota.
Quero dar os parabens
Enviado por Miguel_Peludo_Ruivaes a 04 de Abril de 2011, às 10:20.E agradecer ao SLB a festa do título proporcionada no estadio da luz ou (Circo)!.
No entanto não deixo de deixar um reparo:
O facto de se festejar à luz dos flashes fotográficos, dá um efeito visual extremamente interessante.
Confesso que fiquei à espera do fogo de artificio.
No entanto, o facto de jorrar água, acho muito mal pensado, pergunto a qual de vocês festeja alguma coisa com Água?
Eu estou habituado a festejar com CHAMPANHE
Mas nem todos somos iguais
Saudações Relvaticas
Parabens
Enviado por BrandoaUsa a 05 de Abril de 2011, às 12:13.Excelente comentario, com humor, e a festejar.
A Águia nem pia,um pirico ao
Enviado por Pedro79 a 04 de Abril de 2011, às 09:12.A Águia nem pia,um pirico ao pé dela é um senhor!!!!!!!!Durante o ano todo era só benfica..........só dava benfica............a grande equipa que a comunicação estava constantemente a gabar e a elogiar...........Conclusão, a comunicação social demosntrou incompetência porque afinal é o porto campeão e mais estranho é quando uma equipa não perdeu ainda nenhum jogo.Quanto ao Jorge Jesus com tudo aquilo que tem dito, as mensagens a dar a entender que ele é que é o bom,afinal acabou por levar um pontapé no cu por um miudo que tem idade para ser seu filho...........já não há respeito........hihihihihihihihihihihihihi
Antes de mais nada
Enviado por fjorge a 04 de Abril de 2011, às 08:53.Parabéns ao Porto e aos portistas aqui do forúm.
A vitória no campeonato foi justa bem como no jogo de ontem.
Infelizmente este campeonato fica muito marcado pelo Roberto, enterrou no inicio do campeonato, enterrou ontem e foi decisivo no campeonato menos positivo do Benfica, ontem aquele primeiro golo desorientou a equipa toda que nunca se encontrou, o porto jogou com grande á vontade e ganhou com justiça apesar de alguma sorte em alguns lances, fez claramente por ganhar o jogo.
Quinta-feira temos o jogo mais importante da época, espero que as poupanças que foram feitas ontem venham a ter o significado desejado, não há desculpas.
PS: Não me revejo minimamente na atitude do Benfica no fim do jogo, uma vergonha.
Não podia concordar mais...
Enviado por MiguelJPSilva a 04 de Abril de 2011, às 12:27.Concordo plenamente com este comentário.
Sem tirar mérito às dezenas de vitórias do FC Porto esta época, a entrega do título tem sobretudo um responsável: Roberto. Em seis derrotas do Benfica, ele teve responsabilidade directa em quatro delas.
Se eles quiserem ser campeões na próxima época, que mudem de guarda-redes. Digo eu.
E quanto à atitude do Benfica, foi mesmo uma vergonha. Andam a baixar o nível.
PArabéns
Enviado por nepper a 04 de Abril de 2011, às 00:03.Parabéns a todos os Portistas pelo título :)
É verdade que me custou muito perder o título em casa, mas há que ser racional, Glória aos vencedores honra aos vencidos.
Saudações Benfiquistas
NePPEr