Faltam as ganas, Lopetegui! | Relvado

Faltam as ganas, Lopetegui!

Não basta termos qualidade e jogadores de grande nível, é preciso garra.
 
Julen Lopetegui no banco (FC Porto)
fcporto.pt

Houve erros de arbitragem que condicionaram claramente este campeonato. Todos sabemos, uns assumem, outros facciosos encobrem, os imparciais reconhecem.

Como Portista, gosto de ver além dos erros externos. Um Portista à seria tem autocrítica e sabe reconhecer que dentro de sua casa também há coisas mal. Eu posso não ter certezas absolutas sobre Lopetegui e sua escolha, mas ao fim de 6 meses reconheço que tendo errado bastante, este parece ser daqueles treinadores com escola e plano de médio prazo consistente.

O futuro do FCP e das restantes equipas de top portuguesas, face às finanças pouco abastadas, é a aposta nos jovens, na formação, e rentabilização futura dos seus ativos com menor risco do que no passado recente. Comprar por 5 para vender por 20 já não será muitas vezes possível, como tal resta a aposta na formação, recrutar jogadores até 22/23 anos, cujo valor de mercado ainda seja relativamente baixo (abaixo claramente dos 5 milhões) e acabar e culminar sua formação, acreditando que possam afirmar-se e serem rentabilizados ao fim de 2 a 4 anos.

Gosto de estratégia do FCP, apesar de este ano estarmos com problemas inerentes a uma mini-revolução, em que não só precisámos de formar uma equipa quase de base, como perdemos algo que temos de recuperar: um grupo que independentemente de uma média de idades baixíssima, tenha ambição e lute até aos limites pelo clube e pelo sucesso, e não apenas veja o clube como rampa de lançamento para os tubarões da Europa. Esse é, na minha opinião, o grande desafio da SAD e de Lopetegui.

Não basta termos qualidade e jogadores de grande nível. Para ganhar um campeonato não chega qualidade, é preciso garra. Alguém da estrutura do FCP devia lembrar que "WARRIOR" não deveria ser apenas uma marca e nome dos equipamentos, mas em si mesmo um lema de verdadeiros guerreiros. Nisso não posso deixar de elogiar o rival Sporting, que sem a mesma qualidade diminui o fosso, com atitude.

Finda esta ideia, alegra-me e agrada-me ver um futuro com uma equipa muito mais portuguesa. Não que garanta a tal garra, mas garante que há garotos que querem ser os próximos Cr7's e podemos repetir 2004. Gudino, Hernâni, Ricardo Pereira, Lichnovski, Gonçalo Paciência, Ivo Rodrigues, Octávio, Ruben Neves, Rui Pedro e Rafa são o futuro de um Porto de novo de TOP e que nos trará muitas alegrias - falta que o sr. Lopetegui lhes ensine as “ganas espanholas”…

FC Porto:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Essa estratégia ainda carece de confirmação, só este ano,

veio Opare quando tínhamos Ricardo, veio Indi e Marcano quando tínhamos Reyes, ou seja, se existisse estratégia, por certo, não iríamos queimar um investimento de 5.5M€, com a contratação dos dois, compraríamos apenas um; na posição de guarda redes, tínhamos Fabiano e Ricardo, e fomos gastar mais 1.6M€ noutro guarda redes com salário à espanhola; tendo Ghilas, foste buscar um tipo acima do seu valor, como é o caso de Adrian Lopez, depois, foste buscar tipos como Tello que ganham muito mais do que aquilo que valem, portanto, não vi ainda essa mudança de atitude, é que a contratação de jovens jogadores é para não se gastar tanto, é para substituir despesa, não é para se gastar o mesmo e acrescentar mais custos...

Vamos ver para o ano, depois dos prejuízos que tivemos nos últimos anos, depois do aumento estúpido de custos com o pessoal deste ano, com o aumento de investimento em passes, não acredito que se consigam endividar no próximo ano como se endividaram neste, por isso, só se vê um caminho a seguir.