O "fair-play" do Barcelona | Relvado

O "fair-play" do Barcelona

Mas que raio de determinação divina é esta de que o futebol do Barcelona é que é a essência do futeb
 

Não gosto do futebol do Barcelona! Ponto final. E se me disserem que isso tem a ver com o facto de o Barcelona ser o único empecilho à glória do Real Madrid e, consequentemente, de Mourinho e Cristiano Ronaldo, eu respondo logo que não, pois sempre detestei o futebol calculista de que são exemplos o catenaccio italiano, o futebol de Trapattoni, o futebol de John Mortimore (lembram-se?), etc. É um futebol enfadonho, chato e entediante.

Mesmo em Espanha não falta quem se insurja contra este tipo de futebol e diga que aquilo parece basquetebol. E o curioso é que ninguém se interroga porque é que uma equipa que tem sempre, em média, 70% de posse de bola, não goleie ou marque sempre muitos golos. É caso para perguntar: que raio andam a fazer com a bola? E atrever-me-ia a dizer que se não fosse Messi o Barcelona seria uma equipa vulgaríssima, já que não estou a ver quem fizesse os golos que Messi faz.

Outra coisa que me irrita é o pseudo-desportivismo dos catalães. Parecem sempre muito meiguinhos e cheios de fair-play, mas quando as coisas correm mal o verniz estala. Depois do jogo com o Real Madrid, Xavi veio dizer que "nós sabemos perder"; mas logo depois disse que com a derrota do Barcelona "perdeu o futebol". Mas que raio de determinação divina é esta de que o futebol do Barcelona é que é a essência do futebol? É que continua muita gente presa a esse paradigma, como se depois do Barcelona nunca mais vá haver futebol.

Como é que vêm uns iluminados dizer que esta é a melhor equipa de sempre se nunca viram jogar os Mágicos Magiares, o Wonderteam da Aústria, a Laranja Mecânica de Rinnus Michels ou o Brasil de 82, entre muitas outras grandes equipas fabulosas?

Esta é a velha história: uns acham que bonito é ganhar, outros acham que bonito é jogar. Como eu costumo dizer, os primeiros são adeptos do Barcelona e do Alain Prost, os outros são do Real Madrid e do Ayrton Senna.

Estes catalães não só não sabem perder como só sabem ganhar com ajuda dos árbitros e com simulações e provocações constantes, treinando ao máximo as situações dúbias de jogo, como as agressões e as simulações, como se viu nas filmagens divulgadas dos treinos do Barcelona.

É que, ao contrário do que aquele jornalista daqui do Relvado disse na crónica do jogo, o Real ganhou sem ajuda do árbitro e até foi prejudicado em inúmeras situações provenientes de simulações, provocações e agressões, sendo que à cabeça dos piores profissionais do Barcelona está aquele que é idolatrado como o melhor lateral-direito do mundo (Dani Alves), logo seguido do pomposamente denominado "Astérix do futebol espanhol" (Puyol), que mais não é do que um central trapalhão que só garante a titularidade por deixar a pele em campo e dar jeito no meio das confusões.

Se a imprensa não estivesse tão concentrada em dizer mal dos portugueses (principalmente de Cristiano e Mourinho), já se tinham apercebido das atitudes nojentas evidenciadas em diversas ocasiões por aqueles senhores do Barcelona. Mas como o alvo fácil é a dupla Mourinho e Ronaldo (quer para a imprensa espanhola quer para a imprensa portuguesa, esta alimentada pela inveja e pelo ódio de estimação dos benfiquistas e portistas a Mourinho e a Ronaldo), o Barcelona passa entre os pingos da chuva.

Eu nem imagino se fosse o Mourinho a conseguir aquele apuramento que o Barcelona conseguiu contra o Chelsea... E lembre-se que começou aí, com uma mentira do tamanho do mundo, o sucesso de Guardiola e do Barcelona. E, já se sabe, sucesso chama sucesso.

Até onde chegariam o Real Madrid, Mourinho e Ronaldo se fossem protegidos pelos árbitros, instâncias europeias e imprensa na mesma medida do Barcelona? Se não tivessem uma afficcion que assobia o melhor jogador que jamais pisou a relva do Santiago Bernabéu? Se não tivessem contra eles os chamados "históricos" invejosos de estarem a ser ultrapassados e sabedores que nunca mais serão chamados de "os melhores de sempre"? Se a imprensa não criasse os anti-corpos que faz questão de criar a Ronaldo em todo o lado para ser perseguido por assobios e lasers como se fosse um criminoso? Até onde poderiam eles chegar se não tivessem o mundo contra eles?

Internacional:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É verdade que

é obrigatório so portugueses e até os benfiquistas serem fãs do Mourinho e do Ronaldo? Mas porquê?
Sou português e benfiquista, tenho alguma admiração pelos dois mas, fã não me sinto obrigado a ser.
Quanto ao futebol, gosto do futebol do Barça pois acho tratar-se de talento puro em vez do talento+força
e/ou chutão para a frente. No entanto, se o Barça deixar de jogar assim, deverei deixar de os admirar uma
vez que o Barça por si só nada me diz de especial.Cumprs.e saudações desportivas e benfiquistas

Acorda pá

vai viver a tua vida. O Mourinho é um grande treinador, mas gajos como tu é que me metem nojo. Se o Mourinho fosse ditador, tu eras capaz de ser um membro ferrenho da Juventude Mourinhista. É verdade, a isso se chama o culto da personalidade e tu és mais um seguidor

O fair play do Barcelona

Eu não descreveria melhor a questão Real Madrid x Barcelona ou Mourinho e C. Ronaldo, aliás a comprovar o que estou a escrever estão os vários textos que escrevi sobre este mesmo assunto em diversas ocasiões, isto é, que o futebol do Barcelona é feio, que alguns jogadores, são melhores atores do que jogadores etc.
Deste modo e tal como referi eu não descreveria melhor esta questão do que o autor deste texto. Sou fã há muito tempo de C. Ronaldo e Mourinho, tão fã que fui propositadamente em Janeiro (dia 6) deste ano para ver o Real Madrid x Granada e tive o privilégio de aplaudir bem de perto quer Mourinho quer C. Ronaldo, não me cansei de aplaudir embrulhada numa Grande Bandeira de Portugal, no entanto discordo da opinião de que os Benfiquistas não gostam do Mourinho, é que eu sou desde pequena ferrenha Benfiquista e não perco um jogo do Real Madrid. Viva Mourinho, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe e toda a armada portuguesa. Boa sorte para hoje.

o CHELSEA FEZ UMA EXIBIÇÃO

o CHELSEA FEZ UMA EXIBIÇÃO HISTÓRICA..... O GUARDIOLA A ESTA HORA ESTÁ A PERGUNTAR AO ROSSELL SE ENTREGOU APENAS METADE DO CHEQUE AO ÁRBITRO

o Fair Play do barcelona para

o Fair Play do barcelona para mim resume-se a 2 questões uma delas vi pessoalmente.... no passado jogo do dia 21 com o Real Madrid um adepto merengue festejou o golo de Ronaldo e foi expulso por um segurança para não apanhar porrada.
A que presenciei em pleno Camp Nou num jogo com o Benfica em 2006 foi quando um adepto que viajou para ver o jogo grita um quase golo do Simão que daria o 1-1 foi esfaqueado fora do estádio....

todos são magnânimos quando vencem

Quando quiseres saber sobre o fair play de alguém, espera pela reação a uma derrota.

Para além do episódio do Xavi, pode relembrar-se também o banho que o Inter de Mourinho levou quando os derrotaram nas meias finais de há dois anos, ou o facto de a cabeça de leitão atirada ao Figo estar à mostra no museu do clube (e acho que é a única referência ao Figo em todo o museu, insólito para quem saiu sendo capitão da equipa)

Futebol vs circo

Eu diria mesmo mais: o futebol do Barcelona é arte circense . Por isso os adversários não jogam com as mesmas "armas". Uns são artistas de circo outros são jodadores de futebol. E eu quando quero circo, vou ao circo É uma seca!

Por mim falo...

enquanto "Portista", categoria que foi salientada neste artigo na questão de ódios de estimação: Sou fã de Mourinho e aplaudo o Ronaldo de pé, pois ele de facto tem provado no campo o que vale.

E acho que finalmente o Ronaldo está a amadurecer, está a deixar de ser um menino para se tornar um homem. A maneira como celebrou aquele golo em Camp Nou, é de líder.