Exemplo a não seguir | Relvado

Exemplo a não seguir

Ronaldinho no Atlético Mineiro: o prolongar do declínio da carreira daquele que foi um dos melhores
 
Ronaldinho Bola de Ouro 2005
France Football

Tenho, recentemente, acompanhado com atenção os campeonatos sul-americanos, entre os quais o brasileiro, no qual se deu, esta semana, um dos principais acontecimentos do desporto carioca da presente época: Ronaldinho Gaúcho rescindiu o contrato que o vinculava ao Flamengo, assinando, pouquíssimos dias depois, pelo Atlético Mineiro.

Não nutro especial simpatia nem pelo Flamengo, nem pelo Atlético Mineiro, mas esta movimentação de mercado entristeceu-me profundamente, e por um facto muito simples: representa o prolongar do declínio da carreira daquele que foi um dos melhores jogadores a nível mundial, de um jogador que é um símbolo de toda uma geração do futebol.

Ronaldinho Gaúcho, que outrora maravilhava o Mundo do futebol com os seus dribles espetaculares, as suas fenomenais arrancadas, a sua velocidade estonteante e os seus golos de belíssimo efeito, não passa agora de um jogador cujo estado de forma física é claramente decadente e que vê-se obrigado a atuar por clubes muito abaixo do seu verdadeiro potencial para poder jogar futebol; e outros comportamentos de risco eram uma constante, o craque brasileiro optou por este último estilo de vida.

Ainda que, com esta escolha, Ronaldinho pusesse em risco o seu futuro futebolístico, todos os feitos alcançados ao longo de uma excecional carreira e o prestígio do seu nome. Risco esse que, como hoje podemos constatar, se tornou real e desastroso para o Dinho.

Haverá melhor exemplo do que pode acontecer a um jovem brilhante que, de um momento para o outro, se depara com uma realidade na qual ele é uma das principais figuras mundiais e em que está inserido num meio no qual todo os excessos imaginários, apetecíveis para a sua idade, estão ao seu alcance? Existirá algo que ilustre tão bem as consequências que advêm da falta de consciência, da irresponsabilidade e da imaturidade de um idolatrado jovem futebolista, como a carreira de Ronaldinho?

De jogador vencedor de duas Bolas de Ouro, de ídolo mundial e símbolo de todo um país e de uma inteira Era do futebol, passou a exemplo de como todo o trabalho de uma vida pode reduzir-se a nada devido a uma decisão errada.

Que a história de vida de Ronaldinho Gaúcho sirva de exemplo a todos os jovens que aspiram a serem jogadores de profissionais, e que estes últimos reflitam sobre as consequências da irresponsabilidade, da imaturidade e da falta de consciência.

Internacional:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um Aparte

O que escrevi jamais, foi em forma de criticar ou qualquer outro ato de xenofobia por outro povo, adoro a cultura brasileira, as pessoas, e o pais (Sim, o brasil n é nem tão pouco o que se ve na tv por cá, é mt mais que crimes e trafico de drogas, as tvs é que mostram so o pior).

Fui e abraços

Calma Pessoal

N entrem nessas picardias de xenofobia, realmente falar de futebol com os brasileiros é a mesma coisa que falar contra uma parede,eles n tem a noção da realidade do futebol na europa, acham que fazer umas fintas, umas cuecas e cabritos, ja é mt bom. Até pela forma como questionam e se mostram surpresos, pela presença do hulk na seleção do brasil, lol o que eu me farto de rir, quando vou ler os fóruns brasileiros sobre a seleção deles, o hulk pra eles é o pior jogador, qualquer um la de 17 anos, que faça 3 fintas é melhor que ele, e o pior é que eles acreditam mesmo nisso, lol, o hulk é de longe o melhor jogador brasileiro da atualidade, tadinho do neymar (Brinca na areia). Pra vcs verem basta lerem sobre o jogo treino do brasil neymar marcou um golo fez uma assistencia e 3 fintas, e foi noticia de priemira pagina, enquanto que o hulk nos ultimos 4 jogos de preparação que fez pela seleção do brasil, foi claramente o melhor nos jogos, o que inclusive marcou mais golos, mas nem se falou disso, alias nem ligaram, foi como se ele nem tivesse jogado, o que conta foi o unico golo do neymar, nesses 4 jogos e as 7 fintas que fez. O hulk paga a factura de ter saido do brasil mt novo, eles n o conhecem, como disse um jornalista brasileiro, quepelos vistos percebe de bola, o hulk vai ter que matar um leão cada jogo que fizer pelo brasil, e cada vez que falhar um golo, vao falar, quem é esta merda brutamontes que o mano menezes convoca, enquanto que o neymar faz so merda, e la lhe sai 3 fintas por jogo, ira ser idolatrado sempre.

FUi

Antes de mais, dizer que não

Antes de mais, dizer que não esperava ver este artigo publicado. Pelo menos agora. Enviei-o à administração no dia em que o Ronaldinho se transferiu para o Atlético, sendo que publicá-lo agora, quanto a mim, é um tanto ou pouco despropositado.

Em relação ao restante, enganei-me, de facto, ao escrever que ele recebeu duas Bolas de Ouro (apenas venceu uma).
Ao utilizador brasileiro que comentou este artigo, apenas peço algum bom senso, e que não seja obstinado. Se acha que deixar os colossos europeus para jogar no Atlético Mineiro não ilustra o declínio de uma carreira, ou não percebe de futebol, ou simplesmente é faccioso o suficiente para não aceitar a inferioridade das competições do seu país quando comparadas com os grandes campeonatos europeus.

Nota:

Além disso, há uma parte do artigo que, por lapso certamente, a administração não publicou. Como podem constatar, há uma parte do artigo que surge completamente fora de contexto.

ao

menos admites esse erro que eu identifiquei!

Caso você seja aquele

Caso você seja aquele paranóico doente mental que outrora não abandonava este fórum até ser expulso, esta é a última mensagem que lhe dirijo.

Fique bem, e procure tratamento.

pois,

já tu devias ter sido corrido, paranóico! então eu corrijo-te e tu reages assim? wtf? mas não foi a úiltima mensagem que me dirigiste, bronco! fica mal e procura tratamento psiquiátrico urgentemente (não copies o que eu te disse)!

Isso de psiquiatria não

Isso de psiquiatria não resulta,vê o teu caso estas cada vêz pior .

?

pois, tu também, "vêz"? não só me persegues como fugiste do psiquiatra!

kkk

zuca burro? dialeto tribal? quem nutre ódio aqui? vc meu camarada alem de burro possui um mal q assola a humanidade preconceito, sabe deverias olhar as condições em que estão a economia dos nossos países, e isso reflete no futebol, não escrevi esse comentário com o proposito de apenas ofender...quem fez isso foi o artigo, e olha cuidado ao falar sobre forro, samba,nega, vcs não sabem o q passamos e o que agora conquistamos, ocupem-se, resolva a merda q vcs estão, um pais não eh ruim pela economia ou coisa do tipo,e sim pela ignorância de seu povo, meus caros desejo boas coisas a vcs, mas não se metam com o que não sabem

?

"kkkk"? estás a ter um ataque? és tão burro que escreves um comentário sem ser dirigido a mim! isso digo-te a ti, zuca burro! que merda de povo ignorante! não era o vosso país que aqui há uns anos estava em crise? lol... conquistam o quê? a colossal taça dos libertadores?

lol,

ele ganhou 2 bolas de ouro?

O problema do Ronaldinho

O problema do Ronaldinho sempre foi o mesmo. Gosta de jogar á bola mas detesta ser profissional de futebol. Isso implica disciplina (correr, deitar cedo, ginásio, dieta,...), e disciplina é algo que o típico jogador brasileiro não tem. Querem é forró, samba, cachaça, praia, uma bola de futebol e uma "nega tesuda".

Não é á tôa que o Barcelona o dispensou no auge da sua carreira. Faltava a treinos, aparecia bêbado,...e claro exigia ser sempre titular.

Quanto á situação "profissional" actual...o Atl. Mineiro vai em 1º lugar....

melhor não escrever o que não sabe

Olha, alem de um texto mau escrito, é um texto imbecil, mostra que não conhece o futebol brasileiro e mostra q não sabe da grandeza do clube atlético mg, grandeza essa que que não permite ao futebol medíocre de Portugal ter, um campeonato sem graça com times que tirando 2 não são nada, e se comparam a times de quarta divisão brasileira, preocupe-se com seus problemas, que diga de passagem são muitos. Informe-se idiota

porra,

que ódio que vocês, zucas de merda, nutrem por nós! inscreveste-te de propósito para dizeres isso! quem é o idiota, agora? zuca burro, não sei se percebeste, mas não é o nosso futebol que está em causa! claro que só vês isso à frente porque és zuca e vocês odeiam-nos! lol, de quarta divisão! não sei se sabes, zuca burro, mas nós "só" estamos no 5º lugar do ranking uefa! já vocês nem falar nem escrever o vosso dialecto tribal sabem (há vários, aparentemente)... "times"? mas quais tempos? já agora, a champions é mais campetitiva que as colossais copa sul-americana e copa libertadores (lol, "copa")... e aquele "time" do vosso campeonato que levou 4 batatas do barcelona, será alguma coisa (devia ser o melhor time zuca, na altura)? lol...