Excesso de zelo | Relvado

Excesso de zelo

Pedro Proença tem excesso de zelo quando entra em campo para dirigir jogos do Benfica.
 
Pedro Proença, árbitro: foto 03

Pedro Proença é um dos melhores árbitros do mundo. E não o digo só por ter orgulho de ser um português a ser um dos distinguidos no difícil mundo do futebol, mas sim porque as exibições de Pedro Proença são geralmente bem conseguidas. Pedro Proença até foi considerado pela agência de estatísticas do futebol, IFFHS, como o melhor arbitro de 2012. Se falha? Sim também tem falhas, mas como humano está dentro daquela célebre frase latina que diz que "errare humanun est".

Mas em Portugal Pedro Proença não tem aquele estatuto que fora de portas ostenta. Em Portugal, Pedro Proença não consegue fazer um jogo em que intervenha o Benfica sem que o jogo fique envolto em polémica - e normalmente a polémica é porque prejudicou os encarnados. O ano passado, no celebre Benfica-FC Porto no Estádio da Luz, praticamente entregou o título aos portistas ao validar um golo falso como Judas que deu a vitória ao clube do norte. E embora se possa considerar que o erro até foi mais do fiscal de linha do que dele, o fora de jogo de Maicon era tão evidente que ele não pode estar isento de culpas.

Agora foi no jogo Nacional-Benfica de domingo à noite, em que dizem que houve expulsões injustas e até penáltis que deveriam ter sido marcados a favor dos encarnados e não foram.

Ora se Pedro Proença até já se assumiu como benfiquista convicto, porque é que acontece isto nos jogos em que ele arbitra os encarnados? A minha opinião, e só isso, é de que Pedro Proença tem excesso de zelo quando entra em campo para dirigir um jogo em que o Benfica esteja envolvido. Como acredito piamente que ele não é corrupto, nem está a soldo de um outro qualquer clube, acredito que o que ele mais quer é acertar, fazer as coisas bem, mas principalmente não beneficiar em nada os encarnados, pois, como já assumiu a sua preferência clubística, não quer que depois o acusem de beneficiar a águia. Assim, entra em campo já pressionado e de tal forma alterado que, em lances mais obscuros e divididos, ele, mais zeloso que em outros jogos, acaba sempre por decidir contra os encarnados e... erra.

Todos sabemos que assim é. E os portistas até adoram ver nomeado Pedro Proença para os jogos deles com os encarnados, pois sabem que são invariavelmente beneficiados. Não de propósito, mas sim pelo tal excesso de zelo que o árbitro coloca em campo nestes jogos.

E não se passa isso só com este árbitro, mas sim com todos aqueles que vão apitar os clubes do seu coração. E poucos, ou nenhuns, são aqueles que conseguem colocar de lado a emoção para verem com a razão. São humanos e chega.

Sendo assim, porque é que estes árbitros, que assumiram corajosamente a sua preferência clubística, não deixam de ser nomeados para dirigir os encontros dos clubes do seu coração? Não se evitaria com isso muitas polémicas e muitos problemas? Não se evitariam estes excessos de zelo que prejudicam clubes gravemente e a imagem dos árbitros portugueses?

Vítor Pereira, dirigente da arbitragem em Portugal, não fez muito bem ao não nomear Pedro Proença para o último Benfica-FC Porto? E não fez muito mal ao nomeá-lo agora para o Nacional-Benfica? Eu digo que árbitros assumidos não devem arbitrar clubes do seu coração. E qual é a vossa opinião?

Benfica:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Apologia da violência

Não é todos os dias que uma equipa marca dois golos ao Benfica num só jogo. O FC Porto fê-lo em pleno Estádio da Luz e o Nacional fê-lo também no passado Domingo, ambos com inteiro mérito. Num país habituado ao futebolzinho patético praticado pela esmagadora maioria das equipas ditas "pequenas" que, nos confrontos com os "grandes", se limitam a estacionar o autocarrro em frente da sua baliza esperando um milagre surgido em forma de contra-ataque ou outro lance fortuito, este feito dos insulares deveria merecer rasgados elogios por parte dos analistas e entendidos da bola. Mas, dois dias decorridos após o apito final de Pedro Proença na Madeira, não é nada disso que se vê. Em vez do merecido reconhecimento do belo jogo realizado pelo Nacional, assiste-se agora a mais um deplorável espectáculo de mau-perder e de antidesportivismo, protagonizado pelos suspeitos do costume e com o mesmo objectivo de sempre: retirar mérito aos adversários e passar para a opinião pública a falsa ideia de que, independentemente do que aconteça, o Benfica nunca perde pontos por culpa própria. Tudo, obviamente, com a preciosa colaboração de uma imprensa lisboeta intelectualmente corrupta que, na defesa intransigente dos interesses encarnados, se dá ao luxo de branquear actos condenáveis dos seus jogadores, numa atitude que se pode muito bem confundir com uma execrável apologia da violência contra jogadores adversários e árbitros.
Não é por mero acaso que ontem, no programa "Dia seguinte", a SIC se "esqueceu" convenientemente de passar em análise as imagens do lance do penalty cometido por Luisão sobre Keita numa altura em que o jogo se encontrava empatado a dois golos. Na realidade, o visionamento televisivo dos lances polémicos que, supostamente, deveriam fundamentar a indignação benfiquista sobre a arbitragem de Pedro Proença, acabaram por demonstrar que o juiz decidiu correctamente na generalidade dos casos. Por exemplo, no primeiro golo dos nacionalistas não existe qualquer irregularidade, já que, no momento do passe, Luisão encontra-se recuado em relação à linha do avançado, colocando-o em jogo, e na expulsão de Cardozo, só um mentecapto poderá alegar que não existiu matéria de facto para a amostragem de cartão vermelho directo. Pois se até uma simples tentativa de agressão sem contacto físico é motivo de expulsão à luz dos regulamentos, o que dizer de um pontapé intencional na perna de um adversário com o jogo interrompido?
Em suma, de todos os lances de que se queixa, apenas na expulsão de Matic o Benfica poderá ter razão pois, apesar das imagens televisivas provarem o contacto do cotovelo do jogador encarnado com o queixo de Candeias, não são esclarecedoras quando à intencionalidade do lance. Perante estes factos, é óbvio que não interessa absolutamente nada ao lobby lisboeta que sejam mostradas imagens de lances em que o Benfica tenha sido beneficiado, já que estas viriam deitar por terra a estratégia de vitimização que desde há muito implementaram. Só assim se compreende que, num jogo com arbitragem polémica, tenha sido escamoteado aos olhos do público o tal penalty de Luisão, como se se tratasse de um lance sem importância. É óbvio que a intenção desta gentalha nunca foi analisar a arbitragem, mas sim manipular a opinião pública através da escolha selectiva dos casos.
Não é pelo facto de Pedro Proença ter sido considerado o melhor árbitro do mundo que o mesmo estará isento de erros, mas, ao contrário do que o lobby lisboeta insiste em apregoar, Pedro Proença não erra só em prejuízo do Benfica, nem erra tanto em prejuízo do Benfica como pretendem alegar. É óbvio que, se a imprensa filtrar todos os lances em que o juiz beneficiou a equipa da Luz e mostrar apenas os lances em que os lisboetas foram prejudicados, a ideia que passará para o público será a de que o Benfica é vítima de uma perseguição atroz, movida por gente maléfica que se move nas sombras. Mais uma vez, só os mentecaptos poderão acreditar em tal ideia, mas infelizmente há muita gente em Portugal que parece padecer dessa condição, pelo menos a julgar pela quantidade de imbecis que, um pouco por toda a blogosfera, continuam a defender a ideia de que o pobre Benfica empatou na Madeira por culpa do árbitro.

O Proença confirma-se, tem

O Proença confirma-se, tem excesso de zelo ao redigir os relatórios dos jogos do Benfica, pesada punição para Cardozo, nem merecia ter sido expulso, uma VERGONHA!

Engraçado ...

... não tre pronunciares acerca do Matic

Condicionalismos

Os árbitros, num campeonato discutido taco a taco num pais tão pequeno, entram TODOS condicionados pela envolvente que se gera. Ainda par mais em jogos dos maiores clubes. Não interessa condicionados por quem ou como. Simplesmente acontece.
Cabe a cada um a percepção de achar que esse condicionalismo afectou a prestação do arbitro ou não.

...............

Após a expulsão de Cardozo e do jogador do Nacional o Proença perdeu-se no jogo...

Os auxiliares tiveram mais culpa do que o próprio Proença...
Mas pareceme claro que Proença, tem uma malapata com o Benfica, pois já chegou a fazer boas arbitragens contra o Benfica, mas depois à sempre alguma porcaria que acontece ou que o próprio deixa acontecer, Proença deveria trocar ou de auxiliares ou então tentar se afastar dos jogos do Benfica, pelo menos daqueles que têm um grau de dificuldade superior, como caso deste contra o Nacional, porque toda a gente sabe que o Nacional em casa é uma equipa que se motiva imenso contra os grandes dando origem quase sempre a resultados surpreendentes, logo por ai mostra a dificuldade destes jogos...pedia-se um árbitro mais "arisco" que um Proença condicionado e com uma equipa auxiliar que mais uma vez mostra dificuldade em interpretar alguns lances.............

O que esperar...

...De um artigo escrito, por um dejeto que confunde o Gerês com a Ucrânia???
Lixo...puro lixo,ao nivel de quem o escreveu...
Um artigo sobre o Duarte Gomes,Bruno Paixão ou mesmo do "pode ser", é que nada...!!! não convém...
mas o mais hilariante, é o bufarogui escrever o artigo, como Marogui, e responder como bufão...
ele há com cada burro...minha nossa...

Porque não

metes a cabeça na sanita e a deixas lá ficar.

`È que só quem não te conhece ou por aqui anda há pouco não vê logo que não passas de mais um clone do COBARDE DEVENISH.

Eu tinha vergonha na tromba, mas como percevejo imundo que és não tens.

Também não é assim!

Também não é assim, o homem é do Boavista!

O Pedro Proenca

Se houvesse bom senso e transparencia, nem o Vitor Pereira (arbitragem), nem o proprio Pedro Proenca, aceitaria dirigir jogos onde o Benfica fosse interveniente.
Isto vai acabar mal para Pedro Proenca, os adeptos do Benfica, (espero que nao), na proxima oportunidade, impossibilitem o Pedro Proenca de apitar jogos do seu clube Benfica, reacindo as culpas nas autoridades reguladoras da arbitragem.
Nota: Com o sorteio, nada disto acontece, porque acaba a suspeicao das nomeacoes.

E Cardozo?!?!?

a jogar andebol... é pá puro artigo de facciosismo e nada mais... só falas do que te interessa...

Deixa de ser

tapado.
O gajo está a falat do arbitro porque teria de falar no Cardozo?

Porque diz que o árbitro deu o campeonato ao Porto

e como tal, é uma mentira, porque se o lance do fiscal de linha valida um golo ao Porto, já o árbitro não assinala uma grande penalidade com as duas mãos fora do movimento natural do corpo a Cardozo... e como já disse muitas vezes, uma mentira reiterada vezes sem conta, uma mentira que perdura passado um ano, não passa a ser verdade só porque voc~es vos apetece... NÃO O BENFICA NÃO PERDEU O CAMPEONATO POR CAUSA DO PROENÇA, NESSE JOGO OS ERROS EQUILIBRARAM-SE... PORQUE UM PENALTY NÃO MARCADO É LIMPO POR UM GOLO EM FORA DE JOGO, E AQUELA PSEUDO FALTA QUE EU NÃO VI SOBRE ESTE OU AQUELE JOGADOR NO GOLO DE JAMES, TEM BALANÇO SALDADO NA FALTA INEXISTENTE QUE DEU ORIGEM AO 2º GOLO BENFIQUISTA...

PORTANTO, NÃO, O BENFICA NÃO FOI PREJUDICADO PELO PROENÇA NESSE JOGO, E DIZER O CONTRÁRIO É CONTINUAR A PREFERIR A MENTIRA...

recorrentemente

falam dessa bola-na-mão do cardozo, mas esquecem-se que momentos antes o Maicon faz o mesmo na área portista.

A ser assinalável como indicas: Era penalty, Era 2ª amarelo, Era expulsão, e assim maicon não estava em campo para marcar o golo em fora-de-jogo num lance de bola parada, Parada, PARADA, P-A-R-A-D-A

:)
cumps

ps: para mim mão-na-bola é penalty, mas bola-na-mão não é. E para mim as regras dentro de área são iguais aquelas que se aplicam fora de área.

INSIDE...., você deve julgar que aqui é só tolinhos???

Fomos roubados em casa contra os recos antes contra Guimarães e Academica e Depois a cereja no topo da VERGONHA foi a arbitragem em Alvalade. Vamos ver amanhã a actuação do campeão na liga dos campeões.

Oh pá essas desculpas...

O Porto este ano em metade dos jogos que perdeu pontos também tem que contar, no GIl foram duas grandes penalidades não assinaladas, e uma delas nas barbas do árbitro com Kléber a ir de uma ponta à outra da área a ser arrastado... no Rio Ave aconteceu mais uma com o mesmo Kléber a ser nitidamente derrubado... no Benfica também tivemos alguns lances que poderiam dar em golo cortados por foras de jogo inexistentes, e Maxi em campo... neste último frente ao Olhanence nada a dizer...

E, eu não digo que não ganhamos ao Benfica por causa da arbitragem, e não digo que o árbitro do Gil estava comprado apesar de nos ter tirado pontos... e não vejo a publicidade desses lances ser tão forte, aliás, sequer existir como aconteceu no Benfica para branquear derrotas a nível mediático...

Em relação, ao jogo do Porto na Liga dos Campeões, olhe já viu o campeão a bater o 1º do campenato francês a perder... viu o campeão a passsar a fase de grupos com limpeza... agora é ver o que o campeão faz, afinal é futebol e eles estão lá ao contrário de vocês por mérito próprio, porque o grupo do Málaga era bem mais difícil do que o grupo do Benfica... mas, como digo podemos ganhar, podemos perder, e podemos empatar, é futebol... agora desculpabilizar derrotas com árbitros quando só se vê os lances que prejudicam o nosso clube e não os benefícios isso é que já não é futebol...

Desulpe mas o lance do Cardozo ...

... não é penalti. Só uma mente muito facciosa é que pode dizer que o que aconteceu naquele jogo a nivel de arbitragem foi equitativo para ambos os clubes.

Você não se esqueça que 3 anos antes do lance do Lisandro Lopes em pleno estádio do Dragão. O mesmo árbitro, a mesma altura do ano, o Benfica passava para a frente no campeonato.

Autos de fé... afinal não percebo

diz que naquele jogo a arbitragem não foi equitativa, mas depois quando estava à espera da explicação vem com um lance qualquer de Lisandro Lopes... amigo deve estar enganado, é que Lisandro não jogou este jogo que estamos a falar...

como digo é fácil dizer, o golo é em fora de jogo, fomos roubados, etc e tal... mais difícil é dizer que o futebol não é andebol para os jogadores tocarem na bola duas vezes com a mão na grande área do Benfica; outra ainda mais interessante é dizer que o lance que mete a bola na área para o 2º golo do benfica, o livre não deveria ter existido, mais um erro a beneficiar o Benfica... eu apresento razões, você fala do Lisandro... é a vida, cada um fala do que tem, como neste jogo você não tem mais nada para dizer a não ser fazer autos de fé irracionais, joga com o que tem que é nada...

pois....

no tal jogo em que deu a lei da vantagem numa penalidade sobre o Lucho?
ganda nóia, zé... era tudo para nos beneficiar.

Desculpe lá ...

... mas aquilo não foi penalti, o Lucho foi um senhor e nem se mandou para o chão. Vamos ser sérios, o futebol não é um jogo de maricas!

Olha...

E põe aí em Caps a expulsão do Emerson também, num lance igualzinho ao do tipo do porto que jogou adaptado a lateral, que já nem me lembro do nome. Um foi expulso, ou outro não. É o tal "excesso de zelo" que o relva fala, certamente.

Inside, essa questão já foi

Inside, essa questão já foi desmontada, recordo:

Paolo Tagliavento, árbitro Italiano que arbitrou na Luz o Benfica Chelsea, não assinalou, não sancionou, ou mão de Terry dentro de area, penalty que favorecia o Benfica!

Um mês antes desse Benfica Chelsea, Benfica Porto também jogaram, na mesma area onde Terry jogou a bola com a mão, Cardozo, não uma vez, mas sim duas vezes, jogou a bola com a mão, mas nesse caso, não seria penalty. Porquê? Ora porque dupla mão dentro de area, diz a International Board nunca é penalty!

Concluindo, Tagliavento esteve mal porque não assinalou a GP contra o Chelsea, Proença esteve bem, porque jogar duas vezes a bola com a mão nunca é penalty!

Bem, será esta a linha de coerência de 6/7 milhões de Portugueses!

Não sei quais foram...

...as intenções dele.
Mas conhecendo-o como conheço tenho a certeza que ele só falou naquele lance para dar um exemplo dos erros por zelo do Proença.

O resto é treta de quem não consegue dormir por ser sempre beneficiado e tentar com isso retirar um pouca a culpa de cima dos ombros.

E por amor de DEus não precisa de berrar. Não é com berros que me vai convencer seja do que seja e muito menos daquilo que diz.

Pois não costumo berrar como diz

mas quando a mentira é tão claramente dita vezes sem conta durante um ano, a paciência quebra... o problema não é o Porto ser beneficiado o problema é o facto de todos os beneficios que o Porto tenha são publicitado até à exaustão, todos as vezes que foi prejudicado são escamoteadas de forma ridícula, todas as vezes que o Benfica ´´e beneficiado é considerada uma jornada normal, todas as vezes que é prejudicado é considerado um roubo... este é o grande problema... porque quando me tentam vender a santidade dos dirigentes do Benfica e vejo estes últimos senhores dá-me vontade de rir, quando todos eles se armam em arautos da honestidade desportiva... e tu se não fosse a clubite aguda também o farias...

Mas qual...

...clubite aguda?

Não sou portista ( abrenuncio, satanás te renego ) nem benfiquista, bem assim como o autor do artigo. O nosso clube até anda longe desta porcaria. Portanto...quem melhor verá com a razão?

o vosso clube

está mesmo muito longe desta porcaria.... realmente.... que santo clube.......

o bufy,

é um alienado...mental.

Isto vai custar-te caro!E

Isto vai custar-te caro!

E não será preciso escrever mais nada.

Lembrar ainda que o presidente corrupto hoje queixa-se dos seus assalariados!

Também não necessita de comentários ou talvez seja por ser dia de Carnaval e ninguém leva a mal!

falso como Judas

é lembrar o jogo do ano passado e não falar do penalti escandaloso do cardozo entre tantas outras situações... mais do mesmo Marogui.... mais do mesmo....

Ou

do golo em fora de jogo do macon, da expulsão do fernando que ficou por marcar e do 2º golo do porto que foi precedido de uma falta sobre o witsel.