Etapas de montanha de primeira categoria! | Relvado

Etapas de montanha de primeira categoria!

O Benfica surge na cabeça do pelotão bastante bem posicionado e não tem montanhas para subir.
 
Benfica-FC Porto (13/01/13): Gaitán festeja golo

No passado fim-de-semana, Jorge Jesus afirmou que, até ao final do campeonato, o Benfica terá de ultrapassar algumas etapas de montanha de primeira categoria. Após conferirmos o calendário até ao final, constatamos que as etapas finais são: Olhanense (F), Sporting (C), Marítimo (F), Estoril (C), FC Porto (F) e Moreirense (C).

Esta afirmação, além de curiosa, apresenta contornos falaciosos. Nesta alusão ao ciclismo, o Benfica surge na cabeça do pelotão bastante bem posicionado e, para levar a camisola amarela até ao fim desta corrida, para mim, não terá de ganhar o prémio de montanha, nem tão pouco subir qualquer uma. Muito menos terá de discutir a vitória ao sprint ou contra o relógio.

A almofada de 4 pontos, combinada com a atual capacidade de pedalar, posiciona o clube da Luz como líder incontestado da prova, o que lhe confere a possibilidade de assistir de poltrona ao desenrolar de corrida. Resta saber se o Benfica conseguirá evitar as quedas nas etapas planas e/ou anular as tentativas de fuga, por forma a evitar a discussão da volta com recurso ao photo finish.

Assim, resta-me concluir que o declive na estrada para o título não está previamente desenhado, dependerá sim da pedalada imprimida a cada etapa.

OFF-TOPIC: Desviando um bocadinho a agulha para uma outra discussão, faz-me um pouco de confusão a falta de confiança de alguns adeptos encarnados. O seu clube está já com uma mão no título mas, no entanto, existe por parte de alguns demasiada prudência na abordagem deste tema. Depois de um campeonato tão bem conseguido, onde o Benfica, até à data, passou com distinção, será expectável uma catástrofe tal que faça o Benfica perder a sua vantagem? Mesmo que exista um deslize até ao jogo no Dragão, não será o Benfica capaz de vencer essa etapa? Será a posição de perseguidor mais confortável do que a de líder?

Benfica:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nada está ganho ou perdido

mas , a verdade é que preferia bem mais estar 4 pts à frente do que atrás :)

Penso, e fazem bem, que estão a ser realistas e não querem incorrer em erros do passado (já algo distante) das euforias do campeão de Inverno e outros titulos que os jornais tanto gostavam de vender. Ainda no ano passado tiveram o pássaro na mão, mas deixaram-no voar, este ano parece diferente, e cheira-me que o slb será campeão, mas muito vai depender do FCP.

Não adianta rezar aos santos por uma derrota do SLB se nós não formos competentes e não ganharmos os nossos jogos, a começar por hoje...

...

... +1... haja lugar à saudade de outros "relvados"...

Abraço.

Abraço

e obrigado...
como estamos de concertos e respectiva agenda??? haverá contas a acertar :)

Deixaram-no voar?

frutistas do crlho! vencer a todo o custo, é o lema deles!

PokerAlho

nunca um nickname

se ajustou tão bem a alguém como contigo, fazes juz ao nome

Cala a boca,

"kiko"... típico de um néscio, insosso e dissimulado que agora se tenta passar por muito humilde. Queres mesmo enganar quem?

PokerAlho, "kiko"

Não é isso

faz-me um pouco de confusão a falta de confiança de alguns adeptos encarnados.

Não é falta de confiança, é saber que o adversário tem muito valor!

...

...

Eu aqui como acredito que nada acontece por acaso

oriento-me pela minha experiência empírica, ou seja, equipa que morde o osso nesta altura, mesmo que tivesse pior campeonato até ao final, já não sai de lá... infelizmente para mim...

não sejas assim

lembras-te da final da champions Bayern-United?

No futebol, tanto num jogo como num campeonato, só depois do lavar dos cestos é que a vindima acaba!

Além do mais, o que são 4 pontos?? Dois penaltys falhados?? De uma jornada para a outra tudo pode mudar. Especialmente num campeonato como este em que o valor da equipa que luta com a nossa (SLB no meu caso e FCP no teu) é enorme. Vai ser um campeonato bastante saboroso para quem o conquistar :)

4 pontos?

nao é nada...sobretudo havendo ainda um confronto directo...

Imagina que o Porto já nao perde pontos...

Imagina que o Benfica perde com o Sporting e vai empatar à madeira...

Depois vamos ao dragão e perdemos lá o jogo?

Estamos tao perto de sermos campeoes, mas tambem nao estamos longe de ir ao dragao fazer de "cabeçudos"...

Isto tem de ir com muita calma e humildade...

Uma final ou eliminatória é diferente

no campeonato desde que me conheço por gente, ou seja, desde que acompanho o futebol com inteligência para o perceber, não me lembro de um único caso de uma equipa que quando mordeu o 1º lugar o tivesse largado, mas apesar desta minha opinião, não quer dizer que não deseje ardentemente que a realidade me mostre que não percebo nada disto, seria um feliz ignorante...

Em relação ao campeonato, sim quem o ganhar pode ficar muito feliz porque este é daqueles campeoantos ganhos e não perdidos pelo adversário, dão mais sabor.

Ja reparaste que o Vitor Pereira ou o Jesus

arriscam-se a não ser campeoes, acabando o campeonato sem derrotas?

Viva Naich, Bom, deixava-te

Viva Naich,

Bom, deixava-te desde já uma rectificação, a figura metafórica foi abordada por Jesus numa Conferencia de Imprensa, mas quem a criou foi o Jornal A Bola, aliás, este Jornal tem utilizado essa metáfora Jornada a Jornada, e entrevista mesmo Ciclistas profissionais e benfiquistas, para também eles avaliarem o grau de dificuldade das Jornadas, e compará-las mesmo com a Senhora da Graça, ou as Penhas da Saude.

Relativamente ao Campeonato, já aqui deixei a minha opinião. Vou recordar, o histórico, a estatistica o que nos diz: Nos 40 ultimos Campeonatos, o líder a 6 Jornadas do seu final é habitualmente Campeão (em 40 Edições, tal aconteceu por 38 X), as 2 unicas excepções foram os Campeonatos de 79/80 (Porto líder, Sporting será Campeão), e em 85/86 (Benfica líder, Porto Campeão, com a ajuda do Sporting que ganha na Luz`na penultima Jornada). Isto é, perante estes dados, o Benfica tem 95% de probabilidades de ser Campeão, e o Porto apenas terá 5%!

Depois, quais os cenários que se podem ainda desenhar para este Campeonato:

1º O Benfica vence as 3 próximas Jornadas (Olhão, Sporting e Madeira), e se tal acontecer o Campeonato fecha-se, e vai ao Dragão com a tal "almofada"!

2º O Benfica perde qq ponto nas próximas 3 Jornadas, e se o Porto não "tropeçar", no Dragão à 29ª Jornada irá jogar-se uma verdadeira Final!

3º O Porto perde qq ponto nas próximas 3 Jornadas (empate ou derrota), e o Campeonato fica fechado e será entregue ao Benfica!

4º Na ultima Jornada creio que o Campeonato estará já decidido, será a 30ª Jornada talvez a da consagração!

Aspecto a relevar, Europa, e o inevitável desgaste que a L Europa trará. Recordo que em 09/10 o Benfica de Jesus ganhou o Campeonato na ultima Jornada ao Braga, mas muitos analistas, e opinion-makers, consideraram providencial e fundamental a eliminação do Benfica nos 1/4 da Liga Europa com o Liverpool, para vencerem esse Campeoanto, recordo porém, que o Benfica 5ª Feira joga em Inglaterra a 2ª mão desses mesmos 1/4 da Liga Europa, e é expectavel passar á fase seguinte, e acumulam mais 2 eliminatórias intensas.

Relativamente ao teu Off-Topic, entendo o cuidado, a euforia "frugal" dos adeptos do Benfica, na temporada desportiva passada, o Benfica e os benfiquistas viviam momentos de euforia e alegria incontida, tinham passado a Fase de Grupos da Liga dos Campeões (o que não é habitual), e a 12 Jornadas do fim do Campeonato, o Benfica tinha 5 pontos de vantagem sobre o Porto, e iria recebe-lo na Luz, contudo, em apenas 3 Jornadas esfumaram-se esses 5 pontos de vantagem, e transformaram-se em 3 de desvantagem, daí este relativo e compreensível recato prudente dos adeptos do Benfica!

P.S. Naicht, algures noutro tópico, falavas-me no Zé Manel dos Ossos, confesso que conheço, mas não aprecio, em Coimbra e na area da Restauração recomendo e aprecio: O Giuseppe (todos eles), Munique (ambas, embora prefira aquela próxima do Estádio), e ainda na Estrada das Beiras o Napolitana (óptima comida Portuguesa e bem confeccionada), e noutro contexto, a ex sede da Briosa o Still Is. Nesse tópico fizeste-me uma pergunta, não respondi por falta de oportunidade, porém não me ocorre qual a pergunta!

futurologias, previsões, a sorte, presunções, deduções

imaginação, e imaginação, e mais imaginação, só...
tudo palavras utilizadas e aplicadas quando o contexto/tema/assunto/circunstância/situação não é/foi compreendido/a e obviamente não pode ser explicito/a e conclusivo/a

É "atchim" (santinho) os Índios/Lampiões da freguesia de CARNIDE

Vão "encostar" (perder pontos), no galinheiro frente ao «MAIOR o SPORTING o único CLUBE de PORTUGAL», admito que nãon seja a derrota, mas o empate o S.C.P. "saca" de lá, perdem pontos (caso nãon os comprem..., aos Maritimistas lá nos Barreiros) e no estádio frigorifico a derrota é provável, assim perdem no máximo 9 pontos e no minimo farão 3 pontos de (empates).

Já os BIMBOS da Palermo two, podem já perder 2 pontos com os da Bracara Augusta, o empate com os da freguesia de Carnide nada que nãon possa acontecer, e com Nacionalistas (se estes ainda puderem entrar nas contas para apuramento para a Liga Europa), nada que nãon possa acontecer e com os da Capital do Móvel igual (se ainda puderem chegar à pré-eliminatória da Liga dos Campeões), "portantos" nestes cenários previsiveis o Campeão bai ser os BENFAS para tristeza minha, é que cago tanto para uns como para outros..., LOL, só MERDA.

Tal

como íamos perder com o zbód em alvalade? lol

É tal e qual a CAGADA que faço pensando em ti..., MONGOLÓIDE

BENFAS ANORÉTICO!!! Arranja trabalho MALANDRO. Só os PARASITAS da "saciedade" passam aqui tanto TEMPO, é do alvorecer ao anoitecer (NOITE bem dentro)!!! LOL, só MERDA, o cheiro a MERDUM tresanda, pois nem tempo têem para mudar as fraldas de incontinentes.

Este

LAGARTO OBESO DEFICIENTE em vez de deixar de viver à custa do r.s.i. e arranjar um trabalho continua a escrevinhar aqui! Vai trabalhar, MALANDRO! És a ESCÓRIA da sociedade!

...

...6 jogos...ou 6 etapas, como lhe queiras chamar...

Olhanense...Jogo aparentemente facil, embora o Benfica hà tres anos que nao ganha no Algarve...

Sporting...Dizer que isto não é uma "etapa dificil", não sei o que dizer....

Maritimo...Ir a Madeira é facil ? Não sei o que dizer...Clube que luta pelo ultimo lugar de acesso às competições europeias...

Estoril...Jogo facil, a meu ver...Clube que luta pelo ultimo lugar de acesso às competições europeias...

Porto...O Jogo mais dificil, onde provavelmente serão queimados os 4 pontos de vantagem.

Moreirense...Jogo facil, a meu ver, por ser em casa...Clube luta para não descer. Não temos dois Guarda-redes!

6 jogos, 3 faceis, 3 dificeis, 2 deles com os outros 2 maiores clubes portugueses...

O Jesus pode falar mal, mas acho que por palavras erradas, percebe-se o que quer dizer..., nao?

Cpts,

Nuno, discordo! À data de

Nuno, discordo!
À data de hoje, e depois de um campeonato apenas com dois empates, e embora possamos conferir maior dificuldade aos jogos com o Sporting (que é sempre especial) e com o Marítimo (que é tradicionalmente difícil), o Benfica tem de vencê-los a ambos, pois é amplamente favorito. De acordo com o meu OFF-TOPIC, não percebo a ansiedade de um adepto benfiquista que está agora a 5 jornadas do final de um campeonato que, até agora, foi meritoriamente dominado, quase perfeito a nível de qualidade e pragmatismo. Será preferível estar em segundo e correr atrás do prejuízo?
Até ao fim o Benfica tem apenas um jogo cujas probabilidades de vencer serão, na pior das hipóteses, repatidas a 50%, e será contra o Porto. Os restantes são jogos cuja confiança na vitória terá de estar nos 100%.

bom dia naicth

eu acho que tu proprio contradizes-te...

o Benfica tem 5 jogos (eram 6) sendo que dois deles sao contra o Sporting e o Porto, e outro contra o dificil Maritimo nos Barreiros...dizeres que nao tem montanhas para subir...

em relaçao ao off topic...preocupa....nao porque nao tenho confiança no benfica, nao porque ache o porto capaz de ser superior ao benfica, mas sim porque nestes anos todos se aprendi alguma coisa no futebol, foi que quando alguem quer, acontecem coisas estranhas...

se o benfica perde na luz com o sporting, num jogo igual ao da epoca passada, com penaltys por marcar a favor do benfica...se o benfica por outra razao qualquer nao faz tres pontos na madeira, como nao conseguiu fazer na primeira volta contra a academica...

eu nao acho o jogo no dragao um jogo de 50-50...talvez de 75-25...e dificil ganhar no dragao, e no campeonato a ultima vez que o benfica jogou para ganhar e estava a ganhar, o proença nao deixou...

e se para ti jogar jogar contra o sporitng nao e uma etapa de montanha, lol deves estar numa forma fisica do caraças amigo.

cpts

Acho que não há

Acho que não há contradição!

"...e embora possamos conferir maior dificuldade aos jogos com o Sporting (que é sempre especial) e com o Marítimo (que é tradicionalmente difícil), o Benfica tem de vencê-los a ambos, pois é amplamente favorito."

e ainda...

"...o declive na estrada para o título não está previamente desenhado, dependerá sim da pedalada imprimida a cada etapa."

Resumindo, a estrada para o título verá o seu declive aumentar, à medida que o Benfica escorregar nas jornadas anteriores. Na minha opinião, e embora o Sporting venha de 3 vitórias consecutivas, não apresenta para já futebol para ombrear 90 minutos com o Benfica. O Marítimo também não. O carácter de dificuldade atribuído advém da "performance histórica" e não da realidade atual. O próprio jogo com o Porto (e mantendo-se esta distância pontual) poderá tornar-se num passeio de cicloturismo :D

Quanto à minha forma: a física, apenas me permite jogar duas partidas de futsal com os amigos durante a semana e umas caminhadas. A experiência, permite-me afirmar que este Benfica, com este futebol e esta maturidade vai ser bem sucedido este ano :D

Ao te referires

ao último lugar de acesso às competições europeias estás a falar do 5º lugar no campeonato? Não te esqueças que o finalista vencido da taça de portugal vai às 3ªs pré-eliminatórias da liga europa se perder com uma equipa que se qualificou para a champions e os prováveis finalistas da taça de portugal são o benfica (que já assegurou a champions) e o guimarães (que não está nos primeiros 5 classificados da liga).

pois é..

nao me lembrei do guimaraes,

obrigado, SdB

De

nada. Se o finalista vencido da taça de portugal não fosse à uefa iria o 6º classificado da liga.