Este é o Quaresma que eu sempre quis | Relvado

Este é o Quaresma que eu sempre quis

Lopetegui conseguiu lidar com o temperamento do jogador.
 
Ricardo Quaresma em ação no FC Porto, 2014

Quando pronunciado pelo nome de Ricardo Andrade Quaresma Bernardo, talvez muitos de nós não se apercebam de quem estamos propriamente a falar. Mas se o designarmos só por Quaresma, certamente que não teremos dificuldade alguma em dizer que estamos na presença de um dos maiores talentosos jogadores que militam no nosso futebol indígena. E, apesar de já ter 31 anos e uma carreira repleta de títulos e com participações nos melhores clubes europeus e na Seleção Nacional, está a atravessar aquele que eu considero ser o seu melhor período enquanto futebolista completo e talentoso no FCP.

Curiosamente, Quaresma estreou-se na equipa principal do SCP contra o seu clube do momento pela mão de Laszlo Boloni, com apenas 17 anos e oriundo da formação da equipa leonina. Conquistou nesse mesmo ano o Campeonato Nacional e a Taça, feito que o SCP nunca mais conseguiu, e ao mesmo estilo de Cristiano Ronaldo, outra descoberta da formação leonina, também ele começou a dar nas vistas muito cedo devido às suas constantes e imprevisíveis fintas, que colocavam os seus adversários em sérias dificuldades, e onde começava a despontar a sua especialidade no tão propagandeado cruzamento de trivela, gesto técnico que ainda hoje pratica com êxito.

Depois de ter sido vendido pelo SCP ao Barcelona, Quaresma ingressou no FCP em 2004, funcionando como moeda de troca e mais uns tantos milhões de euros no negócio entre o FCP e o Barcelona na aquisição de Deco para o clube catalão. Após a entrada no clube azul e branco, o seu talento, que no momento estava em declínio, voltou a breve trecho a vir ao de cima, pois a sua capacidade técnica de jogador de eleição nunca deixou de existir, e JNPC, como mestre neste tipo de pesquisa de boas oportunidades de negócio, soube tirar partido disso conseguindo vários títulos conquistados, onde Quaresma era uma peça fundamental no esquema da equipa.

Em termos puramente técnicos há quem diga que Quaresma estará mesmo a um nível superior a Cristiano Ronaldo, o que só o valoriza ainda mais enquanto profissional de futebol. Porém, no que diz respeito à sua irreverente personalidade, o efeito mediático tem sido outro, originando mesmo nos últimos anos problemas acrescidos na sua carreira desportiva, já que, por sistema, denota uma débil mentalidade psicológica ao lidar com situações que se lhe deparam, devido talvez à sua própria rebeldia genética e ao seu egocentrismo, bem espelhado na forma como encara por vezes os problemas que se lhe deparam e os lances sem qualquer rigor coletivo em prol da equipa. Por vezes, o seu enorme talento traduz-se em grandes jogadas e golos fantásticos, daqui advir para a análise dos psicólogos a sua integração no grupo das personalidades dos “Artísticos”, ou não seja ele um “artista” da bola.

Só que entretanto, com a vinda de Lopetegui para o FCP, e apesar de no início da temporada o temperamento de Quaresma parecer aos nossos olhos pouco ou nada diferente do habitual, com o decorrer do campeonato temos assistido a uma profunda alteração de comportamentos para melhor. Certamente o seu treinador e demais equipa técnica tiveram uma intervenção de excelente nível na área da liderança comportamental, que se saúda e se aplaude, conseguindo resultados a todos os níveis notáveis para bem do próprio jogador e para toda a equipa, razão pela qual eu agora posso dizer com absoluta certeza que “Este é o Quaresma que eu sempre quis”, tolerante, disciplinado, coletivo e altruísta.

FC Porto:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pena Quaresma

Em quase final da tua carreira parece que começas-te a ganhar algum juizo talento tiveste demasiado para a cabeça que tens...
E pena ver este jogador ter passado 90% da sua carreira sendo egoísta com fintas e mais fintas só querer bola no pé e não se desmarcar não procurar o sentido de baliza nos cruzamentos para a área não ajudar a equilibrar a equipa defensivamente
Apenas nasceu com o talento e pouco aprendeu em sabe-lo usar correctamente e saber explorar outras áreas no seu Jogo
Podia ter sido outro sido de nivel mundial e todos os defesas o temerem

Ali,Falei em talentos, e

Ali,

Falei em talentos, e ainda juniores, seja o Baía, ou o Nani (ambos entraram já seniores), e nenhum dos nomes que deixaste foram lançados ainda juniores, aliás, alguns deles como Veloso, WC, o Hilario já tinham rodado fora da casa Mãe!

Os nomes que deixei, eram, ou são talentos, e todos entraram na 1ª equipa como titulares, e com idade de junior. Chalana, Futre, Figo, CR, Quaresma e Moutinho!

Há 40 anos o bi bota Fernando Gomes, era lançado no FC Porto com 17 anos, e mais uma vez lançado por um Treinador mais uma vez estrangeiro, Aimoré Moreira. Omiti Gomes dentro daquela classe talentosa e juniores, foi um dos melhores P Lança do Futebol Português!

Bem

quase todos os que mencionei, excepto Veloso e hilário, estream-se com 18 anos, inclusive Baía.

Mas falando em ex- pontas de lança estreados com idade júnior pelo FC Porto, pela mão de artur jorge no caso- Domingos Paciência. E falando em grandes artistas estreados com idade júnior- António Oliveira!

Ali,Todos os nomes que

Ali,

Todos os nomes que deixaste, não eram juniores quando fizeram estreia na 1ª equipa. O Domingos foi lançado por Tomislav Ivic na época 87/88, mas já era Senior!

O Oliveira sim, foi titular na ultima Jornada do Campeonato 70/71, com 17 anos, fez estreia nan Antas com o V Guimaraes, jogou uma hora, e era junior!

P.S. O William Carvalho era junior? E esteve na Belgica e em Fatima antes de regressar na temporada passada ao Sporting?

Perdão

o artur jorge foi quem o chamou primeiro aos trabalhos da equipa principal, Ivic quem o lançou em jogos oficiais.

Nasceu em 1969, tinha 18 anos quando se estreou e jogava pelos sub-19 do FC Porto, vulgos Juniores.

O william carvalho estreou-se 3 de abril de 2011 pelo sporting, entrando nos últimos minutos para substituir o matias fernandez num jogo fora contra o guimarães. Tens também o hugo leal, julgo que pela mão de Manuel José.

Ah e sem esqueçer- hugo viana

Quaresma

Tenho uma opinião um pouco contrária a do artigo.
É um facto que o Quaresma aparentemente parece um jogador mais ponderado (apesar de ainda não ter visto ainda nenhum jogo que provasse isso).

O que vejo, é que nas vezes que Quaresma tem sido titular, ele tem mudado substancialmente a sua maneira de jogar, o que a meu ver, lhe tira completamente o brilho.Em vez de arriscar a jogada individual que é de longe o seu força, sai a jogar, joga atrás, evita o erro.

Quaresma é o único jogador de rotura no Fcp, nem Brahimi tem a capacidade de improvisar que o Quaresma tem.Tanto o argelino como Tello, são jogadores que jogam bem no toque, e insistem muito em futebol interior.Já o portuguesito, é o unico "mágico" que o Porto tem no plantel.

Já no jogo com o Nacional, foi de longe, o único que mexeu com a partida.Com +9 Quaresmas provavelmente ganhavam a partida.

Só no fim do campeonato, vamos ver se o Lopetegui fez bem em meter o Quaresma numa jaula, para mim acho que fez mal.

Arbitragem dos Corruptos das antas 2014/15

Jornada 2 - Paços de Ferreira-Porto. (0-1)
Penalty e expulsão de Martins Indi não assinalada no fim do jogo. (Hugo Miguel o árbitro)

4 – Guimarães-Porto. (1-1)
Penalty mal assinalado sobre Brahimi (60´)

6 – Sporting-Porto. (1-1)
Expulsão perdoada a Quaresma (19´)
Penalty não assinalado sobre Slimani (73´)

7 – Porto-Braga. (2-1)
Penalty de Martins Indi não assinalado (90´+4)
10 – Estoril-Porto. (2-2)
Penalty por assinalar sobre Kuca (26´)
Golo de Oliver (90´+5) precedido de mão na bola do jogador do Estoril. Dentro da área não existe lei da vantagem.

11 – Porto-Rio Ave. (0-5) (árbitro Olegário Benquerença).
Expulsão perdoada a Brahimi (29´)
Penalty de Danilo não assinalado (49´)
Penalty de Herrera não assinalado (52´)
Expulsão (2º amarelo) perdoada a Casemiro (76´)
O 1º golo precedido de falta de Jackson. Os últimos 4 golos foram marcados
Nos últimos 10 minutos.

Penafiel-Porto. (0-3) Árbitro Artur Soares Dias
Os 3 golos irregulares, precedidos de offside.

20 – Moreirense-Porto. (0-1)
55´ Quaresma (55´) devia ser expulso por entrada violenta por detrás. Nem amarelo levou.
58´Golo do Porto surge de um canto inexistente.

22 – Boavista-Porto. (0-2) Árbitro Hugo Miguel.
Expulsão perdoada a Jackson (64´)

O Porto este ano já vai em 6 penalties perdoados este ano, 6 expulsões perdoadas (3 delas directas) e 4 golos ilegais.

"O Porto este ano já vai em 6

"O Porto este ano já vai em 6 penalties perdoados este ano"

Observando as ultimas 7 Jornadas, recordo apenas as GP não assinaladas, foram 5 GP não assinaladas, em 7 Jornadas:

Jornada 20 em Moreira. Resultado a zero, Marafona derruba Martinez!

Jornada 22 no Bessa. Resultado a zero, João Dias derruba Hernani!

Jornada 23 Sporting. Com o 3-0 final, Cedric joga a bola com a mão dentro de area!

Jornada 25 com Arouca. Resultado a zero, D Gallo atinge na cabeça Quaresma.

Jornada 26 na Choupana. Resultado 1-1, Camacho empurra Quaresma dentro de area.

Naturalmente, omiti as restantes 19 Jornadas, ficam apenas as ultimas 7 Jornadas, e as 5 GP nao assinaladas a favorecer o FC Porto!

Não há que desculpar. Há só

Não há que desculpar. Há só que relembrar que sabemos o tipo de gente que são.

Lembro-me de AVB ter-se queixado de um penalti que não existiu. No dia seguinte ou mesmo no próprio dia veio admitir o erro.

Acusei JJ disso mesmo e pensei que fosse engolir as palavras no dia seguinte...mas não. Até dão pena por se auto-rotularem de falsos.

É a linha de actuação naquele clube. É o LFV, JJ, RGS...vice-presidentes que eram anti-Vieira até ao terem o tachinho....o Eusebio que no Beira-Mar mentiu aos adeptos do clube que representava....

Não conhecem outra forma de estar. Não vale a pena apontar esses casos, porque eles viram 3 foras de jogo contra o Penafiel. Contra o Rio Ave merecia perder. Uma agressão de um jogador do benfica é jogo perigoso do adversário por meter a cabeça á frente do cotovelo do jogador do benfica....

Por isso é que eles lá fora são vistos como a parte mais podre do nosso portugal dos pequeninos e não os respeitam. O Porto parece que nem é um clube português tamanho o respeito que merece lá fora.

Ó amigo

Põe lá mais tabaco nisso que estás com as ideias um bocado toldadas. Se olhasses para os teus dirigentes e para as arbitragens dos anos 90 até tinhas vergonha de escrever o que escreveste. Quanto ao respeito que o Porto tem lá fora pelo que se ouve é o mesmo que existe pelo Marselha e pela Juventus...

"Se olhasses para os teus

"Se olhasses para os teus dirigentes e para as arbitragens dos anos 90 até tinhas vergonha de escrever o que escreveste"

Ora vamos lá esmiuçar os 7 Campeonatos que o FC Porto ganhou na década de 90 :

1992 FC Porto 56 pontos / 2º benfica 46 pontos (vitoria valia 2 pontos)!
1993 FC Porto 54 pontos/ 2º benfica 52 pontos (vitória valia 2 pontos)!
1995 FC Porto 62 pontos / 3º benfica 47 pontos (vitória valia 2 pontos)!
1996 FC Porto 84 pontos / 2º benfica 73 pontos (a partir de 95/96 vitórias passaram a valer 3 pontos)!
1997 FC Porto 85 pontos / 3º benfica 53 pontos!
1998 FC Porto 77 pontos / 2º benfica 68 pontos!
1999 FC Porto 79 pontos / 3º benfica 65 pontos!

Observando os 7 Campeonatos ganhos na decada de 90 pelo FC Porto, o benfica ficou a 10 pontos, 15 pontos, 11 pontos, 17 pontos, 9 pontos e a 14 pontos do FC Porto em 6 dessses Campeonatos, a unica excepção foi em 1993, o benfica ficou a 2 pontos (quando a vitoria valia 2 pontos), do Campeão FC Porto!

Nesse período o FC Porto, fez estreia na Champions em 1993 (fez 7 Edições Champiins na decada de 90), e superava sempre a fase de Grupos, atingiu uma Meia Final da Champions com o Barça, e no final do seculo disputou em Munique palmo, a palmo os Quartos com o Bayern, perdeu nos descontos 2-1 em Munique!

Vá lá, já te deixei o guião, podes continuar!

Muita estatistica

Pouca verdade desportiva! Não me apetece perder tempo com putos que a essa data deviam andar a cagar fraldas ou se calhar ainda não eram nascidos. São tantas as aberrações a nível de corrupção que surgiram à baila durante essa década (e na seguinte tambem, que culminou com o apito dourado) que mais vale ires "esmiuçar". Só te digo puto, as histórias das arbritragens deste campeonato em comparação com as dos anos 90 parecem um conto de fadas.

Ahahahah O Porto a ser levado

Ahahahah

O Porto a ser levado ao colo e o benfica a ser prejudicado! Ultrapassa a cegueira. É um caso de hipocrisia cronico e de terror causado por experiencias traumáticas num passado não muito longínquo. Kelvin e AVB estão marcados nesses melões e cagam-se todos so de pensar na imagem de JJ a aterrar de joelhos no Dragão!

Correcções

Porto-Rio Ave ficou 5-0 e não 0-5

-

Moreirense ficou 0-2 e não 0-1

Tadeu, Referes e bem que foi

Tadeu,

Referes e bem que foi Bolloni que lançou o Quaresma ainda junior, tal como lançou CR. Curiosamente, são Treinadores estrangeiros que lançam em Portugal jovens talentos e ainda juniores, o Chalana lançado pelo Mortimore, com o Futre foi Venglos, o Figo lançado pelo M Peres, o Neves lançado pelo Lopetegui. Faltará coragem ao Treinador Português em lançar um jovem talento junior? Neste século a excepção foi Peseiro que o fez com Moutinho ...

Acrescentaria ao teu artigo o papel que teve o irascivel e disciplinador Co Adriaanse em disciplinar Quaresma e potenciar o talento de RQ, esse sim, teve um papel fundamental no crescimento do então jovem rebelde Quaresma. Lopetegui de igual forma fez o mesmo, e aquela casca de banana que lhe lançou em Lille, observamos agora que foi preciosa!

Bruxo

Lembra-te Octávio Machado, inepto tácticamente, mas que lançou hélder postiga e ricardo costa ainda júniores! Artur Jorge que lançou Vitor Baía com 18 anos! António Oliveira- Hilário ! José Mourinho- hugo almeida, paulo machado! P.Bento- Nani, miguel veloso! Paulo Sérgio o Taberneiro- William Carvalho!

Ali, Falei em talentos, e

Ali,

Falei em talentos, e ainda juniores, seja o Baía, ou o Nani (ambos entraram já seniores), e nenhum dos nomes que deixaste foram lançados ainda juniores, aliás, alguns deles como Veloso, WC, o Hilario já tinham rodado fora da casa Mãe!

Os nomes que deixei, eram, ou são talentos, e todos entraram na 1ª equipa como titulares, e com idade de junior. Chalana, Futre, Figo, CR, Quaresma e Moutinho!

Há 40 anos o bi bota Fernando Gomes, era lançado no FC Porto com 17 anos, e mais uma vez lançado por um Treinador mais uma vez estrangeiro, Aimoré Moreira. Omiti Gomes dentro daquela classe talentosa e juniores, foi um dos melhores P Lança do Futebol Português!