Esquizofrenia perante o Porto campeão | Relvado

Esquizofrenia perante o Porto campeão

Perante a justeza de mais um título, não tardou a observar-se na Comunicação Social e nos adeptos ri
 
FC Porto campeão nacional 2011/12: as imagens da festa - foto 23
FC Porto

O campeonato terminou e o FC Porto foi mais uma vez coroado campeão nacional. Um campeão nacional sem o brilhantismo de outras épocas, um campeão nacional sem a mesma categoria de outros campeões vestidos de azul e branco, um campeão nacional sem a unanimidade total.

No entanto, é na minha opinião pessoal um campeão justíssimo. Um campeão justo, não apenas por ter mais 6 pontos que o principal rival nesta fase da prova, mas porque foi um campeão que, apesar de fazer um trajeto algo irregular, nos momentos decisivos demonstrou ser mais forte que os seus principais concorrentes. E quando falo em momentos decisivos refiro-me aos confrontos diretos com Benfica, Sporting e Braga.

O FC Porto exibiu a sua superioridade de forma clara no conjunto desses 5 jogos já realizados. Deixa-se empatar em casa com o Benfica e foi a Alvalade mais preocupado em empatar do que em conquistar os 3 pontos. Mas, na 2.ª volta, quando era mesmo preciso ganhar assim o fez. Grande vitória na Luz, onde Vítor Pereira deve ter ouvido uma voz dizer-lhe ao ouvido: "Ganha o campeonato, carago!" e assim o fez, no seu maior momento da temporada. E uma vitória imponente em Braga, onde um tal de "Incrível" volta a surgir quando era fundamental.

O FC Porto nos grandes jogos, nos jogos do título, nas finais das finais, não vacilou. Puxou dos pergaminhos, colocou em campo toda a sua garra, a sua qualidade, os seus argumentos e ganhou. Ganhou e conquistou o campeonato, contra todas as previsões, contra os vaticínios generalizados, contra os vencedores antecipados.

O povo engalanou-se com as cores do clube, saiu à rua e fez a festa. Foi num domingo à noite, foi uma festa a partir do sofá, mas foi bonita e foi grande a festa, afinal o Porto era campeão!

No entanto, perante a justeza deste campeão e a justeza de mais um título, não tardou a observar-se na Comunicação Social e nos adeptos rivais os tiques que nos fazem lembrar os tempos da outra senhora. Os tempos em que em nome do desígnio nacional se poderiam dizer as maiores barbaridades e as maiores mentiras. Exercícios de pura esquizofrenia, de mentira e falsidade. Se junto dos adeptos até é compreensível, pois há uma tendência para se selecionar de forma metódica os factos que nos interessam, ignorando aqueles que convenientemente preferimos esquecer, em particular em momentos dolorosos onde se vê o rival que invejamos celebrar o título que já tínhamos encomendado, já junto de profissionais com tempo de antena privilegiado a nível nacional é absolutamente vergonhoso ler e ouvir determinadas coisas.

E este Relvado, a quem eu regresso precisamente para escrever este artigo, é um dos sustentos de uma dessas figuras sinistras e facciosas, que em desespero de causa e com uma frustração incrível tentam criar a sua própria realidade, nem que para isso tenham de contrariar precisamente os "factos" que eles próprios apresentam.

Essa figura não teria qualquer valor se não fizesse escola. Se não houvesse o seguidismo doentio perante tais disparates proferidos. Se não tivesse um rebanho que sai à rua e ao mundo virtual, propagando mentiras e falsidades. E bem estaríamos nós se fosse o único pastor de milhões de ovelhas desorientadas e frustradas. Estes pastores vão se revezando na tarefa de conduzir o rebanho para uma realidade paralela, onde o FC Porto é campeão porque força superiores assim o fizeram ser e onde o Benfica não é, porque essas mesmas forças não o deixaram ser.

Porque nem só de analogias e frases bonitas vivem os artigos, é importante referir os factos, de forma clara e objetiva. A Comunicação Social de Rui Santos, Goberns, Rui Gomes da Silva, Recordes, Bolas, Correios da Manhã e afins, enveredou pela mentira, pela especulação gratuita, pelo desespero absoluto, pela esquizofrenia completa. Começando por Rui Santos, este senhor como diziam ontem ultrapassou os limites da decência. Este senhor acusa de forma clara um jogador do Marítimo de ter feito intencionalmente grande penalidade a fim de favorecer o FC Porto. Este senhor afirma ser este campeonato uma farsa. Este senhor diz que com estes árbitros o campeão é sempre o mesmo. Curiosamente, este senhor é o mesmo que semanalmente elabora uma tabela classificativa que denomina a "liga real" e onde segundo a sua contabilidade o FC Porto é dos clubes mais prejudicados, é dos clubes menos beneficiados e é, veja-se lá, um líder justo e incontestado do campeonato. Pela sua tabela é um justíssimo campeão, pelas suas palavras é uma farsa.

Ao mesmo tempo temos comentadores desportivos que são a voz dos adeptos do seu clube. Comentadores desportivos que durante 2/3 do campeonato defenderam a tese de que os árbitros não influenciavam jogos, nem sequer influenciavam campeonatos. Aliás, segundo esta malta, segundo estes benfiquistas, durante 2/3 do campeonato nem fazia sequer sentido falar de arbitragens. Eram discussões menores daqueles que não sabiam reconhecer a superioridade do adversário. Entende-se. Esses mesmo adeptos viram desde a primeira jornada o seu clube empatar jogos com golos em fora-de-jogo, vencer jogos com penáltis escamoteados ao adversário do tamanho de um catedral, serem-lhes oferecidos penáltis por bolas no peito e na cabeça, jogarem contra 10 por expulsões inventadas, serem-lhes poupados vermelhos perante agressões claras, anularem golos limpos ao adversário.

Ao mesmo tempo, o FC Porto foi altamente prejudicado em jogos como o de Olhão e Barcelos, onde perde 5 pontos com arbitragens vergonhosas. Obviamente que esta malta estava confortavelmente instalada na tese de que a arbitragem não deveria ser tema de conversa. Agora esta mesma gente, que esteve instalada durante 2/3 do campeonato no topo do andor, fala em "liga da mentira". E eu se calhar dou-lhes razão.

Esta tal liga da mentira que agora falam, é precisamente uma liga da mentira. Uma liga onde um tal de Benfica chega à antepenúltima jornada a disputar o título de igual para igual com o FC Porto. Uma liga onde permitem a um clube colocar-se em bicos de pés e aspirar a um título que dentro do campo, pouco ou nada justificou. Uma liga da mentira, onde o Benfica em vez de disputar o 4.º lugar com o Sporting, disputa os lugares da Champions. Esta é a realidade, pois o campeonato e os erros de arbitragem não começaram em fevereiro ou março, mesmo que muitos queiram fazer querer. E mesmo em alguns desses erros a história deve ser relembrada. Por exemplo, há quem defenda que o título decidiu-se na Luz com o tal golo em fora-de-jogo de Maicon. Um erro claríssimo do árbitro assistente, que "corrige" um erro monumental do árbitro principal que não assinala um penálti evidente por dupla mão de um grande jogador de andebol, de seu nome Cardozo. O árbitro viu, mas não quis assinalar? Talvez... É perguntar ao Jesus, tal como por exemplo um jornalista brasileiro o questionou sobre o beneficio evidente que teve o Benfica no jogo frente ao Braga e que ditou a respetiva vitória e a conquista dos 3 pontos. Ups, sobre isso não se pode falar. Censura já!

E viva ao FC Porto e viva ao campeão!!!

Zefil

PS: Acompanhemos agora a novela da campanha eleitoral e as teorias do(s) iluminado(s) a esse respeito e mais concretamente a respeito das contestações ao Jorge Jesus e a Luís Filipe Vieira, o único presidente de clube em exercício que ao contrário de outros, foi investigado, julgado e condenado. Efetivamente.

FC Porto:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Gostei

E muito,,,,Congrats

Uma treta

Este FCP é apenas uma sombra. Ganhou o campeonato se saber como. Tem um mau treinador, so que no FCP qualquer treinador é campeão nacional.

excelente artigo....

parabéns, faço minhas as tuas palavras...cump.

Não foi escrito por mim, mas

Não foi escrito por mim, mas subscrevo inteiramente! Bom artigo!

Mas eles nem assim se tocam. Para eles, foram roubados o ano todo coitadinhos....

Gil Vicente, Guimarães, Feirense, Maritimo, Sporting, Porto, disso não falam eles....parece que não aconteceu. Mas nós vimos tudo!

Mais um caso de lixo jornalistico

Zefil,

Hoje a SIC iniciou o jornal da tarde com 10 minutos iniciais sobre a vitória do Real Madrid no campeonato ESPANHOL - Obviamente que não vejo mal nenhum nisso.

Contudo, na segunda -feira, no dia a seguir ao FCP se tornar BICAMPEÃO, as reportagens com contéudo apareceram ao fim de 10 min de telejornal e com uma reportagem de 3 min.

Conclusão, a SIC dá mais valor ao Real ser campeão que o FCP. Imagina se fosse o SCP ou SLB cos campeões..

É o jornalismo normal que temos, jornalista que pensam que ainda vivemos no tempo da outra senhora.. Mas sempre prontos a "lamber" as botas aos clubes de Lisboa..

A SIC ainda mostrou algumas

A SIC ainda mostrou algumas imagens em directo na varanda do Dragão, mas nenhum canal deu o relevo que deram ao Real Madrid. Fazem questão que nunca nos esqueçamos da velha máxima que nos torna mais fortes...CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!

Bom artigo. Parabéns. PS:

Bom artigo.
Parabéns.

PS: deixo aqui a questão que deixei a pairar no ar com o meu último artigo: sendo que o nosso Porto esteve indiscutivelmente muito abaixo da forma que se lhe exige, um título vencido com 6 pontos de avanço ao segundo classificado não significará, principalmente, a falta de adversários à altura do desafio que é vencer-nos?...

Man, essa tua prosápia sobre o Clube BIMBO tudo bem esprimidinho

dá zero, nada de novo..., continuam a ser vigaristas e CORRUPTOS, podem continuar a ganhar, que ninguém lhes dá crédito nenhum, uma vez CORRUPTOS, CORRUPTOS serão até à MORTE, só quando esse clube da Palermo two fechar, é que poderão começar de novo e a voltarem a ser gente HONRADA!!!

Quando fala que fizeram uma festa bonita, tirando alguns gatos e pingados junto do estádio frigorifico, mais alguém ouviu/viu alguma coisa de relevo, talvez juntarem-se 3 ou 4 BIMBOS que tinham estado a jogar à sueca aquela coisa dos "xitos", nas casas BIMBAS e levantaram-se aos trambolhões e tagarelavam/linguajavam somos CãoPiões!!! LoL

ó Maior, volto a lembrar:

ou é total ingenuidade ou é pura má-fé: "Agora gostar da equipa BIMBA (jogadores e presidente e demais administradores), nãon me peça para gostar de tal porque, detesto-os e a sua forma CORRUPTA de andar no desporto..., e se no «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL» a vir a confirmar-se que também são CORRUPTOS, da minha parte, não fica tijolo sobre tijolo enquanto aquilo não fôr tudo deslindado..."
Olhar para tudo isto(...) pelo prisma dos "bons e maus", é simplesmente patético. Enquanto a visão tolhida se mantiver,em pouco o posso ajudar. De um lado os bons, todos excepto o Porto, do outro os maus, o Porto. De um lado os castos, vieiras, godinhos, azevedos, roquetes, vilarinhos, dias das cunhas, damásios, cintras (...), do outro lado o Demo, Jorge Nuno e todos (TODOS!!!) os dirigentes de todas as modalidades do FCP.
Haja honestidade intelectual...mantém-se o repto em se retratar.
Cumps

Incha porco Sabujo

Esta tua resposta só demonstra o quanto te espumas seu boi cavalo, ehhehehee, sempre iremos ser corruptos? ehehehe triste, enfia o dedo no cu e chupa tótó, tu mesmo sabes a nossa superioridade, e esse recalcamento, é pura e simplesmente, raiva por n conseguires vencer, apenas isso, lá fora todos nos dão valor, e o clube que tem um ex presidente preso é o benfica (Vale e azevedo), e que tem actualmente um presidente que já foi julgado e condenado.

Incha Atrasado mental com essa tua escrita triste e sem imaginação

sempre o mesmo, sempre os mesmos...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=318430

e nos resultados também... Este campeonato também te foi dedicado, oh sr Mário.

zefil o srº está como escreveu a sua crónica

para dizer que o porto é um justo vencedor na sua óptica , não seria preciso tanta escrita , não é por escrever muito ou gritar mais alto que tem razão ,, ganhou está ganho ,, parabens ao vencedor ,, agora mostre respeito pelos vencidos ok.

PAH!

Excelente ARTIGO, que espelha bem o sentimento da generalidade dos portistas e adeptos que sabem ver futebol. De facto, esta EZQUIZOFRENIA ou AZIA é recorrente, ainda há pouco tropecei num tópico de há um ano atrás e o discurso era o mesmo (mesmo ficando a 21 pontos LOL). Enfim...... Ainda bem que os adeptos não são todos iguais e não se deixam contagiar por aquela PROPAGANDA nojenta e MENTIROSA................
Sobre a CS e concretamente Rui Santos, mais do mesmo, o tipo ficou é com uma AZIA dos diabos. Espero que seja processado pelas mentiras e suspeições ridículas que diz.
Só não concordo muito é com a referência dos "tempos de outrora", acho que foi esta direcção e este presidente do SLB a fomentar o ódio para com o FCPorto!!! Basta ver as figurinhas do moço de recados deles, o ANJO GABRIEL LOL!

Grande artigo !!!!!

Parabens.

Justo? Sim. Esquizofrenia? Só se for generalizada

Considero de mau tom acusar outros de refúgio nos árbitros usando precisamente o mesmo argumento na parte final do artigo.

O Porto foi, realmente, um justo campeão. No entanto este é, inequivocamente um campeonato muito mais perdido por Jorge Jesus do que propriamente ganho por Vítor Pereira. A decisão do título resolveu-se na arrogância de JJ ao querer humilhar o rival quando consegue dar a volta ao resultado. A entrada de Rodrigo abriu uma auto-estrada que os portistas sabiamente aproveitaram. Uma atitude mais humilde teria garantido a manutenção do Benfica na liderança do campeonato e, porventura, um desfecho diferente.

Sobre Vítor Pereira. Penso que é tacticamente fraco, nunca conseguiu estabilizar um onze base e muito menos uma identidade definida. Este Porto venceu num estado de orfandade, em que os jogadores, muitas vezes, colocaram em cheque o adjunto de Villas Boas.

Tenho dúvidas que Pinto da Costa o reconduza. Afinal de contas, talvez JJ tenha aprendido com os erros. Em todo o caso, parabéns ao bi-campeão. Lutou mais e trabalhou melhor.

Endhoscopy

Muito bom

O nosso destino é vencer

Tocas suavamente nas feridas.

Tocas suavamente nas feridas. Deverias ter sido mais caústico.

Guardei à tempos um comentário que fiz no relvado sobre os que engoliram a tal liga da mentira. Espelha tudo o que iria acontecer.. Previsível? Muito..

O Sérgio Conceição foi expulso?

Enviado por Oh_Dae_Su a 23 de Março de 2012, às 12:15.

Quantos jogos? Bem, se há algo irónico, essa é uma delas ;) Well done Paixão.
Não têm explosão a nível de pontas de lanças (Dady, Yontcha, Djalmir) tens razão, talvez apostem em bolas paradas. Está na moda ;)

A minha linha de pensamento é simples:
- As equipas de JJ quebram nos últimos 2 meses de competição. Por exemplo, onde está o Gaitán (35M lol?)? Não o vejo desde Janeiro;
- Estão na luta por 3 competições, mais jogos, mais cansaço, mais problemas para o JJ;
- Uma vitória na Luz, faria com que o slb fosse com ganas para Stamford Brigde, com um resultado menos bom, JJ focar-se-à na perseguição ao líder FC Porto;
- Gostaria que passassem porque iriam gramar com mais 2 jogos, consequentemente mais cansaço para um plantel já de rastos e seriam enxovalhados pelo Barcelona (para mim passa) nas duas mãos. Cornos no chão, moral cá em baixo e terminariam a época a pedir a cabeça de JJ;
- Quem não se recorda da paródia da Liga Europa da época passada? SC Braga? No papo.. Melão dos grandes;
- Cabeça de LFV a prémio, e este como é mestre despede JJ para apaziguar os ânimos. Volta a mesma lenga-lenga. Novo treinador, novos jogadores, novo plantel. Mais um ano zero.

Oxalá que aconteça. Preferia um Apoel, calhou um Chelsea atordoado. Menos mal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Só falta o Jesus ser despedido para o Vieira sair por cima.. Novamente!

Mais uma vez....

..foi no relvado que mostramos toda a nossa competência. Um campeão justissimo!!

Essas vozes ressabiadas e invejosas,apenas servem para abrilhantar ainda mais as nossas conquistas.Se podiamo ser campeões sem o cheiros da inveja? Podiamos mas não era a mesma coisa :).

P.S-Bem vindo Zefil.

Podem ser campeões mas para o

Podem ser campeões mas para o ano o leão vai rugir. Cuidado com o Sá Pinto! Roar!!!,

Ai vão?

Mas ele não é despedido entretanto ou o sporting não é prejudicado?

Farto deste Oporto ...

Farto deste Oporto ...

Gostei do artigo, campeão!

Gostei do artigo, campeão!