Os erros de Paulo Bento | Relvado

Os erros de Paulo Bento

Ainda a convocatória para o Mundial.
 

À falta de Ronaldo, a alternativa não passa por arranjar alguém que o substitua. Antes passa por mudar o sistema e adequá-lo às características dos jogadores, de forma que o sistema, mais do que qualquer jogador, consiga prover a falta de Ronaldo.

É já um hábito fazerem-se críticas às escolhas do selecionador, seja ele quem for. Foi-o com António Oliveira, foi-o com Scolari (sobretudo por parte dos portistas, que nunca lhe perdoaram não ter convocado Vítor Baía), foi-o com Carlos Queiroz, porque não convocou João Moutinho, e é agora com Paulo Bento, por não ter convocado Adrien, Cédric, Antunes, Nelson Oliveira e Quaresma, para falar dos que, à partida, poderiam ser convocados, seja pela época que realizaram, seja porque não entravam na sua lista dos proscritos, como são os casos de Ricardo Carvalho e Danny.

Vejamos caso a caso, para sabermos se de facto alguns deles deviam ter sido convocados. Excluímos, por razões óbvias, os casos de Ricardo Carvalho e Danny (quem se acha estar acima da Seleção não merece estar na Seleção: ou, o que é mais, quem se acha mais do que os colegas não merece lugar na Seleção).

Antes de iniciarmos a análise, seja-nos permitido referir alguns importantes critérios que deveriam presidir à escolha dos eleitos: em primeiro lugar, o talento natural de cada jogador (entenda-se o talento natural como o talento acima da média). Quer isto dizer que, independentemente do jogador ser ou não titular na sua equipa, se tiver o talento natural, deve ser convocado. É, por exemplo, o caso de Nani. Para sustentar esta opinião, ilustramos com um exemplo: se fosse o caso que Ronaldo doravante fosse suplente do Real Madrid, por teimosia ou pelo facto de o treinador não gostar da sua personalidade, deveria Ronaldo não ser convocado? A resposta é automática: claro que deveria ser convocado. Qualquer pessoa racional diria que sim. Se acaso o exemplo não colher em virtude de achar-se que Ronaldo jamais iria para banco, vejamos por exemplo o caso de um outro jogador. Seja João Moutinho. Se este na época que vem for sentado no banco por Leonardo Jardim, não deverá ser selecionado? A resposta é óbvia: claro que deve ser convocado. Logo, o talento deve ser um dos critérios a ter em conta quando da escolha dos selecionados, mesmo que o jogador não seja titular na sua equipa (claro está que confirmado e reconhecido o seu talento).

Em segundo lugar, as lesões. Se um jogador é atreito a lesões, por muito talento natural que tenha, deve ser pensada a sua escolha. Se é um jogador que se lesiona a cada dois jogos, então não deve ser convocado, sob pena de passar o Mundial ou Europeu lesionado, com grave prejuízo para a Seleção. Em terceiro, contrariamente ao que alguns comentadores preconizam, o carácter do jogador. Quer dizer, se é propenso a desavenças e/ou se manifesta ser um jogador que não compreende o que é fazer parte de um grupo. Neste caso, independentemente do talento natural que tenha, o jogador não deve ser convocado (o critério substantivo que deve presidir à avaliação do carácter do jogador é o reconhecimento por parte da comunidade futebolística do seu mau carácter. Isto é, se é da opinião geral futebolística que de facto o jogador manifesta mau carácter.).

Expostos estes primeiros critérios, vejamos então os erros cometidos por Paulo Bento. Primeiramente, o erro de não ter convocado Antunes e consequentemente de ter convocado André Almeida. Este erro é acentuado pela lesão de Cristiano Ronaldo. Mesmo que Ronaldo possa jogar frente à Alemanha, não é de todo certo que realize os jogos seguintes. E mesmo que jogue nos restantes jogos, não é certo que possa completar os 90 minutos. De modo que, e em face das outras alternativas para a sua posição, a possibilidade de colocar Fábio Coentrão na posição de extremo-esquerdo, passando Antunes a ocupar a posição deixada, se nos parece uma possibilidade viável que daria maior profundidade ao corredor esquerdo em razão de ambos serem bastantes ofensivos e se complementarem bem. Além de que salvaguardar-se-ia igualmente a defesa, uma vez que ambos defenderiam. Com Coentrão na posição de Ronaldo e André Almeida na lateral esquerda, por muito esforçado que seja, a profundidade do corredor esquerdo não é a mesma.

Em segundo lugar, não ter convocado Adrien, pela mesma razão da primeira. Se Ronaldo não puder jogar, o poder de ataque da Seleção não será o mesmo, de modo que, a possibilidade de mudar de sistema tático se torna uma opção a ter em conta. Neste sentido, a inclusão de Adrien mostrar-se-nos-ia de grande utilidade. Num sistema de 4-4-2 em losango, jogando com William Carvalho a trinco, Veloso no interior esquerdo, Moutinho no centro, e Meireles no interior direito, Adrien apareceria como uma boa segunda opção, a par de Rubem Amorim e Rafa (além de que poderia fazer a posição de trinco neste sistema (em caso de lesão de William), deixando Miguel Veloso para interior esquerdo por causa de ser canhoto).

Em terceiro lugar, não ter convocado Cédric. Com Cédric e a possibilidade de se ter de mudar de sistema tático, Cédric garantiria maior poder ofensivo no sistema sobredito. Inclusive, poderia jogar como interior direito, sobretudo em fases de jogo em que fosse necessário centrar para a área. Algo que André Almeida não garante tão bem.

Em quarto lugar, não ter convocado Nelson Oliveira. Mais uma vez, em virtude do que possa ou não suceder com Ronaldo. Nelson Oliveira também pode jogar a extremo. É um jogador possante (quem não se lembra das suas arrancadas no Mundial de sub-20 pelo lado direito na final contra o Brasil?), tecnicamente dotado, e que faz golos (fez mais esta época do que Postiga). Por outro lado, no sistema de 4-4-2 losango seria um jogador que encaixaria muito bem a ponta de lança ao lado de um outro, como seja, por exemplo, Éder.

Por fim, poderemos questionar a não convocação de Quaresma, mas em face do que foi dito sobre os critérios acima, Quaresma era um jogador fora de questão. Mais a mais, com a possível necessidade de mudar de sistema tático, Quaresma não encaixaria nele. Nani, Vieirinha, e até mesmo Varela, facilmente poderiam adaptar-se ao losango, porque defendem, coisa que claramente Quaresma não faz. Para aqueles que afirmam que à falta de Ronaldo, Quaresma seria o substituo ideal, é um erro de raciocínio. Quaresma não é Ronaldo. E não será preciso explicar porquê.

À falta de Ronaldo, a alternativa não passa por arranjar alguém que o substitua. Antes passa por mudar o sistema e adequá-lo às características dos jogadores de forma que o sistema, mais do que qualquer jogador, consiga prover a falta de Ronaldo. É neste sentido que, um sistema em losango (que, por norma, é mais solidário) se ajustaria bem à ausência de Ronaldo. E é outrossim neste sentido que alguns dos erros de Paulo Bento foram cometidos. É possível dizermos que se Ronaldo puder jogar, então não será necessário mudar de sistema, e bem assim da necessidade de se ter convocado os jogadores aqui referidos. Mas também é possível dizer-se que se os jogadores aqui mencionados fossem convocados, o sistema normal de jogo de Portugal manter-se-ia, com a vantagem de as soluções táticas serem ainda maiores.

Seleção:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

......................

Falas em mudar sistema se não não houver Ronaldo, falas em trocas de posições se não houver Ronaldo , falas de muita coisa se não houver Ronaldo mas exuste igualmente muita coisa de que te esqueces....

Se não houver Ronaldo não basta teres bons jogadores em campo que suprimam a falta de Ronaldo nem tão pouco trocar de sistema tática, precisas acima de tudo garantir se sente confortável, e sem Ronaldo como é que esta equipa se sente mais confortável?
Simples, esta equipa sem Ronaldo precisa de laterais "mais defensivos" e um puro nº10, ou seja, precisas de jogadores que saibam defender melhor do que atacar nas laterais e precisas do unico 10 puro (se pode ser mesmo classificado de puro) que foi convocado que é o caso do Rafa, Adrien não o é, nunca o foi e não passa de mais um jogador muito parecido com Moutinho, Meireles, Veloso e Amorim, ou seja, é capaz de fazer muitas posições no meio campo mas apenas é efectivo a 8, já Rafa não...esta habituado a fazer flancos e a jogar a meio, a outra solução era Josue mas este é bem mais vulnerável no aspecto mental que Rafa como tal em qualquer que seja a aposta Rafa é mais efectivo.
Almeida vai à Seleção porque dá segurança efectiva a jogar a lateral direito e além disso, como lateral é um jogador que tem muita qualidade de cruzamento e além de que é um jogador que sabe o como e o quando deve ou não fechar ao Centro no apoio ao Central, já Cedric é bom a atacar, mas a defender deixa demasiado espaço nas costas e a seleção Nacional não jogando com um puro 6 (temos de ter em conta que possivelmente William não é titular, se for é porque o Bento resolveu mesmo alterar certas coisas na movimentação da equipa) precisa de que pelo menos um dos laterais saiba defender como "um terceiro central" e isso é coisa que nem Coentrão nem Cedric nem o próprio João Pereira sabem fazer, como tal levas o Almeida sabe fazer isso a jogar a lateral direito e a esquerdo e além de que pode ainda ser um solução para trinco caso a seleção precise de mais presença fisica a meio campo (contra a Alemanha eu apostaria num falso duplo Pivot com Almeida mais fixo defensivamente a trinco com William a encher o meio campo e a dares mais bola ao Moutinho permitindo que este não tivesse que baixar no terreno), aqui tens a razão pela a qual Antunes não vai, é um jogador que apenas faz aquela posição e nem nessa se tem revelado propriamente um jogador seguro, quer em termos de seleção quer em termos de percurso profissional, onde nunca conseguiu agarrar o lugar em equipas que utilizam a segurança defensiva como chave mestra do seu estilo de jogo (em Itália em 4 épocas Antunes fez pouco mais de 50 jogos, inclusivé em equipas recem promovidas)

Falas ainda em trocar o esquema de jogo, meu caro isso é fácil quando consegues ter uma base de trabalho que a isso te ajude (Scolari teve a equipa do Porto como rampa da seleção) neste momento não tens nenhuma equipa que te permita fazer ligação com a seleção, e não a equipa do Sporting não te pode servir de exemplo porque é neste momento ainda algo muito novo, não está amadurecida nem sequer foi posta a prova na Europa, a equipa do Porto no ano do Scolari era uma equipa já bastante amadurecida e trabalhada, como tal o que Bento pode fazer é o chamado "mexer sem mexer" e o que é isto, é manteres a tática mas mexeres sim na estratégia de jogo, aqui sim está a chave, se o Bento meter o William a titular deixa de precisar de Meireles ou de Veloso e pode fazer evoluir no 11 uma hipotese mais virada para o ataque que é o Moutinho com mais bola a meio campo e Rafa como nº10, assim deixavas Ronaldo sempre com Bola e espaço porque tinhas um homem a meio campo que sabe e gosta de fugir para a Ala.
Caso não haja Ronaldo a Nani cabe a função de fazer de "Ronaldo" sendo se calhar menos efectivo na altura de rematar, mas talvez mais capaz a assitir e a fazer jogar, como vês são 2 faces da mesma moeda, onde claramente assumes a tua identidade de equipa, mantens a tática mas transformas a estratégia.

Varela é importantissimo nesta seleção pela mesma razão que o Almeida é importante na defesa, se o Almeida é o jogador mais polivalente efectivo em termos defensivos, já o Varela é igualmente em termos de ataque, tal como tens o Amorim que o é em termos de médio campo, ou seja só por aqui tens a convocatória do Bento dismistificada, ele levou uma equipa titular e uma equipa de suplentes que lhe dão garantia de banco para qualquer posição, ou seja, seja quais for os jogadores que ele irá convocar para o Banco ele terá todas as posições de campo prenchidas.

Nelson Oliveira enquanto não perceber que ele é apenas e só mais um, não será jogador de seleção nem jogador do Benfica, o Nelson é explosivo mas não tem velocidade, tem pujança fisica mas não é muito alto, tem bom remate mas tem de compreender os timings, tem uma excelente capacidade de passe mas precisa de aprender a ler o jogo, ele nesta seleção poderia muito bem fazer o que faz por exemplo o Eder de avançado pivot, mas precisa de ser consistente, precisa de guerrear pela bola, algo que ele não mostrou este ano num futebol menos exigente para os avançados como é o Francês e já não o tinha mostrado no futebol espanhol, por isso ou Nelson resolve começar a trbalhar como um jogador normal, ou irá ter um percurso e carreira semelhante semelhante a muitas pseudo estrelas que por aqui passaram.....

Tudo o que dizes tem muita razão de ser se falasse num clube e numa equipa de futebol que tenha tempo e espaço para evoluir, numa seleção não....é apenas juntares os jogadores e mecanizares um e só um sistema, e apoiares te na qualidade dos jogadores para criares um 2º sistema baseado naquilo que são os jogadores que levas ...... eu a esta convocatória apenas acho que ali falta o Adrien pelo Veloso, mas como o Veloso tb pode jogar a lateral esquerdo.....tb compreendo o porquê da escolha....tivesse o Adrien jogado a nº10 tinha sido convocadissimo

ohhohoh

este parece o albuquerque do relvado com uma azia monumental

cedric muito ofensivo? lol nelson olibeira? lo llol lol lol ohohoh

manca-te ò largarto percebes de caraglio desta cena !