Equipa B do Sporting tem melhores centrais do que a principal | Relvado

Equipa B do Sporting tem melhores centrais do que a principal

Pedro Mendes, Nuno Reis, Tiago Ilori e possivelmente Eric Dier, todos internacionais nas camadas jov
 
Onyewu sai do autocarro do Sporting
sporting.pt

E se num ápice os centrais da equipa B do Sporting CP fossem melhores que os da equipa principal? Pois bem, é isso que se prepara para acontecer.

É de prever a chegada de um central de qualidade inquestionável para completar a retaguarda leonina, que é de longe o sector mais fraco da equipa. Mas será isso suficiente?

Onyewu é um central lento, sem classe de top, tem um jogo aéreo de qualidade, mas erra muito com os pés, além de não saber sair a jogar.

Xandão teve, inegavelmente, bons momentos na época passada, mas também peca por ser lento e por alguma falta de agressividade (que se notou, por exemplo, com o Bilbao), além de ser pouco seguro a sair a jogar.

Carriço era um central que prometia muito na era Paulo Bento, mas tem vindo a fazer épocas miseráveis. Na época passada adaptou-se bem a trinco, o que o tornou num jogador mais seguro, mas aquele jogo de cabeça não transmite confiança.

Visto isto, a equipa B apresenta 3/4 solução de fazer inveja a muitas equipas da primeira liga: Pedro Mendes, Nuno Reis, Tiago Ilori e possivelmente Eric Dier, todos internacionais nas camadas jovens (Eric nos sub-19 ingleses).

Apesar da juventude, julgo que os centrais da equipa B têm muita qualidade e poderão, num curto espaço de tempo (se é que não são já), ser muito superiores aos atuais centrais da equipa principal.

Cá estaremos para analisar o que só o tempo poderá demonstrar.

Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

é um assunto

é um assunto pertinente

Onyewu comanda muito bem a defesa, nesse aspecto ate o ponho ao nivel do Luisao. Mas é muito lento, muito duro de rins (muito mesmo), não sai a jogar e tem dois barcos nos pés. O seu jogo de cabeça é inegavelmente bom, e é um autentico bicho sem duvida (o q nao deixa de ser uma mais valia apesar de lhe dar falta de agilidade, velocidade etc)

O Xandao é muito parecido com o Onyewu, muita força muito alto, mas ainda está pouco ocidentalizado (dai a questao da falta de agressividade evidente em varios lances da epoca passada). Tambem nao sai a jogar e é lento. Acho no entatno q tem grandes niveis de concentracao.

O Carriço dos 3 é o meu favorito. É um central diferente de todos os outros, tem mais nivel, sai a jogar, e rapido (para central) e apesar de ter um mau jogo de cabeça (tb é mais baixo) tem muito melhores pés. Tambem nao é mentira q nas ultimas 2/3 epocas o nivel foi muito abaixo daquele q apresentou com paulo bento.

Verdade seja dita que nenhum é um Otamendi ou Rolando ou Luisao ou Garay. Nenhum é central de topo mas nenhum e propriamente mau jogador (verdade seja dita). Conclusão é preciso um central para o sporting 2012/2013

Concordo mas diria mais...

Precisamos de um grande central, doutra forma não podemos competir com os outros rivais. Mesmo o Braga tem apresentado uma defesa bem mais seguro que a nossa nos últimos anos.

apesar de terem

metade da defesa que era segura em Braga.... ;)
(rodriguez+jp)

É o sector mais fraco a defesa?

Então mas tivemos a 2ª melhor defesa...como é que é isso?

Como é possível?

Não compreendo com alguém pode achar a defesa do Sporting forte, baseado neste simples facto. Por mais subjectiva que seja a leitura de um jogo de futebol, afirmar que a defesa do Sporting não é fraca é um acto de excentricidade. Claro que quando uma equipa defende mal a culpa não é apenas dos defesas, mas os centrais do Sporting metiam água quase em todos os jogos (quando não metiam autogolos como aquele lance do Polga contra a académica para a Liga, que se repetiu muitas vezes ao longo dos últimos anos). O Polga era daqueles que oferecia uns dois golos ao adversário por jogo, mesmo jogando bem muitas vezes. Mas esse já foi, felizmente!
Só deixo uma reflexão sobre estes 4 jogos:
-O duplo confronto na Madeira, com o Nacional e com o Marítimo (ainda na era Domingos) - A defesa meteu tanta água que o Domingos foi à vida.
- Vitória de Setúbal (fora): empate-se por se joga mal, perde-se porque não se sabe defender. O lance do primeiro golo do Setúbal começou a ser um clássico da defesa do Sporting.
- Bilbau (fora): tirando a táctica mal escolhida pelo Sá, o Xandão meteu água até mais não, principalmente no 1º e no 3º golo.

Como uma defesa assim não se ganham competições, muito menos campeonatos.

não estou de aordo consigo

não era uma grande defesa certo , mas teve níveis de concentração elevados estava vários jogos sem sofrer golos , não é pela má prestação em Bilbau , que se tira o mérito a quem se bateu galhardamente contra os ataques do Benfica porto e até Braga e a restante prova da uefa, srº leão sabemos que no jogo vivemos o mesmo na duvida , mas não é tão má como quer transmitir

...

É verdade que o Sporting não sofreu golos durante alguns jogos, mas isso deveu-se às alterações tácticas operadas pelo Sá. O Sporting desceu muito o bloco, e defendia duma forma compacta, cortando o jogo entre linhas do adversário (excepcional com o City), o que foi uma alteração muito inteligente. Mas a questão é que o Sporting não pode jogar assim sempre, tem que ser uma equipa de ataque contínuo, com um meio-campo seguro e uma defesa que ganhe maioritariamente as suas costas, se não sofremos golos atrás de golos em contra-ataque. Daí a questão de um central mais rápido, no fundo, mais completo...

bem isso já é outro assunto

o futebol não segredos nem pode ser para inventores, se os centrais são lentos como é o caso o sá não inventou nada , tinha qur jogar com os elementos que tinha e jogar dessa forma , isso do ataque continuado , só para duas equipas no mundo bayern e barcelona ,, nem o real se pode dar a esse luxo, porque para isso ,, tinha de ter médios e alas de grande recorte técnico e grande capacidade fisica, o sporting com matias skars martins , e os alas que mais parecem galgos numa pista de corrida , não pode pedir esse tipo de futebol

...

Na questão do ataque continuado, queria dizer que o Sporting precisa de jogar, impreterivelmente, com as linhas mais subidas, pressionar mais à frente, o que equivale a deixar as costas da defesa mais susceptível a ataques rápidos. É nesse sentido que falo de um defesa mais rápido.
Outra questão fundamental é o central saber sair a jogar. Como as equipas pequenas se fecham muito a atrás, muitas vezes são os centrais que iniciam as jogada. Ora, com os actuais centrais estamos tramados , porque tirando o Carriço os outros não são muito seguros no passe. Acho que o facto de o Domingos ter exigido defesas altos, resolveu um problema (o joga aéreo), mas criou outro.

Espero que chegue um grande central, dentro das limitações.

olha

central rápido ou não isso acaba por secundário , se a equipa subir mais as linhas , não pode é jogar com estes centrais em linha , um tera de jogar solto e muito , tem é de ser muito inteligente pensar mais rápido que os avançados terá de jogar com dois trincos para um compensar o centro da defesa ,como em portugal os laterais fecham mal no meio nã se tem essa cultura tatica, teria de ser assim, os alas é como disse o peruano pega na bola nunca mais para ,o capel é igual de vez em quando sai um centro futebol não é isto

...

Concordo com essa questão de em Portugal não haver essa cultura dos laterais fecharem no meio. Lembro-me, por exemplo, que uma parte da organização defensiva da Itália provém desse facto. Eu próprio fui defesa esquerdo, e tinha essa tendência de fechar ao meio e dobrar os centrais. Mas era algo instintivo, nenhum dos treinadores que tive me pedia essa tarefa.

Esperemos que venha um bom central para o Sporting com características diferentes dos actuais, e é efectivamente mais rápido. Defesa em linha, só com jogadores para isso, não só a nível de velocidade, mas também a nível táctico. O Domingos dizia-se tão bom, e não era capaz de perceber esse problema.

o sporntig foi a segunda

o sporntig foi a segunda melhor defesa, é um facto. Mas pergunto, o sporting tem uma boa defesa?

não diga isso

podem vir a ser , mas não são ,