E se num ápice os centrais da equipa B do Sporting CP fossem melhores que os da equipa principal? Pois bem, é isso que se prepara para acontecer.
É de prever a chegada de um central de qualidade inquestionável para completar a retaguarda leonina, que é de longe o sector mais fraco da equipa. Mas será isso suficiente?
Onyewu é um central lento, sem classe de top, tem um jogo aéreo de qualidade, mas erra muito com os pés, além de não saber sair a jogar.
Xandão teve, inegavelmente, bons momentos na época passada, mas também peca por ser lento e por alguma falta de agressividade (que se notou, por exemplo, com o Bilbao), além de ser pouco seguro a sair a jogar.
Carriço era um central que prometia muito na era Paulo Bento, mas tem vindo a fazer épocas miseráveis. Na época passada adaptou-se bem a trinco, o que o tornou num jogador mais seguro, mas aquele jogo de cabeça não transmite confiança.
Visto isto, a equipa B apresenta 3/4 solução de fazer inveja a muitas equipas da primeira liga: Pedro Mendes, Nuno Reis, Tiago Ilori e possivelmente Eric Dier, todos internacionais nas camadas jovens (Eric nos sub-19 ingleses).
Apesar da juventude, julgo que os centrais da equipa B têm muita qualidade e poderão, num curto espaço de tempo (se é que não são já), ser muito superiores aos atuais centrais da equipa principal.
Cá estaremos para analisar o que só o tempo poderá demonstrar.
é um assunto
Enviado por David Vaz Duarte (não verificado) a 11 de Julho de 2012, às 03:47.é um assunto pertinente
Onyewu comanda muito bem a defesa, nesse aspecto ate o ponho ao nivel do Luisao. Mas é muito lento, muito duro de rins (muito mesmo), não sai a jogar e tem dois barcos nos pés. O seu jogo de cabeça é inegavelmente bom, e é um autentico bicho sem duvida (o q nao deixa de ser uma mais valia apesar de lhe dar falta de agilidade, velocidade etc)
O Xandao é muito parecido com o Onyewu, muita força muito alto, mas ainda está pouco ocidentalizado (dai a questao da falta de agressividade evidente em varios lances da epoca passada). Tambem nao sai a jogar e é lento. Acho no entatno q tem grandes niveis de concentracao.
O Carriço dos 3 é o meu favorito. É um central diferente de todos os outros, tem mais nivel, sai a jogar, e rapido (para central) e apesar de ter um mau jogo de cabeça (tb é mais baixo) tem muito melhores pés. Tambem nao é mentira q nas ultimas 2/3 epocas o nivel foi muito abaixo daquele q apresentou com paulo bento.
Verdade seja dita que nenhum é um Otamendi ou Rolando ou Luisao ou Garay. Nenhum é central de topo mas nenhum e propriamente mau jogador (verdade seja dita). Conclusão é preciso um central para o sporting 2012/2013
Concordo mas diria mais...
Enviado por David Leão a 11 de Julho de 2012, às 13:15.Precisamos de um grande central, doutra forma não podemos competir com os outros rivais. Mesmo o Braga tem apresentado uma defesa bem mais seguro que a nossa nos últimos anos.
apesar de terem
Enviado por kiko5575 a 12 de Julho de 2012, às 16:21.metade da defesa que era segura em Braga.... ;)
(rodriguez+jp)
É o sector mais fraco a defesa?
Enviado por _UrbanZ_ a 10 de Julho de 2012, às 20:55.Então mas tivemos a 2ª melhor defesa...como é que é isso?
Como é possível?
Enviado por David Leão a 11 de Julho de 2012, às 13:31.Não compreendo com alguém pode achar a defesa do Sporting forte, baseado neste simples facto. Por mais subjectiva que seja a leitura de um jogo de futebol, afirmar que a defesa do Sporting não é fraca é um acto de excentricidade. Claro que quando uma equipa defende mal a culpa não é apenas dos defesas, mas os centrais do Sporting metiam água quase em todos os jogos (quando não metiam autogolos como aquele lance do Polga contra a académica para a Liga, que se repetiu muitas vezes ao longo dos últimos anos). O Polga era daqueles que oferecia uns dois golos ao adversário por jogo, mesmo jogando bem muitas vezes. Mas esse já foi, felizmente!
Só deixo uma reflexão sobre estes 4 jogos:
-O duplo confronto na Madeira, com o Nacional e com o Marítimo (ainda na era Domingos) - A defesa meteu tanta água que o Domingos foi à vida.
- Vitória de Setúbal (fora): empate-se por se joga mal, perde-se porque não se sabe defender. O lance do primeiro golo do Setúbal começou a ser um clássico da defesa do Sporting.
- Bilbau (fora): tirando a táctica mal escolhida pelo Sá, o Xandão meteu água até mais não, principalmente no 1º e no 3º golo.
Como uma defesa assim não se ganham competições, muito menos campeonatos.
não estou de aordo consigo
Enviado por parasitaverme lhão a 11 de Julho de 2012, às 13:43.não era uma grande defesa certo , mas teve níveis de concentração elevados estava vários jogos sem sofrer golos , não é pela má prestação em Bilbau , que se tira o mérito a quem se bateu galhardamente contra os ataques do Benfica porto e até Braga e a restante prova da uefa, srº leão sabemos que no jogo vivemos o mesmo na duvida , mas não é tão má como quer transmitir
...
Enviado por David Leão a 11 de Julho de 2012, às 14:56.É verdade que o Sporting não sofreu golos durante alguns jogos, mas isso deveu-se às alterações tácticas operadas pelo Sá. O Sporting desceu muito o bloco, e defendia duma forma compacta, cortando o jogo entre linhas do adversário (excepcional com o City), o que foi uma alteração muito inteligente. Mas a questão é que o Sporting não pode jogar assim sempre, tem que ser uma equipa de ataque contínuo, com um meio-campo seguro e uma defesa que ganhe maioritariamente as suas costas, se não sofremos golos atrás de golos em contra-ataque. Daí a questão de um central mais rápido, no fundo, mais completo...
bem isso já é outro assunto
Enviado por parasitaverme lhão a 11 de Julho de 2012, às 18:00.o futebol não segredos nem pode ser para inventores, se os centrais são lentos como é o caso o sá não inventou nada , tinha qur jogar com os elementos que tinha e jogar dessa forma , isso do ataque continuado , só para duas equipas no mundo bayern e barcelona ,, nem o real se pode dar a esse luxo, porque para isso ,, tinha de ter médios e alas de grande recorte técnico e grande capacidade fisica, o sporting com matias skars martins , e os alas que mais parecem galgos numa pista de corrida , não pode pedir esse tipo de futebol
...
Enviado por David Leão a 11 de Julho de 2012, às 18:28.Na questão do ataque continuado, queria dizer que o Sporting precisa de jogar, impreterivelmente, com as linhas mais subidas, pressionar mais à frente, o que equivale a deixar as costas da defesa mais susceptível a ataques rápidos. É nesse sentido que falo de um defesa mais rápido.
Outra questão fundamental é o central saber sair a jogar. Como as equipas pequenas se fecham muito a atrás, muitas vezes são os centrais que iniciam as jogada. Ora, com os actuais centrais estamos tramados , porque tirando o Carriço os outros não são muito seguros no passe. Acho que o facto de o Domingos ter exigido defesas altos, resolveu um problema (o joga aéreo), mas criou outro.
Espero que chegue um grande central, dentro das limitações.
olha
Enviado por parasitaverme lhão a 11 de Julho de 2012, às 18:42.central rápido ou não isso acaba por secundário , se a equipa subir mais as linhas , não pode é jogar com estes centrais em linha , um tera de jogar solto e muito , tem é de ser muito inteligente pensar mais rápido que os avançados terá de jogar com dois trincos para um compensar o centro da defesa ,como em portugal os laterais fecham mal no meio nã se tem essa cultura tatica, teria de ser assim, os alas é como disse o peruano pega na bola nunca mais para ,o capel é igual de vez em quando sai um centro futebol não é isto
...
Enviado por David Leão a 12 de Julho de 2012, às 11:22.Concordo com essa questão de em Portugal não haver essa cultura dos laterais fecharem no meio. Lembro-me, por exemplo, que uma parte da organização defensiva da Itália provém desse facto. Eu próprio fui defesa esquerdo, e tinha essa tendência de fechar ao meio e dobrar os centrais. Mas era algo instintivo, nenhum dos treinadores que tive me pedia essa tarefa.
Esperemos que venha um bom central para o Sporting com características diferentes dos actuais, e é efectivamente mais rápido. Defesa em linha, só com jogadores para isso, não só a nível de velocidade, mas também a nível táctico. O Domingos dizia-se tão bom, e não era capaz de perceber esse problema.
o sporntig foi a segunda
Enviado por David Vaz Duarte (não verificado) a 11 de Julho de 2012, às 03:38.o sporntig foi a segunda melhor defesa, é um facto. Mas pergunto, o sporting tem uma boa defesa?
não diga isso
Enviado por parasitaverme lhão a 10 de Julho de 2012, às 17:31.podem vir a ser , mas não são ,