O efeito Leverkusen | Relvado

O efeito Leverkusen

Em 2002, em poucos dias, o Leverkusen perdeu o campeonato, a Taça e a Champions.
 
Benfica-Bayer Leverkusen: Kießling e Garay
PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

Por certo muitos "relvas" viram nas últimas semanas vários comentários meus apenas com a palavra "Leverkusen" ou a citar Leverkusen... Pois bem, chegou a hora de explicar esse fenómeno.

Durante a época 2001/2002, a quatro jornadas do fim, o Bayer Leverkusen era líder da Bundesliga com 5 pontos de avanço, estava na final da Taça da Alemanha e na final da Champions. Uma época de sonho para uma equipa que nunca fora campeã alemã, ficando em 2.º lugar três vezes nas quatro épocas anteriores. Parecia que finalmente iriam cumprir um sonho e de que maneira...

No campeonato, a duas jornadas do fim e em 11 dias, perdem a liderança, e na última jornada confirma-se a perda do campeonato. Depois perdem a final da Taça e para fechar o ano em "glória" perdem a Champions para o Real Madrid...

E o que aconteceu ao Benfica? 11 dias, 3 títulos perdidos... mas ainda falta a última parte do efeito Leverkusen...

Benfica:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

este bimbo digitou

o efeito pigmaleão sem "saber ler nem escrever"...
eheheh

É uma boa comparação se

o autor se esquecer que o Leverkusen:
- nunca ganhou uma bundesliga nos seus 109 anos de história;
- foi á sua segunda final europeia nesse ano;
- depois desse ano perdeu as suas principais vedetas Ballack e Zé Roberto para o "rival" Bayern de Munique;

Escusado será dizer que no ano seguinte a equipa andou pelas ruas da amargura, mas basta olhar mais recentemente para o vizinho da Bavária e ver o caso de um clube que num ano perde tudo e no seguinte dá a volta por cima e ganha tudo...

Estará o copo meio cheio ou meio vazio, é uma questão de perspectiva não é?

Não é questão

de perspectiva, é uma realidade, adequada á realidade em termos de liga em que estão inseridos,etc...nesse ano perderam a liga p dortmund, a taça p/ schalke, e a champions p real, e o treinador era o maior do mundo...6 meses dps rua...e não me esqueci de referir o background completo do bayer leverkusen...mas para propósitos da história , interessavam eram os 11 dias em que perderam 3 competições, em que pelo menos 1 estava "no papo"(a liga) boas hipóteses na taça da alemanha, e esperança na champions contra o real galático...curiosamente a final da champions desse ano tb foi em solo britânico(hampden park escócia); o artigo é sobre esses 11 dias, snão falava que a ultima vez que o benfica foi a uma final da taça uefa/liga europa, perdeu-a em casa contra o anderlecht...agora a 4 e 5ª partes do efeito leverkusen estão a chegar...

O que eu quis dizer foi

que o Bayer não tinha arcaboiço para se manter no topo da bundesliga que é tradicionalmente competitiva. Em termos histõricos o benfica é mais parecido com o BM do que com o BL.
Por outro lado, dizer que o benfica perdeu a final da uefa em casa é apenas uma meia verdade dado que naquela altura a final da uefa era jogada em duas mãos.

Mantenho o que disse, se acha que no próximo ano o benfica vai andar a lutar para não descer de divisão e que vai despedir o treinador após seis meses é uma questão de perspectiva.

Sinceramente acho que o benfica teve durante o ultimo mês uma lição dura mas necessária de humildade, humildade essa que o treinador foi forçado a aceitar. Custa-me a achar que ao contrário do que ocorreu no passado esta direcção e equipa técnica não aprendam com os erros.

O autor podia ter mencionado ...

.. também o efeito Bayern, que o ano passado também perdeu tudo, inclusivamente a final da champions "EM CASA", mas este ano o efeito sofreu um efeito de 180º.

Classificação do artigo: Fraco!

O bayern

Já tinha perdido o campeonato em março/abril e tinha apostado as fichas todas na champions e taça da alemanha...perdeu em casa, dps de sofrer um golo aos 92 minutos e dps cair nos penálties...o leverkusen tinha td para ganhar pelo menos o campeonato e a taça...classificação do seu comentário: desatento e libio(caniggia)

Não vale a pena ficar nervoso ...

... em vez de ficar com o orgulho ferido, aproveite a dica para melhorar. A sua contrra-argumentação não tem pés nem cabeça!

Cumprimentos

Isso é que é confiança!Ainda

Isso é que é confiança!
Ainda por cima, a final é na Luz.
Vê lá se conseguem passar a fase de grupos.
Olha que estarão no pote principal!

Classificação do comentário: Crente!

a ultima parte ..

a ultima parte é para o ano o benfiquinha ficar em 3o lugar ser eliminado na fase de grupos da liga dos campeoes