A Verdade Desportiva | Relvado

A Verdade Desportiva

 

Existem duas posições que se contestam neste tema. Uma que é a favor da introdução da tecnologia para que predomine a verdade desportiva, à semelhança do que acontece no rugby, onde podem haver paragens a meio das partidas para recorrer aos ecrãs gigantes, avaliando-se melhor os lances. A outra face contesta a introdução desta tecnologia, pois acredita que o futebol perde a sua "piada", perde grande parte da emoção que se vive neste tipo de casos duvidosos. Também temem que o papel do árbitro no futebol venha a ser posto em causa.Qual a melhor medida a tomar? Tendo em conta a situação da arbitragem no futebol português e todo o caso do Apito Dourado e de outros tantos escândalos, esta situação afecta-o de maneira a considerar o papel da tecnologia? Ou não o afecta e até gosta do mediatismo de toda esta situação, dos casos polémicos durante os jogos e das conversas do dia seguinte sobre "a roubalheira do jogo de ontem"?DFC

diversos:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A verdade temmuito que se lhe diga !

O que a maior parte dos adeptos querem não é a verdade, é a "verdade" deles ! A tecnologia irá resolver alguns problemas mas o erro irá estar sempre presente. Qualquer introdução de tecnologia que quebre o ritmo de jogo, seria altamente prejudicial para o espectáculo de futebol, portanto, esse género de "ajuda" dispenso bem. Uma boa media seria a introdução de chips e sensores na baliza para ver se a bola entra ou não, seria uma grande ajuda. Quanto aos fora-de-jogo milimétricos.... não estou a ver como a tecnologia presentemente poderia resolver esse problema. Claro que há muitos outros aspectos que poderiam ser discutidos, mas se as tecnologias ajudassem a eliminar os erros grosseiros, e são esses que realmente interessam eliminar, acho muito bem que se use. O problema actualmente em Portugal é outro. Devido ao mediatismo exagerado dos dirigentes e treinadores, os adeptos esquecem-se que o mais importante não é discutido. O "bode expiatório" é ferramenta de arremesso preferencial para desviar a atenção de crises internas, isso é o que muitos não conseguem ver.

Re: A Verdade Desportiva

"Será que a introdução da tecnologia para avaliação de lances duvidosos no momento irá conduzir à extinção do árbitro no futebol?" Ainda há arbitros no rugby. "Também temem que o papel do árbitro no futebol venha a ser posto em causa." Os proprios arbitros são os que defendem a introdução das novas tecnologias Eu concordo com a introdução das novas tecnologias, assim muitos lances já não tinham tanta polemica. Já vi dizerem que mesmo nas imagens televisivas não se sabe se a bola entra ou não, se a bola tiver chip já se sabe se entra ou não.

Concordo plenamente com as novas tecnologias

Não porque ache que as injustiças diminuam muito, mas sim porque acho que a choradeira vai diminuir muito. De qualquer das formas, acho que mais importante e fácil de implementar que as novas tecnologias era a noção de tempo parado no futebol. Mudavam-se os 45 minutos por parte para uns 30, mas o relógio do árbitro parava quando a bola não estava em jogo. É o que se faz em 99% dos outros desportos todos. E é uma medida super-simples que iria diminuir em mais de 50% nas palhaçadas que se vêm nos jogos de futebol hoje em dia, com equipas muitas das vezes a realizarem anti-jogos do primeiro ao último minuto. Acredito que com esta medida simples, em última instância o espetáculo no futebol iria aumentar sobremaneira, com um aumento dos espectadores e consequentemente das receitas de todos os clubes. Cumprimentos!

na realidade

O slbosta e quem mais protesta e no entanto e o clube que paga mais multas por violacoes CONFIRMADAS .Mais uma vez foram obrigados a pagar 1000 euros de multa por acesso the pessoas do clube a areas nao autorizadas.....o que e que queriam dizer ao arbitro no intervalo do jogo com o P.Ferreira? a hipocrisia nao tem limites.... Saudacoes desPortistas

Re: na realidade

Bem o SLB protesta quando a sua equipa é prejudicada, enquanto o FCP protesta quando o Benfica é beneficiado, como o caso do jogo Benfica-Braga, mas depois o FCP já não vem falar do Braga-Porto.

Re: na realidade

Qual foi a multa que o Porto teve por ter um arbito em casa um dia antes de apitar o seu jogo? Estas a quer dizer que eh no intervalo dos jogos que o benfica corrumpe? Fraca tatica. Razao tem o burro do LFV quando disse que nao he necessario ter uma equipa mas sim nomes na liga. Agora comprendo como o Benfica ganhou o campeonato em 04/05 com aquela amostra de equipa e como o Porto tem ganho campeonatos atras de campeonatos. O problema eh que hoje sabemos das tramoias, antigamente errar era humano.

É possivel no Paraíso

Que hajam jogos assim mas como o Paraíso é uma miragem do ponto de vista científico. As novas tecnologias a serem introduzidas no futebol podem ajudar em lances grosseiros da arbitragem mas não em tudo. Quantas vezes vemos imagens em que nos dividimos nas opiniões?! Com os 4 árbitros seria igual e seria ridículo assistir a um empate 2 a 2 e o árbitro principal a ter de desempatar. Alguma vez Proença assumiria que errou, se é que errou, no lance de Lisandro? Diria que as imagens que viu no momento com os seus olhos viram a mão de Yebda a empurrar Lisandro. E como estes muitos mais. Mesmo os casos de bola dentro da baliza ou não são muitas vezes difíceis de analisar mesmo com diversas imagens. Que há que fazer algo há mas com regras bem definidas.

Re: É possivel no Paraíso

Pena foi ele ter escrito no relatório de jogo,que Yebda derruba o Lisandro com a perna...Engraçado não é?

Re: A Verdade Desportiva

tudo seria mais facil se proprios adeptos de equipas batoteiras tomassem atitudes dignas perante os prevaricadores que fizeram batota... doutra forma sera dificil acreditar no futebol, quando vemos condenados a continuar a exercer cargos no futebol como se nada tivesse passado e sem um pinto de vergonha na cara. e tal e a força dos factos que nem ousaram defender-se, apenas tentaram destruir provas dos crimes que praticaram e que hoje é do conhecimento do povo portugues e alem fronteiras... enfim havera justica um dia estejam descansados, sempre acredito nisso. tudo tem o seu tempo, maior ou menor.

Re: A Verdade Desportiva

Bom conselho para os adeptos do slbostafica

Meios tecnológicos são uma falsa solução

Primeiro porque tantas paragens serviriam para matar o futebol. Além de que mesmo análises televisivas seriam sempre alvo de avaliações subjectivas por parte do árbitro, não resolvendo nada. Até pelo que se vê pelos sucessivos "casos" que não é por vermos as imagens milhentas vezes que existe uma única opinião na maioria dos casos. Em muitos, até acontece o contrário. Erros vão acontecer sempre que existir influência humana e a verdade é que se tem que aceitar isso. O que se pode fazer é começar a gastar parte dos muitos milhões que o Futebol gera, para criar uma estrutura profissional da arbitragem, que é o que nos falta. Porque muitos erros acontecem por falta da formação dos árbitros, pois estes quando começam não lhes são dadas condições para que possam apostar verdadeiramente na profissão e vão subindo na carreira sem que nenhum tenha propriamente as bases necessárias para a profissão. Conheço, por exemplo, o Cosme Machado por este ser da minha terra, e o homem pouco sabe das regras. Simplesmente meteu-se nisto por passatempo e para ir beber uns copos aos clubes das terrinhas, sem nunca perder grande tempo a estudar as regras porque quem lhe pagava era a Câmara Municipal. Depois lá foi subindo e temos o árbitro que temos.