O valor dos golos! | Relvado

O valor dos golos!

 

Em primeiro lugar, devo dizer que a solução que muita gente tem a tendência de adiantar (um ponto extra para vitórias acima de 3-0) não é a melhor. Porque, a bem da verdade desportiva, essa seria uma situação mais difícil de controlar. A equipa a perder por 2-0 a 5 minutos do final não se importará de "abrir as pernas" e deixar entrar mais um, não perde nada com isso e ainda pode ganhar "sabe-se lá o quê" vindo da equipa adversária, em troca de um ponto extra.Assim, e antes de mais, penso que todos os critérios de desempate entre equipas na classificação de qualquer competição deve começar pelo nº de golos marcados.E em segundo lugar, o goal average. Desempatar com base nos jogos entre si quanto a mim não faz sentido e até pode levar ao anti-jogo: o campeonato está no fim e X e Y estão muito próximas na classificação. Se X ganhou a Y na primeira volta, no 2º jogo X tenderá para a situação do "empate já não será mau", precisamente porque assim fica em vantagem. É como se tivesse um ponto extra. Para além da questão dos critérios de desempate e agora pensando apenas na Liga, acho que a melhor solução passava, por exemplo, por atribuir 2 pontos extra à equipa que, no final da classificação (ou no final da 1ª volta porque não?), tivesse o maior número de golos, bem como 1 ponto à equipa com melhor goal average.O conjunto destas medidas obrigaria as equipas a procurar mais o golo, a investir mais no ataque, para além de que como seriam contabilizadas a longo prazo, são a favor da verdade desportiva.Que acham relvas, concordam? Que medidas do género tomariam?flashboy

diversos:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: O valor dos golos!

Na minha opinião, considero ridícula aquela ideia dos pontos serem equivalentes aos golos marcados num jogo (i.e: 2 golos, 2 pontos). Isto só levaria a que a contestação no futebol aumentasse mais (por mais impossível que pareça), com os jornais/comentadores/adeptos a darem ainda mais ênfase a erros de arbitragem. Por isso, o que mudaria apenas era: empate a 0-0, não daria um ponto, mas sim metade. Ou seja, 0,5 pontos. Sei que poderia ser um bocado esquisito ver campeões com 78,5 pontos, ou coisa do género, mas... que é que isso interessa? Outros aspectos: - Premiar as melhores defesas/ataques com mais 2 pontos extra; - O factor de desempate deixaria de ser o confronto directo, mas sim a bola average/nº de golos marcados.

Tenho a minha ideia, mas...

E que tal esquecer por completo o modelo actual e passar para qualquer coisa do tipo: No final de cada jogo atribuia-se 1 ponto por cada golo marcado e mais 1 para a equipa vencedora no caso de haver uma claro!!! Alguns exemplos: 0-0 = 0 pontos para ambas as equipas. 1-1 = 1 ponto para cada uma das duas equipas. 3-3 = 3 pontos para cada uma das duas equipas. 1-3 = 4 pontos para a equipa vencedora e 1 para a derrotada. 6-3 = 7 pontos para a equipa vencedora e 3 para a derrotada. 7-1 = 8 pontos para a equipa vencedora e 1 para a derrotada. E por aí fora... Parece-me que por este método não só haveriam mais golos como haveria seguramente competição até à última jornada do campeonato tanto para definir o vencedor como os condenados à despromoção. Claro que haveria a necessidade de controlar melhor as possíveis jogadas de bastidores, sobretudo para o final do campeonato!!! JF

UPGRADE-1 à minha ideia...

A pontuação continuaria a ser em relação ao números de golos marcados por cada equipa durante o jogo, só que para a equipa vencedora não seria atribuído auntomáticamente mais 1 ponto mas sim tantos pontos quanto a diferença em golos entre esta e a equipa vencida!!! Com os mesmos exemplos anteriores daria: 0-0 = 0 pontos para ambas as equipas. 1-1 = 1 ponto para cada uma das duas equipas. 3-3 = 3 pontos para cada uma das duas equipas. 1-3 = 5 pontos para a equipa vencedora (3 dos golos marcados + 2 da diferença de golos) e 1 para a derrotada. 6-3 = 9 pontos para a equipa vencedora (6 dos golos marcados + 3 da diferença de golos) e 3 para a derrotada. 7-1 = 13 pontos para a equipa vencedora (7 dos golos marcados + 6 da diferença de golos) e 1 para a derrotada. E por aí fora... Meus amigos, se isto não seria um incentivo aos golos e à emoção permanente em cada jogo e isto até à última jornada, então não sei que mais que vos dizer... JF

Re: O valor dos golos!

oferecer frutinha por cada golo, e café ou leite conforme o gosto aos treinadores

Re: O valor dos golos!

Yeha, tens toda a razão!!! Ou então peças de cristal!!! JF

Se o empate a zero bolas...

não dava nenhum ponto, iriam ver como de repente estes treinadores mudavam as estratégias!

acho que bastava se

uma equipa marcando 3 ou mais golos receberia um ponto extra e caso o resultado de um jogo fosse 0-0 ai entao as equipas seriam penalizadas e não receberiam pontos. Penso que assim se conseguiria trazer de volta o espectaculo do futebol mas existe sempre aquele problema da corrupção outro exemplo seria: quando uma equipa atingisse 10 golos no campeonato receberia um ponto extra e assim sucessivamente, ou seja: 10 golos - 1 ponto 20 golos - 2 pontos 30 golos - 3 pontos Era bonito voltar-se a ver o espectaculo do futebol. ...

Empate

Sem golos dava zero pontos. ou seja ambas equipas sabiam que para pontuarem terias de marcar pelo menos 1 golo

Re: Empate

Sim, de certeza que os treinadores iriam mudar as suas estrategias e assim poderia-se acabar com os autocarros á frente da baliza.

Em certos jogos seria injusto

mas para mim um 0-0 deveria valer 0 pontos para as 2 equipas. Isto obrigaria todas as equipas a terem de marcar golos e talvez acabassem os autocarros À frente da baliza.

A mim parece-me bem...

E até tentava algo mais louco:
  • por cada 2 GOLOs num jogo, mais 1 ponto
  • por cada três jogos com 3 GOLOs, mais 1 ponto juntando aos da alínea anterior
  • por cada 4 GOLOs num jogo, mais 2 pontos
  • por cada jogo com 5 GOLOs ou mais, mais 3 pontos E isto apenas referente à performance individual de cada equipa já que o habitual esquema de pontuações seria mantido:
  • vitória equivale a 3 pontos
  • empate equivale a 1 ponto
  • derrota equivale a 0 pontos Iam ver se assim os treinadores não faziam as equipas para ganhar jogos a marcar GOLOs, isto é, jogando para o espectáculo! Mas medidas destas é preciso cuidado porque se hoje em dia os penaltys já são caso para muita conversa, com um esquema de pontuações por GOLOs, estes tipos de lances seriam ainda mais importantes e dariam para vender muitos mais jornais. Assim, seria necessário mudar algumas normas na arbitragem profissional:
  • criar o árbitro de linha de fundo
  • criar 2 árbitros principais, 1 para cada metade do campo
  • aumentar os poderes do 4º árbitro, dando-lhe a oportunidade de visualizar imagens televisivas em casos de castigo máximo Possível? Claro que sim! Haja vontade de criar do futebol um desporto realmente espectacular porque sinceramente, hoje em dia, espectáculo é zero e a única coisa que o alimenta é o vicio dos homens. Digo isto porque ver à volta de 50 jogos por época quando só 4 ou 5 é que dão real prazer, não encontro outra explicação para que se continue a ver e ver e ver... E ver futebol.
  • Re: Comentário Patético

    Re: A mim parece-me bem...

    E depois jogavam sempre com o Boavista, goleando por 6-1...quer dizer por 6-o já que foram buscar o Jorge Ribeiro. Ainda eram campeões, jejejeje...

    Re: A mim parece-me bem...

    Bebes é muito. Terá algum sentido o que escreveste? Então era só marcar penalties para os jogos ficarem 4-0. Concordo, ai sim, com factor desempate, o goal-overage.

    off topic

    alguem viu o report-tv ontem???? aquele cromo do paços é demais ainda vai dar muito que falar... mas uma coisa é certa ele dá muito incentivo e alegria ao balneario do paços de ferreira que neste momento nao se encontra muito bem mas com aquele espirito de equipa e com aquela alegria ainda vao ser muito felizes porque merecem.... força MAX o mundo do futebol ésta contigo

    Re: off topic

    Porque não colocas a notícia no Correia de Manhã nos classificados? Aliás, entra para a casa-de-banho de uma estação televisiva (á Manel Subtil) e pede que passem essa informação de extrema importância em rodapé. Tantos off-topics para quê? Temos memória de peixe vermelho? Esquecemos tudo após 6 segundos?