Sucesso no Bessa depois do logro das Antas... | Relvado

Sucesso no Bessa depois do logro das Antas...

 

mingos diz: "o jogador do Boavist, Ricardo Sousa, tem rubricado uma época unanimemente positiva. Leva 7 golos no campeonato e tem-se revelado uma opção constante para o treinador boliviano Sanchez. Como explicar este desempenho do médio que teve em tempos uma passagem discreta pelas Antas? Terá sido um caso de mera inadaptação? Até que ponto será válido imputar ao Porto culpas por ter desperdiçado, ou se quiserem, ter deixado escapar este e outros jogadores? Ou será de Sanchez o mérito por este desempenho?"

diversos:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não tinha mentalidade para jogar no Porto

A última vez que vi o R. Sousa a jogar pelo Porto foi quando entrou a meio da primeira parte e jogou tão mal, mas tão mal, que foi substituído passados 10 minutos...

Se entretanto mudou alguma coisa, ainda bem para ele, mas se calhar já vai tarde demais...

Já li aqui que afinal o Porto também queima jogadores.

Não estou a ver em que é que o Porto queimou o Ricardo Sousa...

Sempre o colocou a jogar noutros clubes e quando se desinteressou por ele, rescindiu contrato...

Cumprimentos,
MrTaz

É obvio

Ora porque é que acham que foram reatadas as conversas entre os dois Presidentes?

E mais não digo.

Re:É obvio

Hummmmmmm cheira-me a uma transferancia feita numa noite mais ou menos a bosingwa ...

Sousa

Ricardo Sousa teve várias oportunidades no FC Porto e nunca conseguiu afirmar-se; o seu valor nunca esteve em causa, aliás acho que o seu valor foi a razão porque foi vendido. A partir de certa altura tornou-se óbvio que o empréstimo não podia ser uma solução constante e, se ele não rendia, estando tapado por Deco e Alenitchev, não poderia ficar. Para não impedir a progressão do jogador, foi vendido. Não me admiraria se regressasse às Antas depois da saída de Deco.

Aqui está um exemplo...

que não são só o Sporting ou o Benfica a "queimarem" jogadores.

O Ricardo Sousa é um excelente jogador e merece um grande...

E so para dizer...

Ele esta num grande... nos ultmos 5 anos... 2 segundos lugares 1 campeonato 2 presenças na liga dos campeos uma das quais chegou a segunda fase... e meis finais da taça UEFA...) este palmares é so superado pelo FCP que nao o quis...

Re:Aqui está um exemplo...

Para mim, este é um exemplo claro de "auto-imolação"...

Re:Aqui está um exemplo...

Tal como maniche no benfica...

Opiniões...

são opiniões...

Não serviu/serve para o FCP

A realidade é que, ao contrário do que dizem, o R.Sousa teve várias oportunidades no FCP, e nunca agarrou nenhuma. A verdade é que nunca nenhum treinador, e mesmo os adeptos, conseguiu ter confiança neste jogador. A verdade é que em jogos nunca rendeu absolutamente nada, e em treinos porventura não seria muito diferente, pois nunca motivou grande confiança por parte dos técnicos.

A verdade é que quando era emprestado acabava por fazer épocas boas (excepto quando esteve no Belenenses), para quando regressava cair no mesmo marasmo. Parece-me a mim que os anos de futebol juvenil vividos no FCP lhe fizeram mal, e o fizeram convencer-se que tinha direito ao seu lugar na equipa principal só pelo que havia feito anteriormente... pareceu-me sempre um jogador acomodado, quando no FCP, coisa que nos outros clubes não se via/vê.

O FCP pode ter perdido algo, mas parece-me que quem mais perdeu foi mesmo o R.Sousa, que podia ter sido uma das figuras do FCP, e nunca passou de figurante.

Que verdade... ó Nuno...

"A verdade é que quando era emprestado acabava por fazer épocas boas (excepto quando esteve no Belenenses), para quando regressava cair no mesmo marasmo."

Então o Ricardo que esteve época e meia na Antas teve oportunidades?

Esteve uma época parado, com "mister" Oliveira, rumando a Aveiro para conquista da Taça.
Esteve meia época com Fernando Santos, sendo emprestado ao Belenenses.
No regresso do Restelo seguiu com guia de marcha (leia-se rescisão) e 22 anos de idade para Aveiro.
De que épocas falas tu nas Antas e de que oportunidades?
Ricardo Sousa, no FC Porto? menos de meia dúzia (e estou a ser generoso).
Se o jogador tem culpas no cartório por não as ter aproveitado? Também.
Mas até aquí uns são filhos e os outros enteados, pois Ricardo não era o único para quem "o dia tinha 24 horas e ainda temos a noite..." e outros houve a quem a equipa de Pinto da Costa deitou a mão e corrigiu comportamentos.
Opções... caro Nuno, não as entendo, mas também não as questiono (se fosse no SC Espinho...).

E antes que perguntes: sim. tem valor para ser titular no FC Porto de Mourinho. É uma espécie de César Peixoto... para melhor.

Re:Que verdade... ó Nuno...

Que oportunidades?? Quem está num plantel como o do FCP tem desde logo aí a sua grande oportunidade... e sempre que alguém lhe tentou dar um "empurrão", este nunca "pegou". Por alguma razão a opção foi invariavelmente o empréstimo, quem não aproveita, vai ficando pelo caminho... já outros tiveram o mesmo destino por terem a mesma atitude, e certamente que ainda outros virão, outros que farão o mesmo.

Quem não demonstra vontade, não tem lugar no FCP... É que falar é fácil, e lá falar falava o Ricardo.

Estamos a progredir, Nuno...

Então já não são épocas...

Com Oliveira era a grande esperança, se te lembrares, mas estava tapado por outros valores do plantel.
De resto era compreensível. a equipa tinha vencido os últimos 4 Campeonatos e era natural que um jovem como Ricardo (e muitos outros) tivesse dificuldade em se tornar uma peça da bem oleada máquina da Antas.

Com Fernando Santos teve menos de meia dúzia de oportunidades, e estou a contar com os jogos em que entrou a meio.
A verdade é que com Ricardo Sousa no lugar de Clayton (e por exemplo Nélson no lugar de Secretário), provavelmente teriamos tido nessa época o FC Porto na Liga dos Campeões... e não na Taça UEFA.
O FC Porto tinha nessa altura valores no Plantel que não colocava em campo, não sei bem o porquê e a verdade é que após o Sporting ser Campeão, se seguiu

Isso foi o incompreensível no FC Porto.
Ricardo práticamente nunca foi utilizado, outros tiveram as oportunidades e o FC Porto esteve 3 anos a seco, e é essa a crua verdade.

Curiosamente foi necessário chegar um jovem e ambicioso treinador português para deitar os pés á parede e travar a estúpida hemorragia, donde Ricardo Sousa é apenas mais uma vítima (mas não a única).

Não foi um periodo brilhante do FC Porto: falhou o apuramento para a Liga dos Campeões basicamente porque não jogavam os melhores.
Nuno, felizmente os dirigentes do FC Porto não adoptaram a mesma "postura de avestruz" que demonstras agora enterrando a cabeça na areia e esquecendo que o FC Porto não estava a jogar o que poderia naquela fase, e isto porque, por muito que custe a muita gente ler isto (a mim não me aquece nem me arrefece, e é a verdade), o FC Porto é o melhor clube em Portugal no que diz respeito á forma como tem trabalhado bem os seus recursos humanos (neste caso os jogadores).
Esteve 4 anos em que os empresários foram mais importantes que os objectívos do clube... e os resultados estiveram á vista: esteve 3 anos sem vencer, e com muito demérito próprio, pois não foi o Sporting e o Boavista que estiveram ao nível do FC Porto de Robson e Oliveira (com Santos foi o verdadeiro descalabro...), mas sim o FC Porto que desceu de nível, nivelando por baíxo o Campeonato.

Nunca saberemos o que teria acontecido se a hemorragia tivesse sido estancada mais cedo e tivessem sido dadas as oportunidades (não é largar um jovem, como aconbteceu ao Ricardo Sousa, ás feras no meio de jogos que já estavam a correr mal) a jovens que reconhecidamente têm valor.

Re:Estamos a progredir, Nuno...

Foram épocas... começou pelo menos 3 com o plantel, não aproveitando nem 1!!

Tu próprio acabas por dar-me razão... o Mourinho quando chegou viu logo quem tinha "estofo" e quem não o tinha, afirmou logo que com ele só ficaria quem o tivesse, quem fosse jogador e tivesse "bagagem psicológica"... portanto, não surpreende que o Ricardo tenha sido considerado dispensável.

Aliás, não deixa de ser curioso que o próprio Octávio tenha afirmado que o R.Sousa iria ser a sua grande aposta, e que contava com ele... e depois de o ter "testado" em jogo, acabou por abdicar dele... porque será?? Será que trabalhava bem?? Será que rendia o que dele se esperava?? Óbvio que não.

Mais uma vez, foi um jogador que provou, no clube, que não tinha lugar... será que agora o tem? Será que a sua mentalidade mudou?

Re:Estamos a progredir, Nuno...

Só uma pequenina observação: a Mourinho nunca foi dada a possibilidade de trabalhar com Ricardo Sousa, donde não consigo chegar á mesma conclusão.
Mas no exencial é a tua opinião, Nuno, que está bem clara.
Como sempre, respeito-a.

Re:Não serviu/serve para o FCP

mas acho q era capaz de render mais q o ricardo fernandes, nao achas?

Re:Não serviu/serve para o FCP

Nao sendo eu um eximio seguidor do que se passa nas Antas, e nao contrariando a tua tese, tenho tambem a ideia que ao Ricardo Sousa destinaram sempre um papel no lado esquerdo do meio-campo, quando e no centro que ele rende mais.

Re:Não serviu/serve para o FCP

Não, sempre que foi utilizado, foi-o quase sempre no meio do terreno. Na ala esquerda era o Drulo, o Clayton ou mesmo o Capucho.

Re:Não serviu/serve para o FCP

Ok, tens razao mais uma vez.

So te faltou acrescentar, que nao tera sido somente a sua passagem pelo futebol juvenil do FCP, que lhe tera feito mal: se calhar, o facto de ser filho do Antonio Sousa tambem o ajudou a pensar que deveria ter um lugar reservado no plantel.

Re:Não serviu/serve para o FCP

Em relação a ser filho do António Sousa, não me parece que tenha razão de ser, até porque pelo que se viu, mesmo jogando na equipa do pai (onde seguindo essa logica teria semrpe lugar) dava mais do que se viu no FCP. E ainda por cima, tinha um bom exemplo de que não basta ser "filho", o filho do Inácio (defesa-central) não teve qualquer hipótese nos Seniores do FCP, tendo inclusivamente saído ainda Junior para o Leixões... por isso não me parece que essa seja uma razão objectiva.

Que...

outros jogadores? Não sou um acérrimo defensor das qualidades de Ricardo Sousa, nunca fui. Penso que é daquele tipo de jogadores que só joga bem nas equipas de menor dimensão (sem querer ofender o Boavista).
Sim, é um bom marcador de bolas paradas, segura bem a bola e o resto? E dar seguimento ao jogo? Nas Antas nunca vingou como organizador de jogo e no Beira-Mar tinha sempre Juninho Petrolina a seu lado a carregar com a equipa. Espero que futuramente, não surja aqui nenhum artigo a sugerir a ida deste jogador à selecção...

Re:Que...

Acho que esse artigo ja passou por aqui...

Re:Que...

Penso que está enganado, porque este artigo saiu directamente da minha cabeça à coisa de uma hora e tal...
Tantos artigos às vezes podem causar alguma confusão.
Cumps

Re:Que...

Afinal desta vez nao me enganei, foi a 15/10/2003.

http://relvado.com/sel/03/10/15/1025248.shtml

Re:Que...

Tem razão. Eu é que estava convencido que estava a falar especificamente do meu artigo e não ao que foi apresentado no cabeçalho.
Cumps