Schumacher melhor do que Senna? | Relvado

Schumacher melhor do que Senna?

 

Cosme_Damião diz: "durante décadas, o pentacampeonato de Fangio foi uma meta que parecia inatingível no domínio da Fomula 1, daquelas marcas alcançadas só uma vez na história. Até surgir Michael Schumacher. O alemão venceu, com alguma sorte, o GP França, conquistando o seu 5º campeonato; passando agora a ser, a par com Fangio, o melhor de todos os tempos. Mas em termos teóricos, muitos continuam a achar que Senna é o melhor de todos os tempos. Quem foi o melhor: Fangio, Shumacher, Prost ou Senna? "

diversos:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Só com todos juntos num campeonato

é que poderemos dizer quem é o melhor. Faltam sempre os dados para a comparação. Acho que Ayrton Senna foi o melhor piloto de F1 de sempre porque tinha a maior qualidade de todas: era louco! Além das qualidades como piloto, é necessária a loucura / coragem de dar o máximo, coisa que só vejo hoje em dia em Juan Pablo Montoya. Michael Schumacher é muito mais calculista, acaba quase todas as corridas, sabe ensinar e conviver com os mecânicos (Senna tambem o fazia), sabe impor as suas regras e as suas definições e modificações ao carro, que é indubitavelmente o melhor, mas duvido que algum piloto consiga fazer o que Shumacher faz com um carro igual. Teve a sorte de começar alto e estar ainda mais alto, mas o mérito tambem é seu. Aproveita uma década sem grandes nomes, mas com grandes marcas a dominar (Williams, McLaren e Ferrari) sucessivamente. Mas bateu os recordes... Senna perdeu muitas corridas a dar o máximo nas ultimas voltas, onde Schumacher reduzia a velocidade e aumentava a segurança. Uma coisa podemos afirmar de Senna: ganhou corridas com um Lotus, comparável a um Minardi ou algo assim hoje em dia... dificil de imaginar! Dava gosto ver as corridas com ele! Era emoção garantida, não é como agora, onde por exemplo, numa das ultimas corridas era ver Barrichello e Schumacher a rodar calmamente na frente com a unica emoção da corrida a ser a da duvida se Barrichello iria deixar Schumacher passar...
Fangio tem a vantagem de ter ganho contra carros muito iguais aos seus...
Alain Prost era um pocuo como Schumacher...
Mas um campeonato mono-marca com Prost, Schumacher, Senna, Fangio, Stewart, Mansell, Lauda, Piquet, entre outros, seria a unica maneira de tirar a duvida de quem era o melhor! E todos com mecanicos iguais, estratégias iguais...

Mas Senna... Senna dava espetáculo!

Re:Só com todos juntos num campeonato

Lotus, um Minardi?

Não sabe o que diz. A Lotus foi uma das melhores equipas da F1, que entrou em declínio, tal como LAmy a encontrou. Senna não, encontrou-a em forma.

Re:Só com todos juntos num campeonato

Mais uma coisa. O Lotus não era um Minardi, mas o Senna deu um banho de condução, no ano de estreia, a Prost, Lauda, Piquet, Mansel, por aí fora, com um Toleman Hart (esse sim, comparável a um Minardi, se atendermos ao tempo por volta que perdiam para os primeiros). Foi no Mónaco, em 84, numa pista que parecia um lago, a chover como se um camião estivesse a descarregar àgua para a pista. Senna já estava na frente quando se cortou a meta pela última vez, mas como a corrida foi interrompida nessa volta, a classificação que contou foi da volta anteroir, quando o Senna estava a quase cinco segundos do Prost. Sintomático...

Nesse mesmo ano, no final da temporada, a Toleman foi comprada pela Benneton, o Senna conseguiu um brilhante terceiro lugar no... Estoril, onde se estreou a ganhar no ano seguinte.

Olha quem fala...

O outro amigo pode não ter dito coisas acertadas, umo Lotus da altura do Senna não pode ser comparado a um Minardi... mas o meu caro amigo também não sabe muito bem do que está a falar.
Quando o Senna entrou a Lotus já estava em declineo. A equipa viveu os seus tempos aureos anos antes do Senna entrar, mas começou a ter prblemas financeiros graves e sofreu muito com a morte do seu "comandante".
Se fores ver os anuários, o Senna conseguia ser muito rápido em qualificação e mesmo em corrida com o Lotus, mas teve muitos problemas mecânicos, principalmente com o turbo. Se fores ver, podes confirmar que os companheiros de equipa na Lotus nunca conseguiram fazer bons resultados. Podes confirmar ainda que, no último ano, o Senna fez um ultimato para continuar na equipa, para esta baixar os custos com o segundo piloto para poder ter um carro competitivo. Ganhou poucas corridas e mudou-se para a McLaren, onde foi campeão do mundo no primeiro ano. No segundo perdeu o titulo na última corrida para o Prost, depois de ter chocado com este numa tentativa de ultrapassagem em que ninguém cedeu (aí sim, a Fórmula 1 tinha interesse) mas foi penalizado porque cortou uma chicane. E por aí fora...

Para mim...

Schumacher é o melhor. Era um grande fã de Ayrton Senna, mas a verdade é que Schumacher tem neste momento uma superioridade absoluta sobre a concorrência, coisa que Senna nunca teve. Pode ser que os corredores de agora não sejam tão bons, mas nunca saberemos ao certo qual dos 2 é o melhor, pois nunca correram em igualdade de circunstancias.
Mas a minha opinião, é que, quer se goste dele ou não, o piloto alemão é o melhor.

Re:Para mim...

Se calhar se meteres o Schumacher a correr com um Sauber ele não consegue ganhar títulos...

Re:Para mim...

E se metesses o Senna num Sauber ele também não ganhava...

Claro que o carro ajuda muito o Schumacher, mas se ele foi escolhido para conduzir o melhor carro é porque é o melhor piloto, não?

Re:Para mim...

Meu caro amigo, não percebeste onde eu queria chegar.
Se o Senna tivesse tido um carro competitivo tinha ganho mais títulos. Quando o teve ganhou, mesmo contra um piloto muito mais experiente, frio e calculista com um carro igual, onde a única diferença eram as afinações e a bravura.

Não me digas que o Senna teve sempre um carro de primeira linha, porque o McLaren pós 91 não andava mais do que anda agora um Sauber. Era só aí que eu queria chegar.

Nelson Piquet...

que até era um playboy, do caneco!Hoje em dia(e longe de ser um apreciador das corridas destes atletas do volante )parafraseando alguns "fiéis",a F1, já não desperta a paixão doutros tempos...dizem que continua a ser importante para os italianos, quando ganha a Ferrari .E é a loucura total para os alemães porque ganha o Schumacher...

zzzzzzzzz....

Fórmula 1 : Duelos Senna/Prost.
O resto são carros a passar....

Será?

Será que se eu colocar um artigo sobre a Arte Marcial que pratico, é colocada?

    Já agora fica o link: http://taido.pt.vu

Senna?

Acho que a grande diferença de Senna e Shumacher foram os acidentes.
Senna era um piloto muito rápido, mas cometia mais erros do que Shumacher.
Shumacher que me lembre só sofreu um acidente, enquanto o Senna lembro alguns.
E se Senna era um piloto que corria riscos, Shumacher tem afinações próprias de um "louco". Jean "Mad Dog" Alessi disse uma vez que não conseguia conduzir o carro com as afinações do Shumacher.
Mas sem duvida que dou mais valor ao penta de Fangio. Não havia tecnologia, nem grandes equipas, o piloto fazia quase tudo, desde afinar ao papel de mecanico. Nestas condições, quem maior do que FANGIO?

Falta de memória, há comprimidos para isso

Desculpa. O Senna era um piloto que cometia muitos erros e Schumacher só te lembras de um??????!?

Era para rir certo????

Hehehehe! Teve piada, vá lá, escreve lá o teu artigo sério.

Então, era mesmo aquilo que querias dizer?

De qual é que te lembras? Daquele, no ano do primeiro título, em que foi em frente numa curva, perdeu o controlo do carro e depois ainda meteu o carro para o meio da pista, qual perseguição hollywoodesca, para pôr o Hill fora da corrida e ganhar o título de campeão do mundo? Ou lembras-te daquele em que mandou o carro para cima do Villeneuve para lhe fazer o mesmo que ao Hill, só que lixou-se e, para além do Jacques ter seguido ganho a corrida e o campeonato, o palhaço alemão ainda perdeu o vice-campeonato, porque duas vezes também já era demais?
Talvez te lembres daquele em que seguiu em frente em Silverstone, depois de fazer não se sabe bem o quê a ultrapassar o Barichelo (!!!) e partiu a perna em dois lados.
Estes são os mais relevantes, mas há mais, é só procurares.
Quanto ao que dizes do Senna, cometeu alguns erros, mas também era raro vê-lo fora da pistas por erros de condução, é só procurar, encontra-se tudo. O que o Senna teve muito mais que o Schumacher foram problemas mecânicos, às vezes devido a excessos, é certo, mas, se fores ver o percurso do Senna, cometeu-os quando era tenrinho de idade. Se o Senna tivesse podido competir de igual para igual com o Schumacher, coitadinho do sapateiro.

Re:Senna?

Aliás, o próprio Shumacher disse isso mesmo sobre o Fangio...

Já agora: nunca simpatizei especialmente com o Senna, apesar de ser muito bom...
O meu corredor brasileiro preferido era o Nelson Piquet...:)
E, antes dele, o Emerson Fitipaldi (o carro preto dele está dentro do meu imaginário de criança... e eu só vi TV a partir dos 9 anos...)

Ninguém...

...melhor que Fangio, mas mesmo assim falta muita coisa para o Schummi se poder comparar com o Senna, por exemplo: concorrencia. Ele nunca teve de correr contra alguém da estirpe de Prost, Piquet, Mansell e outros, sem falar que se Senna não morria se calhar o alemão ainda só tinha 1 ou 2 campeonatos do mundo...

ps: uma prova da fraqueza dos concorrentes do Michael é o facto de pilotos tão fraquinhos como Dammon Hill e J.Villeneuve terem sido os seus maiores rivais... O que é que eles fizeram mal deixaram de ter carro?.

Abraço.

Re:Ninguém...

Acho que o grande rival foi Mika Hakinen.
O alemão perdeu 2 campeonatos para o finlandes.
O Hill era um pessimo piloto mas um excelente afinador.
O Villeneuve apenas tinha o melhor carro, nessa epoca os Ferraris não tiveram qq hipotese.
O Hakinen era um bom piloto e um bom afinador. Os carros eram equivalentes. Logo (apesar de ter tido muito merito, Shumy sofreu um acidente com o campeonato a ser muito disputado) foram dos campeonatos mais equilibrados.

Novos temas

Este tema já deve ser a preparar terreno para quando o Benfica tiver o seu carro de Fórmula 1 (não era para ser este ano???)...

Depois do nosso relvado.com...teremos um site em anexo, o www.pistas.com...

Um abraço

Novos temas

Até parecias o Leão Eterno Eh Eh Eh
Mas não é só o Benfica que vai participar na nova formula1. O Porto tambem lá vai ter o seu carro.
Espero que a piada não seja uma critica ao teu SCP, que pelos vistos não soube negociar a sua entrada nesta nova competição.
Já agora, a competição foi adiada, devido a não haver condições para uma organização exemplar. Vai ser o juntar os dois maiores publicos do mundo. Sabias que a transmição de um GP tem tantos espectadores como o campeonato do mundo de futebol? Agora multiplica por 18, e depois por quatro(é que F1 há todos os anos).
Abraço

Re:Novos temas

Esperemos então por essa organização exemplar...que chegue rápido...

Re:Novos temas

Graças a deus, nõe é organizada nem pela FPF nem pela liga de clubes Eh Eh Eh
Abraço

Ó Cosme...

Vais-me explicar como conseguiste passar esta artigo...
Então a F1 agora é corrida no Relvado? vou começar a sugerir artigos de patinagem artistica...hehehe
Abraços

Escondem-se...

Despropositados sem propósito...

Re:Ó Cosme...

Olha que só consegui á terceira vez.
Escrevi sobre o assunto 3 vezes mas foram sempre recusados.
Mas com uma marca histórica destas era impossivel recusarem.
Já vi aqui tambem artigos sobre Hoquei em patins.
Já agora acho que devia se alargar os desportos debatitos, principalmente quando existem factos relevantes, ou então no defeso do campeonato, que á falta de melhor comentarios aparece o divorcio do Jardel...
Abraço

Re:pois,caro Cosme...

o rendimento físico e psicológico do Jardel deve preocupar a todos... os sportinguistas!Dado que,ao contrário do que ambas as partes pensaram lucrar aquando da assinatura do contrato (não tendo aparecido um outro clube interessado nos seus serviços)e os de todo inesperados problemas conjungais surgidos no defeso...que Jardel irão ter os sócios e a equipa do Sporting em 2002/2003? Vi-o, há dias, na TV com o seu advogado...visivelmente inchado, nem falou da preocupação por ter a sua condição física atrasada na pré-temporada.Só falava dos adeptos que tinham de compreender e blá,blá,blá...pois,tudo isto é muito bonito,lá isso é...Mas como é que vai ser ?Vamos assistir a um Jardel a arrastar-se pelos campos, a falhar golos dantes fácilmente convertidos,a desculpar-se que não compreende o que se passa porque até vive sózinho ,se deita às 10 da noite ,largou as noitadas...Não quero fazer futurologia. mas, plo andar da carruagem...Trata-se de um atleta do meu clube que soube estender-lhe a mão quando outros a retiraram.Como ele retribuiu...e de que maneira!por tudo isto estou preocupado com o Jardel homem e futebolista...mas,é um problema meu...plos vistos!

Re:pois,caro Cosme...

Como?
Não percebi. Não estava a discutir o divorcio do Jardel. Apenas dei um exemplo que acho mais importante discutir se o Tiago Pires (Sacas) tem alguma hipotese de ser campeão do mundo do que quando se divorcia o Jardel.
E digo mais, niguem tem nada a ver com isso. Só interessa ao Jardel e a Karen.
Cumps

Deus

Deus chama cedo aqueles que ama: Dean, Senna, Kennedy...

Re:Deus

Muito bem dito.. 5 estrelas... pena que já não te posso moderar, porque já escrevi artigos neste tema, senão dava um Bem Escrito!

Re:Deus

a frase não é minha; salvo erro, é de Rilke... mas, não tenho a certeza...

O melhor...

Prost e Lauda.

Schumacher teve a sorte de estar sempre nas melhores equipas, ter o apoio da FIA (quem não se lembra da forma como venceu o seu primeiro Mundial..) e poder para eliminar o segundo piloto da sua equipa.

Re:O melhor...

Aqui já falas um bocadinho melhor, no que dizes ácerca do Schumacher não posso estar mais de acordo.

De qualquer maneira, não o que vês no Lauda que não vejas melhor no Senna. O Prost também era magnífico, era exactamente o oposto do Senna em termos de condução. Basta dizer que chegou a pôr em causa a sua participação em corridas por coisinhas de nada. O Senna correu mesmo quando sentiu a vida em risco.