O Rugby como exemplo para o futebol | Relvado

O Rugby como exemplo para o futebol

 

Mas o que mais me surpreendeu, foi a forma como a transmissão televisiva emitia os diálogos entre o árbitro e os jogadores. Uma vez que no futebol, os árbitros também já usam microfones, não seria boa ideia que ouvíssemos o que ele diz aos jogadores? Não seria isso uma forma de tornar o futebol mais transparente?De certa forma julgo até, que essa medida poderia proporcionar mais autonomia aos árbitros, que hoje em dia são enxovalhados por qualquer jogador de futebol, que se necessário até insulta a mãe dele, passando impune.Se tal fosse audível para o público, o árbitro poderia facilmente expulsar um jogador por palavras, que o sistema não teria argumentos para o punir, seria fácil de justificar a expulsão. É que chega a ser ridículo assistir hoje em dia, aos árbitros a pedirem calma, quando um jogador lhe vai chamando todos os nomes...Andebol é que é!

diversos:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Muitos parabéns a Portugal!

A forma como encararam este jogo só é batida pela forma como cantaram o nosso hino...sem dúvida inesquecível para quem assistiu! Tanta honra e orgulho que esta selecção tem, podem até não ser profissionais, mas ontem portaram-se como tal. Se já os respeitava por o feito magnifico, a partir de ontem passei a respeitâ-los e a admirar ainda mais a garra e horna empregue por representarem o seu país! Muito bem! FORÇA LOBOS! Os neo-zelandezes também se irão arrepiar quando ouvirem o nosso hino ser cantado daquela forma...haka? phwww! O resultado é o menos importante, estamos lá para aprender, e para mostrar que este país tem mais para oferecer do que apenas futebol! Quanto ao artigo do Andebol... Seria interessante de facto ter no futebol alguns dos aspectos presentes no rugby, o fair-play para com adversários e árbitros não tem comparação, os árbitros são do mais alto profissionalismo, têm um diálogo constante com os jogadores, explicando-lhes exactamente as infracções que cometem e isso ajuda muito a conquistar aquele respeito que está presente no jogo, apesar de se tratar de um jogo muito mais fisico que o futebol! E essas mentalidades é algo que deveria existir no futebol, mas que infelizmente teriam de ser criadas logo a partir do seu principio, o que será difícil agora acontecer. Duvido muito que mesmo que o árbitro tivesse essa autonomia e explicasse a todos o porquê de ter assinalado aquela falta ou fora-de-jogo...que não recebesse o mesmo tipo de reacção que existe agora. São mentalidades que se criam e que vêm da forma como se encara o jogo, no futebol, em especial em Portugal será difícil termos algo do género.

Hino cantado, alguem tem link youtube ?

gostava de ver esse hino cantado que toda a gente enaltece... alguem tem link para uma gravação disso ? Obg.

Re: Hino cantado, alguem tem link youtube ?

Assim se sente "A Portuguesa" Créditos para o "OGrandeArtista", foi ele que colocou o link e desde já lhe agradeço porque andei à procura e não tinha encontrado!

Re: Re: Hino cantado, alguem tem link youtube ?

is-pétacular !!

Re: Re: Hino cantado, alguem tem link youtube ?

Já tinha visto no telejornal (penso eu..), mas mesmo assim, continuo a arrepiar-me sempre que vejo. Fico com prazer de ser PORTUGUÊS.

Aquele hino...

Nunca vi ninguém cantar o nosso hino daquela forma. Foi maravilhoso...

Que grande selecção portuguesa!

Confesso que, amante do rugby bem jogado, estava com algum receio do que iriam os nossos "Lobos" fazer frente aos temíveis escoceses! Antes do início da partida senti qualquer coisa de especial: foi impressionante a forma como aqueles jogadores cantaram, a plenos pulmões o Hino Nacional! E souberam arrastar com eles uma numerosa, ruidosa e alegre falange de apoio que se fez sentir nas bancadas! Um momento fabuloso! Mas, depois, durante o jogo, vi uma equipa que mostrou que não está ali por favor! Uma equipa, porque foi sempre uma equipa, solidária e a jogar bom rugby! Uma formação, com alguns erros até pelo nervosismo, mas que obrigou os escoceses a empregarem-se a fundo para construir o resultado. Em anteriores encontros com turmas do nível da Escócia eu tinha visto jogarem com displicência depois de construirem uma vantagem grande, mas desta vez não! Tiveram até de fazer batota como no último ensaio, precedido de falta clara sobre um jogador português! Contra a Nova Zelândia vai ser ainda mais duro e o resultado será ainda mais desnivelado mas estes Lobos vão fazer com que mais gente, em Portugal, passe a gostar de Rugby e vão honrar a camisola que vestem com orgulho e com imensa raça!

RESPEITO

Uma coisa conseguiram já de todo o povo português: RESPEITO

Arrepiante

É que no minimo que se pode dizer do momento em que a Selecção Portuguesa de raguêbi cantou o Hino. Só por este momento já são uns vencedores, mostraram o que é sentir Portugal e seu Hino. Que grande diferença ao que nos é dado a ver no futebol onde alguns até nem sabem o Hino todo. Quanto ao artigo penso que deve ser dificil os senhores da FIF(I)A darem abertura para que isso possa acontecer e caso venha a acontecer é preciso que as televisões ponham "bolinha vermelha" no canto superior direito pois os diálogos por vezes são impronunciáveis.

A Maneira como CANTARAM o HINO

FOI DE CORTAR À FACA. Até eu que sou um insensivel do caralho fiquei com um nó na GARGANTA! Tivesse a nossa selecção de futebol as GANAS da do RUGBY e eramos campeões SEMPRE

Rugby vs Futebol

Como se costuma dizer "o rugby é um desporto criado pelo povo mas jogado por cavalheiros. O futebol é um desporto criado por cavalheiros mas jogado pelo povo." (a palavra não era povo mas penso que se entende o significado). Os meninos do futebol são mimados em demasia. Para os de topo, representarem a Selecção, é normal e banal. É uma consequência da participação nas selecções de formação, e nós não temos jogadores para fazer duas selecções de topo, portanto eles sabem que aquilo é mais ou menos sempre garantido. Para os jogadores da selecção de rugby representar a Selecção é algo que resulta de um esforço extra, que ultrapassa a sua profissão, e que exigiu sacrificios. Logo é normal que o orgulho seja vários níveis acima de atletas cuja participação em eventos do género é mais ou menos comum (e para alguns até faz perder prestígio). Isto devia ser usado nas escolas primárias para mostrar como cantar o Hino. Ontem apenas vi a 2ª parte do jogo, mas segui a 1ª parte em relato textual na net, no site da Eurosport. A certa altura comentavam lá algo do género: "Estamos a ver profissionais vs amadores mas nem se nota". Venha o Haka que nós temos o Hino.

Re: Rugby vs Futebol

Como se costuma dizer "o rugby é um desporto criado pelo povo mas jogado por cavalheiros. O futebol é um desporto criado por cavalheiros mas jogado pelo povo." (a palavra não era povo mas penso que se entende o significado). o original é um bocado mais forte do que o que tu traduziste, é mais: "jogo de rufiões jogado por cavalheiros vs. jogo de cavalheiros jogado por rufiões"

Será possível, um dia ver algo assim no futebol?

Não, é claro que não... O futebol mexe com muito dinheiro, e dinheiro anda sempre de "mão dada" com a corrupção. É claro que nem toda a gente é corrupta mas casos de fair-play cada vez escasseiam mais, o último grande acto de fair-play que me lembro foi o do Di Canio onde parou uma jogada de golo certa para puderem assistir um colega de profissão, realmente um acto sem igual! Cumpts

Re: Será possível, um dia ver algo assim no futebo

E a cena do Robbie Fowler, incrédulo com a decisão do árbitro de marcar penalty favorável ao Liverpool, dizendo que não sofreu falta. E o jogo repetido pelo Arsenal (caso único, que me recorde!), a pedido de Wenger, pelo facto de a sua equipa ter ganho com um golo onde quando um adversário se encontrava lesionado em campo. São estes pequenos sopros de vida num futebol moribundo transformado em indústria...

Re: O Rugby como exemplo para o futebol

Uma das coisas que reparei foi que os árbitros de Râguebi não tem a arrogância de alguns árbitros de futebol quando marcam uma falta. Há sempre um entendimento quase perfeito entre jogadores e árbitros e respeito mutuo. O facto de terem microfone ajuda a esclarecer algumas dúvidas.

Re: Re: O Rugby como exemplo para o futebol

Sem arrogância mas a roubar-nos forte e feio!

Re: Re: A postura dos árbitros é diferente!

Concordo contigo! Realmente tudo é diferente mas os árbitros também não têm aquela postura arrogante e provocadora tão do gosto de Coroados e quejandos! Já agora, e porque se compara com o futebol, aquelas cargas com os jogadores de futebol e os pobrezinhos passavam o jogo deitados no relvado!

Nojentos

Nunca percebi nada de Râguebi nem quero perceber vejo num “jogador” de Râguebi um Protótipo de um tipo Gordo e cabeçudo sem jeito para mais nada e por exclusão de partes lá aparece ele no Râguebi. De repente, vejo uma parte significativa da nação desportiva cheia de orgulho por esta Selecção que o maior feito “desportivo” foi cantar o Hino com mais emoção que o Deco e que o Secolari. Mas, onde fiquei deveras supreendido foi com as performances atléticas desta selecção achei ridículo, uma equipa, mesmo dita amadora, composta por indivíduos sem a mínima estética atlética. Fez-me lembrar uma tourada que se fazia no campo pequeno por altura da Páscoa com Anões uma torada Cómica. Esta selecção deve ser a Chacota do Mundo do Râguebi

Re: Nojentos

Desculpa lá ó Fank mas desta vez estás enganado!! Estes gajos são amadores que conseguem dar o melhor de si contra selecções profissionais que vivem exclusivamente da modalidade!!! E se não sabes, há gajos desta selecção que tiveram que meter férias e licença sem vencimento para poder representar Portugal!!! Gordos e com todos os defeitos que tu enumera representam Portugal! Fica bem!

Re: Re: Nojentos

Na boa.. também já representei a Selecção e tive que pagar as viagens e meter também ferias parti o braço e tive 3 meses sem poder trabalhar nem um escudo vi ainda por cima tive que pagar a assistencia medica . Mas como disse não percebo nada da Modalidade não consigo ver estes "Betos" abrutalhados como Heróis mas como fostes tu a falar aceito com agrado a tua opinião

Mas um exemplo em quê????

Este artigo é no minimo confuso... Os exemplos que você dá são... para não lhe chamar outra coisa... despropositados. "Uma vez que no futebol, os árbitros também já usam microfones, não seria boa ideia que ouvíssemos o que ele diz aos jogadores? Não seria isso uma forma de tornar o futebol mais transparente?" Mas mais transparente em quê? Qual a utilidade disto! O que é que interessa saber o que está o arbitro a dizer (bom mesmo até é que ele esteja calado!) "Se tal fosse audível para o público, o árbitro poderia facilmente expulsar um jogador por palavras, que o sistema não teria argumentos para o punir, seria fácil de justificar a expulsão. É que chega a ser ridículo assistir hoje em dia, aos árbitros a pedirem calma, quando um jogador lhe vai chamando todos os nomes..." É pá... mas se até você admite que consegue perceber o que os jogadores estão a dizer ao árbitro (através das camaras da TV)... não entendo o seu artigo... Os arbitros que não espulsão os jogadores quando, nas barbas, eles os estão a mandar para o caralho... é porque certamente é para aí que os mesmos querem mesmo ir! (a versão brasileira é ... vai tomar no cú! - o Liedson gosta desta) E quando lhes chamam filhos da puta e não espulsam o gajo é porque é mesmo isso que eles são e ponto final!

Re: O Rugby como exemplo para o futebol

EM CADA TRIPEIRO, HÁ UM PANELEIRO! EM CADA LAMPIÃO, HÁ UM CABRÂO! EM CADA SPORTINGUISTA, HÁ UM HOMEM DIFERENTE, HONESTO E COM GUITA!

Re: O Rugby como exemplo para o futebol

empurrava-os todos

Vamos TODOS falar com o Provedor do Telespectador!

Para que os F.D.P. da R.T.P. sejam obrigados a passar os jogos de Portugal! É uma vergonha nacional, jogos amigáveis de futebol, isso tá bem; Mundial de Rugby? Pufff... VERGONHOSO, andamos nós a pagar imposto audiovisual para isto! http://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php Cumps, força Lobos!

Uma lição de dedicação!!!!

E que envergonha um país que não valoriza a dedicação e o mérito! Não sei se sabem, mas há jogadores a representar a nossa selecção, que tiveram que meter férias e licença sem vencimento para poder representar o nosso país! E também não sabem, que a Federação Portuguesa de Rugby teve que se endividar para poder corresponder às solicitações desportivas que acarretam para se estar numa competição mundial!! Nem os sponsors do costume, tiveram a dignidade de apoiar um desporto; que ao contrário do que se diz, não é elitista; investindo apenas no que é rentável e nunca dando o exemplo de patriotismo que aqueles putos deram por Portugal!!! E um fuck very much à RTP e ao governo português por não ter assumido que esta prova era de interesse nacional!!! Mas que ficou provado, pelo vampirismo da SPORTV, que é de interesse nacional, mas para os bolsos do grupo Lusomundo!!! É que eu acredito piamente, que se desse os jogos de Portugal em sinal aberto, teríamos amanhã mais putos a comprar "melões" e a obrigar clubes e associações a apostar num desporto que reúne todas as condições para uma sã prática desportiva! Saudações Leoninas e força Portugal

O que mais me impressionou...

Foi aquele CANTAR do hino nacional!! Sentiu-se dos jogadores um VERDADEIRO ORGULHO por cantar "a Portuguesa" no Mundial. Aquilo sim... que grande exemplo!! Em campo deram tudo o que tinham numa exibição de BRAVURA, SACRIFÍCIO e total ENTREGA para representar e dignificar da melhor maneira um país, uma bandeira, uma nação... PORTUGAL!! P.S Um exemplo a seguir pelos jogadores da Selecção Nacional de futebol, os pseudo craques que ultimamente não têm deixado a pelo em campo... cumps

O hino e os estrangeiros

Numa altura em que regressou a polémica das naturalizações, a selecção de rugby mostrou como é possível jogar por outro país e senti-lo. Estavam 3 argentinos a jogar por Portugal. 2 deles no 15 inicial.

Re: O hino e os estrangeiros

Na mouche!! Bem observado Gein

Para o futebol...

E para a televisão em Portugal... Falam tanto de divulgar as nossas modaliaddes,e porquê os nossos jogos são transmitidos em codificado??? Qual a diferença entre jogar a selecção de futebol,ou a de rugby? Sinceramente isto mete nojo,chulos da sportv... Querem maior interesse público que este???? Quanto a ouvir aqulee hino foi de arrepiar...

Re: O Rugby como exemplo para o futebol

E nada mais acrescento... Cumps.