Resultados ou exibições? | Relvado

Resultados ou exibições?

 

fanta diz: "esta questão tem andado a atormentar a minha cabecinha em virtude das críticas - infundadas ou com razão, não é isto que está em causa - ao futebol apresentado pelo Boavista... O que é mais importante, os resultados ou as exibições? (quantos relvinhas não gostariam de ver o seu clube, mesmo jogando mal como afirmam, no lugar e com os resultados do BFC?)"

diversos:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que gozo me deu ler este artigo na Bola

...da autoria de Jorge O. Bento
Um olhar do Norte

Dos méritos do Boavista

O Boavista encontra-se mais uma vez a realizar uma época excelente, quaisquer que sejam os padrões convocados para a apreciar. A qualidade da sua gestão sai amplamente reforçada das provas a que tem sido sujeita e causa engulhos a não pouca gente. Realmente não se vê no contexto nacional quem possa apresentar um tão positivo balanço de resultados, tendo em conta a relação custo/benefício. Porém, como sempre acontece em casos semelhantes, circulam por aí muitas bocas a tentar deslustrar o mérito boavisteiro. Confrontemo-nos com elas.

1 Em primeiro lugar diz-se que o sucesso do Boavista não resulta apenas de uma gestão rigorosa e criteriosa; mas é também obra de forças ocultas. Concretizando, ouve-se que os axadrezados têm um bruxo ao seu serviço, com gabinete montado nas instalações do estádio e com contrato idêntico ao de outro técnico. Assim, a bola entraria nas balizas adversárias e não violaria as próprias devido às artes mágicas do vidente, oráculo ou curandeiro.
Ora devo dizer que o conhecimento de alguns dados me leva a questionar esta versão. Não acredito que o presidente do clube fosse entrar nisso, dada a sua formação superior, manifestamente avessa a esse tipo de trambiques. E não acredito ainda que a atoarda tenha pernas para andar, uma vez que a equipa técnica conta com o concurso de académicos e não os estou a ver embarcar no navio da contravenção do seu estatuto e das suas obrigações éticas e deontológicas. Jamais me entraria na cabeça que um professor universitário pudesse integrar e manter-se numa equipa assessorada por um perito em bruxarias e especialidades afins.

2 Em segundo lugar, nalgumas línguas afiadas pela má-fé emerge a tentativa descarada de emagrecer e denegrir os méritos e o trabalho do treinador principal. Ou seja, aquilo que de muito bom tem conseguido a equipa de futebol não se deveria tanto ao seu treinador mas essencialmente aos diversos elementos e técnicos que o rodeiam. A consabida capacidade do treinador não passaria de um verniz superficial para iludir aqueles que somente atentam nas aparências. Os verdadeiros arquitectos do edifício e dos resultados do futebol boavisteiro seriam os especialistas que cobrem as fragilidades do treinador e lhe dão o devido suporte com o respectivo arsenal de meios e competências científicas.
Também esta versão carece de fundamento aos meus olhos e no meu entendimento. A equipa axadrezada ostenta nitidamente a marca do seu treinador; tem aposto sobre si o carimbo do seu carácter. E este é feito de carisma, de liderança activa e afectiva. Logo, não estou a ver Jaime Pacheco deixar-se enredar em posição secundária e ser comandado por um qualquer subordinado. A César o que é de César.

3 Acrescem outras insinuações, porventura enterradas em lama mais espessa que a das anteriores. Dizem línguas viperinas que os profissionais do Boavista correm e lutam tanto em todos os jogos não por acção dos métodos de treino e das sessões de recuperação, mas sobretudo por efeito de suplementos vitamínicos mais ou menos contaminados por outras substâncias. Enfim, a maledicência descamba para a acusação de uso e abuso de produtos proibidos.
Igualmente não descortino aqui ponta por onde se possa pegar para dar sustentação à aleivosia. A primeira garantia de seriedade sem mácula vem da formação moral do presidente do clube, aberta e absolutamente contrária a práticas de batota e atropelo da verdade, no desporto e na vida.
A segunda garantia é dada pelo perfil da personalidade do treinador. Como futebolista foi um expoente de trabalho e de rebeldia e independência; e isso joga manifestamente a favor da impossibilidade de o ver agora a pactuar com procedimentos opostos e a tolerar atentados à autonomia dos seus atletas, a consentir na sua manipulação e exploração. Claro que os detractores poderão argumentar que isso poderia ser feito nas suas costas, sem o seu conhecimento, por outros elementos. Mas aqui ainda é maior a minha relutância em aderir à insinuação. Quero até rejeitá-la liminarmente; para mim é impensável que o consumo de algo proibido possa ocorrer com a participação activa ou passiva dos académicos que integram a equipa técnica. Seriam os últimos a alijar responsabilidades morais, impostas pela ética e deontologia científicas e universitárias.
Dirão os mais acirrados maldizentes que, depois da história do porco fardado de almirante, já nada surpreende. E rematarão com o ditado: «Árvore que cresce muito depressa, dá madeira ruim e morre cedo.» Neste ponto não tenho mais fôlego para continuar a peleja. Já disse o que devia.

Caro fanta

O Boavista até poderá ser campeão, mas dificilmente terá reconhecido o mérito que teve ao vencer o último campeonato. Digo isto porque é opinião unanime da generalidade dos orgãos de informação e agentes desportivos que o futebol do Boavista não é famoso, e utiliza o anti-jogo em detrimento do jogo pelo jogo. Temos como grande exemplo o jogo no Restelo, se bem se recordam foi uma vergonha que todos tiveram oportunidade de ver, e mais recentemente em Nantes, só que desta vez a meia da primeira parte já devia o tempo ir com mais de 50% de jogo parado, o àrbitro começou a não atender às quedas dos jogadores axedrezados e depois foi o que se viu : coincidência pura: quase não mais se viu um axedrezado no chão....Porque será?!

Re:Caro fanta

Pois é mas vi precisamente o CFB fazer exactamente o mesmo na quinta-feira em Vidal Pinheiro e não vi ninguém insurgir-se....
Porque será....

Uma pergunta:

O Salgueiros também está a lutar pelo título?
Caro Fanta: quando se critica o Boavista é precisamente porque não está a lutar pela manutenção, como o Salgueiros, mas sim a lutar para ser o campeão português...
Vês a diferença, certo?

já vi muitas vezes o FCP

nesse lugar a jogar pouco. Prefiro é óbvio, quando estão nesse lugar e jogam bem, como no tempo do Oliveira. Mas se os resultados forem conseguidos não vou ficar infeliz pelas exibições tristes... Agora que não fico satisfeito quando a minha equipa faz mais de 40 faltas por sistema e o das paragens constantes de jogo, com apanha-bolas a desaparecerem quando a equipa ganha, não me agrada.

Diz-me, Fanta...

... quem é o teu jogador preferido, nestas duplas que vou mencionar:
Jaime Pacheco ou Oliveira?
Vidigal ou Duscher?
Bobó ou Timofte?
Luís Manuel ou Sanchez?
Onde eu quero chegar é que uma equipa tem de ter vários tipos de jogadores... os «carregadores de piano» e os «artistas-que-tocam-esse-piano»!...
Complementam-se, creio eu...
O que me aborrece no Boavista é que, muitas vezes, são mais os carregadores que «esmurram portas e paredes» do que os artistas que tornam o trabalho harmonioso!
Resultados ou exibições?
Eu prefiro bons resultados com boas exibições, até porque equipa que se exiba «bem» normalmente tem bons resultados... e «arrasta» os adeptos do seu clube e do futebol em geral...
O Boavista, na Liga dos Campeões, exibiu-se a muito bom nível, o que significa que tem potencial para o poder fazer sempre... e os resultados não foram assim tão de desprezar... porque não joga da msma forma na nossa Liga?
Eu posso dar-te a minha opinião: é que aqui em Portugal os árbitros «deixam» o Boavista cometer 40/50 faltas por jogo sem que daí lhes venha um mal maior... na Europa não se atrevem a fazer o mesmo...porque os árbitros não são portugueses! Se é que me faço entender!
Saudações desportivas

Re:Diz-me, Fanta...

E já agora Nélson,
As tuas perguntas só podem ter uma resposta, como é lógico mas já agora...
Preferias uma equipa com dez oliveiras ou com dez pachecos...

E essa treta das quarenta ou cinquenta faltas por jogo já chateia pois quando o inverso se passa ninguém faz referencia ou menção a tal...

Continuas é sem responder se preferes os resultados ou as exibições...

Já reparaste que o ano passado eramos uma equipa de corredores, depois de boxe e rugby e este anos já tem que referir o facto das exibições...o que será que irão descobrir para o ano...

Respondendo...

...às tuas questões:
prefiro os resultados bons com boas exibições!
Acho que é o que todo o adepto do bom futebol devia exigir!
Mas tendo mesmo de escolher, escolho os resultados... mas digo-te já que não gostava de ver o SCP ser campeão sem jogar também bom futebol, na maior parte das jornadas!
A outra questão, sobre os «Oliveiras» e os «Pachecos»... preferia ter cinco de cada... fica mais clara a minha posição?
Quanto à «treta» das 40/50 faltas... só este ano «comento» no Relvado... daí que não possas falar «no ano passado», pois eu já pensava como penso agora, ou seja, o Boavista não jogou «bom futebol», abusou do «físico» e contou com a complacência dos árbitros, nesse aspecto! Mas como sou pragmático, foi o campeão... «Viva o campeão!»

No jogo do SCP com o «teu» Boavista: prefiro que o SCP jogue mal e ganhe! Que não se repita o «martelinho» do ano passado, pois o Boavista não «mereceu» ganhar... mas parece que no futebol temos de deixar de usar «essa» palavra... ou se marca, ou se corre o risco de se sofrer golos...
Saudações desportivas

Re:Respondendo...

Tal como no ano passado segundo a tua opinião o BFC não mereceu ganhar que dizer no ano transacto quando aos vinte segundos o P. Barbosa marcou o golo e depois remeteu-se a defesa tendo levado um banho de bola...recordas-te...
foi bem melhor a exibição que o resultado para o BFC o resto continuo eu a dizer são tretas...

Lê com atenção, Fanta...

Eu disse que no futebol não se deve utilizar a palavra «merecer»...
Não tarda nada estamos a discutir o jogo da época de 1998, depois o da época 1995... etc, etc, etc...
Quando o Sporting foi campeão, ganhou ao Boavista com um golo marcado aos 30 segundos... e depois defendeu esse resultado! Mereceu? Não sei...
Quando o Boavista foi campeão, o Boavista passou o jogo a dar porrada ao João Pinto, ao Barbosa, ao Sá Pinto e ao Acosta e o árbitro achou bem... e depois o Martelinho marcou já nos «descontos»... Mereceu? Não sei...
Tanto num caso como noutro, o que ficou para a história foram os resultados...
Para mim ficou, para além dos resultados, a clara noção de que foram conseguidos com «filosofias» diferentes... mas como tu achas que são «tretas»... fico por aqui!
Cumprimentos... e bom jogo com o Liverpool! Esqueçam a exibição... e consigam um bom resultado!
   

Errata

Onde se lê «Liverpool» deve ler-se «Manchester»... o engano não retira nada ao conteúdo do comentário e dos votos formulados!
:)

Re:Errata

eu sei, mas é para veres que eu leio todos com atenção, ou melhor a uns a que nem ligo, jejeje...

Re:Lê com atenção, Fanta...

eu li mas nem queria acreditar que o jogo de logo afinal não é com o Manchester mas sim com o Liverpool, jejeje...

Re:Lê com atenção, Fanta...

É evidente que foi uma «gralha» da «rotativa» ...jejeje

Re:Diz-me, Fanta...

para o B.Clinton é o Bóbó :)

As pessoas gostam do futebol bonito

Caro fanta ainda há pouco tempo o Jaime Pacheco veio dizer que havia falta de público...porque será? Não viste o último jogo do Sporting em casa? Estava completamente cheio e ainda ficou muita gente cá fora.
Penso que muita gente gostar de ir ao estádio para ver um bom jogo, um jogo bonito, é para isso que se paga bilhete. Agora uma pessoa pagar o bilhete para ver um jogo com 33 minutos de jogo útil. É por isso que os estádios não enchem. O futebol devia-se jogar aberto e não andar sempre a fazer anti-jogo mal a equipa começasse a ganhar por 1-0.

Saudações

#relvado

Re:As pessoas gostam do futebol bonito

No último jogo as senhoras não pagavam...
Se em vez de colocarem os preços dos bilhetes no patamar em que estão se colocassem a metade do preço as assistencias duplicavam e fariam na mesmaidenticas receitas...
Depois temos os facto do desconforto dos estádios actuais...
No caso do BFC o facto de termos uma assistencia média de seis ou sete mil pessoas jogos já não é má pois se compararmos a média que esse número consegue relativamente ao número de associados verás que muitas vezes consegue-se médias identicas a´s alcançadas pelos grandes...pois se o SLB tem seis milhões em termos de média, jejeje...

agora como é lógico tb preferia juntar o útil ao agradável ou seja ganhar e com exibições de gala...mas como disse e muito bem Jaime Pacheco quandpo ainda era treinador do Vitória se não podermos tocar violino que seja o bombo...

discussão sem sentido

uma grande equipa de futebol tem que derramar arte no relvado. todos se lembram dos jogadores do Brasil no Espanha-82; alguém recorda a selecção italiana que ganhou a prova?

o Boavista é muito bom no pressing e na luta livre; o seu futebol(?) seria ridicularizado em Espanha: os Media e a afición não tolerariam as artimanhas de Pacheco e companhia...

a arte do Sporting 2001/02 é muito superior à da equipa da avenida: comparem os golos de ambos os conjuntos, ao longo da época, e tirem conclusões...

caro Fanta: não gostarias de ter no teu clube jogadores como JVP, Jardel, Pedro Barbosa, Hugo Viana e Quaresma?

assentemos num ponto: o Boavista não tem hipóteses de ser campeão? por mim, penso que possui... algumas...

mas, façam-me um favor: não escrevam que o futebol praticado pelo BFC é arte! aí, a discussão estaria comprometida...

Sporting Sempre!

Re:discussão sem sentido

concordo pelanmente contigo.. não percebo como este domentario so recebe 2 pontos de pontuação!!

Re:discussão sem sentido

Brasil-1982
Valdir Peres
Oscar
Leandro
Falcão
Luizinho
Júnior
Dirceu
Sócrates
Serginho
Éder
Zico
Técnico: Mestre Telê Santana

Itália
Paolo Rossi e... ah sim, Gentile, o lateral que ergueu a taça.

Foi medonho...

Re:discussão sem sentido

grande equipa: sonho e arte, isto é, futebol!...

Re:discussão sem sentido

Sem dúvida, foram representantes legítimos do futebol arte, empolgante. Talvez seja esta a razão do fracasso frente à Itália que, ciente de sua inferioridade técnica, soube muito bem aproveitar-se da deficiência na marcação da selecção canarinha e dos sucessivos erros do ataque, naquela partida. Telê Santana, acreditava, realmente, que o futebol ofensivo e envolvente daqueles génios seria suficiente, mas tudo não passou de um sonho...

Re:discussão sem sentido

mas, como diria o poeta, o sonho comanda a vida... e o futebol...

Re:discussão sem sentido

Adiantou-lhes um grosso terem mais técnica e tra´la´la´e rebebeu pardais ao ninho...
A Itália até derrotou o Brasil por quatro a tres ou tres a dois já não me recordo...

Aliás a Itália estagiou em Braga e fez os jogos do grupo em Vigo, não tendo marcado golo algum na fase de qualificação...exemplar, mas foram campeões do mundo....
O futebol bonito não chegou ao título...

Quanto a questão de a equipa do BFC não ser reconhecida em Espanha talvez te recordes que ainda não faz muito tempo a fúria espanhola era a denominação dada a garra que os jogadores nuestros hermanos patenteavam em campo...

A minha pergunta era se preferem as exibições ou os resultados e aqui eu prefiro os resultados...

Re:discussão sem sentido

O resultado da partida foi 3 a 2, Paolo Rossi, que não marcava um golo havia dois meses, marcaria três naquela tarde. Nem mesmo os golaços de Sócrates ou Falcão em duas jogadas individuais belíssimas conseguiram superar, e assim o maior espectáculo da terra acabava em choro e, como consolação, o reconhecimento de Cruyff que aplaudiria de pé a saída dos jogadores brasileiros de campo.
Agora, quanto à sua pergunta, Fanta, como disse o Leão Eterno, seria uma discussão sem sentido. Logicamente que prefiro resultados, os meios, desde que se enquadrem no parâmetro de jogo, não importam.
Nada adianta um jogador receber a bola na sua área, passar pela equipe adversária inteira, chegar defronte ao guarda-redes e chutar para fora...
 

Re:discussão sem sentido

Caro Fanta:
Estranhas análises estas em que muitos relvinhas elogiam o Boavista quando joga na Liga dos Campeões e lhe retiram mérito quando o faz no Campeonato Nacional. Bem, pelos menos a nós ainda podem comparar exibições caseiras com exibições Europeias jeh, jeh, jeh (Depois mando-te os direitos de autor da praxe)

Deixa-os pousar que os nervos estão do lado deles... A nós cabe-nos lutar por um lugar na próxima liga dos campeões para continuarmos a receber mais alguns euros tão importantes para uma equipa com o orçamento da nossa.
Se ganharmos o campeonato, ainda melhor...

Saudações Boavisteiras

O Brasil...

em 94, não jogou aquele futebol arte de outrora e sagrou-se campeão...

Os tempos mudaram, já não dá mais para debochar dos gringos, só de vez em quando...

Garrincha, aonde estiver, deve estar boquiaberto. Quem diria... os "joãos" não são mais bobos.