O que significa ser adepto fora de portas? | Relvado

O que significa ser adepto fora de portas?

 

Pessoalmente, desde que vivo em Coimbra cada vez mais enalteço e valorizo mais esses adeptos; mesmo eu, vivo agora mais intensamente as vivências do meu clube do que quando habitava a escassos metros do Dragão. Somos como uma espécie, mais ou menos rara, consoante as localizações, numa selva que não é nossa de origem mas que faz parte de nós!Sou muito mais interventivo nas discussões sobre futebol, acompanho a equipa sempre que posso nos jogos aqui na região, vou frequentemente ao Porto e vibro muito mais no meu lugar e já cheguei a acompanhar o clube em outras modalidades.Puxando a brasa à minha sardinha, tenho muito orgulho em ser portuense mas sou cada vez mais um portista de alma e coração!Pietro

diversos:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Já fui adepto fora de portas

e não foi nada fácil. Nasci a mais de 3000 Kms da cidade invicta. Cresci a cerca de 300 Kms. Em 1980 andava na primária e era o único portista da escola. Nos jogos de futebol exibia com orgulho a camisola azul e branca que o meu pai comprara nas antigas galerias Palladium no Porto. Mantive-me sempre fiel ao clueb apesar de ser muito difícil a um "puto" suportar o gozo típico da Segunda-feira porque o clube perdeu no fim-de-semana anterior. A partir de 1987 começou a ser mais fácil. A tendência começou a inverter-se. Cresci, e desde os 19 anos que moro no Porto, posso dizer que de minha casa vejo o magnífico estádio do Dragão, o qual visito com alguma frequência. Não sei explicar a decisão de ter escolhido esta cidade para estabelecer a minha vida. Sem dúvida que o FC Porto teve o seu peso. Da maneira como vejo, não se pode dissociar a magia do clube da magia da cidade. É a ligação perfeita.

Re: Já fui adepto fora de portas

Comentário moderado com "Interessante"! É qe acho mesmo interessante este teu comentário que sai da linha de todos os restantes! Fizeste o teu percurso ao contrário de mim, por exemplo, e não resisto a perguntar-te: tinhas raízes na Invicta? Cumprimentos!

Re: Já fui adepto fora de portas

Sim, o meu pai é natural do Porto (Cedofeita), de onde emigrou com os meus avós quando tinha apenas 10 anos. Quando voltou para Portugal, já casado e com filhos, fomos morar para a Covilhã, terra da minha mãe. Eu saí de lá com 19 anos e ele ainda hoje se mantém por lá. Por falar nisso, vou ligar-lhe hoje porque é dia do Pai eheh Cumprimentos

Re: Já fui adepto fora de portas

Tens mais sorte do que eu! O meu Pai faleceu há menos de um ano e tenho-o lembrasdo bastante hoje! O que me vale é estar de serviço as 24 horas! Em contrapartida, ligam-me os meus filhos!

Sou de VN Gaia...

E estou muito próximo das raízes do meu clube (além do mais, é nesta Câmara que temos vindo a festejar as últimas conquistas)... Por isso, e porque o Dragão está a 10 minutos de distância, é lá que vibro com as vitórias. Mas quem é de Gaia é do Porto, por isso, considero-me um portuense de gema...

Re: O que significa ser adepto fora de portas?

Em Lisboa torna-se mais fácil ser benfiquista, temos mais "copinhchas" das mesmas cores, dá para ir ao estádio, etc. Mas a paixão é a mesma à que quando estava no Porto, sendo que lá me sentia mais isolado, claro. Contudo, o sentimento de "raridade" ou de diferente acaba por enraizar-nos mais as cores e a paixão pelo clube...e provavelmente por nos tornar um pouco mais fanáticos.

Os adeptos que estão fora de portas...

são uma especie de porta-estandarde. Ou uma especie de porta-voz... Eu estou em França e para mim ha poucas maneiras de contribuir para a vida do clube. Mas sempre faço questão de ver os jogos na TV ou Internet. Tambem quando o Benfica vem a França eu estou la, como ha 3 anos na Liga dos Campeões contra o Lille. Compro tambem as camisolas... enfim faço aquilo que esta ao meu alcance!

Nem de propósito...

Estava precisamente a responder a um comentário, num outro artigo, que confundia localização geográfica com clube do coração!! Mais do que deslocalizado do ponto espacial do meu clube, nunca lá perto vivi nem sequer tenho qualquer ligação com Lisboa. Posso mesmo adiantar que não tenho nada contra os lisboetas nem contra a cidade em si, mas não me sinto bem em Lisboa, como que deslocado e "fora de casa". Como explicar, então, que, nascido no Porto, criado nos seus arredores e sempre aqui pelo Norte, sem qualquer antecedente familiar ou influência externa, tenha o Sporting no meu coração desde pequeno?? Simples: não se explica!! Assim como não tenho que dar contas a ninguém porque amo a rapariga que amo e não outra e porque o meu coração "tem razões que a razão desconhece"! Uma coisa é verdade: sinto que sinto (lol, agora parecia o Adolfo Luxúria) o meu clube com uma intensidade e de uma forma diferente do que se estivesse geograficamente à beira dele. Parece que se aviva o amor sempre que tenho que o defender, com unhas e dentes, dos ataques circundantes e num contexto adverso... ;)

Portista em Lisboa

O que mais lamento é não poder ver os jogos do FC Porto em casa. De resto, títulos, é sempre a somar e festejar.

Sou adepto do Benfica desde que me conheço

entrei no estádio da Luz 5 vezes. Uma para ver o Benfica Real Madrid na pré temporada, outra contra o Galatasaray e uma vez no Euro2004 para ver Portugal Inglaterra. Acrescentando mais umas quantas vezes em Coimbra e em Leiria posso considerar-me um adepto de sofá. Serei por isso mais ou menos Benfiquista? Eu acho que não. Vibro em casa como se vibrasse no estádio, sei tudo sobre o meu clube e defendo-o até há exaustão. Serei seguramente mais leal do que o adepto que vai 15 em 15 dias ao estádio da luz. O que me define enquanto adepto fora de portas é sentir o clube como um qualquer Rui Costa ou Barbas. Um adepto de um clube mede-se pela forma entusiasta, dedicada e fervorosa como apoia o seu clube e não por estar perto ou longe. O ano passado em pleno europeu de 2008 em Bruxelas vivi juntamente com todos os emigrantes tugas momentos de pura magia em frente há televisão a km de distãncia da pátria. Vive-se com mais intensidade os êxitos e esquecem-se mais facilmente os as derrotas porque no fundo o que realmente interessa é estar lá quando é preciso. È apoiar incessantemente seja na vitória seja na derrota. Da Indonésia aos Estados Unidos se o Benfica jogar lá estaremos nós a sofrer e a roer a unha até ao apito final. Sofre-se mais estando longe mas também por isso se torna mais saboroso. Cumps

+1 Interessante (pena ser virtual)

Gostei da resposta ao artigo. Cumprimentos AACadémicos

Re: +1 Interessante (pena ser virtual)

Muito obrigado. Havemos de nos encontrar para ver a briosa. Eu e o Jfporto fazemos parte da mobília do Municipal :) Cumprimentos Briosos :)

=)

Quando não vivia em Lisboa, o meu clube sempre esteve presente todos os dias da minha vida...no coração! O que mudou desde que vim para Lisboa? O Benfica sabe onde estou!

Vive-se com intensidade e paixão!

Nascido e crescido na Invicta, há mais de 20 anos que emigrei para Évora onde residi e trabalhei 15 anos! Mantive-me sócio do FC Porto e com lugar cativo no Estádio! Sempre qe podia, lá ia até ao Porto estar com a família e ver uns jogos! Muitas vezes, fui a seguir ao almoço fazer os 380 km sozinho no carro, para ver os jogos da Champions! Criei um Grupo, no Yahoo, onde se fala e discute o Porto com paixão que continuo a animar e mantive-me a par de tudo o que diz respeito ao clube até porque sempre estive ligado a outras modalidades, sobretudo o basquetebol! Hoje, vivendo no Estoril, pertinho de Lisboa, continuo exactamente na mesma! E quando o Porto perde, fico calado e só espero é que nem falem comigo!

Re: O que significa ser adepto fora de portas?

Eu não posso falar agora, pois estou de volta a Portugal depois de 3 anos passados em Inglaterra, mas enquanto la estive posso dizer q não seguia o futebol português tão atentamente como agora. As vezes la ía ver um jogo ou outro a casa de outros tugas q tinham sport tv e fui ver o meu clube em Anfield Road e no Emirates (não são boas recordações, mas são vividas e recordadas duma forma especial). Lembro-me q nessa altura passava muito mais tempo a ler os jornais desportivos aqui na net, a procurar canais de streaming, e a ler o relvado...agora acordo de manha antes de ir para o trabalho, compro o jornal e ja fico a par das coisas.

Como todos sabem...

Sou da Briosa em primeiro, e como é claro, sou adepto com lugar cativo e não falto a um jogo que seja para mais uma vitória :D No que toca ao grande Porto, é outra história. Já fui ao Dragão por 4 vezes, sendo uma delas para ver a selecção. Fui ver o grande Porto vs Man Utd, e o Porto vs Atl.Madrid mas arrisco-me a dizer que o jogo mais emocionante e "arrepiante" a que assisti foi ao Porto vs Atl.Madrid. É completamente diferente ver um jogo sentadinho no sofá, com a perninha esticada do que vibrar 90 minutos ao saltos e a dar ao cachecol gritando: "ALEE PORTO ALLE, NOS SOMOS A TUA VOZ, QUEREMOS ESTA VITÓRIA, CONQUISTADA POR NÓS!" mas não é por isso que o meu amor pelo Porto e menor do que qualquer um que aí viva e vá todos os dias ver o Porto! Acreditem. O que vai no coração é que interessa, e o resto é conversa! Cumps

Contratação do defeso 2009/10

JFPorto com dragon seat, já! Vamos lançar a petição.. Conta com a minha assinatura! :)

Re: Contratação do defeso 2009/10

LOL Isso é que era doce ;D Divido o lugar contigo, passamos a ir sempre os dois para o Porto, LOL. Abraço

Re: Contratação do defeso 2009/10

E sentam-se ao colo um do outro :) Abraço

Re: Contratação do defeso 2009/10

Não, ficamos com a cadeira dividida 50/50 :D Abraço

LoL

Eu já tenho lugar anual no estádio.. Se tiveres ideias de comprar dragon seat depois eu digo-te onde estou e faz-se um nucleo Conimbricense! Abraço

Re: LoL

Quando quiseres, caro amigo ;D Abraço

Re: Como todos sabem...

Tb tiveste sorte, pois foste ver 2 dos melhores jogos de sempre no Dragão! Tens de aparecer mais vezes ;)

Re: Como todos sabem...

Sim, não duvido. Foram grandes jogos e era das emoções que eu mais quero viver novamente! Prometo que passo a ir aí com mais regularidade, compro um Dragon Seat, como diz o Pietro, também assinas a petição ; ) Cumps

é lindo

adoro sair daqui do café na mouraria no fim dos jogos e vê-los para trás, sentados no café, desiludidos, apáticos, a fingir que estavam a ler o jornal e que nem sequer estavam a ver o jogo. 3 anos de algarve, 3 anos a festejar Porto. docinho.

Re: é lindo

Então e quando o jogo não te corre de feição?

Re: é lindo

pá, só tou cá há três anos. Saio sempre com sorriso na cara e a cantarolar. Houve uma que foi de morrer a rir, quando o Porto venceu há 2 anos o Benfica no Dragão por 3-2 (o famoso jogo em que o Katsouranis partiu a perna ao Anderson e nem um amarelo levou): o café estava cheio, o Porto faz o primeiro. Silêncio. O Porto faz o segundo. Toda a gente a fingir que estava a ler o jornal ou a revista ou a falar com a mulher do café. O Benfica reduz para 2-1. GOLOOO!!!!!! O Benfica faz o 2-2. GOLOOOOOOOOOLOOOOOOLOOO!!!! GOOOLOOLOOLOOOO!!!!! Era pessoal até em cima das mesas (literalmente) a festejar! Mesmo mesmo a acabar o jogo: 3-2 para o Porto, Bruno Moraes. De volta ao silêncio e à leitura com os jornais de pernas para o ar. Parecia que estava na biblioteca ou na igreja. docinho.

Re: é lindo

Sartor! No próximo dia 28 tenho de ir ao Algarve! Talvez nos pudessemos encontrar! Um abraço!

Re: é lindo

quando estiveres para vir, diz alguma coisa por aqui pelo site. Estou em albufeira. abraço

ser ou nao ser

eu nasci na venezuela aos 2 anos fui para a ilha da madeira viver com os avos pessoas maiores que nao conheciam o continente estavamos no ano 1976 nao tinha ideia do que era o futebol so pela tv que veia o jordao o chalana nene etc mais houve um clube que chamou a minha atençao ate hoje, é tudo para mim desde a minha infancia hoje vivo na vzla mas todos os dias acompanho este clube ja fui ao estadio ja fiz o imposivel para estar na final 2005 uefa viajando desde a venezuela sem ter bilhete´já passei 18 anos sim saber o que é ser campeao ja perdi por goleada mas hoje ao igual que a primeira vez que vi pela tv ou ouvia na antena 1 os relatos o os jogos televisados o manel fernandes o jordao DAMAS mc donald mead silas dougla cascavel cadete futre mario jorge litos oceano xavier balakov figo peixe iordanov entre outros joaquim agostinho, carlos lopes fernando mamede gemeos castro y tantas outras coisas so sei que nasci para ser do sporting nao importa a distancia que este da sede no meu tempo so queriamos ser do scp outros do slb e outros do fcp eramos todos amigos