Que é feito de Vanessa Fernandes? | Relvado

Que é feito de Vanessa Fernandes?

Os títulos europeus e mundiais deram lugar a distúrbios psicológicos e alimentares.
 

Vanessa Fernandes foi vice-campeã olímpica de triatlo, campeã europeia e mundial de duatlo e triatlo, além de várias vitórias na Taça do Mundo e outros títulos nos escalões sub-23 e juniores.

No entanto, estes feitos poderão não ser repetidos. A atleta está com problemas de saúde – alimentares e psicológicos – e o seu regresso à competição está em risco.

Percurso vitorioso

A jovem de Vila Nova de Gaia começou a dar nas vistas em 2003, ainda júnior, quando conquistou o Campeonato do Mundo de duatlo e o Campeonato da Europa em triatlo no seu escalão, além da vitória na etapa de Madrid da Taça do Mundo sénior.

Nos cinco anos seguintes, acrescentou ao seu palmarés vários títulos europeus e mundiais de duatlo e triatlo, quer em elites, quer no escalão sub-23.

Esta lista considerável de conquistas teve um dos pontos mais altos em 2008, com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, no mesmo ano que se tornou recordista mundial de vitórias (20) na história do triatlo mundial.

Ausência da competição e interrupção da carreira

A partir daí, começou o declínio. 2009 e 2010 foram anos marcados pela ausência de resultados de Vanessa e, mais importante, pela ausência da própria competição.

A atleta portuguesa, regra geral, não participava nos campeonatos europeus e mundiais e nas Taças do Mundo, e quando participava, ou desistia, ou tinha desempenhos muito modestos.

Foi então que se começou a questionar sobre o presente e o futuro da carreira de Vanessa Fernandes. Uma carreira que foi (oficialmente) interrompida em Fevereiro deste ano, quando a própria atleta anunciou um afastamento temporário da alta competição.

Para justificar a paragem, a triatleta alegou razões de saúde e essa interrupção temporária serviria para regressar em pleno dentro de pouco tempo.

Distúrbios alimentares e psicológicos

Três meses depois, escreve-se que essas razões de saúde passam por distúrbios alimentares e psicológicos.

Já no início de Maio, a revista 'Nova Gente' destacou uma reportagem sobre o assunto, na qual revelava que Vanessa Fernandes sofre de anorexia e bulimia nervosa, problemas que já se prolongam há algum tempo.

Uma das razões que terá originado estes distúrbios foi a mudança de rotina da atleta: Vanessa começou a descuidar a sua preparação física, a sua alimentação e, ao invés, preferiu sair regularmente à noite e exceder-se na bebida, contou uma testemunha.

O pai, Venceslau Fernandes, já havia dito que "psicologicamente, a Vanessa não está a funcionar. Trata-se de um problema mais grave do que se tivesse partido uma perna. Vamos esperar que recupere na totalidade. Enquanto isso não acontecer, não adianta andar a treinar".

E há explicações psicológicas para esta mudança. O psicólogo Sidónio Serpa explanou ao 'Diário de Notícias' que, quando os jovens entram num processo de alto rendimento, "a especialização ainda é maior, deixa de existir tempo para socializar, para os amigos. Nessa transição tende a existir um processo de reorganização social. É aqui que acontece a maioria dos abandonos".

Um abandono da carreira desportiva que, pelo menos para já, não é a hipótese mais provável.

O auxílio do Comité Olímpico de Portugal

Vanessa recebe um subsídio olímpico mensal de 1375 euros para treinar e representar Portugal nos Jogos Olímpicos. Da parte do Benfica, aufere 4 mil euros por mês, uma quantia que não se sabe se ainda está a ser paga.

Além destes valores, Vicente Moura revelou esta sexta-feira que o Comité Olímpico de Portugal, ao qual preside, tem disponível uma verba de 44 mil euros para pagar os tratamentos da jovem atleta.

"O COP, com conhecimento do Instituto do Desporto e Portugal (IDP) e o apoio da Federação Portuguesa de Triatlo, tem uma verba que poderá ir até aos 44 mil euros, até Dezembro, para pagar os tratamentos da Vanessa Fernandes. A prioridade é recuperar a mulher", disse Vicente Moura.

Posto este cenário, não é certo que a triatleta represente Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Aos 25 anos, a carreira de Vanessa Fernandes terá já chegado ao fim?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

diversos:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Na verdade

Já há muito tempo que não se fala dela

noob's

-.-'' ela está DOENTE, e voçês estão para aí a discutir, não têm consciência nenhuma! Quando ela mais precisa de apoio, é quando mais lhe apontam o dedo, inventam histórias, e tentam adivinhar o que ela tem. -.-'' parem mas é com isso, porque acho que ja nao sao nenhumas crianças!

Vanessa Fernandes

Em primeiro lugar é de lamentar tudo que tem passado...

Em segundo lugar, a ideia que fica é que Vanessa Fernandes não soube lidar com a independencia financeira, sempre foi bastante protegida pelo Pai e sempre teve uma grande disciplina imposta pelo mesmo.
Com a independencia financeira aparecem outros hábitos, maus vicios(atenção não falo de drogas nem de bebida) que colocam em xeque toda uma disciplina que fazia com que Vanessa fosse uma das melhores dos melhores.

Nunca percebi porque é que um artista, desportista etc etc não consegue lidar com o sucesso, para mim o fracasso é bem mais dificil de lidar do que o sucesso, a parte mais complicada do sucesso é quando...deixamos de o ter e Vanessa ainda o tinha.

Espero que melhore e volte a estar ao mais alto nivel...

Cumprimentos

A vida de Cajó:

Lisboa, Bairro Alto, 02h47 da madrugada, 7ª Tuborg: http://1.bp.blogspot.com/_raQPnTgxUJc/SRcwKKFPg8I/AAAAAAAAADA/aohCc1Pgpo...

Lisboa, bomba da gasolina da Galp, secção das chiclas, revistas, e outros, 03h32 da madrugada: http://ceoworld.biz/ceo/wp-content/uploads/2010/07/Durex-Condom.jpg

Fogueteiro, T0 49m2, 11h15 da manhã: http://www.perfildesportivo.com/wp-content/uploads/2009/11/vanessa_ferna...

...

Mesmo parvo... enfim.

Foi para o Benfica!

A Vanessa era uma atleta individual e conseguiu grandes resultados. Depois, apareceu o Benfica que resolveu dar algum dinheiro para ela passar a representar o clube e a Vanessa Fernandes começou a interiorizar a cultura de derrota do clube encarnado!
Será assim?

...

Santa estupidez, se lesses a noticia com atenção escusavas de fazer figuras tristes, tens ai um especialista em psicologia que te explica exactamente o que acontece. Aletas que só vivem para aquilo que fazem, não tem vida social, não tem amigos, não tem familia, dá nisto, abandono da prática desportiva. Ainda para mais numa atleta que até aos 23 anos praticamente ganhou tudo o que havia para ganhar, ela não vai voltar, o que lhe faziam no centro de alto rendimento, treinando horas a fio... não vai voltar a repetir. Os pais devem estar bem arrependidos da vida que a deixaram levar, perderam os melhores anos da vida dela e ela perdeu-se para a vida.
Espero que a ajudem agora, que a deixem ter uma vida normal( se o conseguir) e ser feliz

Quando não se tem estofo para

Quando não se tem estofo para aguentar a fama dá no que dá. E no caso da Vanessa foi isso mesmo que se passou. Ganhou quase tudo o que havia para ganhar, e depois dos Jogos Olímpicos (cuja prestação lhe valeu um 2 lugar, e umas bocas extemporâneas aos demais colegas) começou a subir-lhe a fama à cabeça, a aparecer nas revistas etc., e redundou nisto. Não é tanto um problema de psicológico, mas antes um problema de maturidade.

...

Estofo, não sabes do que falas, remete-te à tua ignorancia

Sei sim palhaço. Sei mais do

Sei sim palhaço. Sei mais do que o que tu imaginas, palhaço de merda.
Não teve estofo psicológico para aguentar.

...

Se soubesses não dizias isso palhaço. Nem tu nem os parvos que comentaram a noticia sem saberem do que falam

Sei sim cara de cu. Não tem

Sei sim cara de cu. Não tem estofo.

O namorado é um fdp

Foi ele que exigiu, ela é nova e burra.

Burra já sabia há muito. Não

Burra já sabia há muito. Não foi preciso isto para saber disso.

Ainda ontem

Estive com ela e com o pai na sua casa

Ai sim, e que tal ela está?

Ai sim, e que tal ela está?

noob's

-.-'' ela está DOENTE, e voçês estão para aí a discutir, não têm consciência nenhuma! Quando ela mais precisa de apoio, é quando mais lhe apontam o dedo, inventam histórias, e tentam adivinhar o que ela tem. -.-'' parem mas é com isso, porque acho que ja nao sao nenhumas crianças!

Onde inventou histórias?

Onde inventou histórias?

VCS

onde? abre os olhos, lê tudo o que já disseram, lê todas as coisas que ja disseram que ela tinha. achas que isso nao é inventar historias? mas ok, nao vou discutir por coisas parvas -.-'' hoje em dia já nao se respeita ninguem

Incrível que andaste a

Incrível que andaste a defendê-la em todos comentários.
Pouco me importa o que ela tem, tão-pouco quero saber da vida dela para alguma coisa. Mas não preciso ser muito esperto para perceber que o caso dela é semelhante a muitos outros do passado. Uma atleta que ganha tudo que tem a ganhar, ainda nova, e que, de repente, vê todo o mundo a dar-lhe atenção, a seduzi-la para mil e umas coisas, como seja aparecer nas revistas e festas, e tal como qualquer jovem começa a deslumbrar-se com tudo isso e a pensar que afinal tem perdido muito da vida porque muito dedicada ao desporto.

Claro que defendo, treinei

Claro que defendo, treinei com ela quando era mais nova! -.-'' E se nao tens a certeza doque falas, entao é melhor ficares calado! mandar bocas á toa nao serve de nada, se depois nao tens razao. a sério, nao tenho paciencia para discussoes de crianças -.-'' limita-te a ler a noticia, e a nao mandar bocas. ADEUS. cumps

É uma falhada, simples.

É uma falhada, simples.

OKAY! -.-'' como queiras

OKAY! -.-'' como queiras