Presidente da Liga Não Profissional defende 3 séries na II Divisão e é contra extinção da III | Relvado

Presidente da Liga Não Profissional defende 3 séries na II Divisão e é contra extinção da III

 


Presidente da Liga Não Profissional defende 3 séries na II Divisão e é contra extinção da III
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Não Profissional (LPFNP) defende um modelo da II Divisão nacional com três séries, com a subida à Liga de Honra dos respectivos vencedores, e é contra a extinção da III Divisão.




«Defendemos um modelo de três séries de 16 clubes, com a subida automática dos vencedores das séries e a descida de três clubes da Liga de Honra. Mas tem que haver essa garantia, porque, se não, não faz sentido», afirmou Almeida Antunes.

Segunda-feira, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional defendeu, num debate em Braga, o mesmo modelo. Hermínio Loureiro frisou, na altura, que a sua posição não vincula a Liga, mas revelou que tem mandato da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da qual é também vice-presidente, para defender essa ideia em Assembleia Geral da Liga.

Almeida Antunes manifestou-se ainda contra a extinção da III Divisão nacional, como resultou da Assembleia Geral (AG) da FPF de 31 de Janeiro. No entanto, há associações, com Braga à cabeça, que defendem que foram aprovadas duas moções que «se anulam uma à outra»», uma da direcção da FPF outra da Associação de Futebol do Algarve. O presidente da Associação de Futebol de Braga, Carlos Coutada, já tem a acta da reunião magna que requereu e estuda agora as formas legais de impedir a execução das deliberações.

«Não entendemos o porquê da pressa e a forma abrupta com que se fez o estudo» que conduziu à decisão de extinguir a III Divisão, corroborou hoje Almeida Antunes, em declarações à agência Lusa. O presidente da LPFNP quer «um estudo sério para analisar em conjunto o futebol nacional», concordando, «em absoluto», com a ideia lançada segunda-feira por Carlos Coutada para a realização de um congresso sobre o futebol, em que fosse debatida, entre outros temas, a reformulação dos quadros competitivos do futebol nacional.

A LPFNP tem a pretensão de organizar os campeonatos das II e III divisões nacionais e terá assento na AG da FPF.

Lusa

diversos:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OFF-TOPIC

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=3221

Há denominações que não entendo

A Liga Sagres é a I Divisão sendo a Liga Vitalis a II portanto a dita II Divisão será sim a III Divisão. Não havendo profissionalismo puro ou assumido na dia II e na dita III (que é IV) ele existe e se não há dinheiro na Sagres em muitos clubes o que será nas outras. Eu defendo o fim da III divisão (IV) e o alargamento da II (III) para 3 séries de 20 clubes com a subida dos 3 primeiros de cada série. Os clubes candidatos a ficarem lá terão que ter pelo menos um estatuto semi-profissional assumido porque a maior parte desses jogadores recebem salários ao fim do mês essencial para a vida particular. Deixemos os restantes para os Distritais.