Postes quadrados e em madeira | Relvado

Postes quadrados e em madeira

O tempo em que os postes das balizas de futebol provocavam lesões graves e até vítimas mortais.
 

No fim da década de 60, devido ao elevado número de acidentes com jogadores, causados pelo formato dos postes antigos que eram quadrados e em madeira, a FIFA decidiu no final dessa época alterar esta situação criando uma lei que exigia que os postes das balizas fossem alterados na sua fisionomia, passando a ser redondos nas traves e suas barras transversais.

A maior parte dos acidentes aconteciam com os guarda-redes e avançados na disputa da bola junto da baliza. Faleceram vários jogadores em acidentes deste tipo e outros foram simplesmente afastados dos relvados para sempre por motivo das lesões contraídas nessa zona do campo com embates frontais contra os postes das balizas, sendo os acidente mais graves provocados por lesões graves na cabeça.

Recordo que em certo desafio no campeonato nacional entre o Belenenses e o Lusitano de Évora, um jogador do Belenenses de nome Matateu, num certo domingo chuvoso na cidade de Évora, dentro da grande área do Lusitano fez um violento remate à baliza que levou a bola e bater na barra, fazendo ruir a própria baliza tendo o árbitro de dar o jogo por terminado no inicio da segunda parte.

Um outro problema criado nessa época era o facto dos postes em madeira provocarem que, ao longo do tempo, as balizas ficassem mais baixas do que permitiam as regras à medida que a trave superior ia cedendo no sentido do solo.

diversos:

Comentários