Portugal sem árbitros de nível europeu? | Relvado

Portugal sem árbitros de nível europeu?

 

valter costa pergunta: "como é possível que os árbitros portugueses errem tanto no nosso campeonato e quando vão ao estrangeiro tenham boas prestações? Eles não podem ser assim tão maus, pois não? Porque será?" Mas helder postiga nota que "nenhum árbitro português foi destacado para a 3ª jornada da Liga dos Campeões. Depois da saída de Vítor Pereira, não há nenhum árbitro luso com nível para apitar na Liga Milionária?"

diversos:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

há explicação!!!

Penso que os melhores desempenhos dos árbitros portugueses no estrangeiro se deve a dois factores:
1- Há indicutivelmente menos pressão. Se exceptuarmos países como a Turquia, a Grécia mais um ou outro, não há qualquer hábito dos dirigentes comentarem tão abertamente as arbitragens nem, muito menos, explicar por esse meio os insucessos das suas equipas. Ainda hoje a Fifa (ou a Uefa?) rejeitou o recurso às imagens televisivas para avaliar os árbitros. Em Portugal os jornalistas "esmiuçam" todas as imagens e os dirigentes dão mais importância a isso que ao desempenho dos futebolistas.
2- Há na mentalidade portuguesa uma tendência inata para encarar com maior seriedade as situações de maior dificuldade, exibindo um nítido "facilitismo" em situações mais correntes. Ou seja, as equipas pequenas transcendem-se contra os grandes e os árbitros portugueses transcendem-se nos jogos internacionais, desprezando ou encaramdo com um certo laxismo os jogos a nível interno. É tudo uma questão de motivação.

...

grande lógica...
como é possivel que quem observa os árbitros internacionais e pré-internacionais em jogos do Campeonato nacional lhes acabe por conceder as Insignias da FIFA?
Os nossos árbitros não são somente observados nos jogos que fazem fora de portas.
Agora pergunto eu: como é possivel que os nossos média errem tanto nas "análises"(???) que fazem aos trabalhos das equipas de arbitragem.
Estou cansado desta pseudo-cegueira, pois piro que quem não vê é quem não quer ver.

Os observadores da FIFA devem mesmo estar doidos.

Respondendo ao Postiga...
Pois, é estranho que não tenhamos, pelo 1ª vez um árbitro num jogo da Liga dos Campeões (e estamos á 3ª Jornada). Tal já aconteceu com outros paises, mas aí tu não achaste estranho.
O Lucílio Baptista (que dirigiu somente a última Final de um Campeonato do Mundo de sub-17), o Paulo Paraty, o José Pratas (o tal a quem alguns jornais já queriam pendurar as botas esta época) já actuaram, assim como o Duarte Gomes e o António Costa na UEFA.
Já agora, para os mais distraídos o António Costa vai estar na Taça UEFA (amanhã) e o Paulo Paraty vai dirigir o encontro Itália-Juguslávia para o apuramento ao Europeu.
Claro que quando no passado ano tivemos na mesma jornada da 2ª fase da Liga dos Campeões 4 equipas de arbitragem e na mesma semana mas 3 na UEFA em acção não ouví ninguém mencionar o facto, uma vez que apenas Duarte Gomes (a viver então a sua recente nomeação e participando como 4º árbitro num dos jogos da Liga dos Campeões) não constituiu equipa para dirigir um jogo nessa semana.
É... os senhores da FIFA e da UEFA estão mesmo doidos.
As nomeações são rotatívas... é apenas isso.
Até uma próxima,

Kikas