Portugal: o céu é o limite! | Relvado

Portugal: o céu é o limite!

 

QUE PONTOS EXPLORAR CONTRA OS INGLESES?
o7irg pergunta ainda: "que pontos deve
Scolari explorar contra a Inglaterra e com que jogadores, tipos de
movimentação e lances deve ter cuidado?
Quais as semelhanças e diferenças entre a selecção espanhola e a selecção
inglesa em termos de atitude, fio de jogo, qualidade de jogadores?"
elizajane acrescenta: "qual o melhor
11 para defrontar os ingleses?"

PLANTEL DE PORTUGAL TEM QUALIDADE PARA VENCER?
Por seu turno Dal nota: "terá Portugal
uma estrutura forte e uma estratégia que dê para ultrapassar a Inglaterra?
Terá o plantel de Portugal a qualidade necessária para chegar à final do
Europeu?"
Já aestevao questiona: "fisicamente
estamos em condições de aguentar?"

diversos:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off-topic: He's a friend atacou outra vez!

Afinal a chave do jogo com a Espanha, foi mesmo o Jorge Andrade, que enganou os seus amigos espanhóis, dizendo que a Rússia estava a ganhar por 3-1!

Lolada

Re:Off-topic: He's a friend atacou outra vez!

Até "ouver" o Jorge Andrade confirmar tais palavras poderei sempre pensar numa esfarrapada e execrável desculpa por parte da imprensa espanhola.

Caso, se confirme, que tal episódio ocorreu mesmo é de se condenar, pois não passa, tamanha conduta de enorme falta de respeito ao fair-play, mesmo não deixando a chico-espertice que veio substituír a táctica da Ala dos Namorados, de ser um acto inteligente...ambíguo, no mínimo.

Poderei ainda, dando largas a esta veia cinéfila, idealizar que Jorge Andrade poderá estar a preparar o terreno para a sua saída e venda pelo Depor para Inglaterra.

Ó grande e admirável fanta!

Perdoa-me a minha IGNORÂNCIA, mas explica-me lá o que queres dizer na parte final do 2º parágrafo... fiquei à nora!

Re:Ó grande e admirável fanta!

tuas palavras são um bálsamo para o meu ego, jejejeje...

Quais as dúvidas que tens sobre a ambiguidade ou sobre a Ala dos Namorados?

Re:Ó grande e admirável fanta!

mesmo não deixando a chico-espertice que veio substituír a táctica da Ala dos Namorados???,

ALA DOS NAMORADOS?

Re:Ó grande e admirável fanta!

A táctica militar utilizada em Aljubarrota era o quadrado e a Ala dos Namorados era o lado esquerdo do referido quadrado...assim denominada devido à juventude dos seus componentes que tinham partido para a guerra com o coração despedaçado de amor...

Re:Ó grande e admirável fanta!

Ah... pensava que estavas a insinuar alguma ambiguidade da parte do vocalista da Ala dos Namorados... :P

eheheh

Táctica

Ao nível da tactica, os ingleses jogam num estranho 4-4-2, com 4 defesas:

Gary Neville, não muito rápido mas eficaz. A. Cole, melhor que Neville, mas com a desvantagem de ter que fazer o corredor todo.

No centro da defesa, falta o Rio Ferdinand, mas mesmo assim, acho que o Nuno Gomes pode bem com eles.

No meio campo, temos Gerrard e Lampard para fecharem Maniche e Deco. Penso que vai ser um duelo bastante interessante.

Scholes, deveria ser ele a fazer a esquerda, mas é o "Maniche" da selecção inglesa. Muito perigoso a aparecer atrás dos pontas de lança.

Beckham, mesmo em baixo, um perigo que Nuno Valente vai ter de neutralizar.

No ataque, Owen (em baixo de forma) e Rooney (On-fire), mas mesmo assim, Jorge Andrade e Ricardo Carvalho devem chegar.

Como deveria jogar Portugal. Deverá explorar a falha inglesa na esquerda, e colocar Simão e Miguel na direita, pois entendem-se bem e podem ser um trunfo, como foi Gallas e Pires no jogo da França. Figo poderá jogar na esquerda e explorar Gary Neville, se bem que vai ter a ajuda do Spice Boy.

Deco, vai ter de ajudar Maniche e Costinha para combaterem Lampard, Gerrard e Scholes.

Penso que se a selecção estiver num bom dia e pensarem que têm que respeitar o adversário, podemos reeditar a vitória de 2000.

Força Portugal.

Prémio Gabriel Alves do relvado.com!!!

Ao nível da tactica, os ingleses jogam num estranho 4-4-2, com 4 defesas

Eu diria mais, jogam num estranho 4-4-2, com quatro defesas... quatro médios e dois avançados!

Re:Prémio Gabriel Alves do relvado.com!!!

A verdade é que o 4-4-2 é mesmo estranho, porque o 4 do meio campo nem é em linha nem é em losango, mas sim uma mistura dos 2. Scholes não encosta á esquerda, está sempre no meio, mas Beckham não descai para o meio, está sempre encostado ao flanco direito. A tactica da França é igual, mas o Zidane faz de Scholes e o Pires de Beckham

Re:Prémio Gabriel Alves do relvado.com!!!

Lolada!

Somos todos mas é uns grandes cromos, com a mania que somos o Mourinho, mas parecemo-nos mais com o Gabriel Alves. Essa é que é essa!

Re:Prémio Gabriel Alves do relvado.com!!!

Por falar em Mourinho...

O 4-4-2 "Estranho" de Eriksson, é similar ao que era utilizado por Mourinho no Porto.

Algumas nuances pelas características dos jogadores à disposiçãodos jogadores à disposição, mas "esquemáticamente" é mesmo bastante parecido.

Agora Ingliterraaa

apelo todo o povo portugues para apoiar o time de Portugal com muiti carinhuuu e fervor, agora os inglesis vao como nuestros hermanos del la Cadena Ser "Vão mas é tomar no cu".
Agora para desviar a atençao dos ingleses peço a todas as mulheres portuguesas de irem as janelas e de se mostrar nuas!!!

Os ingleses não fazem cá falta nenhuma

As Inglesas, pelo que tenho visto na imprensa ultimamente, já são menos dispensáveis.. :)
   
O sucesso financeiro julgo eu que estará pouco ligado á presença dos espanhois. Grande parte deles iam e vinham no dia do jogo. Agora a saída dos Ingleses poderá provocar mais estragos. Salvo seja :)
Em relação ao futuro da equipa nacional na competição, penso que este jogo com a Inglaterra poderá revelar muito sobre aonde poderemos chegar.
A vitória com a Espanha era uma questão de orgulho nacional, era uma divída fatal que os jogadores tinham para com doze milhões e meio de Lusitanos.

Agora tudo o que vier lucro.

P.S.: sinceramente espero que os jogadores portugueses entrem em campo com o mesmo espirito do ultimo jogo. Mas esta é a leitura que eu faço do que vejo à minha volta.

SAud.

24-06-2004: um dia histórico para a nossa Língua!

Os jogadores portugueses, têm nesta 5ª feira a primeira grande oportunidade, de se assumirem como os verdadeiros ídolos futebolísticos de várias gerações.

Desde 1966, data da 1ª participação em grandes certames de futebol, que o nosso país se destaca com o seu futebol bonito, capaz de conquistar as maiores vitórias... morais que há memória! Agora, 23 bravos portugueses, têm uma grande hipótese de erradicar do nosso dicionário esse termo, que só um povo como o nosso podia ter inventado: a vitória moral!

Está na hora dos nossos jogadores provarem ao mundo, que Portugal é mais do que aquela equipa do futebol bonito e imprevisível, mas que nunca vai a lado nenhum. Não vai ser nada fácil e espero bem que os jogadores e o povo português, se apercebam da dimensão do desafio que lhes é colocado, pois todos nós já percebemos que quanto maior é o desafio, maior é a capacidade de superação destes atletas.

A partir de agora, faltam apenas 3 jogos para o sonho e o mínimo deslize será fatal. Vamos esperar que tudo seja perfeito e que a partir de 5 de Julho de 2004, as desculpas esfarrapadas e palavra vitória moral passem a ter apenas significado, em Inglês, Espanhol, Francês, Holandês, Grego, Italiano ou Checo!

Faltam apenas 3 vitórias para sermos Campeões Europeus!

Para mim

Se jogarmos com a concentração no máximo, só existem dois factores que nos poderão fazer falhar o titulo, a saber :

-A França, pode não estra a jogar muito, mas tem a estrlinha dos campeões, além de grandes jogadores (Só mesmo a França para virar o jogo contra a Inglaterra num minuto)

-O poderio ofensivo e jogo de equipa da República Checa, que é assustador, é daquelas selecções que do meio campo para a frente tem sempre n soluções.

Quanto à Inglaterra será provavelemente o jogo mais equilibrado do Euro2004, visto que as selecções equivalem-se bastante, ganhando Portugal provavelmente a nivel de defesa.

Como disse num post anterior teremos selecções com :

-Pontos Fracos (Guarda Redes)
-Pontos Fortes (Figo, Deco, Costinha, Maniche/ Spice Boy, Lampard, Gerrard, Scholes)
-Pontos Explosivos(Ronaldo / Rooney)

Além de provavelmente terem os dois melhores selecionadores do Euro (Scolari / Erikson).

Ah e já agora podemos "vingar" a derrota do mundial de 66 ;)

Saudações Benfiquistas
NePPEr

Receio...

O meu receio é que Portugal, tendo que ganhar o jogo, mas com a hipótese de poder fazê-lo na expectativa, não tenha a determinação e a convicção que derrotou a Rússia e a Espanha.

A Defesa, é o sector mais fraco dos Ingleses, juntamente com centro esquerda do seu meio campo, já que Scholles, ocupa uma posição demasiado desprotegida por vezes, nessa área.

Talvez a Inglaterra até acabe por mexer na sua equipa, já que o seu meio campo com Gerard e Lampard, não sei se terão perfil para encarar Deco.
E como o tal do King, foi "testado" como trinco contra a Croácia, a ver vamos.

A Inglaterra, pode causar problemas a Portugal, uma vez que utiliza um esquema similar ao do FCP.
Será difícil controlar Scholles, (embora se possa aproveitar os espaços deixados por ele) Lampard e mais 2 avançados (Owen e Rooney).

Embora talvez fosse um grande risco, mudar de estratégia neste momento, talvez fosse de equacionar a entrada de Beto, para a Defesa, substituindo o Miguel.

Teriamos assim uma linha de 4 defesas mais compacta e forte, que poderia marcar Rooney e Owen, sobrando ainda um dos centrais.
O Meio campo estaria a assim mais disponível para a luta de Costinha/Lampard e Scholles/Maniche, deixando o Nuno Valente atento a Beckham e soltando o Deco com Gerard, para servir os alas Figo e Ronaldo, que teriam um mano a mano com Neville e Cole.

A Nuno Gomes, o papel ingrato de se travar com os fortíssimos centrais Ingleses (sobretudo aquele com aspecto de armário)

Seria talvez confiar demasiado nos desiquilibrios que possam ser causados por Figo, Deco e Ronaldo, mas talvez valesse a pena.

Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas...

...tirar o Miguel para colocar o Beto?!

Se bem vejo, a Inglaterra quando ataca pelo lado esquerdo, fá-lo através de Scholes um médio-centro e Ashley Cole o lateral. Partindo do princípio que Figo ou Ronaldo, irão jogar do lado direito, provavelmente Cole não terá muitas hipóteses de ir ao ataque. Scholes como médio-centro que é, tem tendência para jogar ao meio e não à linha. Não é por exemplo jogador para ir à linha de fundo cruzar...

Em face disto, porquê tirar Miguel? Se Beto é central, qual a vantagem de jogar a lateral, quando temos 2 dos melhores laterais direitos da competição? Será que o que sugeres é jogar sem lateral direito?

Quanto a mim, Miguel será uma arma importante para esse jogo. Pois se contra a Espanha eu recomendava Paulo Ferreira (pelo perigo que representavam os extremos adversários), contra a Inglaterra recomendo mesmo Miguel, para criar desiquilíbrios no apoio ao ataque!

Não sei qual vai ser a chave do jogo, mas palpita-me que é fundamental que o trinângulo do meio-campo seja novamente decisivo. Deco, com Maniche e Costinha nas costas, tem que superiorizar-se a Lampard e Gerrard e caso Bechkam comece a aparecer ao meio, é fundamental que Nuno Valente aproveite para apoiar o ataque.

Parece-me que eles baseiam o jogo em tabelinhas pelo centro do terreno e numa frescura física impressionante, mas se nós os encostarmos às cordas e fizermos o nosso jogo pelos extremos, eles vão ter muitas dificuldades. Já reparaste que ontem, a Croácia praticamente não os pressionava, deixando-os tabelar à vontade?

A receita, quanto a mim é simples: muito pulmão para fazer pressão igaul à do jogo contra a Espanha e continuar a atacar pelos extremos, de forma a criar desiquilíbrios.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

A ideia de colocar o Beto seria para auxiliar a marcação de Rooney e Owen, para evitar a descida de Costinha, evitando assim a perca de um elemento importante na luta com Scholles e Lampard, que assim terão como único opositor o Maniche, ou a espaços o Deco.

Portugal não conseguirá jogar com o tal pulmão que falas, se for empurrado para a retaguarda e a bola não chegar, ou tiver dificuldades em chegar a Figo e Ronaldo.

Ou isso, ou o Eriksson coloca em campo um jogador mais defensivo no meio campo, (Neville ou King) retirando o Lampard ou o Gerard, que também acho provável e dessa forma já se libertaria mais o Costinha.

De qualquer das formas, se as equipas entrarem as duas na sua forma habitual, uma dela terá algumas dificuldades em obter o controlo do jogo. Esperemos que os Ingleses, tenham mais dificuldades que nós.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

A ideia de colocar o Beto seria para auxiliar a marcação de Rooney e Owen, para evitar a descida de Costinha, evitando assim a perca de um elemento importante na luta com Scholles e Lampard, que assim terão como único opositor o Maniche, ou a espaços o Deco.
Creio que se nós tivermos a posse da bola, serão eles a ter que recuar e não nós. Aliás, esta equipa inglesa está mais talhada para o contra-ataque, do que para o ataque continuado, logo, não creio que deva sair Miguel, o Ericksson é que pode pedir aos avançados para fazerem diagonais nas costas dos laterais, para evitar que estes subam muito, ou então para desviar os centrais Andrade e Carvalho e abrir brechas na nossa defesa...

Portugal não conseguirá jogar com o tal pulmão que falas, se for empurrado para a retaguarda e a bola não chegar, ou tiver dificuldades em chegar a Figo e Ronaldo.
Se nós mantivermos a posse da bola, nunca seremos empurrados para a defesa. Por outro lado, se quando perdermos a posse da bola, conseguirmos manter a pressão do jogo com a Espanha, eles é que vão passar um mau bocado...

Ou isso, ou o Eriksson coloca em campo um jogador mais defensivo no meio campo, (Neville ou King) retirando o Lampard ou o Gerard, que também acho provável e dessa forma já se libertaria mais o Costinha.
Lampard e Gerrard, têm sido dos melhores jogadores da selecção inglesa, creio que uma decisão dessas seria bastante difícil de tomar pelo Ericksson.

De qualquer das formas, se as equipas entrarem as duas na sua forma habitual, uma dela terá algumas dificuldades em obter o controlo do jogo. Esperemos que os Ingleses, tenham mais dificuldades que nós.
Acho que tens razão, mas a questão será se nós conseguiremos criar muitas oportunidades. É que mesmo mantendo a posse da bola, é preciso que Ronaldo e Figo desiquilibrem pelos extremos ou que Deco arranque faltas pelo meio. Caso contrário arriscamo-nos a dominar e controlar a posse de bola, mas eles podem ser letais num contra-ataque! Vai ser precisa muita paciência e espero que os jogadores procurem a vitória desde o 1º minuto, mas que não se esquecçam que se empatarmos, não ficamos eliminados, vamos só a prolongamento...

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

"Creio que se nós tivermos a posse da bola, serão eles a ter que recuar e não nós. Aliás, esta equipa inglesa está mais talhada para o contra-ataque, do que para o ataque continuado, logo, não creio que deva sair Miguel, o Ericksson é que pode pedir aos avançados para fazerem diagonais nas costas dos laterais, para evitar que estes subam muito, ou então para desviar os centrais Andrade e Carvalho e abrir brechas na nossa defesa...

Nesse caso estás-me a dar razão.
E como a Inglaterra joga com Rooney e Owen na frente, será muito perigoso jogar 1x1 contra R.Carvalho e J.Andrade.

"Se nós mantivermos a posse da bola, nunca seremos empurrados para a defesa. Por outro lado, se quando perdermos a posse da bola, conseguirmos manter a pressão do jogo com a Espanha, eles é que vão passar um mau bocado..."

Há aqui três coisas importantes:
1. Como manter tanta posse de bola se estamos em inferioridade númerica no meio campo.
2. Pressionar "ingleses", que para mais, estão em superioridade numérica no meio campo, sem os deixar respirar, por muita confiança que tenha no nosso meio campo, deixa-me apreensivo.
3. Mesmo que consigamos isso durante uma boa parte do tempo, deixar os Ingleses a defender muito atrás, com espaço para Rooney e Owen correrem muito, com a apetência que referes para eles jogarem no contra ataque, também me deixa apreensivo.

Finalizando, há substituições de jogadores, que apesar de serem mais defensivos que outros, podem permitir à equipa uma solução de ataque mais segura e consistente.
Acredito que Portugal conseguirá um maior controlo de bola, até pelo momento que atravessa a equipa.
Acredito que os Ingleses, se não conseguirem travar estratégicamente esse impeto Lusitano, percam um pouco a confiança a exemplo do que aconteceu com a Espanha.
Mas também sei que o esclarecimento de Beckham que joga "falsamente" numa posição recuada, a força de Scholles e a rapidez de Rooney e Owen (temo sobretudo este) podem resolver um jogo aparentemente controlado pela nossa selecção a seu favor.

Continuo a achar que o adiantamente de Costinha, através de uma consolidação dos elementos defensivos, com a entrada de um jogador versátil e com mais centimetros (que pode até ser útil em lances de bola parada, quer a defender, quer a atacar onde a Inglaterra sofreu grande parte dos golos) pode ser uma vantagem a nosso favor, pois poderia não equilibrar, mas desiquilibrar a balança no meio campo, pois poderia proporcionar concretamente um maior adiantamento de Maniche, (que continuaria a dobrar os flancos, ganhando as segundas bolas, perdidas por Figo e Ronaldo) mais liberdade criativa a Deco e o apoio nas triangulações de organização a Costinha.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

Mas dá-me a ideia que os comentários do Mourinho já influenciaram alguem.

Isto é quase a discussão do sexo dos anjos:
- O Beto à direita porque apoiaria a marcação aos dois avançados Ingleses e libertava o Costinha. Então e depois quem é que apoiava o ala no corredor direito? Era o Costinha? Ou o Maniche?

É a velha história do cobertor- puxa-se um lado, destapa-se do outro.

O melhor é não inventar muito.

SAud.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

Apesar de ser admirador do trabalho de Mourinho, não o ouvi falar sobre a selecção, por isso não sei qual a opinão dele sobre esse assunto.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

( :) carreguei no submeter cedo demais...)

Mas não acho que se esteja a destapar a selecção.

O Miguel, contra a Espanha até sobressaiu pela forma excelente como defendeu contra Vicente, que tinha predicados de jogar muito perigoso na linha, ao contrário do que é habitual, já que costuma dar nas vistas pelo pendor atacante.
Contra a Rússia idém e sem adversário directo.

E como a Inglaterra joga sem extremo, ou sequer sem médio esquerdo, não há grande utilidade num defesa nas alas sem adversário directo, quando vão faltar no eixo.

Daí esta ideia..

Mas sinceramente duvido que o Scolari opte por ela.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

De qualquer forma (e seguindo a tua linha de raciocinio) o homem a colocar na direita teria que ser sempre um jogador que fechasse atrás, coisa que o Ronaldo não faz.
Era preferível que fosse o Miguel a fazer todo o corredor e quando estivesse cansado daria lugar ao Ronaldo ou ao Paulo Ferreira conforme se estivessemos a ganhar ou a perder.
o Petit tambem poderia fazer a posição sugerida para o Beto, fechando á direita quando a equipa defendesse.

o mourinho disse no jogo com a Espanha que o costinha necessitava de mais liberdade para pressionar mais à frente. Se não ouviste então estás de parabens .

Saud.
 

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

Mas repara.
Nesta situação, o que sugeria era que o Costinha e o Maniche se pudessem ocupar de Lampard / Scholles.
O Beto seria um auxílio a J.Andrade e R.Carvalho para travar Owen e Rooney.

Quanto ao Mourinho, parece que ele comentou o jogo Portugal-Espanha, porque vi aqui.
Mas como vi o jogo num local onde havia um ecran gigante, nem percebi quem e como comentavam o jogo.

Mas tenho pena, porque seria uma novidade.
Ver o jogo comentado por uma pessoa que percebe de futebol e que para mais é um orador por excelência.

Re:Não sei se percebo alguma coisa de futebol, mas

A equipa ficaria desiquilibrada pois não teria apoio ao ala direito no ataque. E não aproveitavamos a falta de força do lado esquerdo Inglês.

O mourinho disse nos comentários que fez ao jogo que o Costinha devido à marcação ao Raul estava a defender muito atrás. Mas senão fôr o Costinha tem que ser outro a marcar o segundo atacante.

Saud.

Se o ce'u e' o limite

tenham cuidado pa não bater cos cornos no tecto :P eh eh

Oupa: +1 divertido

Tambem tinha imaginado isso, mas ainda não chegamos la no topo, ainda falta muito

vencer.. é o mais priovável

Penso que neste jogo é o valha-me santo Ambrósio, porque como qualquer pessoa sabe a Inglaterra é dos ossos mais duros de roer, mas se os jogadores jogarem como sabem está ganho!!!!!