De pequenino se torce o pepino... | Relvado

De pequenino se torce o pepino...

 

Para influenciar o meu sobrinho e sabendo que gosta de música e animais, meto-o a ver vídeos do Youtube em que o Benfica marca uns quantos golos ao Sporting ao som do "sou Benfica" e falo sobre a águia Vitória que voa no Estádio da Luz. A mim foi a minha irmã que me influenciou e como não havia TV Cabo na altura, os desenhos animados só davam, praticamente, de manhã, o que fazia com que me interessasse por outras coisas, vendo jogos do Benfica com quatro anos! Chegava a chorar quando o Benfica perdia, o que, na altura, era raro.E vocês o que fazem? E como é que vos influenciaram a vocês?
anabenfas

diversos:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Absurdo

Pelo menos para mim. Tal como a religião ou postura política, cabe ao íntimo de cada um decidir qual lhe agrada mais. Foi assim comigo, será assim com os meus filhos, é assim com toda a gente que conheço. Agora que preferia conhecer mais Sportinguistas, preferia.

Re: De pequenino se torce o pepino...

Querem ver que agora vem-se a descobrir que mais de metade dos tantos milhões de adeptos do glorioso foram influenciados, coagidos, chantageados , levaram lavagens cerebrais ,etc.,etc.pra serem do clube, tal como esta tia faz com os sobrinhos.... Gostava de saber qual a reaçao desta tia se os sobrinhos forem doutro clube,será que deixa de falar com eles???ou será que os manda pra Guantanamo???? Hhhuuuuuuummmmmmm.....será que as influencias são só para angariar adeptos ou também se aplica ao foro desportivo...... É só INFLUENCIAR!!!!!!....... Saudações

Agora que penso nisso.

O meu pai e o meu avô paterno são do scp, mas não ligam muito a futebol, nem nunca me influenciaram. Os meus vizinhos todos são de benfica, e cresci a ver o fcp ganhar campeonatos.. Sou do scp, de certeza que é por afinidade á familia...Mas já da parte da minha mae é tudo benfica. Vou reflectir nos proximos dias..

Nunca...

tentei influenciar ninguém a ser do Porto, acho que não vale a pena, uma pessoa é o que é, e se gosta de um clube fá-lo d'uma maneira irracional, nasce-se já d'uma cor. A mim quando era miúdo tentaram tornar-me Benfiquista, com uma pequena chantagem ao oferecerem-me uma camisola do tempo do Casino Estoril autografada pelo Futre.

Acho

que é uma das maiores maldades que se pode fazer a uma criança.Tirar-lhes o poder de escolha...seja em futebol, seja em politica, seja em religião.Sou contra qualquer tipo de influencia deste tipo. Sou a favor isso sim que lhes ensinem a ter uma mente aberta para que possam trilhar o seu próprio caminho sem grilhões. Apesar de ser uma tendência normal de muitos adeptos eu recuso-me a alinhar em comportamento tão ridículo.Isto é apenas e só futebol, um desporto, uma suposta diversão...qual é a razão para a necessidade de se fazer uma lavagem cerebral a crianças?Serão piores pessoas se forem doutro clube ou se até nem gostarem de futebol?

Re: Acho

ninguém nasce a ser dum clube, há sempre uma influencia externa... seja a qualidade do futebol dessa equipa, seja alguem da familia. como benfiquista mostro-lhe coisas do benfica. agora ele tem tres anos, gosta de ouvir a musica e gosta, claro, de ver a aguia a voar... agora é claro que ele pode vir a ser doutro clube, mas qual é o mal de mostrar o que o benfica tem de bom? se ele não gostasse de ver, como é obvio não o obrigava. alias ele pede-me para ver as tartarugas ninja, para ver o benfica,. não vou mete-lo a ver alo que ele detesta.

Tenho 3 filhos e,,,viva a democracia!

O mais velho, é sportinguista; o do meio, benfiquista; o mais novo começou "verde", agora é FCP Eu...Beira-Mar, Académica (triste sina, não é?) O mais velho (34 anos), foi influenciado pela vizinhança, enquanto que o do meio foi, sofreu claras influências de um tio todo Benfica -foi lá passar umas férias e..."perdeu-se" (mas é bom rapaz, na mesma); o mais novo aprendeu com o mais velho mas, aí pelos 4-5 anos, a força dos colegas e os muito bons resultados do Porto (estávamos em 1993-94)empurraram-no para os "andrades". Enfim, ninguém é perfeito -perfeitos só o Vieira e P.Costa e nem esses agradam a todos...

Re: Tenho 3 filhos e,,,viva a democracia!

Enfim... Tinha que ser o mais novo a aproveitar-se na familia...

Basta ...

deixa-los ver futebol e se as coisas decorrerem de acordo com a lógica ,tornar-se-ão portistas.

Re: Basta ...

teve graça... mas o meu sobrinho tem tres anos. quando se interessar por futebol mesmo, espero que o benfica não dê hipoteses nessa altura

Disseste muito bem mas

erraste no clube...querias por certo dizer Sporting.

Re: Disseste muito bem mas

~sso já depende dos gostos. se se gosta de ganhar ou se se gosta de ganhar de longe a longe. cumps

Eu não influencio ninguém para ser do meu clube

Se os meus filhos o são é porque o decidiram livremente, ser deste ou daquele clube é um estado emocional e ninguém consegue colocar alguém a amar aquilo que não quer. Eu tento influenciar as pessoas é no campo político, não de serem do Partido A ou B (eu não pertenço a nenhum) mas de terem ideias positivas para a realização pessoal, económica e social da humanidade - argumento e rebato ou aceito as opiniões contrárias - assim me realizo. No plano desportivo é aceitável e desejável que não se discuta se alguém é do clube A ou B - não há clubes melhores ou piores.

só posso dizer...

que tenho pena dos miudos... a quererem que eles sofram com o futebol... shame on u.... http://peganalancheiraevailevaroalmocoaopai.blogspot.com/

Eu costumo simplesmente

Constatar que: -há quem seja do Benfica (6 milhões) -há quem esteja acima da vulgaridade Isso costuma chegar para separar o trigo do joio. Quem prefere o conforto de pertencer à maioria e os restantes.

Re: De pequenino se torce o pepino...

Começando por mim, e vou aproveitar para fazer um save deste comentário visto de tempos a tempos os artigos se repetirem, sou portista porque: Sou da cidade do Porto; o meu primeiro jogo ao vivo foi no estádio das Antas; os meus primeiros adereços de um clube foram uma camisola FCP, um boné e uma bandeira; o amigo do meu pai não parava de me falar no FCP; porque mais tarde vi o meu pai (benfiquista) e a minha mãe (sportinguista) vibrarem com a vitória em Viena em 87 como se fossem os seus clubes. Mais tarde, a Taça Uefa, a Champions e o relvado fizeram o resto! Lá para Setembro, e espero que corra tudo bem, irá chegar um rebento à família. Tanto eu como a mãe achamos graça que o menino seja do mesmo clube que o pai. Para já, vou começar a influenciá-lo por pintar o seu quarto em tons de azul:) Mais tarde, uma ida ao Dragão e à Loja Azul farão o resto:)

Utopia, anabenfas, pura utopia!

Falando por experiência própria acho que posso desmontar a tua 'teoria da influência clubista'. O meu sobrinho mais novo, nascido em 1982 [atenta no pormaior] teve, como todas as crianças, a sua fase de indefinição clubista. Apesar das minhas tentativas de lhe incutir que o Benfica era o maior, foi durante parte da sua infância vitoriano - fase em que o pai o levava ao Bonfim a assistir aos jogos do clube cá da terra. Um dia, nem sei bem quando, 'acordou' sportinguista. Sofredor por opção, como eu o apelidava, acabou por ver finalmente o seu clube de coração vencer um campeonato nacional aos 18 anos! Como vês, não há influência que resista ao destino : ) Hoje em dia, fruto da rivalidade clubista, passamos o tempo a 'picar-nos' saudavelmente. E, apesar de 'rivais', ele continua a ser o sobrinho favorito [tal como a irmã é a minha sobrinha favorita].

Re: Utopia, anabenfas, pura utopia!

Que belo "pormaior". Se calhar, somos do mesmo "pormenor"

explicando

influencias existem sempre. não há um gene do benfiquismo, sportinguismo ou portismo. A minha forma de me expressar não foi a melhor. Eu não obrigo o meu sobrinho a ser do benfica. Se for do sporting ou do porto ou da academica, gosto dele da mesma forma! agora se a criança gosta de ver videos, ouvir música, histórias, e fica fascinado com a bola, sendo eu benfiquista, não posso dar-lhe a ouvir uma musica do benfica, mostrar-he videos em que o benfica sai vitorioso, contar histórias do benfica? Se ele detestasse não o obrigava de certeza, porque gosto dele. A minha irma também não me meteu uma arma na cabeça e obrigou a ser benfiquista, mas é normal eu ter-me interessado pelo benfica, vendo a minha irma a sofrer pelo clube e vendo as glorias do benfica. Isto não é uma influencia?

Re: explicando

e quando damos uns toques na bola,ele diz que e do sporting e ri-se, porque sabe q me esta a contrariar... também é normal dizer que é "do" portugal

Mas há algum adepto de um clube contrariado?

Eu sou do Benfica e toda a minha família é ferrenha benfiquista, apenas o meu avô era adepto do Belenenses. Será que eles me obrigaram a ser do Benfica? Claro que não, mas é provável que me tenham influenciado. Eu não me recordo de alguém me vir dizer que eu tinha que ser do Benfica, mas se eu gosto do meu pai, gosto dos meus tios, vejo neles um exemplo e eles são do Benfica, é natural que eu também tenha escolhido este clube. Sinceramente não sei se foi por isso, mas algo me tornou benfiquista e eu nunca consegui encontrar explicação racional. Alguém sabe porque razão é de determinado clube? Eu acho que é como a religião, não se escolhe... Os meus filhos são sócios do Benfica, fui eu que os fiz, bem como são vários os equipamentos do glorioso que existem cá em casa. A minha mulher é portista e também já comprou um equipamento oficial dos dragões. Nenhum de nós luta para que os putos sejam deste ou daquele clube, porque obviamente que se os contrariarmos ou obrigarmos a ser deste ou daquele, o mais natural é que eles quando crescerem façam uma opção contrária. Por mim, a única coisa que não escondo é a minha condição de benfiquista e até já levei o mais velho à Luz. Se o estou a influenciar? Obviamente que sim, mas devia fazer o quê? Levá-lo a Alvalade? Já agora, a título de curiosidade, posso-vos dizer que ao mais velho, digo amiúde que ele não pode ser do Benfica, que do Benfica sou só eu! Posso-vos garantir que é nessas alturas que ele fica mais lixado e diz que também quer ser do Benfica e que não é justo ser só eu. Já agora, quando é ele que está lixado comigo (como por exemplo no Domingo que estava de castigo) puxa pelo Sporting, mas um verdadeiro adepto não consegue disfarçar por muito tempo e o golo do Micolli dissipou algumas dúvidas, se é que elas existiam... :) PS - Aos meus filhos desejo o melhor, se não puderem ser benfiquistas, que não sejam do Sporting!

Re: Mas há algum adepto de um clube contrariado?

Os meus sentimentos pela família que tens...

Re: Mas há algum adepto de um clube contrariado?

Subscrevo integralmente

Re: Mas há algum adepto de um clube contrariado?

concordo plenamente, eu não o obrigo a ser do benfica. se ele detestasse ver os videos, não o obrigava. com certeza se lhe desse a ouvir o só eu sei, se calhar apreciava também. agora eu nao sou hipócrita, e mostro coisas sobre o meu clube... depois o avô paterno que é sportinguista, se calhar fala-lhe do sporting... bem, só a parte do fim é que eu n aceito muito bem, se não for do benfica, que seja ao menos do porto, que ao menos ganha alguma coisa...

fazer lavagem cerebral é muito muito feio

o meu pai é socio e adepto fanatico do slb e o meu irmao do scp e eu do fcp mas o meu pai NUNCA me obrigou ser do slb. e quem obriga os filhos a serem do clube dos pais é tambem muito feio,é como 1 pai que é medico e obriga o filho a ser tambem medico apesar do filho nao querer ser medico acho isso vergonhoso.

Sou relativamente jovem..

Relativamente a muitos relvas que por aqui param... Nasci em 81 e quer o meu pai e irmão são azuis e ainda bem que me deram a respectiva injecção... Ainda bem porque pude ter varíadissimas alegrias dada pelo meu clube e nenhum jovem do meu escalão etário pode ter festejado tanto quanto eu... E claro que faço questão de deixar o legado azul na família é claro...

Bah...

isso é quase fazer lavagem cerebral. Ridículo. Eu também tenho sobrinhos/as e nunca fiz nada do género. Claro que defendo o meu clube (FCP), claro que tento encontrar e expor-lhes argumentos para eles um dia serem adeptos do FCP, mas acima de tudo deixo-os descobrirem e identificarem-se com o clube que quiserem. Não gosto de pressionar nem influenciar a esse ponto ninguém.

Re: Bah...

lavagem cerebral? então se ele gosta de ver videos e de ouvir músicas, como benfiquista, mostro-lhe coisas do benfica. Querias que fizesse o que? Já que sou benfiquista e ele gosta de ver videos, vou mete-lo a ver e ouvir aquela do só eu sei que fico em casa! agora se ele for doutro clube, que remédio tenho eu, n deixo de gostar dele... agora n sei em que e que mostrar coisas do benfica é lavagem cerebral

Re: Re: Bah...

E quando forem horas de deitar, para eles adromecerem mais rapido, pode-lhes contar umas historiazinhas do LFV . Essas mesmas que ele vos conta.... ;)

Clubes!

Quem gosta verdadeiramente de um clube, é porque nasceu com isso! Há quem diga que ja trocou de clube, mas para isso acontecer nunca se gostou verdadeiramente de nenhum clube! Eu sou filho de pai benfiquista(nada viciado) e mãe sportinguista(nada viciada). Desde que me lembre sou do benfica!Sempre fui do benfica e continuarei a ser.Nasci no ano em que o porto foi campeão europeu e o benfica foi campeão nacional! A maior parte da minha familia mais proxima é sportinguista, mas nunca ninguem me conseguiu influenciar, e a minha determinação levou mesmo aos familiares sportinguistas oferecerem-me equipamentos do benfica! Tornei-me sócio do benfica com 5 ou 6 anos(e tive sempre as cotas em dia). Sou accionista da SAD e vou ao estádio com regularidade. Quando tiver um filho, não o vou influenciar a ser do benfica, pois os verdadeiros benfiquistas já nascem com isso, e são os verdadeiros que fazem falta! Cumps :::essencial:::