Pela criação do MAFAV (Movimento de Adeptos do Futebol Anti-Violência) | Relvado

Pela criação do MAFAV (Movimento de Adeptos do Futebol Anti-Violência)

Este artigo pretende ser um apelo à intervenção cívica dos que gostam do futebol e são bem formados
 

Este é um artigo bem diferente e é, ou pretende ser, um apelo à intervenção cívica dos que gostam do futebol e são bem formados e que querem fazer alguma coisa contra a violência que estraga os espetáculos e retira as pessoas dos estádios.

A ideia é criar o MAFAV (Movimento de Adeptos de Futebol Anti-Violência) que seja uma verdadeira arma contra a violência, denunciando todas as atitudes que direta ou indiretamente a favoreçam, denunciando atitudes ou comportamentos que promovam, tolerem, ou mesmo combatam mal essa mesma violência, estando atentos e críticos em relação aos comportamentos negativos de autoridades policiais ou outros responsáveis. Por outro lado, deverá divulgar e elogiar tudo o que combata, consequentemente, esse fenómeno.

O MAFAV terá duas regras fundamentais: 1- Independente de quaisquer cores clubistas 2- Respeito por todas as entidades e pessoas que participam no futebol, desde clubes a pessoas individuais, incluindo árbitros, treinadores, jogadores, dirigentes ou jornalistas.

O MAFAV poderá recorrer a muitas formas para conseguir promover os seus objetivos, nomeadamente através de trabalhos em todos os órgãos de comunicação social e ações nos estádios de futebol e está aberto à participação de todos os interessados.

Esta é uma tentativa de lançamento e, eventualmente com o apoio do relvado, pretende-se criar um núcleo capaz de dinamizar a ideia e lhe dar continuidade. Como é óbvio, ofereço-me para participar nesse núcleo que deverá fazer um plano de atividades.

Quem estiver motivado e interessado em participar poderá deixar a sua "inscrição". Pretende-se saber se há gente interessada e se vale a pena ir para a frente com a ideia.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

diversos:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

MAFAV no Facebook

Criei o MAFAV no facebook! Espero que apreça gente com ideias e que crie uma dinâmica para não morrer.
O endereço no facebook, de e-mail é: mafav@groups.facebook.com
Um abraço para todos mas em especial aos que quiserem aderir!

ja pedi p entrar..

...no grupo.

Tens de arranjar uma foto ou um logo p o grupo.

abraço

De acordo

Aceito sugestões! Não tenho jeito nenhum para desenhar e não sou grande coisa nesse tipo de situações! Mas vou tentar!

Não é fácil..

Parabéns pela iniciativa, caro user.

Numa altura em que a hipócrisia, mentira, violência, difamação impera julgo que iniciativas que ajudem a elevar o nível, são válidas. Deste modo, gostaria de me disponibilizar para ajudar.

Mas não será fácil ter a minima influência positiva nos adeptos de hoje.

Por exemplo neste fórum, sobe a manta do anonimato todos os dias verificámos que existem users que somente participam com o objectivo de insultar, difamar, provocar confusão. Têm comportamentos que estou certo que 90% nem sonha ter presencialmente. Contudo a real pessoa é essa. A que sobre o anonimato tem esse comportamento asqueroso. E por exemplo, a Administração deste Fórum não faz nada.. Em vez de proibir a sua participação durante uns tempos, nada faz.. E então, temos o rol de insultos diariamente..

Uns determinados adeptos, insultam diariamente do modo como se referem aos portistas e ao FCP. É ver em vários fórum os termos que utilizam em temas normalissímos.. São insultos de gente rasca e que não devemos esperar muito..

Vivemos na sociedade que vale tudo, inventam-se casos, somente para difamar pessoas e instituições. São puros cobardes e ratos de esgoto que tentam suavizar os seus descontentamentos pelos insucessos dos seus clubes com a difamação dos outros.. Inventa-se tudo, e logo há alguma comunicaçao social que dá publicidade ao caso.. A legalidade/ilegalidade desta situaçaõ neste casos já vale nada. Devemos esperar algo desta gente?

Mas há que ter esperança e ajudar a melhorar um hobbie que anima mlhões de pessoas..

Conta comigo.
Abraço

...

Tens razão no que dizes, mas pecas num assunto,"Uns determinados adeptos, insultam diariamente do modo como se referem aos portistas e ao FCP"...
Sim, porque uns determinados adeptos não insultam diariamente, quando se referem aos Benfiquistas e ao SLB, não, só uns determinados, os outros são todos os anjos.

Faz uma contagem..

Ninguem é santo mas faz uma contagem do número de vezes que os adeptos do FCP são insuktados e os do SLB..
Verifca quantas vezes são utilizaas as palavras "bimbos", "porcos", "Corruptos"..

Por mim na boa, só mostra o nível essa gentinha que utiliza esses insultos..

Conta e depois falamos..

Faz parte

Do futebol meu amigo

A minha aposta é...

Não tem nada que fazer! Rivalidade sim, violência não!

...

Uma proposta destas aqui, deve ser para rir, basta ler os comentários com que somos brindados diariamente por parte dos users e estamos conversados.
Basta ler alguns que estão neste artigo...

O que só demonstra...

A necessidade da iniciativa! Queres juntar-te?

e que tal criar a CCRCA

CCRCA ( colectividade complexada regional corrupta assumida)

epá, acho que já existe...
canbada de corruptos!

É por indivíduos como tu...

Que não respeitam os adversários, que a violência cresce! Proponho penalidade para um user, provavelmente um clone, que apenas é capaz de participações insultuosas!

Naaaa tem muitas consoantes...CRICA!

Que tal a CRICA?
(Comunidade Regional Intrujona Cerebralmente Ambígua)

Voto em ti para presidente.

Este não é o melhor local

para angariar adeptos com fair-play! A maioria dos users gostam é de insultar os outros, debater corrupções, violência, etc, poucos gostam de debater o futebol. Talvez por isso, angariar adeptos, para uma iniciativa tão nobre como essa, aqui no Relvado seja contraproducente.
Um abraço e boa sorte!

Obrigado mas

Obrigado pelo comentário, mas também há aqui muitos users que são capazes de entender o alcance de uma proposta destas!
Um abraço!

já falei nisto

é só usar o facebook e juntar om pessoal a sério. contra tudo e todos que incendeia o futebol..........

Obrigado!

Já criei o grupo no facebook. Podes ver acima e espero que participes!

off. SURREAL!!!!

De: vascoraposo@sapo.pt [

Enviada: quarta-feira, 25 de Maio de 2011 13:57

Para: Record

Assunto: FIFA - Títulos

Ao Record,

Caros Senhores,

Lamento ainda não ter lido no site do Record a notícia que todos os outros Orgãos de Informação estão a informar que a Fifa confirmou que a Taça Latina não foi uma prova oficial e portanto não reconhecida pela FIFA, pois para além do mais as regras de jogo vigentes na altura não eram aplicadas na Taça Latina, e reconhece o F.C.Porto como o clube com mais títulos em Portugal.Além disso confirma que as Taças Intercontinentais mesmo patrocinadas pela Toyota são provas oficiais. Por isso, espero muito em breve ver esta notícia no site do Record e amanhã ver no jornal Record a informação que o F.C.Porto tem 69 títulos e o Benfica 68.

Com os meus melhores cumprimentos

Vasco Raposo

...

Nota da QdoC

Agradeço a sua carta. A FIFA tem as suas estatísticas mas o Record, que não é membro da FIFA e é uma instituição privada que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E os editores do nosso jornal adotaram este, o que mereceu a minha concordância. De facto, o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram. E assim sendo, sem que mude a direção de Record jamais os seus leitores verão a Taça Latina deixar de contar como título conquistado pelo Benfica.

Outra coisa, claro, é dar a notícia, que já está na edição online e publicaremos amanhã também na edição em papel: a FIFA não considera "oficial" a Taça Latina. Daí cada um tirará as conclusões que entender, tal como Record já tirou as suas. E não as mudará.

ps - supostamente o director do RASCORD é do belenenses.. lolllllllllllll

Record

[0 pts.]

O Director do Record Alexandre Pais escreve no seu blog Quinta do Careca a seguinte pérola:

"o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram".

Tudo muito bonito, pese o facto de à época ter 4 anos!!

Enfim, mais uma evidência do "jornalismo" manipulador, tendencioso, falso, mentiroso desse "jornal" e, agora, pela boca do seu próprio Director.

Para verificar a idade basta digitar o nome e a net faculta-lhe facilmente a informação e é simples confrontar com a data da dita vitória do Benfica na Taça (1950).

Muito bom ......

..... fica tudo dito sobre o Record.
esta carta tenho que partilhar com amigos... posso?
Abraço

o que interessa para scerta gente

são estes assuntos.........sem merdas mirram...........................................

Concordo consigo, e acho

Concordo consigo, e acho mesmo uma boa ideia, todavia, infelizmente na sociedade atual onde nos inserimos, repleta de hipocrisias e de injustiças sociais, este tipo de campanhas de sensibilização, pouco ou nada trazem de positivo. Na minha perspetiva o que é preciso são medidas drásticas, viradas para a punição de certos conceitos de falta de cidadania. Neste propósito, continuo a não perceber a razão pela qual as autoridades continuam a ter uma atitude passiva, tendo em conta, que a maioria dos nossos estádios de futebol, já têm meios que lhe permitem identificar quem prevarica ou não sabe viver em sociedade. Por isso, bastaria banir definitivamente alguns desses indivíduos dos campos de futebol, e fazer disso um exemplo público, para dizer que afinal o crime não compensa.
Cumprs.

Estou em desacordo!

Se não forem as pessoas a fazer funcionar a cidadania e a "obrigar" as autoridades a intervir a sério, estas lavam as mãos e dedicam-se a outras coisas!

esta cena era capaz..

..de funceminar no facebook.

E com um bocado de sorte ainda arrancavas o apoio de algumas figuras mediáticas do futebol e da sociedade.

que dizes?

Zefil, estou de aciordo

A resposta dada em relação a descer de nível´não era obviamente para ti!
Quanrto a usar o Facebook, estou absolutamente de acordo! Qual será a melhor maneiora de o fazer?

bem há várias hipóteses

Ou criar um "movimento" ou criar um "grupo" subordinado ao tema.

Depois é uma questão de lhe dar a dinâmica necessária que permita expandir-se e ganhar mediatismo.

É uma questão de se tentar para ver como corre.

Ó Zefil sabes onde posso

ouvir o relato do Oquei de barcelos-Porto

conheces alguma estação de radio

radio cávado

http://www.radiocavado.com

Mas penso que tb vai ser transmitido em directo no Porto Canal

Se te respondesse...

Tinha de descer ao teu nível!
Não o farei!

Entãom não passas de um bimbo manso, tadinho do bichinho.

Vai à missa dragounhe, talvez as tuas prosápias e alarvidades sejam perdoadas e aliviadas por um padre franciscano da sé do puerto mais um triste de um bimbo.