Paco Fortes e a insustentável leveza de um ser! | Relvado

Paco Fortes e a insustentável leveza de um ser!

 

«El mismo día que el Bernabéu enloquecía con la presentación de Kaká, que Barcelona retumbaba con el concierto de U2, que Mesalles dejaba a Laporta como mentiroso y colocaba involuntariamente en primer plano a Guardiola o Begiristain (miedo me da) viajaba a Asturias para conversar con David Villa, una pequeña y marginal noticia daba cuenta de que un tal Paco Fortes sobrevive a la miseria, a la más absoluta de la pobreza y que, gracias a la ayuda de la Agrupació Barça Veterans empieza a salir adelante, trabajando en el puerto pocos meses después de resguardarse del frío durmiendo en una camioneta, el único bien material que le quedó de su carrera deportiva.» (peço desculpa pela notícia em espanhol, mas foi a única fonte que arranjei) Fiquei estarrecido! O que foi que falhou e o que faltou institucionalmente para que o grande Paco Fortes chegasse a um ponto de ruptura total na sua decrescente vida? Foi o homem? Foram as frustrações da vida e o azar que lhe bateram à porta? Ou será que este mundo do futebol não pactua com o insucesso e com a infelicidade de quem não teve a melhor sorte nas suas vidas profissionais?É que a sensação com que eu fiquei é igual àquela que sinto quando vejo os milhões de pessoas consideradas descartáveis, quando deixam de ser jovens para trabalhar, velhas para reformar, ou que não têm o protagonismo insaciável dos média e que por alguma razão tiveram a dignidade de serem honrados, honestos e dedicados à vida que sempre quiseram, e que pagaram pela forma selvagem como a sociedade vê os dispensáveis!Quero deixar aqui uma espécie de manifesto que faça reflectir sobre as frustrações da vida que acontecem a muitas das figuras incontornáveis que conhecemos, e deixar um aviso à navegação àqueles que glorificam um desporto que, além de ser uma feira das vaidades, é também uma porta aberta para a miséria, pobreza e, incontornavelmente, para a frustração de quem tudo teve e que hoje, ou amanhã, poderá estar na mesma situação do grande Paco Fortes!Saudações Leoninas.
skin69

diversos:

Comentários [62]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Paco Fortes e a insustentável leveza de um ser!

foda-se eu com o calor que está também quase dormia no carro ao bocado depois de almoço

Re: Paco Fortes e a insustentável leveza de um ser!

Ele que venha para Portugal que algum clube da 2ª divisão há-de querer-lo. Dava para ter novamente uma vida digna (salário minimo, vá lá). Mas se ele não sabe controlar-se, a culpa é somente dele.

Re: Paco Fortes e a insustentável leveza de um ser!

Em 2007/08 treinou o Pinhalnovense se não estou em erro... Cumps

Como lhe aconteceu, eu não sei!

Apenas sei, que a escola da vida chamada desporto, mais concretamente futebol, dotou-lhe, se esteve bem atento às lições, de ferramentas capazes de dar a volta à situação. De escrever um novo e doirado capítulo na sua vida. A ti Paco, desejo-te que consigas vencer essa batalha, uma batalha que só tu poderás vencê-la. Realmente, como já alguém disse aqui a vida dá muitas voltas. Poderia dizer que foram vícios, que foram cigarros de notas a serem queimados, que foram noitadas e buémias bem passadas, que foram mulheres, que foi apenas uma mulher, que foram maus investimentos, que foram burlas, que... mas a verdade, a verdade é que o espírito de campeão, o espírito de luta, aquilo que ele decerto aprendeu tanto que já lhe está enraizado no seu código genético, virá ao de cima. Se ele conseguir, deixará de ser apenas mais um campeão e passará a ser uma lenda, para ele, para os seus, para mim, para nós!

Ò meu...

Para além da clara falta de idade, já chega de dares uma de visionário protector, e mandatário mundial do fair-play. Fica-te mal. Aliás, lembro-me de ti há uns tempos até a ter umas divergências com gente bem mais sábia do teu clube que já se enojavam com o teu discurso. Começa a ter opinião própria e pensa menos em agradar a Gregos e Troianos, porque isso é do mais nojento que há.

Re: Ò meu...

Olha que florzinha do crl!!! Lápiz azul para cima que não se pode opinar sobre nada!!

Estava à espera de uma melhor argumentação...

... para com a moderação que supostamente me deste. 1ª pergunta: O assunto aqui não é dar a nossa opinião sobre a situação do Paco Fortes? 2ª pergunta: Fiz-te algum mal? 3ª pergunta: Será que um economista nascido e, 64 (como está no teu perfil) teria o mesmo tipo de discurso provacatório e gratuito? 4ª pergunta: Tens sido tu quem me tem vindo a moderar negativamente nos últimos dias? 5ª pergunta: Ainda não percebi a tua argumentação para moderares-me negativamente!

Lá está

Acabaste de me dar razão. Eu estou-me completamente a cagar para a merda dos pontos. Só um gajo como tu é que liga a isso, como se vê sempre pelos teus comentários tão bonitinhos para os pontinhos.. Mais uma vez te digo, pára de ser hipócrita e de pensar nos pontinhos, porque infelizmente não dão dinheiro nem felicidade. Ou melhor, faz como entenderes. Só te estava a ajudar a seres menos personagenzeca.

Não percebo a motivação...

... de um relva com quem nunca tinha esgrimido argumentos, vir com uma atitude totalmente hóstil para comigo. Continuas a não querer responder a simples perguntas e pior que isso, a fazer acusações infundáveis. Se calhar por "relvas" (ou será antes clones?) é que o relvado.com começou a ter distúrbios... mas olha, modera então à vontade, porque na realidade quem fica mal visto és tu! PS: Reparei que levaste com um despropositado. O mais engraçado é que eu não tenho clones, nem tão pouco pontos para moderar (nunca os tive desde que estou com este nick, por mais artigos que já tenha escrito), até porque nem me daria ao trabalho de fazê-lo a ti. Talvez foi pelo tipo de linguagem que um "economista" tem num forúm de futebol, talvez tenha sido porque alguém da edição viu e não gostou. Ah! Como nunca te vi mais gordo por aqui, posso informar-te que o relva "-Caralhómetro-" faz diariamente um apanhado dos comentários com o mais rico vocabulário calão. Se tiveres interessado, ele agradece que lhe informem, para depois actualizar o seu top 10. Penso que é a tua "cara".

lol

Re: Como lhe aconteceu, eu não sei!

buuuaaaaaaaaa buuuaaaaaaaaa fikei comovido. n consigo parar de xorar o paco é um heroi. um exemplo boa cr9. continua k a malta gosta DÁ FORÇA AO GRANDE PACO ELE MERECE ainda tenho a lagrima ao canto do olho

Pois é...

Por alguma razão são as próprias pessoas que devem projectar o seu futuro e não deixar andar, correndo o risco de acabar a depender de outros. E quem anda no mundo do futebol, especialmente a um nível considerado alto, deve precaver-se para situações como esta. É uma lástima que tal aconteça, mas de certeza que não me verão a nadar em lamentações pela situação do antigo treinador do Farense. É que como ele existem muitas pessoas. Umas dos futebol, muitas mais nem por isso. E como tal, para mim, Paco Fortes choca-me tanto como qualquer sem abrigo que vejo em Santa Apolónia ou no Martim Moniz. Seria hipócrita se assim não fosse... Este artigo não é para este fórum. É um artigo de cariz social e não desportivo e deve ser tratado como tal. O futebol é uma das inúmeras profissões onde tal pode acontecer. Para além de que duvido que alguém aqui conheça o percurso de vida (não desportivo) escolhido pelo Fortes. É que por vezes, certas decisões ou aplicações de capital, deitam tudo a perder...

o dia de amanhã é incerto...

a vida é assim, um diA estão a viver uma vida a custa dos altos rendimentos que a situação profissional proporciona e não pensam no futuro, e o dia de amanha não sendo acautelado pode trazer dissabores amargos como esse casso do Paco. lembro-me dele enquato jogador e treinador do tambem (falido) Farense e sendo ele uma refencia do clube e da região acredito que ganhou dinheiro mais que qualquer cidadão portugues e se ele chegou a esse ponto foi que não conseguio organizar-se.

Grande Paco...

Como treinador era fantástico(e deve continuar a ser certamente) fez um autentico milagre ao levar o Farense ás competições europeias e a uma final da taça de Portugal, quem não se lembra da sua forma exuberante de estar no banco? Sinceramente não sei o que o levou á miséria, talvez maus investimentos, talvez tenha estourado o dinheiro que tinha num estilo de vila que não dura para sempre nesse meio, um dia os treinadores ganham milhões noutro estão a treinar uma equipa que nem os salários consegue pagar... Seja como for desejo-lhe a melhor das sortes, assim como a todas as pessoas que nem sequer um tecto têm ou cujo o único tecto que têm é um céu cheio de estrelas... Cumps

Re: Grande Paco...

Estou contigo neste particular

Triste...

Ainda num artigo anterior elogiava o Barcelona mas neste caso tenho de condenar. De certeza que arranjaria lugar nos seus quadros para o Paco Fortes. Nem que seja como testemunho da mística para os mais pequenos. Lembraste-me outro nome: Vítor Baptista. Um génio, um rebelde no seu tempo. O rapaz do brinco. Acabou a fazer trabalhos como cantoneira e viciado nas drogas. O futebol nem sempre é cor-de-rosa.

Errado...

Os clubes não têm, nem devem servir de casas de apoio a antigos funcionários. Devem cumprir contratos e oferecer garantias para que os atletas possam planear o seu futuro em condições. E Paco Fortes ainda andou muito tempo no mundo do futebol depois de deixar Barcelona...

Re: Errado...

Disseste tudo!

Re: Triste...

Não concordo com isso do Barça. Os clubes não têm que ser pais de todos os atletas que por lá passam, tal como ninguém espera que uma empresa de telecomunicações (por ex.) dê trabalho ao mendigo do virar da esquina por ele lá ter trabalhado em mil novecentos e carqueja. Se os clubes querem fazer caridade, existem milhentas instituições que apoiam causas bastante mais merecedoras do que apoiar um homem que dificilmente não perdeu tudo por sua culpa.

Re: Triste...

Exacto. E teriam de hexistir lugares na organização, para todos.O que nem em utopias é possível . Cumps.

Paco

Não sei como é que o senhor ficou nessas condições, mas é algo que me faz muita confusão. Paco Fortes foi talvez o treinador que mais me impressionou desde que vejo futebol. Estudei em Faro e tive opurtunidade de ver vários jogos do Farense. Aquele equipa, aquele clube girava à volta dele. Ganhou o meu respeito e admiração, não merecia estar a passar por isto. À imagem do Benfica que deu a mão a Chalana, (que estava a viver num ponbal), por exemplo o Barcelona podia aproveitar as capacidades deste grande homem e reabilitá-lo para a vida.

Re: Paco

num pombal? isso é verdade?

Re: Paco

Foi o que se falou na altura...

Re: Paco

Isso do Barça não concordo. Pelo menos se fosse no Porto não concordava, se querem dar dinheiro para caridade que o dêm a instituições realmente merecedoras e não a pessoas que tinham dinheiro suficiente para se safarem e acabam nesse estado, em que dificilmente a culpa não é delas mesmas.

No caso de Chanfanas...

....mesmo que o Benfas não lhe desse guarida já o Srº Jorge Ritto lhe assegurava um cantinho bem quentinho...falou-se mesmo que o Chanfanas teria quarto na Pensão da Srª Catalina...

Re: No caso de Chanfanas...

Isso para ti é tanta verdade como o Pinto da Costa ter pago Putas aos árbitos, ou só acreditas nos "boatos" do chalana?

Re: No caso de Chanfanas...

Caro Julio, acredito perfeitamente que o pc tenha pago meninas a muitos árbitros. E tu, acreditas que foi só ele? que isso não era uma prática comum no mundo da bola?? Essa tentativa de diabolização do pc é tudo menos coerente. Julgar o pc como criador de hábitos pouco correctos é tão desprezível quanto a mediocridade intelectual de quem o apregoa. Eram,são e serão práticas comuns, infelizmente, no mundo do futebol e não só. Basta procurar um pouco sobre outros presidentes dos grandes em Portugal assim como lá fora e os casos são mais que muitos. No entanto, apenas interessa falar no pc....eu percebo.

Re: No caso de Chanfanas...

É provavel que outros o tenham feito, não sei. Mas que Pinto da Costa o fez é público notório, só isso deveria chegar para o condenar e castigar. O facto de ele passar imune e ser elevado à condição de herói depois de isto tudo é que me repugna.

Infelizmente não acontece hoje...

Mas existiam alguuns que o mereciam...

nao é o sporting que quer mudar treinador???