Momentos do Futebol | Relvado

Momentos do Futebol

 

soccervip sugere: "gostaria que os relvas revelassem o(s) vosso(s) momento(s) marcante(s) no futebol. Aquele momento que vos fez vir as lágrimas aos olhos, de alegria, em relação ao vosso clube. Os meus foram quando o Porto venceu a Lázio por 4-1 nas Antas e fez uma grande exibição e a final da Taça UEFA em Sevilha, aqueles minutos vividos segundo a segundo até ao apito final, e tudo o que veio depois. Falem-me dos vossos..."

diversos:

Comentários [77]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

golo deJordão

Naquela meia final perdida com a França. o Jordão fez um golo à Jordão, ainda hoje estou para saber se realmente foi técnica ou falta dela.... e o Golaço de Carlos Manuel em Stutgard para o apuramento para o México, está um poukito acima do Golo do Figo em Inglaterra. Nesse dia Torres fez o País acreditar no sonho, afinal ele era o unico que sonhava com o apuramento antes deste jogo, com a célebre frase: - Deixem-me sonhar!
  O pior momento? O golo de Platini no jogo em que Jordão fez o Golaço!!! Aquela equipa não merecia ter perdido aquele campionato!!!

O meu grande momento...

...Salgueiros 0 Sporting 4 , nem que dure até aos 88 anos, nunca hei-de esquecer esse dia...o dia do fim dos 18 anos de seca...o dia que fiquei sem buzina e sem voz...o dia das 18 canecas em homenagem aos 18 anos de seca...o dia a seguir aos meus anos...o dia em que só se ouvia no bar em Aveiro "We are the champions" e o "hino do Sporting" mas que toda a vez que se punha a musica era como se fosse novidade...

...foi o dia em que se acabou o "pró ano há mais"

o pior dia foi sem duvida o do 3-6...

Os meus momentos!!!!!

O pior de todos, quando perdemos 7-1 em alvalade não me lembro do ano, mas do dia sim, dia 14 de dezembro dia dos meus anos.

Momentos altos a qualificação para o euro 2000 na luz com a republica da irlanda, passei 90 minutos em pé á chuva, no dia seguinte nem falava e os 3-6 em Alvalade pela vitoria e por ter ganho uma aposta ao meu avó, espetaculo.

Correcção

Onde está euro 2000 devia estar euro 1996.

sem duvida o 3-6

tinha na altura 11 anos, os meus pais tinham ido pa fatima (o jogo foi na altura do 13 maio) e estava sozinho em casa com a minha avo.. a TV a preto e branco la de casa nao tava a funcionar e a minha avozinha nao keria ke eu fosse até ao café sozinho para ir ver a bola... entao disse a minha avo que ia pa cama, meti as almufadas debaixo da manta e sai pela janela e fui a correr até ao café...

1-0 po sporting e ja os sportinguitas deitavam foguetes na aldeia.. mas o genio JOAO PINTO acordou e dessidiu-me dar umas das maiores alegrias da minha vida.. foi simplesmente genial...

menos genial foi a carga de porrada que levei no dia seguinte mas graças a deus vi o jogo...

houve outros jogos que me deram arrepios como 4-4 em leverkussen, o 3-2 contra a inglaterra e o primeiro jogo q vi na luz que foi em 97 contra a lazio...

pela negativo mas muito emotivo o jogo contras os fraceses na meia final do euro 2000...

Re:sem duvida o 3-6

Apoiar o nosso clube vale todas as cargas de porrada do mundo... Também já levei as minhas por ir às Antas às escondidas...

Mas ao menos temos algo para contar aos nossos netos, não é?

:-)

Um abraço

Re:sem duvida o 3-6

Sem duvida... até a carga de porrada soube bem.. :))

cumps

Parte II - alguém se lembra?

Alguém se lembra do Boavista do início da década de 90? Era realmente muito melhor que o que foi campeão muitos anos mais tarde. Sem sombra de dúvidas.

Pois eu recordo com paixão a melhor final da Taça de Portugal de sempre ( quando ela realmente tinha grande significado, todos apostavam forte na Taça ), tive o previlégio de assistir no Jamor.
Foi em 93 e o Benfica tinha, para além de tantos craques, Paulo Futre numa forma fenomenal ( já agora, lembram-se da vitória 3-2 no Bessa, com Paulo Sousa na nossa baliza e Futre a fintar Alfredo e de baliza aberta e a iniciar os festejos do golo atirar a bola ao poste? :) foi para o campeonato desse ano ). Meses antes os placards da Luz funcionaram no intervalo dum jogo, Futre de punho cerrado e juntando depois as mãos acenou à multidão que esgotava o Estádio, aquando da sua apresentação emotiva. Foi bonito. Mas voltando à história ... :)

5-2 foi o resultado no Jamor, o Boavista era fortíssimo mas o Benfica não deu hipóteses. Dois golões geniais de Futre, outro de Marlon Brandão ( como é que a bola entrou Marlon? Que golaço! Sem ângulo ). Foi um jogo carregado de golos e emoção, com golos e jogadas fabulosas. Foi sem dúvida a melhor final da Taça de sempre. E eu, que sou um simples adepto também já li esta opinião em vários críticos desportivos.

Quando se compara o Boavista que foi campeão, o deste ano... realmente é uma diferença monumental. É engraçado ver-se o Boavista campeão sem jogar 1/4 do que jogava no início da década de 90. Só isto nos diz onde foi parar o nosso e o próprio futebol mundial. A paixão continua cá dentro, mas ele - o futebol - já não é o mesmo.

Cumprimentos

3 momentos

De certeza que o jogo da final da UEFA entre o Porto e o Celtic ficará para sempre na minha memória. O coração saltava e os nervos estavam à flor da pele, tal a emotividade e a incógnita do resultado. Foi 1 jogo com muitos golos e impróprio para cardíacos.
Outro grande momento foi a vitória histórica por 3-2 de Portugal vs Inglaterra no Euro 2000. Foi o jogo da selecção mais brilhante que jamais vi.
Por fim, o 3-2 do Porto em San Siro contra o Milan para a champions league. Nesse jogo nasceu 1 jogador para o mundo do futebol: Mario Jardel.

Parte I

De 92 a 94 o Benfica tinha mesmo uma equipa doutro mundo. Não, não estou a exagerar. Quem a viu sabe disso. Não haviam equipas superiores nesse momento. Haviam várias que também eram fortíssimas, mas não sobressaía nenhuma, talvez Marselha, Milan, Barça ( derrotado pelo Benfica nessa altura, com Romário a fazer o golo dos catalães ).

A minha historia ...
Depois de Isaías ter empatado aos 90 minutos ( 1-1 ) em pleno Estádio da Luz, a eliminatória estava tremendamente complicada. O Leverkusen da altura era fabuloso, com o goleador Ulf Kirsten e com o patrão Bernd Schuster. Quem pôde ver aquela 2ª mão da eliminatória viu concerteza um dos melhores jogos de sempre, emoção intensa do princípio ao fim. Nem consigo explicar sinceramente. Lembro-me de um alemão ter dito aquando do 2-0 por Schuster: este resultado não é bom, o Benfica vem para a frente.
E assim foi. Abel Xavier, a passe de calcanhar de Rui Costa, fez um golo magistral, ao ângulo! GOLOOOO! BORA LÁ BENFICA! Bola ao centro, recuperação rápida e canto! E é GOLOOOO, João Pinto de cabeça!!! Indescritível! Saltava em cima da cama de lágrimas nos olhos e a rir! E depois foi Kulkov a fazer o 3-2 e os alemães a fazerem 4-3 logo a seguir! Kulkov não se tinha apagado e ainda fez 4-4. Que jogo absolutamente genial. Ainda guardo um jornal do dia seguinte.
Foi sem dúvida alguma um daqueles momentos mágicos. Nunca me esqueço. É esse o Benfica que recordo e que tenho esperança que volte a surgir. Será muito complicado... o futebol agora tem menos paixão e muita vez também menos emoção, intensidade e qualidade.

Cumprimentos

hehe

Realmente tens o mérito de, ao dares como título "Parte I" e "Parte II", saberes que vais escrever bastante... Os meus parabéns...

Ahhh!!! Quanto ao tema :-)

O Boavista do início dos anos 90 tinha realmente uma grande equipa. Fazia grandes exibições e, já nessa altura "guerreava" com o Belenenses para assumir o 4º lugar do futebol português.

Muito bem entregue nos dias de hoje, pelo que fez ao longo da década passada, e pelos feitos (campeonato e bons resultados europeus).

Oxalá se mantenha assim para combater a monotonia de "3 grandes".

Um abraço

Re:Parte I

Não querendo pôr em causa as tuas memórias,esse é um assunto que não se discute(é pessoal e íntimo de cada um),não discuto se esse foi o melhor Benfica que houve(e para mim não foi,mas talvez seja mais velho que tu e tenha visto outros Benficas),apenas estou aqui por teres dito que de 92 a 94 não havia equipa melhor,em 90-91 o Benfica foi campeão,em 91-92 e 92-93 foi o Porto com Carlos Alberto Silva treinador e em 93-94 foi o Benfica com Toni.Achas que nessa época o Benfica era superior?Aguardo a tua opinião.
Cumprimentos

A equipa de 92/93...

...era de facto fortíssima. O próprio Futre disse que foi o plantel com melhores jogadores onde esteve na sua carreira.

Infelizmente só ganharam a taça (o Futre só veio em Dezembro, creio) mas tinha na mesma equipa Futre, Rui Costa, Paulo Sousa, João Pinto, Isaías, Paneira, Águas(?), etc. :) E faltam-me muitos nomes que o Luís se lembrará com certeza.

Quanto à final mal perdida com o PSV, a final do Milan também foi dolorosa. O cinismo italiano típico. 1-0 com golo do Rijkard que nem era para jogar :(

Gein

Re:A equipa de 92/93...

Não sou Luís, mas não faz mal:)
Rui Águas claro, grande Rui Águas. E ainda Schwarz, Mozer, Veloso, Isaías, etc e etc... :)

Grandes tempos... que saudades...

Cumprimentos

Não és tu Luís...

...mas sou eu :)

Cumprimentos,

Gein

Re:Parte I

Boas.
Não queria dizer que foi o melhor Benfica de sempre, mas sim dos melhores. Eu sei que o Porto foi campeão pelo meio dos anos que referi, não me esqueci. No início da década Portugal era fortíssimo na Europa, o Benfica continuava em grande alta e o Porto tinha acabado de crescer na Europa. Eram mesmo duas grandes equipas, mas apesar da repartição de campeonatos, achei o Benfica uma equipa mais espectacular, sem dúvida. Ombreava-va com qualquer uma da Europa.

Eram bons tempos, sem Bosmans e etc ...

Cumprimentos

Re:Parte I

Alguns anos antes o Porto tinha ganho a T.Campeões + Supertaça Europeia + T.Intercontinental e o Benfica foi duas vezes à final da T.Campeões tendo perdido uma inglóriamente (aquela do Veloso a falhar o penalty foi chato!),entramos na década de 90 fortes como nunca só que depois houve aqueles problemas no Benfica (Brito?)apareceu o Damâsio e a partir daí o Benfica nunca mais apareceu.Foi pena porque eu acho que nós temos capacidade em Portugal para termos 3 equipas na Liga dos Campeões (e em 2005-2006 poderemos ter).
Cumprimentos.

Re:Parte I

Tens razão. O dinheiro deitou tudo a perder, ou quase. É estranho olhar para o Benfica agora e pensar que há 10 anos ( só! ) atrás entrava literalmente em qualquer competição europeia para ganhar...e era realmente encarado como um colosso, fazendo parte da nata do futebol mundial. É muito triste para nós... veremos o que nos reserva o futuro.

Cumprimentos

7-1

Acho que este foi um dos momentos mais marcantes...

Os momento futebolísticos

Os "meus momentos futebolísticos" são os seguintes:

Pior momento - quando o "meu" Sporting perdeu 6-3 com o Benfica. Nessa epóca o Sporting possuía o melhor meio-campo da Europa (Balakov, Figo, Paulo Sousa,...). Era uma equipa de campeões que mereceia ter sido campeões.

Melhores momentos - selecciono dois. O primeiro foi em 2000, num Salgueiros-Sporting que os leões venceram por 4-0. Vibrei com esse jogo e senti cada segundo. O outro momento foi o jogo de Portugal com a Irlanda a contar para o Euro96 (onde Portugal conseguiu a qualificação com uma vitória por 3-0).

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Alguns momentos

Primeiro, quando o Oliveira do Douro eliminou a Briosa com um 2-1 no parque de S. Tiago com o José Augusto a marcar o 2-1, no prolongamento, de dentro do circulo de meio-campo. Uma equipa que pela primeira vez estava na 3ª nacional eliminava a Académica, equipa na altura do meio da tabela da 1ª divisão.

Depois, claro, os 4-4 de Leverkusen, o 3-6 de Alvalade ... a mítica final de 98 com o Manchester a ganhar 2-1 ao Bayern e quando fui pela primeira vez campeão nacional universitário de andebol.

os meus...

... benfica4-4 bayer e os 6-3 em alvalade.

Eia, tantos...

O principal, que ainda lá está gravadinho em cassete Betamax, a final de Viena :]

Mas depois, temos aqueles 5-0 na Luz, a vitória em Milão com os golos do Jardel, o jogo com a Lázio e a final de Sevilha (aiiiii, o que eu sofri...). E o empate do Boavista (desculpem os axadrezados) que nos deu o Penta! :]
E todos aqueles que ainda estão para vir, que não devem ser poucos.. ;p

positivos e negativo

chorar...foi no 4-1 a lazio...sem duvida quando o postiga meteu aquele 4 golo arrumou de vez com a lazio e toda a gente sabia q ninguem nos tirava aquela final em sevilha...ai os meus olhos humdeceram...esse jogo sim...nunca vi nada assim...o ambiente no estadio estava duma maneira fantastica...nunca vi um estadio respirar tamanha confianca...e os jogadores responderem tao duma maneira tao perfeita...mesmo quando claudio lopez marcou...apesar da chuva imensa...ate as cuecas ficaram molhadas...ninguem duvidava q nao iamos a sevilha...e aquele pano e coreografia do colectivo ficara para sempre na historia do fcp...

outro jogo fantastico foi o portugal-inglaterra do euro 2000...aqui a maior parte das pessoas achava q estavamos arrumados...mas eu tinha enorme confianca q iamos passar...e a minha confianca valeu...lembro-me de estar a jantar...saltar ir a correr e de joelhos a escorregar ate a tv a comemorar os golos...

o unico momento negativo q me lembro do fcp...e nem por isso e muito negativo...e mais uma sensacao de frustracao q tenho e a derrota frente ao farense depois da substituicao estupida do capucho...q deixava o jardel sem municiadores de cruzamento e q nos custou o campeonato para o sporting...

outro momento negativo foi o bayern-fcp...onde fomos roubados como poucas vezes vi...e q nos ia dar a passagem as meias da liga dos campeoes...

Re:positivos e negativo

Estás a trabalhar em Inglaterra? Tou a pensar ir para aí, mas está difícil....

cumps,
canossa

Re:positivos e negativo

estou a tirar o doutoramento...

qq informacao q queiras...estas a vontade...

robin5

Re:positivos e negativo

doutoramento pa já ainda n...mas já agora, conheces a warwick university?

E estás a tirar PhD em q área?

(chiça, q cusca!)

cumps,
canossa

Re:positivos e negativo

doutoramento pa já ainda n...

ja fica despachado ;)...

mas já agora, conheces a warwick university?

warwick nao conheco mas um amigo meu portugues q mora comigo andou la...e a namorada dele grega esta a tirar psicologia nessa universidade....

acho q ele gostou da universidade quando la foi em erasmus...

E estás a tirar PhD em q área?

engenharia acustica...

sempre conseguiste fazer a copia da final de viena?

cumps,
robin5

Re:positivos e negativo

k7 de viena: nem me fales...perderam-me a 'porcaria' da k7...é o q dá trabalhar em instituições grandes, as coisas perdem-se...agora estou a tentar arranjar alguém q tenha cópia em dvd ou vhs...

engª acustica...deve ser giro...e dps do PhD, q vais fazer? Aulas? É esse o drama na psicologia...Phd and then?!

cumps,
canossa

Re:positivos e negativo

Desculpem meter o "bedelho", mas eu tenho a final de Viena. Tenho em Beta, mas acho que arranjo em VHS..

Cumps,
Asto