Londres 2012: o caso do dia foi na ginástica | Relvado

Londres 2012: o caso do dia foi na ginástica

Ucrânia tinha o pódio garantido, mas ficou sem a medalha de bronze após um protesto do Japão.
 
Jogos Olímpicos, Londres 2012: dia 01 - ginástica
THOMAS COEX/AFP/GettyImages

Terminada a final olímpica da prova por equipas masculinas na ginástica artística, em Londres, apareceu o quadro de pontuações no pavilhão: China no primeiro lugar, Grã-Bretanha segunda e Ucrânia terceira classificada.

O Japão, que partiu para o último aparelho no segundo posto com três pontos de vantagem, de repente viu-se relegado para a quarta posição.

Mas o dia ainda não tinha acabado. Com uma prestação global negativa no cavalo com arções, os japoneses alegaram no entanto que a pontuação de Kohei Uchimura deveria ter sido maior.

Os responsáveis nipónicos insistiam que a saída de Uchimura do aparelho, que não foi contabilizada, deveria contar. Uma saída muito "trapalhona" e pouco conseguida.

Protestaram, o que levou a que todo o comité se reunisse, com o presidente da comissão de ginástica e o representante máximo dos atletas pelo meio. Mesmo com as imagens de televisão (e com muita gente a visualizar), estava difícil decidir.

Os minutos iam passando e todos os presentes na North Greenwich Arena aguardavam a decisão final. A diferença era mínima: menos de meio ponto entre os britânicos (que saltaram do quarto para o segundo lugar no último aparelho) e os japoneses. 

Pelo meio estava a Ucrânia, que já tinha festejado a conquista da medalha de bronze, mas agora poderia ficar sem a mesma. E ficou.

Protesto aceite, foi dada razão ao Japão, que - no meio de muitos assobios do público - regressou ao segundo lugar, com dois décimos de vantagem para a Grã-Bretanha, que conquistou assim a medalha de bronze, a primeira nos últimos 100 anos em competições olímpicas por equipas.

Estava resolvido o caso mais dúbio do dia e, provavelmente, o caso mais complicado dos Jogos Olímpicos deste ano, até ao momento.

diversos:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

...

a decisão errada foi a primeira de não considerar a saida que o atleta marcou, possível de ver na repetição e em camâra lenta. Isto só mesmo quem fez ginástica e percebe da mesma pode perceber, abusrda foi a primeira decisão de retirar por completo a pontuação da saida sendo que o atleta atingiu o ponto mais alto do exercicio, marcando-o, errou depois no fim do exercicio, sendo que conta o exercicio mas com a devida penalização, sendo que o exercicio valia 1.5 pontos, e a diferença para o 2º era de 3 décimas, o que aconteceu foi que a partir do momento que foi validado o exercicio, ou seja a saida, mesmo com a penalização do erro, o que resta chega para o japão garantir a medalha que fez por merecer...e ninguém do mundo da ginástica vai de certeza discutir isso...volto a explicar que a validação dá-se a partir do momento que o atleta consegue marcar o exercicio, ou seja quando ele inicou a rotação e se elevou para a saida se falhasse logo ai, sem ter conseguido atingir o ponto mais alto pretendido, a saida não podia ser considerada, a partir do moento que o atleta atinge o ponto mais alto sendo depois que a mão escorrega, é considerado que o exercicio foi realizado mas tecnicamente, e estilisticamente muito penalizado, valendo apenas a execução do mesmo dai ser necessário rever se o atleta atinge a extensão máxima do corpo em apoio no braço...

+1

pelo esclarecimento... obrigado

era o comentario que faltava

obrigado pelo esclarecimento. Pois com esta noticia fica sempre no ar a suspeita de favorecimento

O que é que estes árbitros..., juízes receberam para dar razão

aos NIPÓNICOS??? Cheira-me a mais do mesmo FRUTA e LEITINHO qual café-com-leite o GALÃO para a NOITE, onde é que estamos habituados a tais práticas??? LOL

"...o comité se reunisse, com o presidente da comissão de ginástica e o representante máximo dos atletas pelo meio. Mesmo com as imagens de televisão (e com muita gente a visualizar), estava difícil decidir..."

P.S. - Mas decidiu-se e os de olhos em bico, saltaram de 4º para 2º!!! "...e Protesto aceite, foi dada razão ao Japão, que - no meio de muitos assobios do público..."

É cambada de vígaros, onde existir um decisor, com poder para tal, existirá em potência um VIGARISTA!!! LOL

aonde

existirá tal bimbo, qual vulgo provinciano da palermo two village city? Só TRETALOLANDO!

Esses gajos têm a mania que é

Esses gajos têm a mania que é tudo deles...