A lei do fora de jogo | Relvado

A lei do fora de jogo

 

Posso sugerir uma alternativa, como no Basquetebol, em que os jogadores só podem estar no garrafão alguns segundos. No futebol, os jogadores não poderiam estar, na pequena área, mais do que "x" segundos.Caros relvas, qual é a vossa opinião sobre adoptarmos para o futebol esta regra existente no futebol de praia?Pai Louco

diversos:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isso, isso! acabar com os fora-de-jogo!

Depois diminuia-se o número de jogadores de 11, para 5, diminuia-se o tamanho do campo, trocava-se o relvado por um areal, e mudava-se o nome de futebol, para futebol de praia. Era genial!

Eliminar o fora-de--jogo?

Nunca. O fora-de-jogo faz parte do futebol, saber usá-lo em seu beneficio é dos maiores desafios deste desporto.

Outra vez esta história?

Tirar o fora-de-jogo era acabar com o futebol.

Não me parece

Eu sugeria antes introduzir o fora de jogo no futebol de praia. N vezes que via a jogada: defesa A passa a defesa B; defesa B passa a guarda-redes; guarda-redes coloca na área adversária com a mão. Eh pá, isto para mim não é futebol, é mais o jogo do mata (sem referência ao mata-mata de Scolari). O mesmo ía acontecer no futebol de 11, o jogo ia resumir-se a lançamentos longos entre as duas áreas. Quanto ao tempo na área, pior ainda. O "garrafão" no basquete tem algo como 3 por 5 metros, até menos. É relativamente complicado a três árbitros observarem 10 jogadores e verificarem se algum está ou não mais de 3 segundos na àrea restrita. Agora imagine-se os mesmos 3, para 20 jogadores, e numa área muito maior, e em 3 segundos nem dá para a atravessar. Não me parece possível de por em prática, só com meios electrónicos, e mesmo assim... imagine-se os pontapés de canto ou os livres, como era? Excepções? E quando recomeça a contagem?

Re: Não me parece

Muito bem

Bem esctrito

Nem mais!

Re: Não me parece

conheces a puta da origem do futbol de praia? PELO TEU COMENTARIO JA VI QUE NAO. É UM JOGO PARA O ESPECTACULO (pontapes de bicicleta, moinho e tudo o resto). Assim como o futsal o É. Foram modalidades ou variantes que nasceram como alternativa ao futebol de onze para que as pessoas pudessem conviver entre amigos jogando futebol. Só Apos o grande sucesso das mesmas e que foram adoptadas como modalidades de competição. Caso nao saibas até a poucos anos atras (talvez 3 ou 4) a FIFA nem sequer reconhecia o futebol de praia. A selecção portuguesa de futebol de praia nasceu entre antigos jogadores de futebol e jogadores que estavam ainda no activo que aproveitavam esta variante para se manterem em forma durante o verao (ex: Isaias). COmeçaram sem um unico apoio da Federação Portuguesa de Futebol. Sem mais e vê lá se aprendes algumas origens de modalidades e nao vens com ideias disparatadas

Já agora...

...e fazendo uma adenda ao meu primeiro comentário, retirei isto da Wikipédia (desculpem o brasileiro) que ajuda a percebr o porquê da necessidade de existir fora-de-jogo: História da lei A lei do impedimento foi regulamentada no ano de 1863, quando foram feitos os primeiros regulamentos oficiais da história do futebol. A regra dessa época dizia que um atacante, para não estar em posição de impedimento, teria que ter, pelo menos quatro jogadores a sua frente. O intuito da regra é evitar que um, ou mais atacantes permaneçam em frente ao gol do adversário, esperando pela bola, sem participar ativamente da partida. Em 1866, vem a primeira alteração: A quantidade de jogadores à frente do atacante passava de quatro para três. Em 1907, vem a segunda alteração na regra: A infração só poderia ser sinalizada se o jogador estiver na outra metade do campo. Até hoje, o jogador não está em impedimento se estiver na sua metade do campo. Mas a alteração que mudou a história do futebol veio em 1925, quando a quantidade de jogadores a frente do atacante diminuiu de três para dois. Essa alteração tinha o intuito de incrementar o dinamismo da partida. As partidas acabaram ficando mais movimentadas e a quantidade de gols aumentou vertiginosamente. Como exemplo, a temporada 1924/1925 da Football League registrou 4700 gols em 1848 partidas. A temporada seguinte (a primeira após a alteração na regra), para a mesma quantidade de partidas, foram marcados 6373 gols (aumento de 35,6%).

Re: Já agora...

Boa explicação da enorme importância do fora de jogo.

Se ainda estás excitado...

... toma um duche frio. Tirar os fora-de-jogo é ideia de mulheres, que não percebem no que se tornaria o jogo.

O fora de jogo

é o essencial do futebol. Na capacidade de marcar golos partindo de posição regular é que faz um bom atacante. Acabar com o fora de jogo é promover o jogo de um gajo "à mama" e da molhada na área. acabar com o fora de jogo é acabar com a regra que torna difícil e mágico marcar. Cumps. Vita

As experiências foram negativas!

Há uns anos atrás a FIFA promoveu algumas experiências, como tem feito com outros aspectos do jogo, de abolir o fora de jogo. Os resultados foram maus, já que as equipa se tornaram mais defensivas e houve menos golos ao contrário do que era pretendido! De qualquer forma, é evidente que uma coisa é a experiência "solta" e outra é treinar bem e estudar seriamente o problema para tomar outras opções! Parece-me que o fora de jogo, ao contrário da maioria dos comentários que se podem ler aqui e que sofrem do conservadorismo tradicionalista que é habitual em Portugal perante qualquer hipótese de mudança, não é essencial ao futebol , sendo mesmo uma das regras mais complexas e mais sujeitas a erros de arbitragem! A discussão sobre a sua utilidade vai continuar e é muito possível que se voltem a fazer experiências para a sua abolição!

Já dizia o "FREUD" ninguém tem culpa de ser MALUCO

Não concordo

A regra do fora-de-jogo,é a regra mais bela do futebol.Exige muito treino e uma excelente coordenação entre os defesas,aquele passo em frente do ultimo defesa a colocar o avançado em fora de jogo,é magnifico.ISTO TAMBÉM É FUTEBOL.

Off-topic: Inter bate Bayern em Munique...

... por 1-0, golo de Mancini, após assistência de Figo, aos 52 minutos...

Re: A lei do fora de jogo

Era isso e alargar as balizas!

Off-topic: Kaunas de Couceiro elimina Rangers...

... na primeira pre-eliminatória da Liga dos Campeões!!!!

Re: Off-topic: Kaunas de Couceiro elimina Rangers.

2ª...

loolll

papááá... tome os comprimidos, vá... raio do velho tá-se sempre a esquecer! qq dia, ponho o papá num lar, sim?

épa , isso de eleminar o fora-de-jogo

faz-me lembrar a escola primária , e aqueles grandes desafios que a malta fazia em todos os intervalos , em que jogavam 2 atrás 1 ao meio e uns 4 "em cima" do guarda-redes adversario a jogar á mama . grandes goleadas se espetavam nos 10 minutos de intervalo . bons tempos esses :)

Re: épa , isso de eleminar o fora-de-jogo

Bons tempos esses. Obrigado por este comentário.

Eu há muito que defendo...

...que só deveria haver fora de jogo dentro da Area. Assim evitava-se o jogador encostado a baliza para marcar golo, e até facilitava o trabalho do juiz de linha. Mas para mim a regra que devia mudar era a dos 90 minutos, era preferivel 60 minutos mas quando o jogo tivesse parado o relogio também estava parado. Assim não beneficiava os que fazem de tudo para que o tempo passe sem que a bola role.

Re: Eu há muito que defendo...

Concordo com ambas as sugestões.

Re: Eu há muito que defendo...

Gostei muito deste comentário. Fora de jogo só dentro das áreas e relógio parado nas interrupções.

Se ainda fosse os livres sem barreira

Isso sim é que podia ser adaptado do futebol de praia.

Re: Se ainda fosse os livres sem barreira

Mais uma boa ideia. Acabo de dar a volta a todos os comentários que já estão escritos, por bons comentadores, e já li algumas ideias muito boas e aproveitáveis. Eu continuo a dizer que o sistema como está só favorece Sistemas, Frutas, Afins e apenas serve para nos atiçar, criar inimizades, bulhas, tiros, mortes, etc. E este fim do futebol não me agrada e não aceito e continuarei a dar ideias, até que me deixem escrever, mesmo que me chamem muitos nomes e alguns até achei feios mas farei como os árbitros ... não ouvem nada nem ninguém e metem, apitando, tudo ao barulho. E com a pita delas cada um faz, do que lhe deixam, o que sabe.

Lei do Fora de Jogo

Este pessoal está doido...Então e depois? Ficavam os árbitros assistentes sem emprego??? Já não seriam precisos pra praticamente nada!

Re: Lei do Fora de Jogo

Isto para nem falar na queda das vendas de fruta e café (com e sem leite)

Re: Lei do Fora de Jogo

Boa Boa Boa

Vale mesmo a pena?

Vale mesmo a pena publicar artigos destes? No que isto se tornou... Então mas alguém com dois palmos de testa sequer mete em causa a utilidade do fora-de-jogo no Futebol 11? E ainda ter a lata de dizer que se tornaria "excitante" com isso? Que paciência...