José Azevedo e o Tour de France | Relvado

José Azevedo e o Tour de France

 

Clark diz: "eu acompanho com assiduidade o Tour de France na RTPN. Existem fãs deste desporto no
Relvado?" Sobre a forma como está a decorrer a prova Caesar pergunta: "conseguirá Armstrong o 6º título consecutivo tornando-se no maior ciclista de todos os tempos? Que dizer da prestação de José Azevedo?" Morphy realça que o ciclista português "além de ora proteger, ora rebocar o seu chefe de fila, está a fazer um Tour individualmente espectacular. No Contra-Relógio desta 4ªfeira foi 4º e está agora em 5º da geral!" E JR questiona: "estaremos na presença de um novo Joaquim Agostinho?"

diversos:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ciclismo = Doping

Já houve tempos em que me interessei, hoje em dia acredito piamente que todos eles se dopam... é uma tristeza.
E o Atletismo vai pelo mesmo caminho...

Re:Ciclismo = Doping

Olha lá, se estão TODOS dopados, então continua equilibrado, certo?

Enfim... Se ciclismo têm que estar todos dopados, onde o controlo é muito mais apertado, imagino no futebol.

Re:Ciclismo = Doping

Também há ciclistas honestos - os loosers... e os cicloturistas!

Torneio de Kickboxing

teste

Re:Ciclismo = Doping

Se todos estão dopados, explica-me como é que eles fogem ao controlo anti-doping?

Re:Ciclismo = Doping

O Maradona também jogou anos completamente viciado na cocaina sem ser apanhado...

Re:Ciclismo = Doping

queres comparar os meios que havia antigamente com os que existem hoje?

Re:Ciclismo = Doping

E os meios para produzir substancias nao detectáveis? Também não são melhores hoje?

azevedo fantástico

o orlando rodrigues há poucos anos já tinha sido reconhecido como o melhor "équipier"... o azevedo consegue-o numa função mais visível, a de carregar o chefe de fila. e armstrong está bem mais à vontade que o ano passado, o que diz bem do trabalho de azevedo!

de resto, sou grande apreciador de ciclismo:

1 - alta montanha
2 - contra-relógios
3 - sprints

quando andam por ali a rolar é uma seca

Sempre pensei que o Zé é um grande ciclista, mas enquanto não melhorar a sua prestação em contra-relógio (plano) não pode ambicionar a mais do que ganhar umas etapas de montanha e ficar no top5 do tour. O excelente contra-relógio de ontem apenas o foi porque era uma crono-escalada. No plano, o Zé deve perder uns 2 ou 3 minutos para o Lance.

Tem tido uma prestação excelente, cumprindo o seu papel, como já o tinha feito à dois anos atrás levando sempre Amstrong ao colo até ao final das etapas.

O Lance já o tinha dito que a USPOSTAL não tinha ficado a perder com a troca.

O que eu espero para o Zé, é que já hoje o Lance lhe dê uma hipótese de ele marcar o Mancebo, e que lhe consiga ganhar tempo para se poder defender no 3º CR.

Força Zé.

Re:Zé

“como já o tinha feito à dois anos atrás levando sempre Amstrong ao colo até ao final das etapas.”

O Azevedo estreou-se este ano como lugar tenente do americano. A não ser que a situação seja outra.

Re:Zé

Há dois anos atrás foi o Espanhol, aquele que só era bom no contra-relógio ... e acabou na mesma em 6º.

Re:Zé

O Azevedo esteve na Once dois anos e o ano passado foi o braço direito do Espanhol que desistiu por "tralho" (falta me o nome), com o Armstrong a ter que cortar mato para não caír.

o Zé já nessa altura parou de pedalar e ficou ao lado do seu chefe de equipa. Se calhar foi aí que o americano viu que estava ali alguém com valor para o ajudar a vencer mais uma volta a França.

Saud

Novo Joaquim Agostinho?

Estaremos na presença de um novo Joaquim Agostinho?

Por favor, isso não, nem o Azevedo nem ninguém merece uma morte daquelas.
 

Não gosto !

Não gosto , nunca gostei nem nunca irei gostar , é disto e de "pó-pós" á volta numa pista ! Prefiro andar de bicicleta do que ver a andar , mas ainda bem que existe muita gente a gostar , seria bastante monótono todos terem os mesmos gostos ...

Não percebí porque é que ele numa etapa no Tour de France foi impedido de terminar á frente do Armstrong ! Expliquem-me , eu sei que ele está a correr para que o líder da equipa fique melhor classificado , mas isso tem alguma lógica esperar pelo "capitão" da equipa ?

Re:Não gosto !

A lógica é precisamente o sacríficio que toda uma equipa faz para ganhar. A vitória faz-se através de um corredor, o chefe de fila, e é para este que trabalham.

Azevedo não é chefe de fila de nenhuma equipa, mas é o principal "tenente" do seu líder. É o ultimo a trabalhar, é ele que tem que "partir" os adversários mais difíceis e acompanhar o líder nas piores escaladas. Quer seja para o isolar, ou para o rebocar, se estiver em dificuldades.

Felizmente, com Armstrong, Azevedo tem um trabalho quase só de ataque, mas nos ultimos anos era bem mais dramático. Várias vezes vimos Azevedo a rebocar Beloki, e quase de seguida (ou ordem inversa), tentar atacar Armstrong e facilitar a vida ao seu líder da altura.

Pode parecer estranho, mas é mesmo este sacríficio que me atrai no ciclismo. Um verdadeiro desporto de equipa. :)

Azevedo um líder ?

Obrigado pela explicação .

Pena que normalmente as pessoas , como eu , só se lembrarão do nome daquele que venceu e todos os outros serão esquecidos , sendo isso um trabalho de equipa , parece-me injusto .
Não mereceria o Azevedo ser lider de uma boa equipa ? Terá ele potêncial ?

Re:Azevedo um líder ?

Isso é normal em todos os desportos. Mesmo no futebol, como uma visibilidade muito maior, existem os craques e os outros.

Todos conhecem Maradona a Pelé, mas e os que jogavam com eles? Só os adeptos mais "ferrenhos" sabem os seus nomes.

Azevedo um líder? Sem dúvida que sim. Ele já foi "tenente" de ciclistas como Beloki e Olano, que me parecem mais incompletos (sobretudo Olano).
Mas seria ele capaz de lutar por uma vitória numa grande volta? Acho que nunca saberemos.

Re:Azevedo um líder ? teste

Azevedo em grande !

Eu sou também um adepto do ciclismo.

E é óptimo ver que o nosso José Azevedo está em grande! Substituindo o Heras como "tenente" da USPostal, o Zé está em grande forma e tem "levado ao colo" o Armstrong, como se viu nos Pirinéus e na épica etapa dos Alpes onde Ullrich atacou cedo mas sem sucesso. Azevedo tem ajudado a "partir as pernas" aos adversários de Armstrong, que caminha a passos lagos para um novo record de 6 vitórias consecutivas no Tour, a mais prestigiada prova de ciclismo.

E hoje, sem precisar de ajudar o Armstrong, o Zé demonstrou grande caracter e terminou num impressionante 4º lugar na mítica escalada de L’Alpe d’Huez (talvez a mais famosa do mundo), pela primeira vez percorrida na variante de contra-relógio individual (uns impressionantes 13.8 km com uma inclinação média de 7.9%), levando bem alto o nome de Portugal por entre os cerca de um milhães de fãs que lotaram a subida. E Azevedo ficou a apenas 4 segundos do 3º classificado!

É caso para perguntar: se não tivesse de trabalhar apenas para a equipa, se fosse chefe-de-fila e não tivesse de se poupar nas chegadas, e na forma onde está, onde chegaria Azevedo? Para mim, no mínimo estaria no pódio, e de maneira bem merecida! Mas caminha a passos largos para pelo menos igualar o seu 6º lugar no Tour'2002.

Para não me tornar chato, vou tentar terminar o meu comentário com alguns apontamentos:

1) Armstrong deu hoje a machadada final (se dúvidas restassem) ultrapassando Ivan Basso (o 2º da geral) durante o contra-relógio, memso tendo partido 2 minutos depois!

2) Ullrich (4º da geral) confirma que termina sempre os Tours melhor do que os começa. Será que vai, pela sexta vez, ficar em 2º? Como vai ser gerida a sua posição tendo em conta que o Kloden (3º da geral) é da mesma equipa? E Basso, vai tentar atacar Armstrong, arriscando perder o seu lugar no pódio?

3) Para mim, as grandes desilusões do Tour foram Hamilton e o Mayo.

4) Não posso deixar de mencionar a impressionante mancha laranja de fãs da Euskatel que se verifica sempre nos Pirinéus. É fantástico!

PS - Amanhã temos mais uma impressionante etapa, talvez a etapa com mais montanha dos Alpes. Cá para mim aposto que Virenque vai tentar mais uns pontinhos para a sua camisola das bolinhas, eheh

Re:Azevedo em grande !

"E Basso, vai tentar atacar Armstrong, arriscando perder o seu lugar no pódio?"

Esse ciclista é um cobarde, já mostrou que ataques não é com ele. Vai andando na roda dos outros ciclistas. Se fossem todos como ele não havia espectaculo no ciclismo.

Basso cobarde?

Sim, concordo em parte, mas não conheço suficientemente o Basso para poder fazer uma afirmação dessas. Mas confesso que tenho ficado desiludido com o seu comportamento "defensivo", ainda para mais com esta humilhação de ser ultrapassado pelo Armstrong no contra-relógio.

Mas uma coisa é certa, o campeão da combatividade é mesmo o grande Ullrich, que teve de lutar contra a a USP e a CSC e mesmo assim teve 1m de vantagem. Se não tivesse tido o azar de apanhar o Armstrong na sua geração, tenho a certeza que Ullrich seria agora conhecido como um grande campeão (e para mim, ele é, e olha que eu não costumo gostar muito de alemães, eheh...)

acho bem falarem do jose azevedo

pois eu nao postei isto pq pensei futebol e so futebol

ta em 5º lugar mas esperemos q consiga ficar no podio + 1 vez pq ja teve la uma vez

Re:acho bem falarem do jose azevedo

Acho que ele nunca teve no pódio da volta à França...deves estar a confundi-lo com o Joaquim Agostinho.
O melhor que ele fez foi um 6º lugar o ano passado...o que já é bem bom, uma vez que esta modalidade e principalmente esta prova francesa é pra SUPER-HOMENS.

Re:acho bem falarem do jose azevedo

foi à 2 anos, o sexto lugar.

Cumps

Re:acho bem falarem do jose azevedo

ah ok,pensei q tinha ficado em 3 lugar

Esta edição...

...tenho acompanhado bem menos do que gostaria, mas a história tem se mantido. Um Armstrong robótico e implacável, dando sempre a ideia que os seus adversários não têm hipóteses.
Até Ullrich, que vinha aparentemente bem preparado, tem estado impotente.

Apesar não ser grande fã do norte-americano, fico contente com estas vitórias. Muitas pessoas precisam de exemplos como ele, que passaram pelo Inferno e voltaram.

Quanto ao nosso Azevedo, não será outro Agostinho, tal como todos os outros portugueses que se destacaram lá foram, mas é um grande ciclista, e enche-me de orgulho, qualquer que seja a equipa porque pedale.

Infelizmente, o ciclismo foi "cancelado" pelo Benfica. Espero que possa voltar em breve já que é das modalidades que mais aprecio, ao lado do andebol, e depois do futebol.

Azevedo, orgulho nacional

Antes de mais, fiquei profundamente surpreendido de ver um artigo sobre ciclismo no relvado.com. Por isso, congratulo o(s) autor(es) do mesmo, pelo facto, de a notícia, que engloba, ser uma excepção de realçar e de nos fazer sentir orgulhosos em assistirmos portugueses ao mais alto nível nas esferas desportivas mundiais.

Para quem segue ciclismo à alguns anos, sabe perfeitamente que o Zé Azevedo mostrava excelentes qualidades nas estradas portuguesas. Na altura, um jovem lutador e de grande nível profissional sobressaía nas competições por onde passava. Com bons resultados nacionais e internacionais, tranferiu-se para a ONCE, uma das melhores equipas mundiais, sempre com o papel de gregário para chefe-de-filas. No seu primeiro ano, classificou-se na quinta posição no Giro, estando perto de conquistar uma etapa.

No ano seguinte, ajudando Joseba Beloki e Igor Gonzalez de Galdeano no Tour, quedou-se na sexta posição. Ora, este é um terrível resultado para quem tinha de rebocar dois chefe-de-filas pelas montanhas acima sempre com humildade e profissionalismo.

Com a saída de Heras da US Postal, o pentacampeão do Tour, Lance Armstrong, encontrou em Azevedo a determinação, a humildade, o profissionalismo e a qualidade neecssária para o ajudar a vencer pela sexta vez consecutiva a prova francesa.

Para mim, e para muitos, esta classificação (quinto), que se manterá até Paris, não é surpreendente, não só pela qualidade de um grande profissional que, prescinde de bons resultados para ajudar o seu chefe-de-fila, como pelos resultados consecutivos que vinha até então fazendo.

Dou-lhe os meus verdadeiros parabéns pelas entusiasmantes prestações e pelo levantar ao mais alto nível a nossa bandeira no terceiro evento mais importante na esfera mundial.

....

Este tour esta a ser espectacular, pois a concorrencia esta a milhas atras da USPOSTAL e n tenho duvidas que se o Azevedo não tivesse mandado aquelas esticadelas em L Moungie estaria mais bem colocado, mas ele quando assinou a ganhar uns simples 50 000 mil euros mensais sabia qual era a missão dele e se eçe é bom nela...tudo bem uma equipa é feita de diversos elementos cada um com uma missão, uns defendem outros marcam golos

VIVA AZEVEDO