Importância do futebol em Portugal | Relvado

Importância do futebol em Portugal

 

Praticamente todos os dias o noticiário na televisão ou na rádio inicia com notícias sobre futebol, quer sejam sobre transferências, resultados de jogos, casos de arbitragem duvidosa ou lesões de jogadores. Quando há jogos do Benfica e do Sporting, Lisboa fica sem movimento nas ruas, isto sem falar de jogos da Selecção portuguesa! Quando entramos num café, se prestarmos atenção às conversas envolventes, é muito provável ouvir-se falar de um jogo da semana anterior ou do estado do plantel de tal clube. Chegamos até a ter um Presidente da República que festeja publicamente a conquista do título pelo seu clube!Não estará a sociedade portuguesa obcecada por futebol?
Jobao

diversos:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Claro que tá!

Normalmente vemos em qualquer jornal desportivo 85% das páginas ocupadas com futebol, as outros 15 são com outros desportos, e ainda por cima estão bastamte resumidos.

Ja salazar dizia na altura,o futebol é o opio de

povo,o futebol disfarca muita coisa ma da nossa sociedade,reparem,quando vemos jogos do nosso clube,um europeu ou mundial esquecemos dos nossos problemas,esquecemos de sexo,da namorada,da mulher do cao do gato do periquito esquecemos tudo e so vemos futebol. num pais pobre como portugal o futebol serve como 1 tubo de escape. por isso os portugueses gostam tanto de futebol

Re: Ja salazar dizia na altura,o futebol é o opio de

a religião é o ópio do povo por Karl Marx, deves tar a confundir de certeza!!

As duas faces da moeda

Em certa parte concordo que vivamos um pouco a volta do futebol. É bom, quando numa forma saudavel e cordeal se discute futebol em familia, numa banca de jornais, num cafe, na esplanada junto a praia...é bom quando chego para comprar uma revista ou um jornal e ouço(isto a porta de uma escola...): "Ca roubalheira...não viste o penaltie sbre o flanu X" OU " A equipa Z...merceu ganhar a equipa A".....salientei o facto de ser a porta de uma escola, pois em frente ao cujo dito quisque encontra-se um local de consumo a vista descarada de tabaco e afins. O saudavel é mesmo a população escolar concentra-se em maior numero junto ao quisque e discutir com malta de 30/40/50/60anos, os jogos do Fim de Semana e abandonar o local do "degredo" da sociedade. É bom, é saudavel, quando numa conversa com um filho, incentiva-mo-lo a pratica do futebol(sem nunca por em causa os estudos). É bom aprender com o futebol o espirito desportivo, o espirito de equipa. É mau quando metemos o futebol acima de tudo, quando sofremos por ele e partimos para desacatos, quer fisicamente, quer oralmente. É mau quando previligiamos um estadio de futebol a uma biblioteca, a um teatro, a um local onde possamos evoluir mentalemte( quer queiramos, quer não, Portugal é muito pouco evoluido mentalmente, somos algo retrogadas). É mau ganharmos vicios com ele, como uma bela bebediera antes da bola, entre outros. Ora muito bem, apos estes pros e contras, resto que uma nação consciencializada sabe meter os pesos na balança, e ver que o mundo não gira em torno de um campo relvado ou pelado, com 22pessoas atraz a correr atraz de uma bola de futebol. Jolgo que a nossa retrogaridade ira ser limada, e com o avançar do tempo, iremos viver ser tanto futebol na ponta da lingua...julgo mesmo que ja hoje em dia não vivemos com esse estigmna futebolistico em cada acção nossa. Acho normalissimo sair um pouco mais cedo do meu emprego para vir ver o Benfica contra quem quer que seja, tal como acho normalissimo sair mais cedo da escola para vir ter com a minha namorada. São "paixões".Não é por isso que deixo de viver bem ou mal, mas é por isso que me sinto um pouco mais alegre e que me extrioriza um pouco os factos do dia a dia. E quando comparados com Espanha ou Inglaterra, podiamos tambem comparar as disparidades em termos financeiros. Se todos nos recebecemos 1000€ por mes, éra certo que abandonavos qualquer SportTv, qualquer TVI, qualquer banca de jornal, e alugavmos um quarto de Hotel para curtir a grande um fim de semana, numa qualquer zona turistica. Moral da Historia...termino antes com uma pergunta...o que eramos nos sem o futebol? Fiquem bem

Será???

Eu acho que os Tugas gostam mais é de novelas. Olha para os estádios este fim de semana... que miséria! O total de espectadores nos jogos dos 3 grandes foi de 17,5 mil espectadores. Menos de 6 mil por jogo!

Obcecados pelo futebol a falar ou a ver?

É que se for a ver jogos ao vivo estamos conversados, somos dos Países onde o futebol tem importância que piores assistências tem. O português típico (e é a maioria) gosta de falar mais do adversário, goza mais a ver o adversário a perder do que a ver o seu clube ganhar (o exemplo de anteontem aqui no Leiria-Porto é elucidativo mas já se viram coisas idênticas quando o Benfica e o Sporting perdem). O "adepto" português até "sonha" com o regresso ao trabalho na 2ªfeira não por ter vontade de produzir (o português típico só é bom profissional a trabalhar sob stress ou quando leva com o chicote) mas sim para gozar o colega que é adversário. Em sûmula somos uma grande MERDA (e eu também) e se soubermos reconhecer estes erros temos possibilidade de reverter a situação e irmos em frente. Sempre fomos assim, roubamos no Brasil, roubamos em África, roubamos na Índia e nunca foi bem aplicado o dinheiro - ainda poucos anos atrás grande parte das estradas eram do tempo dos romanos. Mas fizeram-se Jerónimos, Alcobaça, milhares de Igrejas faraónicas para quê? Palavras tristes mas é a nossa realidade.

Então não é importante???

Quando o Benfica for campeão a economia do país vai melhorar!!!

entao como explicas que na altura de salazar

benfica ganhava varios campeonatos e mesmo assim portugal era e é um pais pobre e atrasado? porque que ha 5 milhoes de portugueses a viver no estrangeiro?

Re: Importância do futebol em Portugal

Infelizmente a obsessão que há em Portugal relativamente ao futebol está quase limitada ás questões laterais e muito pouco ao jogo em si. Já disse aqui várias vezes que os ingleses são fanáticos por futebol e por desporto em geral, e que em Inglaterra o principal e talvez único jornal desportivo diária ocupa 80/90% das suas páginas com mulheres nuas! O famoso Daily Sport. Aqui temos 3 jornais diários que apenas se limitam a encher 40 ou 50 páginas de palha e a inventarem notícias. O portuguesinho típico ignorante e iletrado como continua a ser, devora essas páginas como se a sua vida dependess disso. Existe mesmo um jornal, A Bola, que na minha opinião prestaria melhor serviço se se associasse ao jornal do Benfica (se é que ainda existe). Sem ponta de ironia ou qq clubite! Vejam quantas xs o Derlei foi capa nos últimos dias dess jornal (3 pelo menos contei eu) e quantas xs terá sido nos anos em que pasou pelo Porto. Acho que A Bola não tem qq imparcialidade e rigor no relevo que dá ás notícias, e por isso dúvido que hajam portistas e sportinguistas a comprar esse jornal. Se houver que se assumam e expliquem porquê, pois eu não compreendo. Voltando a Inglaterra, eles lá têm programas desportivos na tv, onde analisam os jogos de futebol sobre o ponto de vista técnico, jogada a jogada, explicando as movimentações dos jogadores e as suas decisões. Um pouco ao estilo do que vemos nas transmissões de jogos da NBA. Algo nunca visto em Portugal. Aqui o futebol serve unicamente para se discutir a arbitragem e outras polémicas, e para se insultarem os adversários. É um acto social ver uma partida de futebol (no café p.e.), que em parte comparo ao acto de ir à igreja, ninguém gosta da "missa", mas depois todos se queixam do padre e todos continuam a assitir. Acho que esse facto é justificado pela pouca cultura dos portugueses, que lêem poucos livros, raramente frequentam um museu, exposição de pintura ou um espectáculo de teatro, música, etc. Dessa forma o futebol é um refúgio que encontram, semelhante a fenómenos como as novelas que inundam a televisão, para poderem ocupar o tempo e adquirirem algum motivo para socializarem com amigos e colegas. Mas é claro, quem tem pouca cultura e instrução, também terá pouca cultura desportiva, e isso é mais do que evidente no comportamento normal do adepto português. Vejam como o país ficou durante aquele mês em que não houve futebol. As pessoas pobres de espirito e reféns do futebol, sem capacidade para encontrarem uma alternativa que lhes estimulasse as emoções, desesperaram e angustiaram com essa realidade, provando claramente essa depêndencia do futebol para os portugueses. Muito mais se poderá dizer, mas o essencial da minha opinião penso ter ficado expresso no texto. Até

Re: Re: Importância do futebol em Portugal

+1 bem escrito :P

A resposta é SIM

claramente. O futebol tem muita força e influência sobre a população. Infelizmente. Desporto é saúde, é equilíbrio. Tudo o que for a mais, é erro. E o futebol já passou os limites há muito tempo. Dão mais importância ao futebol do que aquilo que deveria ter. E o Estado tem culpa. Se o estado conseguisse canalizar as atenções que o futebol consegue ter e as utilizasse em prol da sociedade, da educação e do conhecimento, Portugal estaria mais estavel socialmente e a miséria não seria tanta.

Re: A resposta é SIM

Bem escrito.

Re: Importância do futebol em Portugal

Não estará a sociedade portuguesa obcecada por futebol? Excelente ponto de vista, e tudo o que disseste é verdade, embora ache que o termo obcecado é demasiado. Só há poucos anos é que me apercebi do papel que o futebol tem no nosso dia-a-dia, porque senti na pele esses sintomas de adepto que deixa o emprego mais cedo para ver um jogo e arranja uma desculpa estúpida, que chega ao café e manda a "boca" do dia ao dono do café que é do clube adversário, que "pica" os colegas pelo "levado ao colo", etc. Por acaso ou talvez não, coincidiu com a minha passagem à vida profissional, em que reparo todos os dias o quanto o futebol está presente nas nossas conversas.Não importa se é ajudante, serralheiro ou engº., mas todos gostam de futebol! Se antes nunca tinha reparado nisso, foi porque os clientes da noite tinham como premissa da educação nunca falar de religião, política e futebol (enquanto Barman, nunca vivi as vitórias do FCPorto como vivia as do Beira-Mar, por exemplo). Por isso, há sempre aqueles que darão mais ou menos importância ao futebol, dependendo do contacto que tenham com os outros. Por mim falando, a tal "obcessão" começou com a conquista da Taça Uefa 02/03, a Champions 03/04, o Euro 2004, a Betandwin 04/05, a Final da Uefa 04/05, o Germany 2006, o relvado.com, e claro, o início da minha vida profissional "a sério".

Re: Re: Importância do futebol em Portugal

O meu irmão que não liga nada a futebol, no outro dia contava-me como é fácil conversar sobre bola, mesmo que pouco se perceba do assunto. Ele dizia-me que nas tertúlias futebolísticas que tem com os colegas de trabalho (engenheiros na sua maioria), manda de vez em quando uns bitaites e quase sempre tem a aprovação de quem ouve, como se fosse um grande conhecedor da matéria. No entanto, limita-se a dizer o mesmo que todos dizem, e a citar lugares-comuns...

Re: Re: Re: Importância do futebol em Portugal

Exacto, o futebol deixou de ser tabú, e vejo que não é raro estas conversas nos meios mais altos, ao ponto de até o Presidente se manifestar na clubite. Cumps.