O futuro é dos Estados Unidos? | Relvado

O futuro é dos Estados Unidos?

 

Freetibete diz: "há uns tempos ouvi um documentário sobre o Soccer nos EUA e fiquei espantado! Este país tem mais de 8 milhões de praticantes de futebol com menos de 16 anos. Poderão os EUA ser a grande potência mundial do futuro? Um país com tão grande nº de praticantes jovens tem tudo para arrasar. Estão a ver nos próximos 4 campeonatos do mundo um campeão chamado EUA?"

diversos:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

EUA vão ter de certeza grande selecção

Os EUA desde que o Mundial de Futebol foi realizado em 1994 no sei país que sofreu uma enorme mudança de mentalidades. O país acordou para um desporto que ninguem praticamente conhecia a não ser de ver na tv por cabo e que depressa se começou a espalhar. Foi criada a primeira Liga Americana e os primeiro clubes foram se formando. Ao mesmo tempo muitos jogadores emigraram para Inglaterra e Italia. Casos de Alexi Lalas, John Harkes, Cobi Jones, Tony Meola, John Donovan, Joe Max Moore entre outros que deram fama e prestigio á equipa dos EUA até finais do ano 1999. Até essa época a equipa foi evoluindo e já tinha uma grande selecção com vitórias na Copa America e tudo.
Mas o grande salto foi dado por um Português, Mr. Carlos Queiróz chegou depois a seleccionador dos EUA e a música foi outra. Ele mudou a filosofia dos Americanos verem o jogo, mudou regras, tácticas e formas de treino. Chegou até a ter uma escola onde treinadores Americanos iam assistir às suas aulas de técnicas avançadas de treino. Carlos Queiróz foi um deus para os Americanos. Os clubes começaram a apostar forte na formação. Começou a haver o soccer nas escolas e universidades. Bolsas de estudo para jogadores de soccer. Tudo um mundo novo nasceu...
Neste momento, clubes Ingleses estão a ir buscar jovens jogadores aos EUA para ingressarem nos escalões de formação. A equipa dos EUA de Bruce Arena é um caso sério para vencer, são muito organizados e especialmente tem aquele espirito lutador que os Americanos adoram, e atenção não são "toscos" nenhuns, o tempo dos "toscos" já passou à muito... que o diga a selecção Portuguesa no último Mundial.
Penso por fim que a selecção dos EUA poderá em breve ser um caso sério de popularidade e atenção ao futuro, vão ser de certeza uma grande selecção.
Alguem quer apostar?

Re:EUA vão ter de certeza grande selecção

Tou a ver que ninguem quer mesmo apostar :)

Re:EUA vão ter de certeza grande selecção

Aposto o que quiserem :)

Um longo caminho a percorrer

Como já aqui foi escrito, a tradição ainda tem o seu peso. O futebol é um desporto centenário, já com a sua implantação mais do que sedimentada. O que acontece nos Estados Unidos é que a tradição pende para outras modalidades. Logo, o futebol terá o dobro da dificuldade para se implantar.
Houve um grande esforço para implantar uma Liga credível naquele país, mas com o passar do tempo parece-me que têm havido dificuldades para manter essa mesma Liga competitiva. E passa também por aí o eventual crescimento da modalidade naquele país. Têm de existir clubes que atraiam adeptos. É disso que o futebol vive, mais do que muitas outras modalidades. Não existe comparação entre ver um jogo de futebol com o clube pelo qual sofremos, ou entre dois clubes que nada nos dizem sentimentalmente. Para isso acontecer têm de começar a existir clubes americanos credíveis.

Mas existem também alguns factores que jogam a favor dos americanos. Estamos a falar de um país que apoia como poucos o desporto. Sabemos que os jovens americanos têm normalmente boas condições nas escolas para a prática de qualquer modalidade. Imaginando que o Soccer possa passar a ser uma das modalidades a ser implantada a nível escolar, é fácil de acreditar que o número de praticantes aumente.

Outro factor importante prende-se com o futebol feminino. Os Estados Unidos são actualmente uma potência do futebol feminino, tendo já sido campeões mundiais. Pode vir daqui um incentivo importante para a modalidade, pois uma modalidade ganhadora atrai mais gente.

Para terminar, há um indício que acaba por ser o mais significativo, porque afinal é isso que realmente interessa. Os EUA podem não ter tradição, não ter um campeonato minimamente conhecido, nem sequer jogadores famosos, mas a verdade é que nos ganharam a nós num campeonato do mundo. Nós que fazemos do futebol "deporto-rei", que temos alguns dos melhores jogadores do mundo e que temos tradição da modalidade.

NAO!!

sinceramente nao tou a ver os eua serem campeoes do mundo!
ate porque ja organizaram 1 mundial a pouco tempo logo nao devem tornar a jogar em casa e benefeciarem da mafia da fifa!!

Até pode vir a ser...

... mas, a sê-lo, não será somente pelo número de praticantes!

Muitos outros factores têm «peso» no potencial futebolístico de um país!

A tradição ainda é um factor importante, nas provas Mundiais!
Os Estados Unidos têm de ultrapassar essa barreira.

Depois... toda a organização interna e nível competitivo! Os Estados Unidos começaram com o soccer há pouco!

Há ainda o aspecto tactico! Um país que despontou recentemente para o futebol até pode ter grandes «artistas», mas... a cultura tactica tem de ser aperfeiçoada. Porque é que só vemos os EUA a jogar em contra-ataque? Reflexos desse factor!
Com o intercâmbio de jogadores e treinadores e com formação a nível Mundial... lá chegarão!

Têm as condições para começar a "desbravar" terreno, mas... não será num futuro próximo, certamente!

Posso estar enganado, como é obvio. O futebol não é uma ciência!

Sem pressas, os EUA podem alcançar um lugar de destaque no panorama futebolístico!
Assim como a China, que pode ser o destino de HCoelho e outros países com grandes quantidades de «matéria-prima»!
É uma questão de dar tempo ao tempo e não dar passos maiores que as pernas permitem!

Saudações Azuis e Brancas!

#Relvado

Não concordo contigo...

Nos Estados Unidos a população é cerca de 250 milhões de pessoas. Se 8 milhões praticam futebol, são cerca de 3%, ou seja muito pouco.
Já pensaste no Brasil que tem 160 milhões de pessoas,talvez?, se formos fazer as contas são muito mais a praticar futebol. No Brasil penso que há mais praticantes por o país ser tão pobre. O futebol surge como uma necessidade de sair da pobreza e progredir na vida. Deves de saber que Ronaldo e Rivaldo são dois exemplos disso mesmo.
No Brasil as crianças nascem para o futebol, nos EUA não me parece.

Não lhes está no sangue...

O soccer prós americanos é só praticado por carolice e na idade mais jovem.
Assisti a um documentário à 2 ou 3 meses na CNN sobre isto e o que eles dizem é que o público simplesmente não se interessa.
As empresas não apostam nesta modalidade e os campeonatos de soccer deles estão condenados sempre ao insucesso , pois salvo raras excepções não há público ... logo não há patrocionios de PUB...

Esta a ser feito um grande esforço a nivel governamental para elevar esta modalidade, mas as mentalidades custam muito a mudar...

Por isso, o Freetibete vai ter de acrescentar talvez mais um zero ( à direita) aos 4 anos que disse ...que é o periodo de "reciclagem" de mentalidades..

Eles já têm muitos desportos de culto...como o Basebol, o futebol americano e a minha adorada NBA...que é um espéctaculo!!!...BULLS...

O meu sonho era vêr um Ovarense-Chicago Bulls em Basket...