Futebol no feminino | Relvado

Futebol no feminino

 

vozz.off diz: "pensando ver alguma
evolução no nosso futebol feminino fui à caça de informações no site da
Federação Portuguesa de Futebol e apanhei com um nº irrisório! Temos 1174
senhoras federadas e a competir regularmente (mais ou menos 0.02% do total de
portuguesas). Caros relvinhas, como explicar este aparente divórcio entre
as senhoras e a prática do futebol? Será devido a ridículos laivos machistas? Ou
é o reflexo de alguma aversão feminina ao futebol? Quem me pode elucidar?"

diversos:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Futebol é desporto de homens!

e de homens de barba rija.

As mulheres fisicamente são inaptas para a prática do futebol.

O peito atrapalha, a mobilidade é reduzida e o jeito também não é muito.

Alem disso não estou a ver mulheres a candidatarem-se semanalmente a partir pernas e a chegar a casa todas pisadas.

Claro que há sempre algumas com um amor ao futebol que ultrapassa essas barreiras, mas são a excepção (os tais 0.2%). A maior parte das mulheres que conheço não só nao gosta como também OdEiA o futebol.

eu gosto de ver meninas praticar futebol

nunca viram essas pernocas bonitas a passear pelo relvado, umas feias como o bicho, outras giras como o sol de verao, umas mamudas, outras direitinhas como uma tábua a passar ferro.
só tenho pena de uma coisa, nã usarem saias na vez dos calssoes, a saia é muito mais sexy nem que seja preciso para isso usar a cuequinha da mesma cor.
e no final do encontro, que belo espetáculo quando elas tirao as camisolas, é o melhor momento do jogo.
eu quero ver meninas a praticar futebol, já tou farto desses brutos cabeludos em calssao.

Futebol das mulheres: a coisa vem do berço!

Creio que o problema do futebol feminino, começa no berço e na forma, como mesmo impercetivelmente tratamos de forma muito diferente os rapazes e as raparigas. Na verdade, oferecemos bonecas e casinhas das mesmas às meninas e bolas e carros aos rapazes.
As raparigas não são estimuladas a jogar futebol, enquanto os rapazes, mal começam a por-se de pé, imediatamente lhes metemos bolas na frente para as chutarem.

Embora mais tarde as apetências de cada um possam modificar a educação e possa haver meninas a gostarem e praticarem o desporto rei, na verdade já a maioria delas foi condicionada a não se dedicar a este jogo.

Biologicamente os homens são mais fortes que as mulheres e, por isso, não se fazem equipas mistas, ainda que tal fosse possível (acontece noutros desportos) em escalões etários mais jovens. Em nenhum desporto, ou quase, os homens competem com as mulheres.

Tenho visto alguns jogos de futebol feminino e, parece-me claro, que as melhores mulheres estão a uma distância ainda considerável dos melhores jogadores. E também me parece claro que os jogos delas ainda não têm o interesse e qualidade deles. Mas essas diferenças só se poderão atenuar havendo muitas mulheres a praticar o futebol e a fazerem-no cada vez mais cedo!

Há coisas e coisas

Há coisas que os homens fazem melhor que as mulheres:

Futebol é uma delas!

Há coisas que as mulheres fazem melhor que os homens:

Lavar, passar, cozinhar,...

Daí talvez que nós ficamos com a
actividade de cima e elas com as de baixo.

* PLO *

Ps: Loooool

Re:Há coisas e coisas

És um machista do pior! Um dia casas e vais engolir isso e mais uns sapos! E se resolveres viver sozinho, então é pior, pois tens de fazer tudo e sem dividir!

Re:Há coisas e coisas

Ele tá a gozar pá:P

Re:Há coisas e coisas

E eu também!

Cá em Portugal


pelo menos não vejo grandes audiências no futebol feminino, mas sei que elas têm qualidade.

Vi algumas jogadoras num campeonato do mundo o ano passado, e elas não ficavam atrás dos homens, antes pelo contrário, davam mesmo show.

Que mais há a dizer? Elas ficam mesmo bem de calções.

Ainda hoje vi no jornal A Bola uma publicidade à Umbro que tinha como porta-estandarte uma jogadora nacional, bem linda por sinal e com um corpo 5 estrelas, só não me lembro do nome dela.

Como disseram antes, de pequenino se torce o pepino, e se nas escolas as raparigas fossem habituadas ao futebol, de certeza que tínhamos mais praticantes femininas.

- Se uma mulher....

..parar a bola com o Peito no ar..não será isso falta? Digamos prisão do esférico noa ar? Bolas.É que se não existir legislação sobre a situação poderá acontecer,estarmos na frente de uma ilegalidade possivel e constante...e,não ter qualquer tipo de avaliação para os juizes que são os coordenadores e os homens do apito,mais conhecidos por arbitros,ter uma existencia devido aos chamados Soutiens ou Wonderbras...para a eternidade.

Saudações
1984

Nenhuma das indicadas!

Nos meus bons velhos tempos joguei futebol. Sempre dei uns toques desde 'piquinina', os rapazes convidavam-me sempre para jogar nos intervalos da escola [ah, pois é!] e à primeira oportunidade entrei numa equipa feminina. Era uma equipa de bairro e só se jogava futebol 7 porque o ringue não dava para mais. Andei por lá pouco tempo e depressa um 'olheiro' [não é para me gabar mas era mesmo boa jogadora] me 'encaminhou' para uma outra equipa, esta 'menos' de bairro. Aí tive o prazer do futebol 11 em campo 'pelado' [com muita pedra à mistura!]. Aí sonhei mais alto ao ter a oportunidade de jogar o distrital, como federada, e pisar até campos relvados!

Que andamento eu tinha... treinava 3 vezes por semana, fazia o jogging habitual ao sábado com a malta e ainda jogava ao domingo. Xiça! [acho que fiquei cansada só de o escrever!lol]
No fim do jogo, fosse qual fosse o resultado, não falhava o sumo e a sandes e o equipamento ia comigo para casa, para a mãe lavar no dia seguinte. Como podem perceber era uma verdadeira 'estória' de 'amor à camisola' : )

Azar do caraças! O orçamento da colectividade faltava sempre quando tocava à equipa feminina - e a coisa descambou mesmo, ao fim de alguns anos, quando todos perceberam que assim não iamos a lado nenhum.

Não é fácil manter uma equipa feminina porque acarreta custos e, infelizmente, em Portugal, são os gajos que chutam na bola que importam - as gajas? Quais gajas? Poixxx... Esta é a parte em que eu falava do desinteresse 'generalizado' que há pelo futebol feminino, cá no burgo.

Acreditem, não será por falta de vontade [e qualidade] de muitas meninas não jogam futebol.

Que saudades...

PS: Na altura tinha o maior desgosto deste mundo, por não ter nascido no Porto e não poder jogar no Boavista : )

Re:Nenhuma das indicadas!

agora todas as raparigas sonham nascer em sintra, pra jogar no 1o de dezembro ;)

cumps,
Robin5

Re:Nenhuma das indicadas!

Misty! Gostei imenso do teu comentário e da tua história.
Realmente o futebol feminino em Portugal, como na generalidade dos paises, ainda que uns mais e outros menos, é um parente pobre dentro das federações e, sobretudo, dentro do interesse das pessoas.
Importa não desistir e ir, a pouco e pouco, vencendo as dificuldades e tornando-o um jogo cada vez mais interessante!
Mas para isso, e acho que ao contrário do que têm feito, as mulheres têm de contar consigo próprias e não ficar à espera do que os homens façam!
As minhas saudações a ti e a todas as mulheres que praticam e gostam do futebol!

Re:Nenhuma das indicadas!

mas pork o boavista era um bom clube para jogares? sempre soube que tinham grandes equipas

Era só...

... a eterna equipa campeã nacional de futebol feminino : )

Re:Era só...

Podes vir sempre vir jogar para o Sequeirense...
A Sandes e o sumo estão sempre garantidos, no minimo ;o)
Aqui no clube, também temos feminino, e é mesmo como tu dizes...sandes e um sumo ao fim do jogo, e o facto de ter de levar o equipamento para casa para levar, também não falha...

Futebol Feminino

Mas porque há futebol masculino e futebol feminino? Porque não clubes com homens e mulheres no mesmo plantel? Isso não é possível?

Não há muitas senhoras a gostar de futebol, isso tambem é verdade. E claro que pouca gente acompanha o futebol feminino porque há sempre aquelas mentalidades: "Há e tal...são mulheres..."
Na realidade é muito difícil nesta sociedade o futebol feminino ter algum tipo de protagonismo.

O futebol feminino é igual ao masculino, as jogadoras é que têm formas mais arredondadas =) mas a qualidade está lá.
Para quem não acha graça a ver futebol feminino aconselho a essas pessoas veram algumas selecções em acção: EUA, Brasil, China, Alemanha, Suécia, Noruega...
O opinião vai mudar.

 

O Artigo A

O opinião vai mudar ERRADO

A opinião vai mudar CORRECTO

nao, nao e...

como muitos dizem por elas nao gostarem, talvez seja pela separacao no desporto escolar....

mas a maior razao e sem duvida haver muito poucas escolas de futebol q aceitem raparigas...

uma rapariga comeca a jogar num clube aos 15 anos... quando ja devia tar a aprender as tecnicas correctamente desde os 6 anos...aos 15 ja vai com erros pessoais q sao muito mais dificeis de corrigir e nessa idade ja entra em combinacoes tacticas e tem de pensar nelas em vez de tar a pensar se esta a executar a tecnica correctamente ou nao..e ja nao esta com tanta paciencia q lhe digam q o pe de apoio esta mal colocado ou nao...

ainda para mais devido ao orcamento reduzido do clube so treinam 1 vez por semana e nessas 2h tem de se estar a preparar a equipa e nao ha tempo pra tudo...

se houvesse escolas q promovessem o ensino de futebol a raparigas e se criassem condicoes para tal de certeza q o futebol feminino nao ia demorar muito a chegar ao patamar do masculino, e dentro de pouco tempo estariamos a disputar europeus e mundiais talvez ai a tv despertasse q pudessemos vibrar no pais com a selecao feminina de futebol como com a masculina isso traria publicidade e despertaria muitas miudas pro gosto do futebol...

isto se o selecionador nacional feminino deixar de ser preguicoso e veja jogos de futebol do campeonato e nao convoque mais jogadoras de basket, volley e futebol de 5 pra selecao de futebol de 11...

assunto

Pois é...há miúdas que têm o sonho de jogar futebol. E azar, neste país esse é um sonho bem difícil de cumprir.

Como já foi dito, os clubes não querem saber do futebol no feminino porque dá despesa. Há clubes da terra que tinham equipa feminina e propositadamente começaram a ter que perder jogos, para não subir a um patamar em que as despesas fossem ainda maiores. Resultado: end of the team.

Para os rapazes, jogar futebol é a coisas mais facilmente ao alcance. Para as raparigas não: não têm sequer onde jogar.

continuação

...e sabem lá vocês como isso é frustrante.

Futebol é futebol

Quem dera a muitos dos idióticos comentadores deste artigo, terem metade das capacidades técnicas que algumas mulheres têm para o futebol.

Simples

Porque já no desporto escolar é feita a separação de desportos para rapazes e raparigas. Os rapazes jogam futebol e as raparigas jogam vólei ou outro desporto qualquer.

Quanto mais cedo forem postos a jogar (rapazes e raparigas) mais gosto irão ganhar pelo desporto. Agora com a divisão que se verifica é quase impossível. Talvez seja uma questão de machismo enraízado e não propriamente num plano discriminatório. Há que mudar hábitos!

É necessário promover o desporto escolar e torná-lo mais competitivo (masculino e feminino), muito ao exemplo dos Estados Unidos onde há campeonatos muito competitivos entre escolas e universidades e os grandes desportistas americanos saem sempre de uma dessas equipas universitárias.

Quase que aposto

Que vai ser um artigo cheio de comentários machistas...

Pois olha que eu aposto...

... que vai ser um artigo com muito poucos comentários.

Re:Pois olha que eu aposto...

O artigo foi posto a discussão na altura em que ia começar o Jogo do Sporting com o Vitória de Setubal. E fiquei com pena... Até pensei em protestar por um assunto tão interessante ser posto a discussão numa altura dessas. Podes verificar que há artigos com menos comentários do que este. Fiquei até surpreendido com o facto. Tenho a certeza que se fosse posto a discussão numa outra altura teria um destaque muito maior. Por isso, são 3h e 45m da manhã, e eu ainda aqui estou a tentar desmentir que os homens não se interessam pelo futebol feminino. Uma coisa me surpreendeu: que ninguém tenha aqui lembrado o facto de uma equipa onde até então só tinham jogado homens ter contratado uma jogadora para o seu plantel (documentário na televisão). Não me lembro que clube era nem de que país. Gostaria de saber mais sobre o assunto, porque parece que se levantava um problema qualquer em relação a essa jogadora poder actuar numa equipa onde apenas jogavam homens.

Alguém, como tu, me poderia esclarecer?

Quero acrescentar que tenho uma amiga que é árbitro de futebol e arbitra jogos de equipas masculinas (não a vejo há muito tempo). Um dia ela disse, quando tomavamos café, que não via razão para que as equipas de futebol não pudessem ter mulheres a jogar com os homens. Eu respondi que ela era uma exagerada. Que pensas disto?

Ah! e depois pagou os cafés!

Cumprimentos ;)

Re:Pois olha que eu aposto...

O clube italiano Perugia tentou comprar as internacionais suecas Hanna Ljungberg e Victoria Svensson e mais tarde a internacional alema e com o premio de melhor jogadora do mundo Birgit Prinz mas a FIFA nao autorizou.

O clube de futebol Celaya tentou contractar Maribel Dominguez.

Nao sei quais sao as regras em Portugal mas em Inglaterra a FA nao deixa mulheres e homens jogarem juntos a partir dos 12 anos...

Eu pessoalmente nao vejo grande vantagem em jogar com os homens pq eles sao fisicamente mais possantes, eu jogo regularmente com homens mas sinto sempre q por ex eles fazem um sprint e eu nao tenho hipoteses...la me vou safando pq tecnicamente sou melhor q muitos deles...ora em caso profissional ser melhor tecnicamente e quase impossivel ...por isso acho q faz mais sentido ter ligas separadas...

ainda pra mais pq ha tao poucas escolas de futebol q ensinam miudas desde pequenas q os rapazes q jogam a nivel profissional desenvolvem a sua tecnica melhor...

cumps,
Robin5

Re:Quase que aposto

Nah..

Há poucas mulheres a praticar futebol federado, porque a maioria das mulheres são mais inteligentes que nós.. :D

Re:Quase que aposto

Gostei dessa! E algumas jogam mesmo muito bem!