FC Porto foi campeão europeu há 25 anos (vídeo) | Relvado

FC Porto foi campeão europeu há 25 anos (vídeo)

Primeiro título continental dos portistas foi conseguido frente ao Bayern, na Áustria. Madjer e Juar
 
Madjer (ex-avançado do FC Porto)
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images

Quarta-feira. 27 de maio de 1987. Às 19h15 tinha início a final da Taça dos Campeões Europeus desse ano, no Estádio do Prater, em Viena.

FC Porto e Bayern Munique defrontavam-se numa partida na qual os alemães eram apontados como favoritos por quase todos os adeptos e especialistas. A equipa portuguesa já havia estado numa final europeia três anos antes - contra a Juventus, na Taça das Taças - mas ainda não tinha o prestígio europeu que reúne hoje e estava longe de ser considerado um colosso europeu, ao contrário dos bávaros.

A verdade é que os milhares de alemães presentes na capital da Áustria foram os primeiros a celebrar quando Kögl inaugurou o marcador de cabeça, após um lancamento lateral, ainda na primeira parte.

No entanto, depois de uma "lavagem cerebral" de Artur Jorge ao intervalo, o calcanhar de Madjer fez o empate. O argelino lesionou-se segundos depois e, mal reentrou, protagonizou uma jogada individual de outro nível para assistir Juary para o golo da reviravolta.

Foi o primeiro título europeu do FC Porto. No final, o capitão João Pinto pegou na taça e deu a "volta olímpica" sempre com o troféu nas mãos, não cedendo o prazer a qualquer companheiro.

Este domingo, nas visitas guiadas ao Estádio do Dragão, poderá ver a Taça dos Campeões Europeus e tirar uma fotografia ao lado do troféu. "Ou seja, finalmente conseguimos tirar a Taça das mãos do ex-capitão João Pinto!", brinca o comunicado do FC Porto.

Ficha do jogo:

FC Porto 2-1 Bayern Munique

Estádio do Prater, em Viena

Assistência: 56 mil espectadores

FC Porto:
Mlynarczyk;
João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio (Frasco);
Quim (Juary), Jaime Magalhães, Sousa e André;
Futre e Madjer

Treinador: Artur Jorge.

Bayern Munique:
Pfaff;
Winklhofer, Nachtweih, Eder, Pflüger;
Flick (Lunde), Brehme, Matthäus, M. Rummenigge;
Hoeness e Kögl.

Treinador: Udo Lattek.

Marcadores: Ludwig Kögl (24'); Rabah Madjer (77') e Juary (79')

Recorde os golos dessa noite histórica:

FC Porto:

Comentários [54]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

eu tinha

15 anos e assisti no café com os amigos e a custa das comemoraçoes era garrafas no ar cadeiras quase que levava com uma ..........

Tinha 13 anos

Um momento que nunca esquecerei. lembro-me de chorar de alegria, de correr feito louco sem direcção definida..

Sou um preveligiado, vivi todos os grandes momentos do F.C.Porto, desde a final com a Juventus.

Elejo Baía, Fernando Gomes,

Elejo Baía, Fernando Gomes, Madjer e Deco como os melhores jogadores de sempre do FC Porto.

Bem me quer parecer que és um puto.

Bem melhores que eles foram Pinga, Américo, Pavão, Pinto, e tantos outros. E olha que eu, que os conheci, nem sequer sou portista.

e

o cubillas?

Se não me engano fomos nós

Se não me engano fomos nós que começamos o pesadelo das finais perdidas do Bayern! Desde então já perderam 3 ou 4 finais.

ainda bem!

grande recorde europeu! vocês perderam 3 supertaças europeias em 4! grande recorde! acho que são mais difíceis de ganhar do que as taças dos clubes campeões europeus! e uma delas perderam contra o vencedor da taça uefa em título, o colossal valencia. e depois, anos mais trdre, tiveram a lata de gozar com o inter por ter perdido com o atlético de madrid! têm curta memória, vocês!

E o benfica? LOL que nao

E o benfica? LOL que nao ganhou nenhuma em 2 tentativas? e contra quem que perdeu? contra os vencedores da taça uefa nao foi? Ta foda. Pensa antes de escreveres aqui

na altura ainda não havia

a supertaça europeia...

tu e que deves pensar antes de escrever...

Ja sei que nao, mas para que

Ja sei que nao, mas para que voces estao cheios de letra se nao tem nenhuma? LOOL AHHH ja sei, se houvesse naquele tempo tinham ganho as duas é isso?

és mesmo bronco!

e continuas! sim, é isso! teríamos ganho as duas! estamos cheios de letra? talvez por não haver na altura, daí a comparação de títulos internacionais ser injusta à partida, seu monte de merda burra que não aprende e que continua a enterrar-se cada vez mais!

LOOOL tu ganhavas as duas

LOOOL tu ganhavas as duas super taças? como sabes? es bruxo? ta foda urso. E mesmo que voces ganhassem essas duas so teriam 4 taças internacionais enquanto nos temos 7 ;) Topico encerrado

e tu és

ao afirmar que não ganharíamos? é a mesma merda, então, não achas, seu burro? e depois eu é que sou urso... eu estou a falar da merda das supertaças europeias, seu urso, e não das taças intercontinentais! continuas a desviar do assunto, seu fraco sem argumentos, e a insistir noutro! és mesmo nabo! tópico encrrado, porquê? não queres ser mais encornado? estou-me a cagar, não tenho de seguir essa merda! nem respondeste ao meu comentário mais extenso! fizeste bem (para teu bem)!

Topico Reaberto Entao as

Topico Reaberto
Entao as supertaças nao contam pra voces nao é? Nos temos uma e voces ZERO. Para que ontem vieste meter nojo a dizer que nos em 4 presenças so ganhamos uma? Urso otario de merda. Poupa me, sou do clube com mais titulos no futebol Portugues, sou BICAMPEAO e sou do clube com mais titulos internacionais aqui. Nao sei o que poderia pedir mais. Nao li o teu comentario extenso porque nao aguento muito tempo a ligar a merda

Topico Encerrado

contam,

mas acho injusto comparar! e lá por dizeres que o tópico está fechado eu não tenho de te obedecer, seu cão de merda!

"Entao as supertaças nao contam pra voces nao é? Nos temos uma e voces ZERO". Aaaahh, à partida era suposto teres dito, a seguir a essa frase, que tinham mais títulos da taça intercontinental que nós, mas não disseste, otário...

"Nos temos uma e voces ZERO. Para que ontem vieste meter nojo a dizer que nos em 4 presenças so ganhamos uma? "

PELA BILIONÉSIMA VEZ, ESTAVA-ME A REFERIR ÀS SUPERTAÇAS EUROPEIAS, BURRO DE MERDA, NÃO ÀS TAÇAS INTERCONTINENTAIS! Que parte da frase do meu comentário que serviu de resposta ao comentário do lápis vermelho de 27 de Maio de 2012 às 14:54, não percebeste? Eu escrevi "vocês perderam 3 supertaças europeias em 4! grande recorde!". Ao menos lê com atenção antes de começares a dizer coisas dessas, epic fail! Que bronco! Não acredito nisto, tu mudaste de assunto e depois insultas-me levando baile outra vez! Chupa! Claro que não aguentas! Não queres levar bailes! Tópico encerrado, uma merda, cabrão! E eu estou a falar desse passado e não no presente, burro de merda que é tão fraco que desvia constantemente do assunto!

O BURROOOOO, E EU NAO ME

O BURROOOOO, E EU NAO ME ESTOU A REFERIR A SUPERTAÇA EUROPEIA? NOS NAO TEMOS UMA E VOCES NAO TEM ZERO? AI FODASSE QUE DEFICIENTE QUE ME APARECEU. NASCESTE DE UMA PUNHETA MAL BATIDA DE CERTEZA. E VOCES PERDERAM 5 CHAMPIONS EM 7, GRANDE RECORD LOOOOOOL E 2 INTERCONTINENTAIS EM 2 LOOOOL

quais champions?

taça dos campeões europeus, rabeta mal parido! não te estavas a referir? e isto?

"Entao as supertaças nao contam pra voces nao é? Nos temos uma e voces ZERO. Para que ontem vieste meter nojo a dizer que nos em 4 presenças so ganhamos uma?".

Vocês não disputaram 4 como eu disse, burro de merda? E não ganharam apenas 1? Tu disseste que eu tinha dito que tinham disputado 4 intercontinentais, quando foram apenas a duas, monte de merda! que deficiente me apareceu! grande recorde de estupidez! LOOOL! Vai bater à punheta! o santos do pelé não jogava nada! ÉS MESMO BURRO! É O QUE DÁ METERES-TE NA CONVERSA, EMPLASTRO DE MERDA!

Poupa me, a taça dos campeoes

Poupa me, a taça dos campeoes europeus nao é o mesmo que liga dos campeoes? champions? deixa te de ser cromo. Quando se fala em champions nao se diz que o benfica tem duas monte de merda?
O que escroto? onde eu disse que tinhamos disputado 4 intercontinentais? LOOL tu es doente asserio. Mostra me onde eu disse isso. E disputamos 4 supertaças supertaças e perdemos 3. E depois? voces disputaram 2 intercontinentais e perderam duas. Disputaram 7 finais da champions e perderam 5. E agora? que isso interessa?

cromo,

és tu, monte de merda! nem admitiste que te enganaste! a questão nem é essa, seu burro (mas claro que, burro como és, tinhas de desviar para aí)! eu digo sempre que ganhámos duas taças dos campeões europeus e não duas champions, monte de esterco! "asserio"? boa, analfabeto! para quem diz que o santos do pelé não jogava nada e que o século 21 começava em 2000 (a essa nem me respondeste, depois de me teres insultado) demonstra o quão inteligente és... és mesmo doente, tu, otário, cara de escroto! Volto a esvrever, monte de merda, o que tu escreveste:

"Entao as supertaças nao contam pra voces nao é? Nos temos uma e voces ZERO".
"Nos temos uma e voces ZERO. Para que ontem vieste meter nojo a dizer que nos em 4 presenças so ganhamos uma?"

Percebeste agora? A tua compreensão é ZERO!

*

*
Quem é que te mandou enfiar na conversa, quando ela não era contigo? Terias poupado essas tristes figuras... Nessas tuas frases que eu copiei tu próprio nem percebes o que escreves... Primeiro dizes que eu disse que em 4 ganharam 1 (e é verdade, eu disse isso, e corresponde à verdade), e depois perguntas-me por que disse que em 4 presenças ganharam 1... Mas tu sabes o que escreves, por acaso? Estás mocado?

O MEU DEUS, PORQUE NAO MANDAS

O MEU DEUS, PORQUE NAO MANDAS UM RAIO A TERRA E ACERTES NA CABEÇA DO SIMPATIZANTEBOSTA? E EU PERGUNTEI TE PORQUE TE GABASTE QUE NOS EM 4 PRESENÇAS TINHAMOS GANHO SO UMA. PORQUE TU NAO TENS MORAL NENHUMA PARA FALAR, NAO TENS NENHUMA POIS NAO? PERCEBESTE TUDO AGORA COMPREENÇAO LENTA? NAO SEI ONDE VISTE EU DIZER QUE TU DISSESTE QUE NOS TINHAMOS 4 PRESENÇAS NA INTERCONTINENTAL

e na do

yuckichandamerda, deus? oh bronco, e tu que disseste que o santos do pelé mal sabia jogar futebol, que nós seríamos vencidos pelo vencedor da taça uefa (nem sequer era o vencedor da taça uefa que disputava aquela competição na altura), que o que o benfica ganhou foram champions, etc? Tens muita moral de me insultar e dizer que eu não percebo nada de futebol! Tens alguma, tu? Percebeste, retardado de merda?

Gostei mais disto que tu escreveste:

"Entao as supertaças nao contam pra voces nao é? Nos temos uma e voces ZERO".
"Nos temos uma e voces ZERO. Para que ontem vieste meter nojo a dizer que nos em 4 presenças so ganhamos uma?"

Nem sabes o que escreves...

ok

ok

ok,

o cralho, fraco de merda que não tem argumentos! tu gostas de ser humilhado, não gostas? és mesmo burro, sua merda!

ok

ok

*

* caralho. continua a não ter argumentos, emplastro chato de merda!

E o chato sou eu? LOOL

E o chato sou eu? LOOL

e eu é que sou?

não fui eu que me meti na conversa entre outras pessoas e que não parou de chatear o outro (ainda por cima só dizendo merda)! Lol!

ok

ok

ok,

ok. vais continuar a repetir isso, criançola, só para ganhares a competição de quem faz o último comentário, é?