Fair-Play | Relvado

Fair-Play

 

O jogador deve ter um respeito total pelas leis do jogo e regulamentos, de forma a compreender os objectivos delas e reconhecer que o desporto de competição deve ser praticado dentro de um certo espírito.Não discutir as decisões do árbito, excepto quando a lei o permite.Jogar para ganhar, mas não consegui-lo a qualquer preço.O Fair-Play será uma forma de ser baseada no respeito por si próprio.Respeitar sempre o colega de equipa, o árbito e o adversário tanto na hora da vitória ou da derrota. Nunca esquecer que precisa dele para competir.Ser honesto e leal e ter uma atitude firme e digna ante um comportamento desleal.Ser modesto na vitória e sereno na derrota.Mas não é só ao jogador que compete usar o fair-play, todos os agentes do fenómeno desportivo têm uma contribuição indispensável e particular a dar, directamente ou por influência que possam ter sobre o atleta.Concordam com este ponto de vista?polo

diversos:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mas alguém sabe o que é fair-play?

O fair-play é um termo bonito e inglês! Por isso e porque lhe fica bem promovê-lo, a FIFA fez algum barulho à sua volta até que, para paz das diversas famílias, ficou convencionado que o que era preciso era atirar a bola para fora sempre que um adversário de lesionava! E toca de fazer disso grande bandeira! Mas a verdade é que isso tem pouco a ver com o dito fair-play! Grave e completamente contrário a ele é umm jogador fingir que foi atingido por um adversário ou exagerar as consequências de o ter sido na esperança que o árbitro expulse o adversário e consiga assim uma vantagem imerecida! Grave é um jogador "mergulhar" na piscina sem ter sofrido falta para tentar arranjar um penalty que beneficie indevidamente a sua formação! Grave é um atleta fingir-se lesionado para poder conseguir que o jogo seja parado e que a sua equipa evite sofrer um golo! Grave é um futebolista profissional tentar evitar uma jogada perigosa do adversário simulando lesão e jogando com o "actual fair-play"! Mas todas estas situações são praticadas pelos jogadores, induzidos pelos seus técnicos e com o beneplácito dos dirigentes! Não há quem não tenha culpas no cartório! Por isso parece-me que o melhor mesmo é dexarmos de brincar ao fair-play!

Re: Mas alguém sabe o que é fair-play?

"bem escrito"

Simples

É simples preceber o que é o fair-play, é uma maneira diferente de dizer conduta correcta. Fair-play não é atirar a bola fora quando o adversário está no chão, sabemos lá nós se ele não se está a aproveitar da situação!! Fair-play é jogar segundo as regras, respeitar todos os intervenientes do espetáculo e não andar a chamar nomes a uns e a outros só por que sim. Fair-play é preceber que todos erramos, que todos estão em campo para dar o melhor, que todos têm objectivos, que nem sempre podemos ganhar e que é melhor perder com justiça e segundo as regras do que ganhar fugindo a estas. Isto para mim é o Fair-Play.

Numa resposta simples...

Fair-Play é aquilo que já há pouco! _______________________________________________ http://previsoes-resultados.pt.vu -> Apostem ;D

O fair-play é uma treta !

Desculpem que o diga, o fair-play é uma treta ! Não podemos dizer que o fair-play se resume em atirar a bola para fora quando um adversário está caído ! Isso é pura idiotice !!!!! O que é feito do fair-play quando um jogador se atira para o chão simulando faltas ? Quando se atira para a piscina tentando sacar um penalti ? Quando provoca um cartão de forma injusta a um adversário ??? Onde está o fair-play quando se anda 90 minutos a insultar a mãe do árbitro e a mãe dos jogadores adversários ????????? Tanto quanto eu sei, os jogadores não deverão interromper o jogo de forma alguma já que o árbitro é quem decide se interrompe ou não. Portanto, estamos a dramatizar uma situação que está completamente esclarecida pelas regras impostas. Quanto a Jorge Jesus, faz muito bem a dizer tal coisa e não o critico por isso já que vai de encontro à minha opinião.

Re: O fair-play é uma treta !

"bem escrito"

off-topic

ouvi dizer (n posso dizer quem :) ) que o Veloso vai para os Spurs .... tive agora a ver se vinha alguma noticia nos jornais sobre isso e nada.... vamos então aguardar para ver se é verdade !!

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Duvido muito. Os Spurs não são parvos. Quando contratam um jogador, pagam bem por ele, porém todos eles são excelentes jogadores. Para mim, Miguel Veloso não tem lugar no onze sportinguita, e a julgar pelos últimos jogos, para o Paulo Bento também não. Enfim, quanto mais nos Spurs. Meio-campo dos Spurs: Zokora Bentley Jenas Lennon Gilberto Modric Boateng Tirará lugar a Gilberto?Boateng?Zokora?

eu se fosse a ti

punha ai o bent e o guarda-redes ridicula essa comparaçao de jogadores

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Gilberto é defesa/ala esquerdo. Boateng nunca joga. Zokora é um jogador mediano.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Apesar do q me disseram, duvido que o Juan Ramos contrate este jogador por dois motivos: Modric e (principalmente) Jermaine Jenas !! Qualquer um deles num nivel superior ao Veloso.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Se dizes que Zokora é mediano,qual é a tua avaliação de Veloso?

Re: off-topic Veloso no Spurs?

O Veloso tem potencial (21 anos apenas), um muito bom pé esquerdo, técnica e uma muito boa visão de jogo. Falta-lhe impetuosidade, táctica posicional e alguma rigidez para ocupar sozinho o lugar de trinco. Mas, a meu ver, tem tudo para desempenhar o mesmo papel que o Pirlo tem no Milan, por exemplo. O Zokora, acho um jogador mediano, sim. Não é nada de mais, e olha que o meu clube inglês até é o Tottenham. É raçudo, mas já vai com 28 anos e não se pode dizer que seja um jogador acima da média. Não é mau, mas acho que tem a sorte de os Spurs não terem outro trinco de raiz, daí que jogue.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Engraçado o meu clube em Inglaterra tb é o Spurs :).Desde o tempo do Lineker e do Wald(o nome deve estar mal escrito),um esquerdino fabuloso. Não acho Veloso nada de especial e dúvido que acha propostas por ele.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Precisamente a mesma altura em que me tornei adepto dos Spurs. Waddle, Lineker, Gazza... é pena que nunca tenha jogado os três juntos (fora da selecção inglesa).

Re: off-topic Veloso no Spurs?

e o Klinsmann! Com o nº 18. Cheguei a ter uma camisola manhosa comprada no Algarve.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

O Klinsmann já foi "mais recente".Agora o Waddle era um espanto,ainda me lembro de uma final as 3 da tarde no canal 2,ganha pelo Spurs.

Re: off-topic Veloso no Spurs?

Erro meu. Associei imediamente ao Gilberto.. Silva. Este Gilberto veio de um clube alemão, certo? Último onze: Gomes Bale Dawson Woodgate Assou-Ekotto Zokora Bentley Lennon Jenas Modric Bent Quem também jogou: O´Hara Geovanni dos Santos King Huddlestone Tem lugar o Veloso?

Re: Fair-Play

No Benfica não é falta de fair-play. É concertado com os princípios activos do clube. Roubar jogadores e espancar inocentes em aeroportos são modus operandis de cartilha a juntar aos já conhecidos pelo clube da Luz. Num jogo que arbitrei em pleno estádio da Luz, vi com os olhos que a terra há-de comer, o sr Gaspar Ramos, a empurrar um dirigente deficiente de um clube adversário pela escadas do acesso ao túnel, com a desculpa de que se tinha enganado com as lentes de contacto que tinha trocado com a mulher. Jorge Coroado

Re: Fair-Play

O Gaspar Ramos é conhecido por ter sido o n.º1 do futebol na arte de coagir árbitros, assim como foi protagonista de outros actos pouco católicos durante ois vários anos em que esteve no futebol. Felizmente para o seu clube, naquela altura não se investigava essas coisas, tal como hoje continuam imunes a PGRs e afins..

nao entendo..

ou so Burro ou explicastes mal.. "Há pouco tempo num Benfica-Sporting de juniores um jogador das águias marcou o golo da sua equipa quando os adversários leoninos estavam a beber água aproveitando a assistência médica a um seu colega" se ele estava a ser assistido, o jogo nao estava parado? é quem nem dizes se foi dentro ou fora do campo..alem disso mm que tenha sido fora, os jogadores do jogo teem que continuar em campo, logo se calhar inda foi um erro craso do arbitro, o que so demonstra a incapacidade destes para jogos de juniores, seniores, bla bla bla

O Fair-Play

Ainda bem que tocas neste assunto.Porque a poucos dias do benfica-FC Porto,nunca é demais lembrar. Na ultima deslocação do FC Porto á luz,aconteceram cenas lámentáveis,onde incendiaram um autocarro que transportava adeptos do FC Porto.

Re: O Fair-Play

Não se esqueça do episódio do clorofórmio nos balneários e dos arremessos de cadeiras da bancada superior sob os adeptos benfiquistas. Apenas sois da mesma raça dos que muito critica. Jorge Coroado

mas este clássico está pelo menos até agora

com o ambiente mais desanuviado. é tão bonito qd os dirigentes estão calados.

Re: mas este clássico está pelo menos até agora

Miguel o episódio do autocarro foi muito mau.Espero que tudo corra pelo melhor,a posição dos adeptos do Porto em cima e em baixo da bancada coca-cola,é muito bem-vista.

Como???

Das duas uma, ou o árbitro não deu autorização para o jogo parar, ou é incompetente. Pelo teu ponto de vista, daqui a dias um jogador vai isolado para a baliza, o GK deita-se no chão, ou vai beber água, e o atacante atira a bola fora por fair-play, não funciona assim... Mas o fair-play tem muito que se lhe diga, para mim não é uma treta, mas acaba por o ser no futebol português, pois todos os clubes(jogadores, treinadores, etc...) querem o fair-play quando a situação lhes é favorável, mas quando lhes é desfavorável...

de acordo com Jesus

Para mim o atirar a bola para fora premeia-se a falta de fair play. digo isto porque 95% das vezes o jogador está a simular uma lesão e qd se entrega a bola atiram-na para o pé do GR adversário... é uma treta. alguma vez viste alguma equipa atirar a bola para perto da sua baliza? ou para onde o adversário atacava? Não , eu tb não... Só o árbitro deve parar o jogo, até pq qd são situações realmente graves topa-se logo até pela reacção dos jogadores de ambas as equipas.

as duas situações apresentadas

são de uma natureza completamente diferente. Em relação à proibição de Jesus, é uma tentativa para que os adversários não simulem lesões e que pode ser contornada pela acção do árbitro (esse sim deve ser o responsável por saber se o jogo deve prosseguir ou não). Quanto à situação ocorrida no derby essa sim é grave principalmente nos juniores onde a transmissão de valores e ética profissional deveria ser uma das componentes mais importantes.

Bonito, mas...

Apenas um único reparo, na parte da introdução que dá o exemplo do Belenenses. Não deitar a bola fora quando um adversário está caído no relvado é recomendação da FIFA. O árbitro é que tem de analisar a situação e interromper, ou não, o jogo. A medida serve para evitar o anti-jogo, que por acaso é uma forma de falta de fair-play. Por isso é que eu nunca aceitei as críticas ao FC Porto quando, no decorrer da última temporada, não deitava a bola fora nessas situações. Foi pedido pela FIFA e exigido pelo presidente aos jogadores como conduta adoptada pelo clube. Com fair-play ou não, foi a FIFA que recomendou. Já recomeçar o jogo enquanto o adversário bebe água acredito que seja mais feio, mas aí (sobretudo tratando-se de um escalão de formação) era o treinador do Benfica que tinha de tomar medidas em relação ao comportamento dos próprios jogadores...

Re: Bonito, mas...

Eu pessoalmente, sou mais da opinião que o treinador do Sporting é que deveria aproveitar a oportunidade para ensinar os seus jovens jogadores a não serem "anjinhos" em situações destas. Não vi imagens do jogo, mas deduzo que se o jogo prosseguiu o jogador lesionado estava já fora das quatro linhas, portanto não é altura para os colegas estarem a beber água.