As expulsões fazem algum sentido? | Relvado

As expulsões fazem algum sentido?

 

Olhando para o jogo da Taça da Liga entre o Sporting e o Benfica, verificamos que a partida ficou praticamente decidida com a expulsão de João Pereira logo aos 6 minutos! Uma entrada muito dura e descuidada, fez decidir o jogo logo no seu início! Mas, o que acontece aos espectadores que pagaram o seu bilhete para ver um jogo completo?Talvez que, na altura em que não se podiam fazer substituições, as expulsões como existem fizessem algum sentido, já que garantiam que a equipa do faltoso não ficava favorecida se o adversário se tivesse lesionado e fosse obrigado a sair. Mas hoje em dia, em que o futebol é profissionalizado e um espectáculo caro qual a lógica de reduzir uma equipa e estragar o jogo? Porque se castiga uma equipa duplamente?O castigo deveria incidir no jogador e não na formação em que alinha! Porque não, eventualmente depois de um período de tempo (10 minutos) de exclusão, o jogador ser substituído? Não garantiria a verdade desportiva? Não garantia que um eventual erro do árbitro não decidisse o jogo? Não seria mais respeitador dos direitos do espectador que paga caro?Claro que eu sei que vão dizer que assim qualquer um tentava anular um adversário porque a equipa não ficava com 10. A esses respondo que tal nunca se verificou nos outros desportos em que deixou de se reduzir uma equipa e nem sequer houve, antes pelo contrário, um aumento das sanções!Como adepto de futebol, mesmo quando é a minha equipa a ser beneficiada, odeio decidir um jogo com uma expulsão! Mesmo se for por acumulação de amarelos pois acho anti-desportivo! Vamos mudar?dragao13

diversos:

Comentários [66]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Expulsões!

Com o devido respeito, este artigo não tem ponta por onde se pegue! Havia de ser bonito de se ver, não existirem expulsões, era tudo a distribuir chocolate uns nos outros!

Re: Com o devido respeito! Porra!

Mas onde é que eu disse para acabarem as expulsões? Porque é que as pessoas fazem comentários públicos sem terem lido os artigos até ao fim? Mass mesmo assim acham-se no direito (que soberba!) de dizerem que o que outros fizeram não tem pés nem cabeça! Nem vale a pena responder-te especiificamente, basta leres o que escrevi a rebater outras opiniões!

O jogo foi resolvido

pela equipa do Benfica que mandou 4 batatas, quantos jogos não vemos em que equipas com 10 ganham os jogos? Quanto á questão das expulsões, é claro que fazem sentido, senão os jogadores faziam o que queriam em campo!

Re: O jogo foi resolvido

Ganhar o jogo com 10 apartir dos 7 min,sinceramente não me lembro.

Re: O jogo foi resolvido

Mas que interessa a partir de qual minuto um jogador é expulso, foi mal expulso? O Carlos do Rio Ave foi expulso em setúbal aos 30 segundos.

Re: O jogo foi resolvido

Não me parece que seja a mesma coisa jogar o tempo quase todo,com menos um.Esse jogo em setubal acabou empatado.

Re: O jogo foi resolvido

Curiosamente sofreram o empate em igualdade numérica lol. O sporting com 10 teve 30% de posse de bola, o meio-campo do Benfica é fortissimo, valeu lhes o frango do julio cesar.

Re: O jogo foi resolvido

Onze contra onze na ultima vez que se encontraram ficou 0-0.Nem com esse meio-campo fortissimo,lol.

Re: O jogo foi resolvido

Não há jogos iguais, o futebol não é matemática, da próxima até pode ganhar o sporting, não é por isso que o meio-campo do Benfica deixa de ser fortissimo, vide o último Benfica-porto e as vossas dificuldades para sair da defesa.

Re: O jogo foi resolvido

Lá está onze contra onze,secalhar o jogo tinha outra história.Mas diz lá um jogo,em que uma equipa com 10 durante 87 minutos conseguiu ganhar? O vosso meio-campo é tão forte,que 3 talochas do setubal simplesmente o sufocaram.Até o Aimar teve que sair.......pena o estouro do Neca.

Re: O jogo foi resolvido

O jogo de setúbal foi uma excepção, é verdade, mas na esmagadora maioria dos jogos não é isso que tens visto, não foi só o neca que rebentou,foram todos, no fim era so gajos caidos com caimbras. Não me recordo agora assim de um jogo nessas condições, mas concerteza já terá havido. Seja como for, não foi só o ganhar, foi dar 4 a jogar a ritmo de treino.

Re: O jogo foi resolvido

É porreiro falar contigo,mas tenho que ir.Sem dúvida que este têm bons jogadores,saviola e ramires me encanta. Abraço

Que raio de pergunta...

Claro que as expulsões fazem sentido! Os jogadores são responsáveis pelas atitudes que têm em campo, mas as equipas são responsáveis pelos jogadores que contratam! E nessas contratações várias coisas têm que ser ponderadas, entre as quais a capacidade psicológica do jogador! Pegando no exemplo que deste, o Sporting, ao contratar o João Pereira, já sabia os riscos que corria. Um jogador raçudo mas intempestivo e, muitas vezes, maldoso. E assim sendo, tem que acarretar com as consequências dessa contratação! Quer em termos de qualidade do jogador, quer em termos de falta de cabeça do mesmo. Pegando novamente neste exemplo. E se por acaso o João Pereira lesionasse gravemente o Ramires? O Benfica perdia o jogador para o jogo e para a época não tirava daí nenhum benefício relativamente ao infractor. Achas isso justo? Achas isso justo para os sócios do Benfica, por exemplo? Que pagam mensalmente as suas cotas e se viam privados durante tempo indeterminado de um dos seus melhores jogadores? Não me parece que seja justo! Concordo que existem critérios disciplinares exagerados, como por exemplo amarelos para os jogadores que, ao festejar um golo tiram a camisola, mas em relação às expulsões, o que referes não faz grande sentido, pelo menos na minha maneira de pensar.

Re: Ninguém leu o artigo!!!...

Mais uma vez: antes de comentarem leiam o que estão a comentar! Desculpa o básico do concelho mas tem de ser assim! Não defendi o fim das expulsões mas sim o facto de uma equipa ficar reduzida a 10 durante uma parte substancial da partida! E até falei nas soluções possíveis mas parece que só lêm o título e não o artigo! É, na verdade, engraçado!

E não só! E se o Luisão tivesse matado o Amuneke?

Re: E não só! E se o Luisão tivesse matado o Amuneke?

Esteve mal o Luisão. Mas nem sequer compares a gravidade de um lance e de outro. Nem o histórico de picardias de um jogador de outro.

Re: E não só! E se o Luisão tivesse matado o Amuneke?

Olha outro...

não há soluções ideais...

Compreendo a ideia que está por trás desta sugestão: manter o espectáculo. Poderia ser aceitável, mas reconheço que a dissuasão para o jogo violento seria menos eficaz. Não há soluções ideais

Re: não há soluções ideais...

Não foi o que aconteceu noutros desportos! Porque iria suceder no futebol consegues explicar-me?

o jogo não foi resolvido pela expulsão

foi resolvido pela estupidez de um gajo.... é diferente. mas há tanta coisa que mudava se mandasse...

Bem escrito virtual...

Re: Bem escrito virtual...

obrigado... real :)

Ainda que entenda o teu ponto de vista

o que aconteceria se por exemplo de um lance de agressão resultasse uma lesão grave do jogador inocente? Poderia o agressor continuar em campo? Não me parece viável essa situação. O que para mim está claro é que os próprios jogadores têm de entender o desporto e o seu mediatismo e por isso dar o exemplo porque na grande maioria dos casos os árbitros expulsam porque necessariamente o têm de fazer e não porque gostam disso. Os jogadores devem continuar a ser responsabilizados e devem entender que numa situação limite acabam por prejudicar única e simplesmente a sua equipa e mais grave que isso o espectáculo. E que tal, se por cada expulsão o castigo aumentasse suponhemos para 3 jogos por vermelho directo e uma pena monetária mais de acordo com os salários que auferem? Assim podia ser que pensassem duas vezes. As expulsões existem na maior parte dos desportos colectivos e o futebol não pode ser excepção. Cumprimentos

Re: Ainda que entenda o teu ponto de vista

moderam negativamente só porque não concordam? crescam Comentário "Ainda que entenda o teu ponto de vista" moderado como Bem Escrito

Re: Ainda que entenda o teu ponto de vista

É pena nao set er identificado o moderador, seria mais digno e seria aceitavel, sendo assim so se pode classificar como cobardia.

Re: Ainda que entenda o teu ponto de vista

completamente... O comentário está bem elaborado, bem fundamentado e tem tudo a ver com o assunto em causa. Quem o moderou negativamente deve ter alguma dificuldade na argumentação e esconde-se numa moderação ridícula e cobarde. Desinteressante? LOL

Re: Ainda que entenda o teu ponto de vista

Obrigado meu caro. Felizmente ou infelizmente já vou estando habituado a esta prática. Abraço

Re: Nada disso!

1º - Não estou contra as expulsões, como bem terias entendido se lesses com atenção o artigo! O que sou é contra uma equipa ficar reduzida a 10 e passar o resto do jogo a tentar que não haja jogo! Porque não se defende o espectáculo permitindo que entre outro jogador passado, por exemplo, 10 minutos? 2º - Dizes que em todos os desportos há expulsões, mas isso, sendo verdade, até vem sublinhar aquilo que defendi! É que já não há nenhum, nem o rugby que até é inglês, em que uma equipa fique condenada a jogar todo o resto do encontro com menos um! No basquete, a expulsão provoca técnica desqualificante com direito a lances livres, mas o jogador expulso é, de imediato, substituído, tal como, aliás, acontece no hóquei em patins. No andebol a equipa que sofreu uma expulsão definitiva fica 2 minutos com menos um e depois entra outro. No voleibol, onde nunca vi acontecer, também se substitui o que acontece ainda no futebol americano, no basebol e até no water polo! No hóquei no gelo, as expulsões temporárias, determinam uma situação de "power play" em que uma delas fica com menos um durante 2 min, mas termina se a\ equipa em vantagem marcar um golo! Enfim, ñão sei hoje de um desporto em que uma equipa possa focar 90% do tempo de jogo a jogar em inferioridade numérica! 3 - É esta situação, de jogar em inferioridade numérica, que me parece anti-desportiva e que quero combater! Não as expulsões em si!

Re: Nada disso!

Porra oh dragao escusas de te insurgir contra mim porque não te ataquei em momento algum e sim li com atenção o teu artigo, aliás tenho esse hábito antes de responder seja ao que for. Eu não disse que estavas a favor ou contra simplesmente disse por outras palavras que era impossível dissociar as expulsões com o anti-desportivismo porque faz parte de qualquer desporto. Sinceramente não percebo, porra ultimamente parece que não posso dizer nada.. Vá, fica bem. Cumps

Re: Nada disso!

Não me insurgi contra ti, apenas tentei que o meu ponto de vista ficasse mais claro! Acho que tens todo o direito a teres as opniões que entenderes, mas não o de dizer que eu sou contra as expulsõe! Cumprimentos!