Evolução ou regressão do futebol? | Relvado

Evolução ou regressão do futebol?

 

É cada vez mais notório que o futebol foi mudando ao longo do tempo, por exº, as bolas são muito diferentes do que eram, são muito mais leves e cada vez melhores.Os jogadores também mudaram muito. Antigamente o futebol era muito mais completo, toda a equipa fazia grandes jogadas com grandes remates que hoje em dia jamais se vêem! Os antigos grandes jogadores, como Pelé, Eusébio, Van Basten, entre outros, possuíam qualidades que já não existem no futebol actual. Antigamente, os futebolistas possuíam uma resistência de jogo maior; houve tempos em que não havia substituições e havia jogadores a jogarem com ossos partidos. Já hoje, ao mínimo ressentimento, os atletas são logo substituídos.
Gulit

diversos:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Talvez sim, talvez não...

Não nos esqueçamos que nos anos 50 o futebol jogava-se na base da finta, ou seja, quando um jogador pegava na bola era fintar até marcar golo... Talvez o futebol esteja simplesmente a caminhar para um ponto de equilíbrio entre essas dua épocas... Que acham?

Uma crónica a propósito do tema

Na altura do mundial escrevi uma crónica que nunca foi publicada, mas que se adequa ao tema. Aqui fica um excerto. "O futebol caminha a passos largos para a podridão com as festas no estádio do politicamente correcto, com a censura, com as regras e regrinhas que vão aparecendo. Quem gosta de futebol à maneira antiga, como eu, só se pode sentir indignado. Observemos o que desapareceu do futebol e que lhe dava algum brilho. - Mensagens políticas nas bancadas, fossem elas de extrema direita ou de outra tendência qualquer. Actualmente é proibida sua exibição. Reflectiam algumas vezes a preocupação de um povo perante os problemas da sociedade. Na maior parte dos casos reflectia a sede de sangue e porrada de alguns skins que por aí andavam. Foi daí que nasceram as claques de futebol que tanto prezamos  Em último caso as faixas de carácter racista e xenófobo serviam para as pessoas se entreterem a lê-las quando o jogo estava a ser um seca... - Verylights e tochas de várias cores. Proibidos. Se bem que o verylight fosse um objecto perigoso, já as tochas sempre deram uma grande espectacularidade às bancadas, em especial quando se conjugava várias cores, como o azul e o amarelo, ou o vermelho, ou o branco e o verde, etc. As tochas também serviam para atear os rolos de papel higiénico que eram lançados para cima dos guarda-redes adversários e para incendiar os cachecóis das equipas contrárias. Bonito! - Treinadores de bigode farfalhudo a fumar no banco dos suplentes. Em desuso. A imagem de marca dos treinadores portugueses vai desaparecendo aos poucos. Felizmente ainda temos o grande Toni, a quem infelizmente ninguém lhe dá emprego. Neste Mundial, o treinador do México foi visto a fumar junto ao relvado e logo o acusaram de ser um mau exemplo para os jovens. Mau exemplo é o Bibi e o Carlos Cruz que tiram a virgindade rectal às crianças de tenra idade! ... Esta crónica foi entretanto interrompida pois eu fui até ao café ver a segunda parte do Portugal – Holanda e à boa maneira da festa do futebol que eu defendi à uns parágrafos atrás, rebentou-me um petardo na mão (que por acaso não era meu) e que me impossibilita de continuar a teclar a uma velocidade que permita acompanhar o ritmo dos pensamentos. Logo, e depois de rever a trampa que escrevi dou por concluída esta crónica." Poderia ainda dar mais uma série de exemplos sobre o que se passa dentro do campo, mas fica para a próxima vez. Até

o futebol tem evoluido

os jogadores tem tambem evoluido e tem sido complicado para certos jogadores de equipas "pequenas" vingar nos grandes ou vir das camadas jovens porque se não tiver este ou aquele atributo pode fazer com que certo jogador...fique a espera de chances e nunca mais terá hipoteses no futebol. é preciso ter talento,qualidades e acima de tudo espirito de equipa. Se não tiverem estes atributos para não falar alguem que ajude...dificilmente esse jogador que possa ser mediano..passar a vedeta. O futebol tem evoluido e as pessoas tem vindo a ser mais exigentes com os jogadores ou com o futebol jogado. As vezes até maus jogos acontece como bons mas a maioria quer ver bons jogos com boas jogadas com vários tecnicistas e que o dinheiro gasto no futebol seja recompensado. Caso não seja, mais vale ver jogo em casa e assim poupar esses € para outras coisas. Como conclusão: digo que futebol tem evoluido e jogadores tambem mas as pessoas tem vindo a ser muito exigentes quer com jogadores quer com treinador e tambem com o futebol jogado.Se um jogo for mau, pode obrigar a este ou aquele adepto preferir ver jogo em casa se der do que ir ao estádio e assim poupar umas coroas para outras coisas.