Evolução do futebol virá de África? | Relvado

Evolução do futebol virá de África?

 

Thy NightWolf diz: "tem-se assistido recentemente a boas actuações das selecções africanas. Para só citar os exºs mais recentes, temos: o 2º lugar dos Camarões na Taça das Confederações e a medalha de ouro conquistada pela mesma selecção nos Olímpicos em 2000; a proeza do Senegal no Mundial... Não são provas de que a próxima evolução do futebol virá de África? Os africanos conseguem aplicar ao jogo uma motivação extra, uma alegria que se tem perdido nos campos de futebol. "

diversos:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Houve uma evolução

De facto, à alegria africana juntou-se o desenvolvimento dos aspectos tácticos e a aposta nestes jogadores, por parte dos grandes clubes - Makelele, Eto'o, McCarthy (quando esteve no Ajax, e agora no FCP), Wheah, Diouf (apesar do mau temperamento e indisciplina- que conseguiu "resolver"), trouxe bons frutos. Claro que isso aconteceu mais devido à maior parte da formação desses jogadores se fazer na Europa e com treinadores europeus, mesmo nas selecções dos seus países.

Futebol Africano . ..

Cada vez mais as equipas africanas contratam treinadores europeus ou sul-americanos para orientarem a equipa de forma a incutir nas equipas um maior nível de profissionalismo e disciplina táctica.
Aliado aos motivos que referi, os jogadores vêm cada vez mais novos para a Europa sendo formados muitas vezes em clubes europeus.
No caso português temos o caso de Manuel José que teve uma passagem bastante gratificante pelo Al-Ahly do Egipto e temos agora Bernardino Pedroto e Nelo Vingada a orientar equipas africanas.
De notar que nas selecções africanas o seleccionador raramente é africano, veja-se o caso dos Camarões que são treinados por Winffried Schaffer, o Senegal fez um grande Campeonato do Mundo sobre a orientação do francês Bruno Metsu, a África do Sul conseguiu a qualificação com Carlos Queiróz, Angola é orientada pelo brasileiro Ismael Kurtz, entre outros que me podem estar a falhar.
Cumps

Existem entraves

Todos aguardamos a confirmação do futebol africano ao mais alto nível, mas creio que enquanto o nível das competições domésticas não evoluir, será difícil ver concretizada essa intenção.

      A selecção nigeriana foi um bom exemplo dessa equação, reunindo um fantástico conjunto de jogadores, mas tendo dificuldades em exprimir essa qualidade na hora da verdade.

      Creio que se deverá caminhar para uma uniformização do calendário a nível mundial e apostar nas competições intercontinentais.

      end

Nigéria

Longe vai o tempo em que os jogadores africanos disputavam os campeonatos mais competitivos, mas que quando jogavam na selecção eram todos umas estrela. Hoje porem, estes jogadores continuam a jogar nas ligas mais competivas, sendo no entanto mais disciplinados. Acho que se deve grande mérito aos treinadores europeus que orientam selecções aficanas por as conseguirem disciplinar.

cumps

#relvado

+1

leiriense de volta ao relvado!

Welcome

Africanos

Ao que parece cada vez mais os africanos tentam evoluir no futebol. Enquanto há uns anos viamos uns "brinca na areia" que fintavam e não sabiam bem o que era o jogo colectivo, hoje vemos equipas disciplinadas tacticamente, com modelos de jogo a seguir, mas que não perdem o toque africano, com uma tecnica brilhante e o gosto de jogar à bola.
Adorei ver a selecção dos Camarões na Taça das Confederações.