Estádios do Euro 2004 | Relvado

Estádios do Euro 2004

 

Ana Blue diz: "sendo uma apaixonada por arquitectura, gostava de ouvir a vossa opinião sobre os estádios do Euro 2004. Qual é o que mais gostam? E o que menos gostam? Clubites à parte, o «must» dos estádios é o de Braga, seguido pelo Dragão e pelo Afonso Henriques. Dos 3 do Tomás Taveira, gosto particularmente do de Aveiro, sendo o de Leiria o que me agrada menos. A Nova luz acabou por ficar bem mais sóbria; gosto particularmente das redes colocadas nos extremos da cobertura e dos ecrãs..."

diversos:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os meus estádios preferidos.

Sem clubites à parte tenho três que me agradam. Em primeiro o de Aveiro, depois Leiria e em seguida o de Alvalade. Não sei porque não agrada a quem fez este comentário o do Leiria porque está muito melhor que o do Braga. Eu assisto ao desenrolar das obras semanalmente e cada vez mais gosto desse estádio. Eu apressio estes três porquê têm uma coisa que faz bem à vista, as cores. São muito coloridos e quem disser que não gosta de coisas coloridas só pode ter é inveja. Sem entrar em discussão de clubes, olhemos para o Estádio da Luz e do Dragão. Parecem estádios tristes com azul e branco e vermelho e branco. O futebol não é triste pois não? É uma festa. O do Braga também não tem muita cor. Os o Boavista e Guimarães são estilo inglês e parece ser agradável estar a ver um jogo nestes recintos. O de Faro ainda não vi, portanto não tenho opinião. O de Coimbra é bonito e simples, tudo o que se precisa. A quem escreveu este artigo, que não veija os estádios tanto do lado arquitéctónico mas sim do lado das cores e da festa, porque o futebol é feito disso.

Que corral tão lindo...

Se não é clubite colocares o Corral do Dragão em segundo atrás do inevitável Braga, não sei o que é!!!

Agora mais a sério, na sobriedade do Estádio da Luz há uma beleza estraordinária (talves seja dos meus olhos de lampião). O Estádio da Luz impressiona verdadeiramente e quando estiver completamente lotado com 65 mil gargantas (se não este o número não me crucifiquem, ok?) a gritar ninguém se vai lembrar de um quarto de banho que existe por ali pelas bandas do Campo Grande, em frente à estação do metro.

Continuando pelos estádios do Tomás Taveira, eu só digo que se colocam uma placa a dizer "vomitórios" nos acessos, como diz no estádio do Málaga, o pessoal vai todo pr'ali gregoriar com as nausias q'akilo provoca.

O Estádio de Leiria tb acho particularmente infeliz, um verdadeiro colosso que não tem nada a ver com a zona em que está enquadrado, mas enfim... em Leiria já tá mesmo tudo atafulhado (nem espaço têm pra fazer um acesso da A8 à A1), esperar o quê!?

Já agora Ana, não falaste do estádio do ALgarve, pelo menos eu não vi, e acho que também está muito bom, apesar de ainda não perceber muito bem quem é que lá vai jogar!

Cumps
SLB4EVER

Alvalade XXI

Quando decidi enviar este artigo, por lapso esqueci-me de referir o Estádio de Alvalade. É um erro imperdoável pois eu e o Alvalade XXI somos vizinhos próximos e conheço-o desde que nasceu. Ao contrário da maioria aprecio os azulejos e as cores nada me incomodam, o interior é excelente e a acústica fantástica. O ponto fraco é aquela vala entre o público e o relvado, sinceramente não gosto nada e acho que tira alguma emoção. Sei do que falo pois já lá estive dentro em 3 jogos. (É o que dá ter 1 irmão sportinguista). Parabéns ao Taveira pelo estádio de alvalade.

São todos especiais...

Para começar, penso que todos os estádios que vão albergar o futuro Euro 2004, a realizar no nosso País são deveras especiais.

Posso apenas me pronunciar acerca dos quais eu já tive o privilégio de visitar. (Aveiro, Leiria, Guimarães, Braga, Coimbra, Boavista, Porto, Sporting).Que me perdoem os outros 2 estádios, ficará para uma próxima :).

E a minha escolha recai sobre o Estádio do Braga e do Dragão.

Bem, o futuro estádio do Braga, não tenho palavras para o descrever, é apenas uma obra "genial".O aproveitamneto paisagístico, foi muito bem conseguido, aliado á simplicidade e sobriedade que o reveste.Aquela cobertura, está super interessante...Simples e linear, mas extremamente funcional e bem completa.Cinco *****

O estádio do Dragão, é baseado num estilo diferente, um estádio maçiço.

O exterior deste estádio, visto de uma posição mais elevada é muito interessante, assim como de uma visão inferior (quem circule na VCI).

O seu interior é apenas um show.A angulação dada as bancadas está super bem conseguida, dando um ar de que o estádio alberga mais público, do que para o qual foi determinado.Em redor das bancadas, o espaço é super arejado.As coberturas estão muito simples, suportadas por poucos pilares.Os futuros ecrans panorâmicos , estéticamente bem colocados em conjugação com a paisagem envolvente.Mas o que mais gostei sem sombra de dúvida são os acabamentos, a côr azul e branca extremamente bem destribuida, o branco transparente das estruturas envolventes, assim como das coberturas, etc, etc...

O estádio de Alvalade XXI, em termos exteriores é outro estádio lindissimo, excepto alguma "olaria", que andaram para lá a inventar.Assim como aquelas cores psicadélicas das bancadas.Penso que um verde e branco, em harmonia com a côr do relvado acentaria que nem uma luva.

Outra característica, é que este estádio tem uma maior aproximação bancada/relvado de que alguns estádios de que eu pude ver interiormente.Faz - me lembrar o estádio do Shalke 04, que é enorme, no entanto parece que o público está em cima dos protagonistas do jogo.tenho que dizer que foi uma aposta bem conseguida por parte dos dirigentes Sporting, se fora essa a sua intenção inicial.Na minha opinião, é um mix...tem aquela presença vibrante e próxima dos agentes do jogo (estilo britânico) e a presença imperial quanto ao design e ao tamanho exterior do estádio (estilo Alemão/Holandês).Penso que será deveras "intimidatório" para quem lá fôr jogar, no bom sentido da palavra.

Outro que achei muito simpático, foi o Municipal de Coimbra, numa escala menor em relação aos anteriormente citados.

O que menos me sensibilizou, foi o futuro estádio de Aveiro, ao contrário que foi aqui mencionado.Embora em termos estruturais seja interessante, sinceramente parece uma caixa de "Smarties", ou aqueles parques recreativos para os nossos filhos, quando nos deslocamos a um "Mac Donalds" ou "Pizza Hut".Seria um exelente estádio para a Selecção Nacional da Jamaica :D.

Mas gostos são gostos e não se discutem, e assim sendo, todos eles são bonitos.

Principalmente para quem os criou e concebeu e para quem os vai utilizar.Ou seja parabéns aos "Pais" e respectivos "Filhos".

P.S. - Não fui por Clubite Aguda que não visitei o futuro estádio da Luz :P, pois embora seja adepto do F.C. Porto, o meu estádio de eleição é o "velhinho" da Luz.Foi mesmo apenas por compromissos inadiáveis.

Cheers

Miguel Menezes

Creio que Quem como eu...

... que não tenha visitado Tantos estádios (para ser Sincero, pessoalmente ainda não pude ver nenhum), e novamente fazendo Boa Fé nas palavras do autor, agradece a descrição e a sobriedade com que esta foi realizada.

                            JPS

Errata: o estádio era o do Leiria :D.

Desculpem , realmente o estádio que menos me sensibilizou foi o do Leiria.Mas posso tambem dizer que o de Aveiro não me impressionou.

Cheers

Miguel Menezes

A...

única coisa que eu tenho certeza ao ler os posrs anteriores, é que mta gente opina sem nunca sequer ter estado perto do estádio que comentam.

Isto, claro sem prejuizo de todas as opiniões serem de respeitar, embora como me parece ser o caso, ás vezes dizem-se coisas que o comum dos mortais como o minimo de conhecimento de causa, não diria.

Referindo-me ao tema e dos que conheco:

Luz-dos melhores(senão mesmo o melhor) no interior, provavelmente o mais pobre no exterior.

Alvalade-quem já lá foi num jogo á noite, percebe que toda a conversa das cores e azulejos soa a velhos do restelo com resquicios de inveja.

Dragão-o que tem melhor maquete/desenho de todos, sendo que agora não gosto mto da divisão estanque entre bancadas de topo e laterais.

Os outros não conheco senão da net mas destaco o de Coimbra pla beleza e sobriedade exteriores.

cpts a todos.

conheço apenas 3

Ee como conheço apenas três por razões profissionais, só poderei falar deles.Em relação aos restantes não farei qualquer comentario.O de Guimarães acho que tá sóbrio e funcional, o de Aveiro por fora lindo com cores que me agradam e tb funcional, o do Porto além da grandeza e cores suaves tem uma vantagem em relação aos anteriores, é aberto no topos, com grandes aberturas para entrada de ar o que significa que o relvado não vai ter problemas.

The Stadiums of Euro 2004

O Esta'dio da Luz, (possa n da para por as clubites de lado, tem que ser primeiro) e' bastante interessante, mas deixou-me meio "disappointed". O do sporting e' peculiar para dizer o menos. O que e' que deu ao arquitecto, os sportinguistas vao ter que sempre ouvir acerca da Casa de banho de portugal (tinha que sair, no probs intented).
Em relacao ao Estadio do Dragao, o meu maior problema e' o nome. Percebo a historia toda do dragao ser o animal do porto, etc. Mas, eu como benfiquista humilde penso que Esta'dio das Antas e' uma marca que mete medo a grandes nomes do Mundo.

Por ultimo, o Estadio do Braga, muito bom, truly world class. E' bom ver que um clube "pequeno" tem um estadio que pode dar inveja aos grandes.

Benfica 4life
Portugal 4eternity

Re:The Stadiums of Euro 2004

com esse endereço de e-mail, não há opinião que te valha, caro amigo(mmo que com razão).
cpts.

estádios

Permitam-me a ousadia de não gostar particularmente da disposição da bancada no estádio do braga, sem duvida é o mais arrojado dos estádios mas a bancada não sei porquê n me parece que tenha ficado esteticamente muito bonita.
Claro que só me posso basear no que já está feitoe nas fotos tridimensionais que os sites apresentam.
O estádio do Dragão promete e o da luz por dentro esta lindissimo, apenas não gosto muito de o ver por fora.
O de guimarães está muito bonito, só penso que deveriam dar um pouco mais de cor aos corredores que dão acesso ás bancadas.
O de alvalade (fungos á parte e taveiradas postas de lado)é tb 1 grande estádio e ficará muito bem também quando daqui a uns anos for pintado de novo com outras cores(aqueles amarelos...)
Também me parece neste estádio que a primeira fila está muito alta não gostando de ver o muro nas transmissões televisivas ao nivel do relvado.

Gostos não se discutem mas...

só quem nunca esteve no Alvalade XXI é que pode dizer que não é bonito...

Eu sinceramente acho que visto da 2ª circular até pode parecer um pouco... como dizer... folclorico a mais, mas quando chegamos perto dele e olhamos aquela obra, cores vivas e alegres e aqueles interiores de luxo muda totalmente de opinião...

Atenção que não falo assim deste estádio por eu ser Sportinguista, porque eu antes de ir visitar o Estádio tb não gostava, mas depois duma visita, mudei totalmente de opinião...

Quanto aos outros não me vou pronunciar antes duma visita, porque corro o risco de me enganar, como fiz com o Alvalade XXI

Clubites a parte

O estadio dos estadios é o da Luz, por algum motivo é o mais caro, mais bonito, mais evoluido tecnicamente, maior capacidade. Por isso será o palco da final.

O do braga tb e mto bonito.

Os demais tb tem os seus pontos fortes e fracos mas estes dois serão certamente os melhores.

Re:Clubites a parte

Preço não significa qualidade. O estadio da luz esta sem duvida muito bonito mas temos de atender á sua maior capacidade e se quer comparar preços o estádio do dragão é o mais caro dos estádios. O estádio da luz está muito bonito embora o meu preferido seja o do Braga seguido do Estádio do Dragão. Quanto ao Alvalade XXI estava bonito até terem sido colocados montes de azulejos o que mais o faz parecer uma piscina municipal. A nivel de interiores os 3 grandes estão lindissimos.

euro 2004

estádios!!!!!já estão construidos todos!!!!o do algarve deve ser melhor!!!!!para equipas da 2 b!!!ou o do benfica !!!!não tem dinheiro mas constroi 1 novo!!!!tanto dinheiro gasto,pelo país,para quê?

Estádios ou infantários?

Precisando o estádio de Leiria:é incrivel como pode um estádio ser tão colorido!Talvez seja para honrar os nossos diferentes colegas europeus aquando do evento...apoio e brindo a isso!Mas...onde estão as cores da cidade?Sim,porque depois do Europeu será o Leiria(ou então não,pelo andar da carruagem)a usufruir dele!Mas enfim,quem sou eu para criticar um artista como o Taveira?

Re:Estádios ou infantários?

Até parece que o Taveira é conceituado. Segundo se diz os arquitectos não podem com ele.
E depois não é preciso ser letrado para ter bom gosto.

Re:Estádios ou infantários?

Sim, sim, consta que cada um vai uma placa na a entrada a dizer: "Aguenta, não chora!"

as minhas escolhas

Vamos começar pelos mais feios: Acho o de Aveiro e o de Leiria uma verdadeira parolice. Basta olhar para o esterior do estadio de Alvalade para pensar que está junta uma tenda de circo. O do Sporting por dentro, apesar da multiplicidade das cores, é um estadio harmonioso. Talvez seja da onda verde e das cores escolhidas paras as cadeiras não serem tão berrantes e constrastantes como os outros dois.
O estádio de Guimaraes está simples, sóbrio, mas bonito. É bastante comodo (já la estive), mas a cobertura só cobre parte do estadio. O mesmo digo para o de Coimbra. Um sinal mais para o esterior. Muito bonito. Pessoalmente não gosto de estadios com pista (evidentemente à excepções).
Ao Estadio do Algarve dou o benificio da duvida. Vou esperar para ver.
O Estadio da Luz está muito bonito por dentro e horrivel por fora.
O estadio das Antas está simplesmente fantastico. Bastante harmonioso e bonito.
E agora o estádio do Braga:
Quando as pessoas sobem ao topo do Moste de Casto e vêm o estadio, umas gostam muito e outras nem tanto. Apesar da larga maioria (talvez acima dos 90%) goste.
Mas visto ao perto é simplemente fantastico. É como quando visitamos uma catedral e deliciamo-nos com todos os pormenores que vemos. Não é um simples edificio. Toda a area de gabinetes, parques de estacionamento e balnerarios foram colacadas debaixo do relvado. Ou seja a zona de baixo das bancadas ficou livre para simplesmente dar libertade à imaginação arquitectonica. E aí acrditem está verdadeiramente fantastico. A pala é simplesmente espetacular. A altura das bancadas não deixa ninguem indeferente. E o enquadramento paisagistico é simplesmente fenomenal. Já para não falar no painel electronico que vai ser o maior da euopa e segundo maior do mundo (ainda por instalar). O único senão poderá ser o desaproveitamento comercial.

Para mim ordenava assim os estadios

Braga > Porto > Sporting > Benfica > Algarve > Boavista > Guimaraes > Coimbra > Aveiro > Leiria

Re:as minhas escolhas

Cura-te!Tu não percebes mesmo nada disto. Não reparaste já que o de Leiria, aveiro e Alvalade são iguais em termos de cores? Cadeiras coloridas e o resto também colorido. Eu já visitei o de Leiria e observo as obras quase todos os dias. Cada vez mais gosto dele.

Re:as minhas escolhas

O conceito de multiplas cores pode ser o mesmo. mas as cores são completamente difrentes. Muita mais focloricas. Principalmente o de aveiro. E depois são projectos "banais". Não é que não tenham o seu Q de de interessante, mas não passa daí.

Cumprimentos

SJ

PS Já tive oportunidade de ver o de aveiro e detestei. O de Leiria só conheço de fotografiase e ao pé até poderia mudar de opinião.
Mas sendo Leiria uma cidade pequena, com um aspecto ainda meio rural (não leves a mal, não estou a despretigiar), o Castelo ali mesmo por cima (do qual é gosto muito), o estádio não vai ficar ali a destuar a estyrafar completamente a cidade?

e o Grandioso Alvalade XXI?

Obrigado por te teres lembrado, ve-se mesmo que já lá estiveste, como se pode comparar um rolls royce com um fiat, mas tudo bem gostos sao gostos, ou melhor, há quem o tenha e quem não o tenha, também havia quem nõ gosta-se do edificio das Amoreiras, agora passado 10 anos continua a ser um dos edificios mais bonitos e actuais da Capital.

Força Sporting!!!

O Eíficio das Amoreiras...

... um dos mais Bonitos da Capital ????

Bem, gostos...

Pronto, não posso escrever mais nada.

                          JPS

Re:O Eíficio das Amoreiras...

Eu diria que é 1 dos edifícios mais feios da capital mas como dizia o outro

Gostos discutem-se mas não se impõem.

Re:O Eíficio das Amoreiras...

...onde Está Eificio, leia-se Edifício.

                      JPS

dongdong

20151219dongdong

michael kors handbags

ralph lauren

air jordan pas cher

canada gooses outlet

michael kors outlet

air jordans

jordan 4

tiffany and co

louis vuitton handbags

nike air max 90

michael kors outlet

mcm handbags

coach factory outlet

coach factory outlet

michael kors outlet

nike trainers

fitflop uk

michael kors outlet

coach outlet

coach factory outlet

coach canada outlet

gucci belt

jordan 13

gucci borse

new balance outlet

cheap jordan shoes

coach outlet

ghd straighteners

michael kors handbags

adidas superstars

ralph lauren outlet

prada outlet

coach factory outlet

air jordan 13

louis vuitton handbags

air max

rolex replica watches

mizuno running shoes

ed hardy uk

micahel kors

coach outlet

jeremy scott shoes

ugg boots

uggs on sale

canada goose jackets

ghd hair straighteners

nike air jordan

longchamp bags

louboutin pas cher

nike roshe runs

nike uk

ralph lauren uk

nike outlet

sac longchamp pliage

jordan 3

michael kors

sac longchamp

louis vuitton handbags

coach outlet

true religion jeans

soccer jerseys

longchamp outlet

ed hardy outlet

jordan 6

coach factory outlet

cheap jordans

fitflops

oakley sunglasses

caoch outlet

michael kors handbags

north face outlet

nike store

louis vuitton bags

mcm

christian louboutin shoes

jordan 8

oakley sunglasses

christian louboutin

canada gooses jackets

coach outlet

nike free runs

coach outlet store online

ralph lauren pas cher

chaussure louboutin

louis vuitton

pandora jewelry

michael kors handbags

nike blazers

jordan retro 3

polo ralph lauren

michael kors outlet

cheap jordans

basketball shoes

louboutin

louis vuitton

canada goose uk

kate spade outlet

snapbacks wholesale

cheap jordans

nike store uk

ugg boots

michael kors

tiffany jewelry

coach factory outlet

louis vuitton outlet

oakley sunglasses

canada gooses

michael kors outlet

michael kors

coach outlet

michael kors outlet

jordan 4 toro

juicy couture

coach outlet

michael kors outlet

michael kors

toms outlet

ray ban sunglasses

hermes uk

mulberry bags

toms outlet

michael kors handbags

louis vuitton outlet

ugg boots

louis vuitton outlet

ugg boots sale

michael kors outlet

true religion outlet

michael kors outlet

christian louboutin shoes

ray ban sunglasses

kate spade uk

ghd

adidas originals

tory burch outlet

moncler outlet

michael kors outlet

louis vuitton handbags

louis vuitton uk

christian louboutin uk

michael kors uk

michael kors outlet online

air force 1

ray bans

cheap oakley sunglasses

sac longchamp pas cher

nike roshe run women

timberland boots

air max 95

canada goose jacket

true religion outlet

moncler jackets

cheap ugg boots

michael kors

fitflops clearance

michael kors handbags

coach factorty outlet

sac longchamp

michael kors outlet

gucci outlet

true religion outlet

kate spade outlet

hermes belt

jordans shoes

louis vuitton handbags

coach factory outlet

michael kors uk

nike air max

cheap ugg boots

coach factory outlet

louis vuitton pas cher

coach outlet

coach outlet

michael kors handbags

louis vuitton outlet

gucci outlet

michael kors outlet

oakley vault

kate spade

gucci outlet

burberry outlet online

louis vuitton outlet

true religion jeans

canada goose outlet

longchamp handbags

cheap uggs on sale

nike air max uk

burberry outlet

adidas uk

coach factory outlet online

nike tn

jordan shoes

instyler max

north face jackets

ugg boots

adidas shoes uk

cheap toms

coach outlet

ray ban sunglasses

cheap uggs boots

michael kors uk

pandora charms

nike sb

air jordan 8

cheap uggs

nike cortez

coach outlet

ugg outlet

toms outlet store

barbour uk

nike outlet

kate spade handbags

louis vuitton borse

nike blazer

michael kors handbags

nike air max

jordan pas cher

michael kors outlet

michael kors uk

coach factory outlet

louis vuitton handbags

true religion

moncler jackets

toms outlet

nike huarache

adidas shoes

nike outlet store

louis vuitton outlet

michael kors

michael kors outlet online

ray bans

running shoes

air jordans

fake oakley sunglasses

mont blanc pens

nike uk

cheap ugg boots

adidas trainers

toms wedges

burberry outlet

ugg boots

burberry scarf

tommy hilfiger outlet

nike trainers

christian louboutin outlet

christian louboutin outlet

ugg sale

ray ban sunglasses

jordan 3 white cenment

adidas gazelle

nike sb shoes

Estádios

O estádio que acho mais fascinante é, sem duvida alguma, o do Braga, até é um atractivo para assistir aos seus jogos.
O que gosto mais é o do Porto. Apesar de ser uma obra grandiosa (que já tive o prazer de visitar), é o mais simples dos três grandes.
O do Benfica também é do meu agrado mas parece-me, visto de fora, grande de mais. Por dentro é lindo mas por fora é muito "cheio".
Dos estádios do Taveira sinceramente não gosto, não sou nada apreciador da variação de cores.
Os restantes não são, na minha opinião, maravilhas, mas são, sem duvida, muito benvindos ao futebol português.