Espectáculo ou Rigor? | Relvado

Espectáculo ou Rigor?

 

EnigmaFC pergunta ainda: "não dependerá das grandes selecções inverter este tipo de futebol que hipoteticamente caminha para um desinteresse evitável?"

diversos:

Comentários [62]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Correndo o risco de estar errado....

... mas sempre entendi o catenaccio como um sistema táctico, não como a designação duma função em campo. Corrijam-me se assim não acontecer.

Corremos...

...sempre esse risco...

De facto, como o Carlos já explicou mais acima assim é...eu aliás, trabalhei uns anos com um individuo italiano, e, aquando do ultimo europeu,(salvo erro) a selecção italiana foi muito criticada por utilizar este famoso sistema de jogo italiano...e eu questionei-o sobre o que queria dizer a palavra...que significa...algo como cadeia, corrente...ou seja, os jogadores acabam por constituir os elos de uma cadeia que não permite que a bola chegue ás proximidades da baliza...

Para mais pormenores, tens o coment do Carlos mais acima...

Saudações Leoninas...

Re:Correndo o risco de estar errado....

Tentei explicá-lo um pouco acima no meu comentário...

Pressão Competitiva

Penso que uma das maiores razões por esta evolução foi a trnsformação do desporto numa actividade empresarial. Neste âmbito a dinâmica não se compadece com pruridos estéticos, nem com fantasistas, nem com uma noção de puro ataque. O futebol evoluiu, de arte passou a ser negócio envolvendo milhões. Logo o factor risco tinha de ser limitado ao mínimo.
      Lentamente esta realidade retirará emoção ao desporto, perdendo lentamente esse brilho que arrastava multidões e que presentemente tantos estádios às moscas provoca. Já denota hoje uma indiferença, uma distância à emoção que afasta os adeptos, a sua verdadeira razão de existir...
      O futuro terá que repensar esta evolução. Terão de ser encontrados novos caminhos, novas formas de atrair o público. Condição não apenas exequível com novos estádios, mas com desempenhos futebolísticos atractivos.

Makelele melhor que Figo e Zidane ?

Parece-me que este artigo vem de encontro à entrevista de César Menotti, que ponha em causa os jogadores fantasistas e que já foi comentado neste nosso Relvado. A melhor preparação fisica, os altos interesses económico que a indústria futebol transporta, um maior profissionalismo dos Clubes conduz necessariamente a um futebol mais musculado, mais rigoroso, com menos fantasia e criatividade. No entanto penso que há e haverá sempre espaço para os grandes artistas, que assentarão o seu jogo de beleza no rigor táctico de outros jogadores (vejam caso Deco/Manniche/Costinha no FC Porto).

Re:Makelele melhor que Figo e Zidane ?

RelvadodaSusaninha.com :)

Chama-se evolução!!

Desde que existem seres vivos à superficie da Terra, estamos sujeitos a uma coisa chamada evolução.

Sei que muito boa gente não quer ser prima dos macacos, mas é!!

O Ser Humano é conhecido como uma das espécies que que melhor se adaptou e evoluiu ao longo dos ultimos tempos..

E o mesmo se passou com tudo o que é respeitante ao Homem!

A guerra, que acaba por ser a percursora de todos os desportos, quer queiramos ou não, evoluiu tacticamente e foi isso que fez com que grandes massas de homens atacando desordenadamente fossem vencidos por poucos mas organizados e com planos bem definidos..

Isto tudo para dizer que também o desporto, e neste caso o futebol, também sofreu a mesma evolução tactica: apostar numa organização que evita o sofrer baixas desnecessárias (golos), e conseguir conquistar objectivos importantes (golos, outra vez)!!

Portanto, devemos estar todos agradecidos aos Escoceses por inventarem a melhor técnica até hoje criada: o passe (não é o da Carris)!!

Saudações

Futebol Moderno

Para já uma correcção...o "catenaccio" não é um libero, é uma estrutura compacta que resulta na utilização não só de um líbero, mas de toda uma dinâmica que previligia o manter da baliza inviolável, sob o signo de "se não sofreres golos, não perderás o jogo".

Para além disso, o que tem provocado o futebol menos especular, é a própria globalização do desporto.

Poderemos considerar o futebol, neste momento, vitima do seu próprio crescimento.

Ou seja, cada vez há mais jogadores de qualidade, há mais e melhores escolas de formação, melhores condições e menos "segredos" por desvendar.
Perdeu-se a ingenuidade, e por outro lado, há cada vez menos "bombos" para bater...

Mas a qualidade e a espectacularidade não se tem perdido assim tanto.
É cada vez preciso jogar melhor, e os grande jogadores estão mais valorizados que nunca.
Prova disso, são os valores que se pagam por jogadores como Figo, Zidane, Del Piero, Ronaldo, Rivaldo, Rui Costa, etc...ou seja, a capacidade técnica e a qualidade, CONTINUA a fazer diferença...

Por isso, e reforço como opinião minha, parece-me no entanto que a grande diferença é o nivelamento por cima a nível global no futebol.
Acabou-se o tempo da "caça aos patos", e aos "gambozinos".
Os argumentos da vitória são cada vez mais fortes e o nível de exigência cada vez maiores..

Re:Futebol Moderno

Eu apenas utilizei a associação ao líbero como figura de estilo para que melhor se percebesse a estrutura defensiva a que eu me referia.

De qualquer forma não posso deixar de concordar que a ideia que ficou nao foi a mais correcta e como tal o meu agradecimento pelo esclarecimento que promoveste em relação artigo.

Saudações desportivas

Re:Futebol Moderno

Uma questão de pormenor.

Nem imaginas o meu contentamento quando li o teu artigo... mesmo a sério.

:)

Re:Futebol Moderno

Resta-me agradecer... um grande abraço

Saudações desportivas

Re:Futebol Moderno

Bonito... entre colegas do mesmo ofício! lol

Saudações aos dois

(Realmente aprende-se com quem sabe)

Re:Futebol Moderno

Colegas do mesmo ofício?

Re:Futebol Moderno

Sim, ele também é treinador... :)

Re:Futebol Moderno

(não sabia)
(como vais tu saber essas coisas?)

Será que tem bigode?

Re:Futebol Moderno

Não... tenho barba...

Saudações desportivas

Re:Futebol Moderno

:)

é que a malta a certa altura (quando se falava na substituição de Oliveira na selecção) considerou que um dos predicados que definia um bom treinador em Portugal, era ter bigode..:)

Pois eu estou lixado...qualquer puto de 16 anos tem mais barba que eu...

Para deixar crescer um bigode, demorava à vontade 2 meses...:)

Re:Futebol Moderno

Também te digo... nao queiras a selecção...

saudações desportivas

Re:Futebol Moderno

Excelente!

Concordo plenamente contigo!

Re:Futebol Moderno

Já que respondeste, vou continuar o raciocínio (hehehehe)
Até porque falas nisso, no teu comentário.

Quando se fala em erros, ou nos jogos que se decidem através de erros, eu parece-me que a qualidade das equipas é que leva a isso.
Por um lado cada vez mais se nota quando alguém faz um erro.
E isto acontece, porque as equipas os cometem cada vez menos.

A verdade é que para além do mérito dos mais fortes, à uns anos atrás, algumas equipas de tão modestas que eram, logo que entravam em campo,..parecia que estavam "errados"...tal era o volume de ingenuidades e erros que iam cometendo..

Nessa altura isso era considerado supremacia dos grandes, ou superioridade natural...

Autênticos massacres a que assistiamos....

Futebol e os erros

"Não caminhamos nós para um futebol em que cada vez mais vencerá, não quem for mais espectacular, mas quem cometer menos erros?"

Penso que não caminhamos...ja lá estamos.
Isto porque hoje em dia verificamos que nem sempre as equipas que jogam espetacularmente bem vencem.

Tambem verificamos que as equipas jogam, o que as outras deixam jogar, ou seja, se o adversário estiver forte, concentrado e não cometer erros, dificilmente se vencerá essa equipa.

Hoje em dia, as vitórias estão indiscutivelmente associadas aos erros das equipas adversárias - embora muitos treinadores prefiram dizer, em algumas circunstancias que a culpa foi do árbitro - pois é impossivel vencer um jogo em que não haja erros por parte da equipa adversária, erros esses influentes para o desfecho do jogo.

Vivemos numa época, em que quem é mais regular, ou seja, cometer menos erros, é quem tem mais hipóteses de vencer.

Atacar é mais fácil do que defender

Nos tempos que correm cada vez se dá mais relevo ao saber defender bem, ter união na defesa, espirito de sacrificio para fazer as dobras e jogar bem tácticamente na linha atrasada. Existem clubes por essa europa fora que até tem treinos especificos para os defesas onde aprendem uma série de truques e jogadas de entrosamento para serem mais fortes defensivamente.

Atacar sempre foi mais fácil do que defender, dai que no futebol de antigamente jogavam todos ao ataque independentemente da sua posição em campo. Eram 4 ou 5 atacantes contra dois ou três defesas que coitados não podiam fazer tudo, dai saiam sempre enormes goleadas das equipas que fossem mais fortes em termos atacantes.

Neste momento isso terminou pois com a importância de saber defender bem a se elevar as equipas e selecções já não jogam com quatro e cinco avançados pois fazem falta na retaguarda. A defesa passou a ser o local chave do jogo em termos de marcação de golos. Se a equipa defender bem não sofre golos e esse é o pensamento base. Muitas equipas agora apresentam diversos jogadores na defesa derivado ao facto de jogarem em contra-ataque. Muitas por outro lado são obrigadas a jogar dessa maneira porque os adversários são equipas de peso.

No último Sporting CP x Boavista FC a equipa do Bessa entrou com 8 defesas e apenas dois falsos avançados. Porque? Primeiro porque jogava numa táctica de não sofrer golos, segundo jogava em claro contra-ataque, terceiro o Boavista FC jogava fora do seu terreno e quarto como o Sporting CP tem excelentes jogadores do meio campo para a frente tinha de reforçar a defesa.

Re:Atacar é mais fácil do que defender

21 m - GOLO DO BOAVISTA, por JOCIVALTER
O DEFESA Jocivalter surge sem oposição sobre a esquerda, após marcação de um livre por parte do DEFESA Filipe Anunciação que efectua um passe para o FALSO AVANÇADO Silva e este logo coloca o esférico no referido DEFESA já comparado por Pacheco a Deco ( realmente como se pode comparar um DEFESA com um verdadeiro PONTA DE LANÇA como é o naturalizado jogador lusitano )remata forte para o primeiro poste, com Tiago a deixar passar a bola pelo meio das pernas. Uma falha incrível do guardião leonino, foi frango ou perú...

p.s. - O Sporting o ano passado ficou a jogar com oito nas Antas e perdeu três a zero, como foi possível...ah, já me esquecia é que contabilizando os minutos dos três jogadores expulsos estes davam menos de 1/3 dos minutos em que o BFC ficou a jogar com menso um.

Re:Atacar é mais fácil do que defender

O Sporting o ano passado ficou a jogar com oito nas Antas e perdeu três a zero [...]
Só uma pequena correcção. O resultado desse jogo não foi 3-0, mas sim 2-2 como se pode confirmar aqui...

Re:Atacar é mais fácil do que defender

Obrigado pela correção, eu não digo que estamos sempre a aprender...Os 3-0 foram na época anterior???

Re:Atacar é mais fácil do que defender

Tb não foram, na época anterior, ou seja, naquela da utopia tb empataram...

Não sei onde fui buscar os 3-0, recordo-me de um jogo em que o Doriva marcou de livre, mas isso já foi no século passado...

Já estou a ficar xoné, só me falta começar a tremilicar...

Re:Atacar é mais fácil do que defender

a noia das pressas...tremelicar.

Re:Atacar é mais fácil do que defender

3-0 a última vez, foi com o Benfica de Mourinho... em jogos com outros grandes..

Re:Atacar é mais fácil do que defender

Também só me recordo disso, foi o Benfica a ganhar 3-0 em casa e a levar 3-0 em Alvalade! :)

Abraço

Manchester..acerca do Sporting-Boavista

No último jogo, e quem estava comigo em alvalade sabe, chamei a atenção para o Boavista ter entrado apenas com Duda e Silva como jogadores de ataque, com Jocivalter a entrar na "meia" contrária ao flanco para onde Duda estava a descair.
Parecia-me também que o Boavista iria apenas tentar jogar na espectativa.

O que é facto é que com muitos jogadores de características defensivas o Boavista empurrou o Sporting para o seu meio campo nos primeiros minutos, sendo que a primeira jogada de ataque leonino no último terço de terreno Boavisteiro, resultou de um ataque rápido aos 5 minutos e deu penalti...

Ou seja, o Boavista pretendeu pressionar o Sporting logo a meio campo e o facto é que o Sporting na 1ªparte teve imensas dificuldades em organizar jogo...

às vezes não é o número de jogadores defensivos que define uma estratégia...