És do clube X porque... | Relvado

És do clube X porque...

 

Na maior parte dos casos a escolha do clube nunca é feita por vontade própria, mas por influência dos nossos familiares e amigos, durante a infância. Noutros casos a escolha é feita "só para contrariar". Há ainda aqueles que não escolhem nada, mas simpatizam com um determinado clube... Por exemplo, na minha conta pessoal já contam 3 conversões para o Sporting (um deles até joga nas escolas do Louletano e é fanático pelo clube dos leões e a outro de 3 anos já lhe ensinei os emblemas do Sporting e já canta as músicas das claques!). Quais as vossas experiências?Outro ponto de análise interessante era saber se a escolha de determinado clube pode influenciar o nosso comportamento... Acho que os sportinguistas são pessoas mais calmas, com corações mais fortes e habituadas a sobreviverem ao stress do dia-a-dia, muito por culpa de todo o nervosismo e dos muitos "quase" da nossa equipa (é triste, mas é a verdade - mas também não mudo). Eu sei que pedir generalizações é complicado, mas como definem os adeptos das vossas equipas?Saudações desportistas,
MRG

diversos:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foi do Benfica

Porque maior parte da minha "classe" na primaria, eram benfiquistas... Mas agora percebi, apoiar o clube da terra, é do melhor...

sou sportinguista...

porque tinha mesmo de ser !! não podia ser de outra forma , desde os tempos da fundação do sporting , que a minha familia mais chegada é sportinguista !! o meu bisavó já o era , o meu avo com 85 anos ainda hoje é "doente" pelo sporting , o meu pai é "lagarto " a minha mae , o meu tio a minha prima .. é só "lagartada" na familia , como tal eu como membro mais novo do clan familiar de leões não poderia tambem deixar de o ser !! e é com imenso ORGULHO , que pertenço a GRANDE familia sportinguista!!

Azul e Branco

Quando cheguei a Portugal, morei a cerca de 100 m do estádio das Antas. Por essa altura não ligava muito ao futebol. Entretanto comecei a ver alguns jogos, e o bichinho começou a crescer. Lembro-me de ver a jogar André, Jaime Magalhães e Paulinho Santos. Identifiquei-me logo com a garra destes jogadores. A escolha estava feita, FCP pois claro!

na minha familia somos todos diferentes

o meu pai e tio sao do benfica,a minha mae nao tem clube,o meu irmao é do scp e eu sou do fcporto.

Re: na minha familia somos todos diferentes

Na minha familia, o meu pai é do sportinguista, meus irmãos do FCP, a minha mãe tambem não olha para nenhum clube...

Re: Re: na minha familia somos todos diferentes

na minha famila somos todos socios do vitoria,eu ja sou vitoriano desde de pequeno e sou socio desde os tres anos amo o vitoria acima de tudo saudaçoes vitorianos

Na minha família sempre foi tudo doido pelo SLB

Ia dizer que sou do Benfica, porque sou diferente, mas acho que isso é só para outros, por isso, deixo-vos só alguns exemplos, da minha família de sangue, para que percebam melhor os meus antecedentes:
  • O meu avô era do Belenenses mas o irmão dele, era benfiquista ferrenho, ofereceu alguns camiões de cimento para a construção do antigo estádio da Luz. Tinha o emblema do Benfica na cabeceira da cama, ao lado do crucifixo...
  • O meu pai e os irmãos, também eram fanáticos pelo Benfica, fanáticos não... doentes!
  • O meu pai é doente pelo Benfica e até está desaconselhado de ver os jogos mais importantes. Foi ele que me fez sócio em 1994 e ainda hoje me paga as quotas! Foi ele que me comprou os títulos da operação coração que ainda hoje tenho lá em casa! Foi ele que comprou acções do Benfica para toda a família, para que todos possam ser accionistas do clube! É ele que vai pagar as quotas de sócio dos netos (xiuuu que esta parte a mãe dos putos ainda não sabe!)
  • Um dos meus tios, passou muito mal quando o Benfica perdeu 4-1 com o Manchester. Creio que esteve 15 dias sem comer e esteve mesmo bastante mal, ainda hoje sofre imenso pelo glorioso, por isso, raramente vê os jogos.
  • Um outro tio, é tão ou pouco fanático pelo Benfica, que quando o meu filho mais velho nasceu, ele levou o cachecol do clube, e embrulhou o puto nele ainda o puto estava no hospital!
  • Esse mesmo tio, também me levou duas vezes à antiga Luz! Enfim, acho que são exemplos suficientes, sinceramente, não conheço ninguém na minha família, mesmo incluindo os mais afastados, que não seja do Benfica, tirando o meu avô que era do Belenenses. Nunca pus a hipótese de ser de outro clube, não sei se fui influenciado ou não, aliás não me lembro sequer de alguém me ter dito para ser do Benfica, mas o que sei, é que temos uma família muito numerosa e quase todos somos sócios do Benfica! Fui sempre do Benfica, não me recordo de ter sido de outro clube, apesar de o primeiro jogo de futebol que assisti na vida, foi ao Leiria-Sporting, tinha para aí 4 ou 5 anos... Recordo que costumava chorar, das poucas vezes que o Benfica perdia, a vez em que chorei mais, foi na noite em que o Veloso falhou o penalty. Sofria imenso pelo clube, ouvia os relatos todos na Antena 1 e era um grande fã, em especial do Bento! Eram os bons tempos, em que o Benfica ganhava 2 campeonatos em cada 3... A parte mais recente da minha família, aqueles que "adquiri" quando casei, são quase todos portistas, mas a relação é salutar. Com o meu outro cunhado, por parte da minha irmã, é que as coisas são mais complicadas, porque o tipo é parvo com as letras todas e por causa disso, ou além disso, é lagarto... Não sei se os meus filhos vão ser do Benfica, apesar de já terem vários equipamentos oficiais do glorioso, e de terem ido à Luz, é natural que até queiram ser do Sporting, só para contrariar os pais. Sinceramente gostava que fossem do Benfica, mas preferia antes de mais, que pelo menos não fossem lagartos, porque dois clubes numa casa já é confusão suficiente, acreditem!
  • Re: Na minha família sempre foi tudo doido pelo SLB

    Podias resumir este texto a algo do tipo- Na minha familia só se salva o meu avô do belenenses, ou então, são todos parvos e por causa disso, ou além disso, são do benfica.

    Re: Na minha família sempre foi tudo doido pelo SLB

    Se eu te tivesse conhecido antes do Veloso falhar o penalty talvez...mas nesse momento lembrei-me do meu irmão mais velho (aquele que falo no meu post) e caraças...o que dá a clubite quando somos contra aquele clube porque conhecemos alguém que nos gozou antes e queremos pagar na mesma moeda. No fundo a vida no dia a dia não é diferente do que aqui no relvado. Mas depois da grande jantarada no Alcatruz e do bom papo a seguir por ti (e outros) tinha torcido pelo Benfica.

    Re: Re: Na minha família sempre foi tudo doido pelo SLB

    Sinto-me honrado por esse teu pensamento pá! Quanto a isso, dou-te apenas três exemplos: - Andei no centro de Leiria, que era bem longe de minha casa, os meus pais não sabiam de nada, eu tinha na altura 11 anos e fartei-me de gritar Porto, com uma bandeira do Benfica na mão! Era de noite e os meus pais, pensavam que eu estava ao pé de casa a jogar à bola... - No dia do Celtic-Porto, tive uma grande discussão com o meu cunhado, porque ele saltou e gritou golo, quando os escoceses marcaram. Perguntei-lhe se era escocês... - No dia do Porto-Mónaco, dei um berro tão grande no primeiro golo, que a minha mulher (portista) ficou chateada, porque acordei o puto mais novo! Tenho a certeza que também teria ido comemorar a vitória do Sporting, caso tivessem ultrapassado o CSKA, porque eu sou mesmo assim!

    LOL...

    "o tipo é parvo com as letras todas e por causa disso, ou além disso, é lagarto..." Gostei sim senhor, então se é parvo é do Sporting...OK

    Re: LOL...

    Era uma provocação pá! Cá em casa, como eu sou do Benfica e a mulher é do Porto, as piadas são sempre a martelar no Sporting, mas olha que até tenho alguns amigos verdes, não muitos...

    Re: Na minha família sempre foi tudo doido pelo SLB

    numa familia em que todos sao do mesmo clube , é normal que mesmo sem influencias sigamos os "passos" dos demais membros da familia , ate porque as conversas rodam sempre a volta do mesmo clube , e nem se passa "chapa" aos outros !! foi precisamente isso que tambem aconteceu comigo , desde sempre que me habituei a ouvir em casa o nome sporting , não poderia deixar de ser , também tinha de seguir a pisadas familiares e ser lagarto !! :)

    Os clubes do meu coração.

    Caros amigos do relvado, eu tenho um blog onde ponho toda a actualidade desportiva dos meus clubes do coração. http://a-magia-do-futebol.blogspot.com/ Quando começamos a gostar de bola normalmente seguimos quem nos é chegado.

    Re: Os clubes do meu coração.

    Já lá fui ver e deixei um simples post. Creio que és do distrito de Viseu pelos links que lá tens? São úteis para os meus contactos/clubes ou logotipos dos mesmos. Se quiseres falar comigo disso adiciona o meu msn que está no cartão de visita.

    Eu sou do PORTO

    Porque sou Portuense. Sou do Porto, sou do Boavista, sou do Salgueiros, sou do Leixões, sou do Infesta, sou do Passarinhos da Ribeira. Get the idea? Para mim -falo por mim-, ser do meu clube é também uma afirmação política. Sou totalmente a 101% pro-regionalização. Não sou separatista, mas quero igualdade de direitos para TODOS. Não posso com injustiças. Sou Portuense, sou do FC Porto e sou feliz. O meu clube já me deu a ver tudo. Duas vezes. O meu clube é um exemplo de sucesso e uma inspiração para todos os Portuenses e para todos os Portistas. Viva o PORTO!

    Eu sou do Benfica

    O meu pai degenerou de uma familia sportinguista, e eu continuo o legado benfiquista... Ai dos meus filhos se não o forem...

    era bom

    lêr comentários sobre o orgulho em se ser adepto do Atlético,do Leixões,do União de Leiria,e muitos mais.É triste ver cidades como Viseu,Castelo Branco,Portalegre,Beja,Viana do Castelo,Santarém,Bragança e Évora sem clubes referência e com os seus habitantes como adeptos dos três grandes.E mais triste é vêr clubes como o Setubal, Beira-Mar,União de Leiria,Braga(está a começar agora o apoio dos bracarenses) e Chaves sem têr o apoio que merecem. Salva a honra do convento o Vitória de Guimarães que consegue ter médias de 13 mil adeptos por jogo na 2ª liga,o Leixões e o Olhanense que deveriam ser exemplos para todos os outros clubes que não conseguem criar raízes nas suas cidades. E há o Belenenses e o Boavista que são os exemplos do que um clube não deve ser. Sou do Sporting porque sou de lisboa.Como poderia ser de outro clube da minha cidade se não fosse a herança familiar sportinguista que me passaram.O que não compreendo é haver uma maioria de adeptos portistas em Aveiro,Sportinguistas em Leiria e benfiquistas em Castelo Branco. saudações leoninas

    Simplesmente sou do Porto

    Porque em 16 anos de vida, vi o Porto ganhar tudo que havia para ganhar...

    Eu sou do Sporting porque...

    Toda a minha familia é benfiquista e eu quis ser...diferente!

    Re: Eu sou do Sporting porque...

    Fizeste bem. Tinhas de salvar a honra da familia :)

    porque sou do benfica?

    ja contei aqui esta historia. ainda eu nal sabia o que era o benfica, o sporting, o porto, o futebol, tinha 4 anos e andava num externato com o meu primo, as educadoras mandaram os do benfica para uma parede e os do sporting para outra. (somos de lisboa :P) eu fui logo para a parede do benfica. porque? nao sei... o meu primo foi para a do sporting, o que muito me surpreendeu... a minha familia e do belenenses quase por inteiro, com um recente ex-presidente, um socio-fundador, etc. e um avo e da academica, enquanto tios e primos do sporting. um amigo ca da terra começou a levar-me a luz em 84 tinha eu 6/7 anos... obrigado salpico. fui do benfica desde a concepçao lol.

    Re: És do clube X porque...

    Sou do Porto porque o meu pai é benfiquista. Dava um livro. O meu pai foi jogador do SC Espinho nos seus tempos de ouro e desde esse tempo que conviveu com eusébios e companhia e para ele foi a afirmação de todo o seu benfiquismo. Eu sou do Porto porque foi a equipa que me habituei a ver ganhar quando era puto. Lembro-me que quando o Porto venceu a taça dos campeões europeus o meu irmão ter pegado em mim ao colo a chorar de alegria e isso marcou-me muito. Talvez por aí. Não sou fanático, a razão não está sempre do lado do clube do coração e aprecio muito a capacidadde de gestão do Sporting. Kenji

    Sou benfiquista...

    desde que nasci! Sinceramente sempre aprendi a gostar deste clube, não sei explicar... Desde que me lembro de ver futebol, recordo-me de vibrar com os jogos do Benfica e saboreá-los com a companhia do meu pai... É verdade que o meu pai é benfiquista e a maioria da minha família também o é... Mas a verdade é que nunca senti por outro clube a paixão que sinto pelo Benfica... Quando era criança, vários tios meus tentaram-me mudar de clube... Mas independentemente dos argumentos deles, nada me podia fazer mudar de opinião... Pois é só quando vejo os jogos do Benfica que vibro, que sinto a paixão de festejar um golo, a tristeza de perder, a alegria de ganhar.... Quando se é mesmo adepto de um clube é impossível mudar-se para adepto de outro clube.. Certamente, que não serei o único a pensar assim... Agora é normal e acho que é mesmo fundamental defendermos os nossos clubes... Tal como defenderiamos, a nossa família ou os nossos amigos... Mas acima de tudo tem que haver respeito pelos adversários... Para quê ser-se anti-benfiquista ou anti-portista?? É que sem por exemplo o FC Porto ou o Sporting isto deixaria de ter graça e competitividade... Vivam é o futebol como ele merece ser vivido!! P.S. Eu faço anos no dia 28 de Fevereiro, precisamente no mesmo dia em que o Benfica festeja o seu aniversário... É mais uma razão de que só poderia ser benfiquista! lol cumps

    Re: És do clube X porque...

    Tudo começou aos 5 anos, numa altura em que o meu pai, grande benfiquista, me tentava "equipar" de vermelho, ao mesmo tempo que a minha mãe, grande sportinguista, me tentava dar um verde de "esperança". Meu pai, nessa altura jogador de basket do Cedofeita, tinha um grande amigo, esse sim portista ferrenho, o Nelson. Foi com ele e o meu pai que fui a primeira vez assistir a um jogo ao vivo, no Estádio das Antas, um Porto-Setúbal. Ganhou o FCPorto. Nesse mesmo dia, ofereceram-me um boné, uma bandeira do Porto, assim como uma camisola com riscas azuis e brancas, que ainda tenho guardada (tamanho Extra-small), com o nº 8, o mesmo nº do meu pai enquanto jogador. Ok, podem dizer que fui comprado. De resto, pensei para mim, também não fazia muito sentido ser de outro clube que não o FCPorto, já que o Porto era a minha cidade. Com o passar dos anos, com as sucessivas vitórias a nível Nacional, a paixão clubística foi aumentando. Nunca fui nem sou ferrenho, não tenho palas nos olhos, mercê de vários jogos vistos em família acompanhado do tal grande benfiquista e da tal grande sportinguista, em jogos tipo Final da Taça das Taças frente à Juventus, a Final da Taça dos Campeões Europeus na década de 80. Foi este convívio salutar com adeptos de outros clubes, que torciam pela vitória de um clube que não deles, mas apenas porque era português, que me fazem vibrar com as vitórias dos clubes portugueses nas competições internacionais. Ser do FCPorto em nada influencia a minha personalidade, apenas existe um grande contentamento (que dura há muitos anos), tal a quantidade de vitórias com que nos brinda.

    Preferências

    Eu fui baptizado a azul marinho e desde ai a minha preferencia foi pelo FCP,uma vez meu pai ser do FCP e como minha mae é do benfica nunca gostei de o ser... Parece que com isso as coisas nunca foram as melhores com minha mae. Ainda tentei mudar para o Benfica no ano em que tava para ser camp europeu..no ano em que defrontou PSv nos penalties mas...não tinha pensado que FCP ano anterior tinha sido camp europeu e mundial... Mas ainda bem que minha mae disse,és do Porto e serás..Pronto e eu cá continuei portista com todo o orgulho e consegui ver de novo o meu clube ser campeao europeu,mundial e ganhar tudo que havia para ganhar. só não ganhou a Uefa porque apanhou a Juve na final e acho que foi um jogo esquesito. Eu sou portista rebelde em casa mas quando chego ao relvado sou portista moderado e não consigo ser um relvinha daqueles radicais. viva ao futebol

    Sou Benfiquista...

    ...por influência directa do meu pai. Quando era pequenino ia com ele para um cafézito cá do bairro ver os jogos do Glorioso e isso marcou-me bastante. Não me importava muito com a bola mas achava impressionante o numero de pessoas que se juntava naquele café para ver o Benfica. E tornei-me Benfiquista. Ainda hoje recordo com saudade todos os momentos de alegria que vivi com o meu pai por causa do Benfica. Ainda hoje me sinto triste com os momentos de frustração que ele nos causava quando o resultado não era favorável. Em nossa casa o Benfica era mais que um clube... era um estado de alma! Nunca esquecerei a alegria imensa que o meu pai sentiu quando lhe apareci em casa com o bilhete para o jogo do último titulo, quando o seu estado de saúde já não era o melhor. Vibramos a noite toda. Faleceu 7 meses mais tarde no dia do Benfica-Manchester que nos apurou para os 1/8 de final da Liga dos Campeões. Por isso não consigo deixar de lhe dedicar todas as vitórias do meu clube, aliás, do nosso clube, o clube que ele me ensinou a amar... Cumps

    Re: Sou Benfiquista...

    Apesar de tudo e de tardeamente te digo...os meus sentimentos... enfim...uma historia triste de facto, mas tenta olhar a vida em frente.Cada dia um novo dia...mais vitorias do Benfica assistiras com os teus filhos..etc ;) Fica bem

    Re: Re: Sou Benfiquista...

    Obrigado :) Embora ainda seja jovem, a vida já me ensinou que o tempo nada apaga, apenas transforma a nossa maneira de ver as coisas. Transporta para a saudade os momentos bons, torna-nos mais adultos com os momentos maus. Fica bem e passa um excelente fim-de-semana. Cumps

    Re: Re: Re: Sou Benfiquista...

    E eu simplesmente com 18anos ja passei amargos de boca, mortte de familiares entre outras coisas, mas enfim...tenho uma filosofia de vida extremamente semelhante a tua. Obrigado..boa sorte po teu futuro ;) Fica bem...algures nos veremos um dia destes no estadio da Luz