Dia histórico para o desporto português! | Relvado

Dia histórico para o desporto português!

Rui Costa é campeão mundial de ciclismo; João Sousa venceu torneio de ténis ATP!
 
Montagem Rui Costa / João Sousa

Rui Costa e João Sousa levaram este domingo o nome de Portugal às manchetes dos jornais desportivos em todo o mundo. O ciclista sagrou-se campeão mundial; o tenista venceu um torneio ATP. Dois feitos sensacionais!

Campeão do Mundo! - Rui Costa escreveu este domingo uma página de ouro do desporto português. O ciclista nacional sagrou-se campeão mundial de estrada em Florença, num Campeonato do Mundo em que bateu ao sprint o espanhol Joaquim Rodríguez. Foi o culminar de uma época sensacional do homem da Póvoa do Varzim, que em julho ganhou duas etapas da Volta a França.

O ciclista português completou os 272 quilómetros da prova em 7:25.43 horas. O pódio ficou completado pelo espanhol Alejandro Valverde, seu ex-colega da Movistar, a 16 segundos. Em quarto, com o mesmo tempo de Valverde, chegou o italiano Vincenzo Nibali, outro grande nome do ciclismo.

Os quatro primeiros fugiram ao pelotão na décima e última volta do circuito. Nos momentos finais, Rui Costa, que se tinha resguardado, acelerou e foi apenas acompanhado por Rodríguez. No sprint decisivo, o poveiro foi mais rápido.

Pela primeira vez na história do ciclismo, ouviu-se a Portuguesa, com Rui Costa, de 26 anos, a não conseguir conter a emoção.

Entre os restantes portugueses, Tiago Machado terminou em 36.º posto, a 2,01 minutos. André Cardoso caiu e desistiu.

João Sousa entre os melhores – A muitos quilómetros de Florença, João Sousa conseguiu outro feito notável. O tenista português venceu o Open da Malásia – a primeira conquista do género no ténis português.

Sousa, número 77 do mundo, bateu na final do torneio de Kuala Lumpur o francês Julien Benneteau (33.º da hierarquia), por 2-6, 7-5 e 6-4. O jogo durou 2h18m.
João Sousa, de 24 anos, teve de salvar um match point no segundo set, quando estava a perder por 4-5, mas recuperou e venceu esse parcial. No set decisivo, o português quebrou o serviço do francês e não vacilou até final.

Com esta vitória, o tenista de Guimarães deverá entrar no top-50 mundial quando o ranking for atualizado.

diversos:

Comentários [35]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O desporto português e estes

O desporto português e estes dois atletas em particular estão de parabéns!

Lamento, sinceramente, que nenhum canal português tenha transmitido os mundiais de ciclismo, Preferem transmitir particulares de futebol e se me estou nas tintas para as opções dos canais privados, lamento que o serviço público da RTP pretira esta competição ao torneio de futebol da associação de lisboa.

Parabens aos dois

Foram grandes vindos de um povo tão pequeno.

Os meus sinceros cumprimentos

Os meus sinceros cumprimentos aos dois portugueses vencedores. Como não podia falhar, lá apareceu um urso vestido de encarnado a congratular o slb por ter dado a vestir o manto sagrado ao ciclista Rui Costa.

Enfim, o Rui Costa esteve no slb em 2007 e 2008, segundo o Record em papel.

O Deco quando ganhou a Taça UEFA e Liga dos Campeões, esqueceu-se de agradecer ao slb por lhe ter dado com os pés.... Loles!!

Os benfiquistas (a maioria deles) deveriam possuir três pálpebras para se proteger contra a areia do deserto tal como os camelos, tal é a quantidade de impurezas que têm nos olhos.

Rui Costa bravo, foi o clube do Eusébio que te fez acreditar! ;)

Que...

...filho da puta de comentário mais estupido.

Mas vindo do percevejo que vem não é de admirar.

Porra, que o SLB é uma doença

Porra, que o SLB é uma doença para ti...larga a droga.

Ó Jonnas Brothers, meu lindo

Ó Jonnas Brothers, meu lindo cavalinho de estimação, hoje vou dar-te a atenção que pretendes. A chuva veio em força e não permite que saia para a rua. Ficarei no escritório infelizmente.

Dizias tu isto, "Se pensas que te vou dar trela...estás muito enganado, morcão saloio", ao qual eu respondi, "Ó Jonnas Brother, não dás trela? Não enganes a ti próprio. Loles. Passou uma semana sem meter conversa contigo e tu no Sábado é que quiseste conversa... http://relvado.sapo.pt/benfica/benfica-p-ferreira-onzes-iniciais-482738#... Não liguei como é óbvio. Só respondo após estudar os astros".

Hoje li os astros :) Tudo isto a 16 de setembro como podes comprovar aqui: http://relvado.sapo.pt/porto/fc-porto-gil-vicente-onzes-iniciais-482751#...

Passaram dias, semanas e não liguei nenhuma a sua excelência paramécia Jonnas1974, mesmo com tentativas tuas aqui: http://relvado.sapo.pt/benfica/benfica-registou-mais-um-ano-prejuizos-48... ou aqui: http://relvado.sapo.pt/porto/estoril-fc-porto-equipas-iniciais-483880#co...

Não vales que perca muito tempo contigo. Só ás vezes... lolada =)

Hoje lá vieste tentar a tua sorte novamente e lá terás a merecida resposta pá. Happy?

Ps: Este texto foi escrito com a arrogância idêntica ao Gugas Val-Flores, um indivíduo megalómano, sobranceiro e que subiu na vida à custa dos euros os papás, que tirou um curseco para só ficar bem numa "família que tem negócios com alguns ilustres benfiquistas também ajuda a subir na vidinha". Palavras do próprio. LOleS. Onde é que anda essa amiba? Os papás já lhe ofereceram uma enxada no aniversário? Toca a cavar...! Dia a dia a escrevinhar no relvado.pt é uma vergonha para família de tamanho gabarito :)

Bem, já diverti um pouco por hoje. Até amanhã e amanhã podem descarregar todas as frustrações porque o FC Porto não vence o Atlético nem com Proenças, Capelas, Rolas nem Duarte Gomes... mesmo Diego Costa e Godín fora do onze.

Ora aqui está...

...porque o país está a merda que está e o que não devias fazer.

Se estás no escritória devias é TRABALHAR e não estar a perder tempo com este pasto. E depois ainda há queixas de que não se produs. Este é o exemplo.

Ó BUFÃO lololololol. Hora de

Ó BUFÃO lololololol.

Hora de almoço? Ring a bell in your head?

Tens que ter aulas com o Diogo Infante. Produz leva Z e não S. Não escrevas tão irritado. Isto é só um espaço para descarregar frustrações ou rir um pouco. Eu faço a 2ª.

Ps: Empresa privada com lucros. Não te preocupes comigo. Beijinhos.

14:09

Ainda hora de almoço? Sorte a tua.

Quanto ao produz foi só o ter clicado na tecla de cima e não ter reparado.

E irritado não estou de forma nenhuma, tanto que contigo não me preocupo nem só um bocadinho. Fico preocupado é com o que se faz neste país e o que a mioria das pessoas, como tu o fazes, faz.

È que eu também trabalhei numa privada com lucros e por causa dessas merdas há muito que deu o badagaio. Pois é.

Mas tens razão isto só serve mesmo para divertir. E o que me tenho rido é por demais. LOL.

Extraordinário num pequeno

Extraordinário num pequeno País da Europa do Sul, é notável!

E sobretudo num País que não teve, nem antes nem no pós-Revolução uma Cultura Desportiva!

Porém, há razões politicas, económicas, culturais ou sociológicas que explicam o pouco ou nenhum incentivo ao Ecletismo, ou mesmo à pouca ou escassa cultura de prática desportiva em Portugal.

Desde o Poder Central, passando pelas Autarquias, passando pela manifesta impotência, ou incompetencia do Comité Olimpico Português, por exemplo.

Não há, nunca houve, não acredito que haja algum dia, um Plano sustentado de desenvolvimento do Desporto em Portugal!

Desporto escolar em Portugal, uma verdadeira falácia!

Qual terá sido o plano estruturado das Autarquias para o Desporto? Sim, houve um forte investimento das Autarquias de Norte a Sul do País em infra-estruturas desportivas, justamente com Fundos Comunitários, mas essas infra-estruturas tem sido bem potencializadas e aproveitadas, qual a Intervenção Autárquica para o Fomento Desportivo? Talvez subsidiar Clubes de Futebol dos seus Concelhos, para estes fomentarem o Futebol Semi-Profssional em Divisões secundárias? Terá sido essa uma boa prática de incentivo ao Desporto das Autarquias? Felizmente terminou essa subsidio-dependencia aos Clubes de Futebol, porque com o actual estrangulamento e latentes dificuldades económicas das Autarquias, estas tem outras prioridades, são hoje as Autarquias Ministérios de Solidariedade Social!

Aliás, em Portugal, apenas e só o Associativismo Desportivo tem sido o pilar fundamental, do desenvolvimento desportivo quer a nível nacional ou local. O trabalho desenvolvido pelos inúmeros dirigentes (cada vez vão escasseando esses "carolas", infelizmente) desportivos que, em regime de voluntariado, tem sido esses "anónimos" os verdadeiros "motores" do Desporto em Portugal, e ponto final. Ecletismo em Portugal? Tem um nome: Sporting CP, continua a ser essencial na cultura e actividade desse Clube Grande, e nem é de hoje, Lopes, Mamede ou Agostinho, são referencias Nacionais, entre outros!

Voltando ao Poder Central. Em Espanha e relativamente à influencia do Poder Central no Desporto, será que a realização dos Jogos Olimpicos em Espanha (em 1992), assim como um forte investimento no Desporto e práticas desportivas/escolares (com uma plano estruturado e funcional a longo prazo) nos ultimos 15/20 anos, será que esse mesmo Poder Central com um forte investimento a esse nível, não terá garantido e proporcionado condições favoraveis para que hoje a Espanha seja uma potencia Mundial no Desporto? Sim sabemos que actualmente desacelerou esse investimento, pelo contexto económico da Europa do Sul, há outras prioridades sociais. Porém, esse forte incremento levado a cabo em Espanha não lhes garantiu apenas resultados desportivos ao nível do Futebol, em Espanha há referencias Mundiais noutras Modalidades: O Nadal no Ténis, o Navarro ou o Gasol no Basquete, ou o Canellas no Andebol são referencias Mundiais. E não só, muitos ignoram por exemplo que os espanhóis são Campeões do Mundo de Andebol, Hóquei em Patins, Futsal e a 2ª melhor Seleção de Basquetebol do Mundo. Porém só identificamos o Xavi, o Iniesta, e o Futebol, mas a Espanha não é só Futebol!

Em Portugal, o Poder Central, as Autarquias, as Escolas, Universidades, Clubes e Entidades desportivas estão de costas voltadas e esta é uma solução que provavelmente nunca será implementada em Portugal, e, se fosse, seria um processo que levaria mais de duas décadas a implementar. Portugal não tem cultura desportiva, nem social para moldar os seus interesses na vertente desportiva ou de formação complementar á vertente Académica!

Se o Poder Politico se coloca em "bicos de pés" como habitualmente faz quando surgem estes episódicos sucessos desportivos, essa mesma classe politica nada tem feito para que surjam regularmente, e de forma sustentada estes verdadeiros Campeões!

P.S. Hoje relevo que os 3 Jornais Desportivos colocaram com devido destaque nas suas capas estes dois verdadeiros herois Nacionais!

Muito bonito...quem escreveu

Muito bonito...quem escreveu isso???

Creio que foi o João Gabriel,

Creio que foi o João Gabriel, para o labrego iletrado soletrar na inauguração da Casa do Sport Comércio de Freixo-de-Espada à Cinta, mais 50 votos garantidos para as próximas eleições, assim como para a aprovação de R&C nada danosos! lol

Brilhante...

..estão de parabéns.

Grandes campeões!

O desporto português está de parabéns!
Dois grandes campeões a mostrarem toda a sua raça!
Parabéns aos dois... Foi com emoção que acompanhei pela televisão estes 2 ENORMES feitos!

Excelente

Perfomance dos 2 atletas, fantástico

Tambem nao ficava mal

referirem que Afonso Domingues e Hugo Rocha foram campeoes do mundo em Vela....

E também...

... Não ficava mal, referirem que o benfica se sagrou campeão nacional em xadrez... looooooollllllll :-)

E já agora de referir tambem,

E já agora de referir tambem, que o porto foi cão pião do mundo...da estupidez e ignorancia.

O Benfica continua a fazer-te

O Benfica continua a fazer-te comichão Companheiro...até aqui... :-)

Abraço

Grande dia para o desporto,

Grande dia para o desporto, uma lufada de ar fresco no desporto nacional depois de mais uma fds negro para o futebol

PAH!

MUITO BOM!!!

Uma pena terem alcançado estes GRANDES feitos logo no dia de hoje.................. mereciam mais destaque da imprensa!!!

PARABÉNS aos 2!!!

Somos...

... O Povo mais forte... Claro que não entras nestas considerações... Incha palhaço...

Tu pelas minhas desconfianças, dás e de que maneira, no tintol...

Ps: só agora reparei, que esta resposta, não foi colocada, por erro meu, a um comentário do energúmeno do demolidor... Esta feita a correção...

nao coles os portistas ao

nao coles os portistas ao norte, tenho muito boa consideraçao pelo povo do norte e sou suficientemente inteligente para nao misturar nortenhos com portistas no mesmo saco. Tenho familia do norte, agora aproveitar uma vitoria destas para colar ao portistas só pode ser uma brincadeirinha.
Nao sujes o trabalho arduo e honesto de pessoas honestas e que estao no desporto de forma honesta com os despreziveis batoteiros portistas.

clap,clap

idem, idem. Aspas. aspas.

Grandes!

Grandes!

excelente, excelente!

Se no caso do Rui já ameaçava alguma coisa, no caso do João Sousa é mesmo surpreendente sobretudo pela maneira como se mostrou na final.

ENORMES CAMPEÕES!!!

De Rui Costa já ninguém duvidava... Grande chapada na cara nos monstros do ciclismo mundial k o deixaram escapar!
Quanto ao João Sousa... Desde k eliminou o Ferrer, tudo passou a estar ao seu alcnce... Parabéns miúdo...
MUITOS PARABÉNS AOS 2!!!

Dia histórico para o desporto portugues

Dois grandes campeões.
Isto sim, é CAPA de noticias !

Só podem ser portistas

A raça e o suor do trabalho é aqui.

Outro que se deve drogar...

Outro que se deve drogar...