Crónica: o amor às quatro linhas | Relvado

Crónica: o amor às quatro linhas

 

No último título do Benfica vivi uma experiência da qual nunca mais me irei esquecer. Quando ia a caminho do Estádio da Luz, a babar-me todo enquanto gritava «somos Campeões», deparei-me na berma da estrada com um senhor de barbas gastas que olhava silenciosamente para mim. Era um sem-abrigo. Naquele momento senti-me a pessoa mais estúpida do mundo. Ao meu lado um homem de braços caídos, sem sonhos ou um abraço, jazia vivo no chão, enquanto que eu, repleto de sonhos, abraçava-me a um familiar de braços erguidos por... um jogo de futebol? Confesso que na esquina seguinte esqueci aquele senhor. Sempre fui um bom aluno...Mas hoje, longe da euforia desmedida e sem sentido, pergunto-me, como é que nós podemos dar tanta importância a uma bola redonda quando um mundo inteiro, igualmente redondo, está furado? Servirá o futebol como uma manobra de distracção? Se não, por que tomamos atitudes, como passar a maioria das vezes a desculpar a corrupção porque se o outro comete, o meu clube também pode cometer? Será amor?Afinal, é este que nos torna irracionais, entregues e preparados a acarinhar o máximo possível aquilo que estimamos, mesmo que seja o causador da maior dor que possa haver, tanto em nós como no outro...Entretanto, como a noite avançou e as memórias chegam na proporção inversa da forma como ela se está a despedir de mim, relembro-me de outra história...Um dia, antes de entrar para o relvado num jogo importante da época de juvenis, o meu mister virou-se para nós e disse:- «vocês hoje vão entrar num rectângulo mágico, façam magia nele»!Na altura senti-me maravilhado por aquelas palavras, mas hoje, se pudesse, corrigi-lo-ia sem hesitação. Será que num relvado se pratica magia? Será que isso é sinónimo de satisfazer o ego e a sede de conquista do homem? Afinal, um rectângulo não é mágico, é fechado!E agora, recuando alguns parágrafos, volto a perguntar-vos... Porque vêem futebol? Que magia encontram em ver homens a lutar por... um GOLO?Expliquem-me, é que mesmo que eu encontre razões hereditárias, sociais ou de outra ordem, ao ver o que me rodeia não consigo perceber porque vejo futebol.CaMuFLadO

diversos:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Engraçado dizeres isso.

Já a minha mãe dizia o mesmo, qual era a piada de ver 22 homens atrás de uma bola, e no entanto, sempre que o Sporting ganhava ela ficava toda contente, e no entanto, foi ela que me ofereceu a minha primeira bola de futebol, e no entanto, foi ela que me ofereceu a minha primeira camisola portista (tinha eu à volta de 4 anos), camisola essa que eu ainda guardo. De resto, a bola (de futebol, basket, andebol e ténis) sempre me acompanhou nos intervalos das aulas e sempre que os professores faltavam, daí o gosto pelo desporto, e pelo futebol em geral. Também ajudou à festa viver na cidade do Porto durante largos anos, pelo que as celebrações na Avenida dos Aliados eram uma constante (um título celebrado era muito parecido ao S.João). Os jogos de computador, e mais recentemente das consolas, fazem-me ter ainda mais paixão pelo futebol, dada a realidade cada vez mais constante nesses jogos. Assim, quando vejo futebol, não penso nesse aspecto de 22 homens atrás de uma bola, penso sim em assistir a um bom jogo, com fair-play e com espectáculo dentro e fora das 4 linhas.

esta pergunta é mesmo escusada?

se nos nao gostamos de futebol entao porque estamos aqui todos os dias no relvado??? ou se gosta ou se nao gosta nao ha que tentar perceber porque gostamos do futebol gosto de futebol e pronto.

O titulo diz tudo...

Primeiro que nada tenho que elogiar este artigo e o seu autor, sem duvida é dos artigos que já li o que mais me prendeu e deixou perdido no meu pensamento, simplesmente deixando sem uma unica explicação lógica para reacções que em consciência nunca teria tomado. Mas pronto, a minha conclusão é que o nome do artigo diz tudo, poderia ser a natureza humana competitiva, ou um escape para os problemas do dia a dia, mas não, o futebol é mesmo uma questão de emoção, de sentimentos e emoções que fogem à realidade e trazem de dentro de cada um os instintos mais básicos. Porquê isto acontecer com o futebol e não com outro desporto penso que vem de uma sociedade em que cada um de nós cresceu. Olhando um pouco para o meu passado, e fazendo um filtro só para o futebol o sentimento que domina é o fascinio, como uma televisão reunia tanta gente como se estivessem hipnotizados, como de um momento para o outro esse silêncio transformava-se em loucura total só porque a bola entrou entre uns postes. Usando o exemplo do autor, o ultimo titulo conquistado pelo Benfica e a festa gerada à sua volta foi algo muito especial, que no nosso país só encontrou igual quando de futebol se falava, por isso imaginem agora as crianças nos vêem ter atitudes assim apenas por causa de uma bola, é impossivel não marcar, é impossivel passar ao lado de tantas sensações e sentimentos. Por isso é minha opinião que o futebol é uma relação de amor, algo que não dá para explicar, apenas sentir..

O futebol

é o escape é a descontracção é o esquecer os problemas diários é o esquecermo-nos de nós é a adrenalina é o regozijo é a picardia é o deleite é o belo é a cura.

Paixões

A vida sem paixões não vale a pena. A paixão por ver um jogo que muitos (rudimentarmente) descrevem como 22 jogadores atrás de uma bola tem muito que se lhe diga. Começa-se por escolher um clube (não vale a pena explicar os fenómenos inerentes a isso pois quase todos os conhecem), e essa escolha é uma forma de afirmação, se o teu clube ganha, tu ganhas, pois essa foi a tua escolha, uma escolha que na hora da vitória se revela acertada. Não me digas que é "estúpido" ficares feliz pela tua escolha ter sido acertada? Racionalmente estás certo, pois decerto que haverá coisas mais "sérias" do que aquela hora e meia que nos enche de paixão, ilusão e magia sim essa mesma, aquela que o teu mister falava, mas o nosso ego leva-nos a coisas destas, e o ganhar torna-nos confiantes para uma vida que de certo mesmo sem quereres vai ter muitas coisas más, as boas, essas temos nós que fazer por elas. Depois há quem siga o jogo de maneira irracional, de maneira indiferente e claro de maneira racional (mais uma vez não vale a pena explicar essas três maneiras, nem explicar qual a certa). A tua parece-me estar a começar a tomar a forma de indiferente, pois que importa um campeonato quando há vagabundos e fome no mundo, muito certo sim senhor, mas porque estares a preocupar-te com coisas que não podes controlar?

Não tem explicação

o Futebol é o maior desporto do Mundo... Alías é uma forma de afirmação patriótica (basta ver o último Mundial). Não tentes ser racional...o futebol ñ se compadece c/racionalidades, estatísticas ou lógicas...apenas difruta do momento. Repara: no dia 14 Maio 1994 faleceu minha avó...nesse mesmo dia JVP fez a exibição mais memorável de k me lembro e pleno estádio de Alvalado (3/6)...pois bem, qdo dei por mim estava c/meu Tio aos pulos e a rir...ñ tem lógica pois não?

Re: Não tem explicação

Eu recordo esse dia por ter ido ver a apresentação de um disco do meu mano, baixista dos GNR, a Santa Maria da Feira...foi o último espectáculo do guitarrista Zézé Garcia, irmão de João Garcia...

o meu amor pelo futebol

deixa ver.... Se calhar,deveu-se ao facto de ser mais interessante do que ver novelas ou noticias chatas que passam nos jornais/telejornais e como gostava/gosto de jogos de futebol.. Como tenho esse vicio de jogos,o meu amor pelo futebol foi aumentando e comecei a ver noticias nos jornais deste ou daquele que sai do meu clube do coração,doutros clubes,de ver no cm/fm deste ou aquele jogador se é bom ou fraco e como dava varias vezes na tv e não se cansa de ver...ha sempre qualquer coisa nova para ver...mais me fascinou. Desde miudo,tinha varios clubes que gostava e as vezes tenho estado a par desses clubes das transferências/treinadores ou de alguns casos. Se calhar,alguns dizem que o futebol é chato ver 22 jogadores atrás duma bola mas as vezes acontece algo de novo..como varios golos ou ate pode o jogo ser chato..ou aparecer pessoas dentro do campo,quezilias dentro jogo (isto afasta..é certo) mas não há um jogo igual. Isso posso garantir,pode o resultado ser igual mas não será marcado golos ao mesmo minuto/segundo,amarelos etc Já vi varios na tv como alguns no estadio das antas/dragao/bessa/feirense/grijó e nunca perdi o gosto pelo futebol. Se calhar perdi foi quase o interesse pelo futebol de lá fora mas vou vendo. Além do futebol,vejo outras modalidades como por exemplo futsal/andebol/futebol praia ou outras.. Não sou obcecado pelo futebol.Dou um bocado de tudo eheheh. Tenho amigos que podem nao gostar de ver futebol mas quando joga o pais em questão são capazes de ver o jogo..Porque será? Não sei,talvez por ver o pais em si,haver aquelas coisas nao ligam aos clubes em si..mas são capazes de ver um jogo nem que seja para gritar golo pela selecção portuguesa. É claro que ha gostos para tudo como para futebol como para basket (onde fui fã da NBA) mas desde que via aquilo quase sempre a horas tardias..mais valia dormir...não tinha cabeça para ver isso..e perdi o interesse pelo NBA. E muito mais podia dizer sobre o futebol que para muitos é uma paixão,para outros é um passatempo ou não é nada..Para mim é uma paixão mas moderada.