Consequências da derrota contra os gregos | Relvado

Consequências da derrota contra os gregos

 

Ludovic diz: "todos os portugueses esperavam pelo Euro 2004 e muitos acreditavam que a selecção ia fazer um grande Europeu. O 1º jogo contra a Grécia parecia fácil, mas perdemos. Será que sonhamos demais? Viveremos mais uma desilusão como na Coreia?" E elizajane questiona:
"vale a pena continuar a ter esperança?" Já MRPP nota: "agora é que Madaíl devia dizer que «alguém vai ter de pagar» se não formos aos 4/final!»" Marogui acrescenta: "será Scolari o principal culpado por não ter sabido gerir as substituições e o esquema de jogo da selecção?" Para VivaFCP "o seleccionador não estudou o adversária, revelando falta de
profissionalismo e incompetência!"

diversos:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A culpa foi da pressão ...

Não creio que os jogadores ou os técnicos da selecção sejam realmente culpados, mas, estou ansioso por ouvir o presidente da APF a dizer que alguém terá que pagar .... isto é ELE.

Acho que o esquema de jogo montado pelo selecionador nacional foi o possivel para um jogo de abertura. Jogamos claramente ao ataque com praticamente 1 médio defensivo (Costinha) e 5 atacantes (Maniche, Figo, Simão, Rui Costa e Pauleta).
Uma equipa que entra assim em campo é para ganhar e penso que ninguém dúvidas disso.

Não creio que os jogadores não se tenham esforçado, pois, vimos que em muitas situações encostamos claramente os gregos à sua baliza ... não à sua grande área ... mas sim à sua baliza.

O que faltou?? Calma no início da partida e falha nos segundos passes. Infelizmente não tivemos o Rui Costa a jogar e/ou as bolas não chegavam a ele (perdiamos os 2º passes) ou ele fazia maus passes, que foi a razão do 1º Golo de Portugal com um mau passe do Paulo Ferreira.

Felizmente na segunda parte, com a entrada do Deco, passamos a ter um jogador que segurava a bola e e ia para cima da defesa adversária com velocidade (que não houve na 1º parte com Rui Costa), que fazia passes de morte (para o Cristiano Ronaldo).

Com isto tudo, nos faltou aquilo que a França teve no jogo com a Inglaterra: a estrelinha de campeões.
Não tivemos a sorte que acompanha sempre os vencedores pois se não vejamos: Quantos centros impossiveis o Cristiano Ronaldo fez para a área, para onde não estava jogadores gregos e onde devia estar os avancados (para o 2º poste deixando o GR desamparado e tinhamos o Pauleta e Nuno Gomes no 1º poste)?

Culpados? Devemos atribuir à ansiedade e pressão que nós todos submetemos a nossa selecção.

Nem o selecionados deve ser responsabilizado, pois, com as substituições que fez na 2º parte ele demostrou que queria ganhar o jogo, queria que a equipa subisses, que rematasse à baliza, que tudo, mas, a ansiedade era grande e o descenimento era pouco.

Esta foi para mim as razões e a justificação para elas.

Saudações Benfiquistas
Paulo Aboim Pinto

É caso para dizer

Portugal viu-se Grego frente á Grécia. Agora a sério, com dois pontas de lança o jogo tinha sido outro mas Scolari não quis arriscar. Quem não arrisca não petisca, já dizia o velho ditado.

Esperança sempre

"Vale a pena continuar a ter esperança?" - Sim, a esperança é a última a morrer.
Tornamos a passagem mais difícil mas eu já estava um pouco céptico... Andamos a jogar mal durante 2 anos.

Enfim, agora é olhar para a frente. Eu ainda tenho as bandeiras à janela. E vou apoiar a selecção na quarta ao estádio da Luz.
Ainda podemos passar.

PS: Eu sempre achei que como estávamos a jogar, não iriamos longe. Mas espero que me engane muito. Pelo menos, apoio não lhes vai faltar e sabemos que têm capacidade para ganhar.

Quem esteve no Dragão viu..

O banho de Táctica que Scolari levou.

Se tinha muitas duvidas em relação á qualidade de Scolari, tirei as duvidas todas...Ele não percebe nada e repito nada de Futebol Europeu...

Scolari disse ao referir-se ao seu ordenado que " Caro é o ruim " Então Sr Scolari o Sr é tremendamente caro de tão ruim...

Sinceramente enquanto Madail não sair da FPF não esperem vitórias, Portugal precisa de um treinador competente e de uma direcção muito competente e de uma nova geração, e eu acredito na nova geração do Futebol Português...Com menos vedetismo, mas com jogadores ambiciosos e lutadores.

Re:Quem esteve no Dragão viu..

Falas bem. Mas não explicas.

Dá lá a tua opinião em relação às falhas tácticas de Scolari.

Quanto a mim, o Rehnagel (ou lá como se chama o gajo) ganhou vantagem com a anulação de Costinha na manobra da nossa equipa. Mas até essa situação foi corrigida, primeiro com a entrada de Deco, substituindo o Rui Costa, recolocando o Figo e o Maniche, e mais tarde com a saida do Costinha e a entrada do Nuno Gomes, recuando Maniche.

Re:Quem esteve no Dragão viu..

Os Gregos tinham uma tactica bastante boa para jogar com a Selecção de Scolari...

Defendiam com 11 homens mas com três jogadores a desdobrarem-se rápidamente para o ataque..

O Guarda redes, ou a defesa bombeava a bola para um jogador muito alto(não sei o nome) este por sua vez entregava-a de imediato nos 2 avançados, que corriam de imediato em direcção da baliza...

Ora sabendo que a defesa Portuguesa é muito lenta com Fernando Couto e anulando Costinha fazendo as bolas passarem por cima dele, era meio caminho andado para o ataque...

Os erros de Scolari estiveram nos jogadores escolhidos e nas posições...

Com a Grécia a jogar em contra ataque deveriamos ter uma defesa rápida (Ricardo Carvalho e Jorge Andrade) no meio campo depois de ver que as bolas sobrevoavam o meio campo, Costinha não era preciso lá para nada...Colocava Deco no lugar de Rui Costa, por vários motivos mas por um em especial ( porque coloca a defesa contrária muito mais preocupada com ele e liberta outros jogadores...
Figo na Direita, Simão ou Cristiano na esquerda e 2 pontas de lança Pauleta e Nuno Gomes(tirando Costinha)

Re:Quem esteve no Dragão viu..

"Defendiam com 11 homens mas com três jogadores a desdobrarem-se rápidamente para o ataque.."

A Grécia jogou quase todo o encontro com 2 avançados e um médio de ataque.
Estes estavam lá sempre, e contavam com a subida de um dos laterais (preferencialmente o Seitaridis, já que o Simão não deu preocupações e não o acompanhava) e dois elementos da linha média, que tinham como função ganhar as segundas bolas, cortadas pela defensiva nacional.

"O Guarda redes, ou a defesa bombeava a bola para um jogador muito alto(não sei o nome) este por sua vez entregava-a de imediato nos 2 avançados, que corriam de imediato em direcção da baliza..."

Recorreram muitas vezes a esse sistema, (o avançado alto era o Charisteas) mas também recorreram muitas vezes ao Karagounis e ao Vryzas que trasportavam a bola em progressão.

"Ora sabendo que a defesa Portuguesa é muito lenta com Fernando Couto e anulando Costinha fazendo as bolas passarem por cima dele, era meio caminho andado para o ataque..."

A defesa não fica lenta só por causa de um jogador.
Mas compreendo que todos os argumentos sirvam para justificar a entrada do R.Carvalho na equipa.

Curiosamente só não utilizam um.

O R.Carvalho é nitidamente superior ao F.Couto, que apenas tem a seu favor a experiência e a importância da liderança dentro de campo, quer animicamente quer tacticamente.

Não me parecem justas as criticas a um jogador que tem sido um exemplo de esforço e dedicação à selecção, desde à muitos anos, só porque este agora tapa o lugar a um jogador de um determinado clube.

"Os erros de Scolari estiveram nos jogadores escolhidos e nas posições...

Com a Grécia a jogar em contra ataque deveriamos ter uma defesa rápida (Ricardo Carvalho e Jorge Andrade) no meio campo depois de ver que as bolas sobrevoavam o meio campo, Costinha não era preciso lá para nada...

O Costinha é o único jogador de meio campo e laterais, que pode jogar na marcação a um avançado, junto aos centrais. Além disso, não seria previsível que as bolas passassem sempre por cima dele (?). Além de que é também um bom cabeceador, quer defensivamente, quer nos lances de ataque, pelo que não me parece que fosse assim tão dispensável, ainda para mais de forma prematura.

"Colocava Deco no lugar de Rui Costa, por vários motivos mas por um em especial ( porque coloca a defesa contrária muito mais preocupada com ele e liberta outros jogadores..."

Teve uma época irregular, é verdade.
Já não tem o fulgor de outros tempo, é verdade.
Mas também é verdade que foi o único jogador Português com direito a marcação individual (exceptuando o caso óbvio de Pauleta), pelo que me parece que haveria no minimo a preocupação de que ele poderia incomodar os gregos.
 
"Figo na Direita, Simão ou Cristiano na esquerda e 2 pontas de lança Pauleta e Nuno Gomes(tirando Costinha)"

Jogámos uns bons 30 minutos com 2 avançados e o que vi, foi "0".
Nem o Pauleta rematou mais por isso (por acaso foi "0"), e o Nuno Gomes, só cabeceou uma bola a segundo poste.

Por isso, poder-se-á dizer que Portugal foi tão perigoso a jogar com 1 avançado, como com 2.

Re:Quem esteve no Dragão viu..

Se o Barthez não tem defendido aquele penalty ontem, o Santini também era uma boa merda, não?!

Consequências...

  • Ficámos com zero pontos ao fim da 1ª jornada.

  • Os Gregos ficaram com 3 pontos.

  • Anda meio mundo a ver se descobre o maior culpado. Scolari, Figo, Rui Costa, Paulo Ferreira e Simão são alguns dos candidatos a bode expiatório...

  • Temos que ganhar à Rússia e à Espanha e temos equipa para isso... ou melhor, temos jogadores suficientes, para fazerem uma EQUIPA para isso!

    Fui só eu que reparei, que nós temos futebol para ganhar a todas as equipas que já vi actuarem no Euro? Será que o que sucedeu com a Grécia não foi um remake do Gil Vicente vs FC Porto?
  • Re:Consequências...

    "Fui só eu que reparei, que nós temos futebol para ganhar a todas as equipas que já vi actuarem no Euro?"

    Podemos até ter... mas ainda não o mostrámos e, nestas provas de curta duração, sabe-se a importância que a regularidade tem. Em quantos dos jogos que Portugal realizou nos últimos tempos, mostrámos futebol suficiente para uma França, por exemplo? Nenhum!

    Eu acredito e espero que Portugal melhore e nos leve a um nível mais condizente com a qualidade dos nossos jogadores. Porém, comparar o nosso jogo com o dos Franceses....

    Saudações
    BloGolo

    Carrico...

    Há que ser optimista!

    O jogo da França ontem, nos primeiros 90 minutos, revelou uma equipa com fracas soluções para atacar uma Inglaterra que jogou fechadinha atrás, assim tipo Grécia...

    O Barthez defendeu o penalty e depois o génio de Zidane apareceu. Ou seja, a diferença foi que o nosso Ricardo não conseguiu defender o penalty e que o génio de Figo, Deco, ou Ronaldo não apareceu, ou não foi suficiente...

    Além do mais, o guarda-redes da Inglaterra é bem pior que o da Grécia. Eu não vi a Grécia a cometer erros ou a dar os espaços que a Inglaterra deu... Estou a ver mal?!

    1 grande abraço!

    Re:Carrico...

    Concordo e digo que será mais difícil fazer golos à Grécia que a muitas das outras equipas do Europeu.
    Portugal terá mais caminhos para as balizas Russa e Espanhola, mas também terá de ter o dobro do cuidado, pois estas duas formações apresentam muitas mais soluções atacantes que os Gregos. E, a avaliar pelos estragos feitos no primeiro jogo... há motivos para ficar preocupado. Há muito a corrigir.

    Em relação à dificuldade da equipa Francesa penetrar na defesa Inglesa, é verdade. O que diferencia os Gauleses dos nossos seleccionados é que estes procuram sempre os caminhos da baliza, com uma filosofia de jogo, com circulação de bola, com futebol envolvente! Nós... é na espera de um lance individual. Convenhamos, é muito mais complicado!

    Abraço
    BloGolo

    Scolari - Péssimo

    Tivemos fracas prestações nos jogos particulares. Pensava que no Euro 2004 tudo seria diferente. Scolari metia a melhor equipa, os jogadores estavam motivados por participar neste europeu e iam dar tudo por tudo. Parece que me enganei.

    A esperança é a última a morrer. Se o Scolari meter o R. Carvalho em vez do F. Couto, 75% dos problemas defensivos vão acabar. Por exemplo, se o R. Carvalho tivesse no lugar do Couto contra a Grécia, o primeiro golo não entrava, acredito que ele conseguia placar o jogador grego.
    Acho que o Rui Costa não tem lugar nesta selecção. Se fosse eu metia o Deco.
    Esperemos que o Scolari estude como a Rússia joga e que prepare convenientemente a sua equipa para este jogo decisivo.
     

    Re:Scolari - Péssimo

    Concordo plenamente com essa afirmação de que se o riardo carvalho estivesse no lugar do Couto o 1º golo n o teria sido. Ainda hj no jogo italia-dinamarca o panucci fez exactamente a mm coisa q o P. Ferreira só que o Nesta n deixou o dinamarquês embalar nem tão pouco rematar. Como já disse antes, akele passe do P. Ferreira foi estupido mas não foi um "passe de morte" estilo o do gerhard

    Saudações Vitorianas

    Re:Scolari - Péssimo

    Concordo plenamente com essa afirmação de que se o riardo carvalho estivesse no lugar do Couto o 1º golo n o teria sido. Ainda hj no jogo italia-dinamarca o panucci fez exactamente a mm coisa q o P. Ferreira só que o Nesta n deixou o dinamarquês embalar nem tão pouco rematar. Como já disse antes, akele passe do P. Ferreira foi estupido mas não foi um "passe de morte" estilo o do gerhard

    Pode acontecer que a derrota

    tenha um efeito nulo ou seja se ganharmos à russia e à espanha ainda podemos ser campeões da Europa. Aliás como aconteceu em 1988 com a holanda. Mas paar isso é preciso mexer bem na equipa, ter fé em Deus e um bocado de sorte. Eu não gosto nada nada do Scolari mas o que mais dejeso é que ele seja campeão da europa.

    a consequência da derrota

    pode ser nula ou seja se ganharmos à russia e à espanha ainda podemos ser campeões da Europa. Aliás como aconteceu em 1988 com a holanda. Mas paar isso é preciso mexer bem na equipa, ter fé em Deus e um bocado de sorte. Eu não gosto nada nada do Scolari mas o que mais dejeso é que ele seja campeão da europa.

    A consequencia é que...

    se eu vir o Couto de novo no onze inicial contra a Russia e Espanha, nem vejo o ultimo jogo porque estamos fora do Europeu. Anda tudo a dizer que foi a pressao, foi isto, foi aquilo...por amor de Deus, nao é de agora, ja nos jogos de preparaçao se via que a coisa ia correr mal, so um burro Scolari nao viu isso. Ver um jogo da selecçao com o Couto é como um pai ver um filho a passar uma corda suspensa a 500m...nao quero ser mais masoquista.

    Como é??

    Se Portugal Russia ficar 1-0 e a Grécia ganhar 2-1 a Espanha e se depois Portugal empatar com a Espanha, como decidem o 2° lugar ???
    Por sorteo???

    Fazemos as contas - Regra Do EURO'04


    Site da UEFA:

    Artigo 6.16

    Se uma ou varias equipas ficam empatadas depois de todos os jogos da fase de grupos esses criterios seguintes serão usados para o desempate:

    a) O numero de pontos obtidos em jogos entre equipas empatadas

    b) A diferença de golos obtidos em jogos entre equipas empatadas.

    c) Numero de golos marcados em jogos entre equipas empatadas (em caso de mais de 2 equipas empatadas)

    d) Diferença de golos em todos os jogos na fase de grupos

    e) Golos marcados em todos os jogos na fase de grupos

    f) Coeficiente UEFA (conseguido depois das fases de apuramentos do Mundial 2002 e do Euro2004 (pontos obtidos

    divididos pelo numero de jogos)

    g) Classificação Fair play no Euro 2004

    h) Sorteio



    Artigo 6.17


    Se duas equipas que se encontram no derradeiro jogo da fase de grupos têm o

    -mesmo numero de pontos

    -mesma diferença de golos na fase de grupos e mesmo numeor de golos marcados

    e se o jogo acaba por um empate , proceder-se-á a um desempate por pontapés de grande penalidade em vez do criteros 6.16 a) até h)


    Lembramso alguns pontos.
    Relativo a dos coeficientes da UEFA, a classificação é a seguinte:
    1-PORTUGAL
    2-Espanha
    3-Grécia
    4-Russia

    Agora, Portugal e Espanha só vão as grandes penalidades se Portugal vencer a Russia por 1 golo de diferença e Espanha perder com a Grécia com um golo de diferença, e Portugal e Espanha marcarem o mesmo numero de golos na 2a jornada ou seja desta forma:
    POR-RUS ESP-GRE
        1-0 1-2
        2-1 2-3
        3-2 3-4
    e Portugal e Espanha empatarem.

    Caso Portugal vencer a Russia:

    Se a Espanha perder frente a Grécia,
    Se Portugal marcar mais golos nesta jornada do que a Espanha, em caso de empate, Portugal fica a frente e Espanha afastada.Se marcar menos, empate significa eliminação para Portugal, se marcar tantos como a Espanha são grandes penalidades...

    Se a Espanha vencer a Grécia
    Vai ser preciso rezar para que a Grécia não vença a Russia, porque assim teremos a obrigação de vencer a Espanha e mesmo assim fica tudo baralhado e pendente do resulutado frente a Russia.Era melhor os espanhois fazer o mesmo resultado do que Suécia-Bulgaria.Ficaria tudo a resolver no jogo a 3 que disputam Portugal,Grécia e Espanha.

    Se Espanha e Grécia empatam
    Grécia 4pts
    Espanha 4pts
    Portugal 3pts
    Russia 0pts

    Portugal pode se apurar empatando com a Espanha caso a Grécia perca.Tal o empate frente a Coreia podia ter apurado os lusitanos, visto que os EUA tinham perdido contra os polacos.
    O melhor é sempre vencer a Espanha o que os eliminariam.

    Em resumo
    Se Portugal vencer a Russia, nem a Grécia nem a Espanha podem já se apurarem.
    E qualquer dos casos vistos podem levar Portugal ao primeiro lugar.

    Caso Portugal empata com a Russia

    Se a Grécia ou a Espanha vencerem, a equipa vencedora fica apurada porque terá 4 pontos de differença com Portugal.

    A equipa derrotada disputa assim o 2o lugar com Portugal.
    - Se fôr a Espanha derrotada, uma vitoria de Portugal sobre Espanha, apura os lusos, o resto nem pensar...
    - Se fôr a Grécia derrotada, a Espanha já primeira descansada, Portugal terá de vencer a Espanha, e a Grécia perder com a Russia.Um epate da Russia com a Grcia dá vantagem aos gregos , com goal-average particular 2-1 com Portugal.

    Se Espanha e Grécia empatarem tambem..

    Portugal fica atrasado com 3 pontos cm Espanha e Grécia.
    Potugal terá de vencer a Espanha e fica apurada só em caso de vitoria.
    Outro resultado elimina o Portugal.
    Ou seja, 2 empates 4a-feira dos ibéricos vai eliminar um : grande final!

    Assim são as contas

    Desculpa lá, Humby

    Mas tens um erro...

    Dizes isto:

    Se Espanha e Grécia empatam
    Grécia 4pts
    Espanha 4pts
    Portugal 3pts
    Russia 0pts

    Portugal pode se apurar empatando com a Espanha caso a Grécia perca.Tal o empate frente a Coreia podia ter apurado os lusitanos, visto que os EUA tinham perdido contra os polacos.
    O melhor é sempre vencer a Espanha o que os eliminariam.

    Portugal nunca se pode apurar se empatar com a Espanha, mesmo que a Grécia perca ou não será assim?

    certo, se fores ao link Euro2004 acima, confirmas

    ...para se apurar, Portugal tem de vencer a Espanha...

    ...épico, e perfeitamente possível...

    ...eu próprio falei desse jogo quando a selecção espanhola foi comentada num artigo do Relvado...

    Re:Fazemos as contas - Regra Do EURO'04

    Heya... obrigado :)

    Serviço público no relvado. Já me lembrei de saber isso, e assim foi muito mais simples.

    Penalidades no ESP-POR,é possivél:

    Resolvi tudo isto com uma pagina na net
    CONTAS DE PORTUGAL

    Escrevam:

    Portugal 3 x Rússia 2
    Espanha 0 x Grécia 1
    ------
    Portugal 2 x Espanha 1
    Rússia 0 x Grécia 0

    e acabou o problema!

    isto se o Scolari entender a mensagem de Sábado:

    • Ricardo Carvalho por Fernando Couto
    • Nuno Valente por Rui Jorge (não se admite que um defesa recupere a sua posição a PASSO!!!)
    • Deco por Rui Costa
    • Cristiano Ronaldo por Simão

    saudações

    Está complicado...

    Mesmo que Portugal ganhe os dois jogos pode ser que não passe....
    Pode acontecer um empate a 3.
    Estou pouco confiante para o jogo contra a Rússia e mesmo que ganhem depois falta a Espanha!
    Lembram-se do Mundial Japão/Coreia?

    Vou tentar adivinhar

    Se consegui adivinhar o resultado do Portugal-Grécia, tenho algum desconto numa nova tentativa de adivinhar os próximos :) e digo que Portugal vai perder com a Rússia (e acho que muitos lusos se vão espantar com a capacidade de Alenichev) e vai ganhar à Espanha quando já não servir para nada, numa espécie de vitória moral a que nos habituamos.

    Não tenho razão nenhuma para partilhar da crença na selecção... é muito bonito apoiar a selecção, mas é preciso manter a consciência do que pode acontecer. Volto a dizer que o problema de Portugal não está nos jogadores, está na incapacidade de fazer os jogadores entenderem-se, e de terem noção do seu lugar no campo... o jogo com a Grécia foi a prova disso, e não acredito que com a Rússia seja diferente, a não ser que o seleccionador russo volte a estragar a equipa como fez ao intervalo no jogo com a Espanha.

    Vai uma aposta?

    Queres apostar comigo que não perdemos com a Rússia?

    E a Inglaterra?!

    Nos tivemos 63% de posse de bola, pressionamos, mas nao marcamos, e futebol, e como o Franca-Inglaterra. Sinceramente, se jogarmos um bocadinho mais afinadinhos, temos seleccao para ganhar a qualquer outra.
      Depois da Grecia, como diria o grande Mourinho: Alguem vai ter que as pagar...
      Russos e Espanholitos, preparem-se!

    Os culpados ...

    Azar ... de dois jogadores do porto, dois golos para a grécia. Uma substituição mal feita ao intervalo que mostrou a falta de ambição do seleccionador.

    Acho que com um pouco de sorte e algum atrevimento, Portugal pode vencer a Russia, e de preferência, por uns 3 ou 4 para arrumar logo a questão da igualdade pontual .. .mas mesmo assim, vamos depender dum deslize da grécia (esperemos contra a espanha).

    Vamos fazer contas ... como sempre:
    Portugal vence Rússia
    Espanha vence Grécia

    Tudo em aberto, ...

    Portugal empata com Russia
    Espanha vence
    Contas para o final

    Portugal empata Russia
    Grécia ganha
    Portugal tem de vencer a Espanha

    Portugal empata
    Espanha e Grécia empatam
    Portugal tem de vencer a Espanha

    Portugal perde com a Russia ... Adeus Scolari, Adeus Madail, Adeus Figo, Adeus Couto Adeus Rui Costa ... renovação é precisa.

    Era giro ver Portugal, Espanha e Grécia chegarem ao final com 6 pontos ...