Carreira: desportiva ou financeira? | Relvado

Carreira: desportiva ou financeira?

 

A médio prazo, este "el-dorado" que são as Ligas estrangeiras, mais fortes futebolisticamente e em países com economias mais fortes que a nossa, não se fecharão para muitos dos atletas que, na grande maioria, só vão pelos custos mais modestos a que as suas transferências estão relacionadas?Que pensam os utilizadores do Relvado.com desta situação?
H38

diversos:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Atlético Madrid não é mau...

pois tem uma equipa muito interessante... Com os monstros sagrados Barça, Real e Valencia, não é facil competir. Se a saida do Ricardo é contestavel no plano desportivo, a saida do Simão compreende-se um pouco melhor pois vai para um clube com aspirações e com ambição, vejam os reforços do Atlético: Forlan, Luis Garcia e Reyes a juntar a Simão. Qual clube português faz isso??? E quanto ao Ricardo, um esforçosito dos dirigentes para subir o salario de um jogador importante talvez fizesse com que ele ficasse mas como não quiseram alargar a conta do Ricardo, foi embora, como muitos de nos teriam feito...

OFF- Manual do jogador estrangeiro em Portugal

AS 10 QUALIDADES FUNDAMENTAIS PARA UM JOGADOR ESTRANGEIRO SE ADAPTAR AO FUTEBOL PORTUGUÊS SEM PRECISAR DO “PERÍODO DE ADAPTAÇÃO” 1. Sabedoria: dizer que gostam muito da cidade (apesar de só conhecerem o quarto do hotel) e que as pessoas são muito simpáticas (na verdade, referem-se unicamente ao seu empresário) e, claro, que já sabem dizer muitas palavras em português mas que no momento só se recordam de OLÁ e OBRIGADO (os mais qualificados também saberão dizer o nome do clube que os contratou, mas isso, só mesmo uma minoria... ); 2. Perspicácia: é preferivel cair e simular faltas em vez de prosseguir com a jogada; 3. Astúcia: demorar, no mínimo, 2min 37seg em cada reposição de bola, sempre que a equipa se encontre em vantagem no jogo; 4. Valentia: contestar as decisões dos árbitros de forma veemente e exaltada, haja ou não razão (aliás, isso é o menos importante); 5. Destreza: conseguir cuspir a uma velocidade média de 45m/s, várias vezes por jogo (para quem ainda não é capaz, aconselho vivamente um treino intensivo com especialistas devidamente credenciados); 6. Empenhamento: treinar os nossos palavrões antes de entrar em campo e, de forma bem articulada, gritá-los dentro das quatro linhas, para que o público e os espectadores possam perceber bem o estado de espirito do jogador (especialmente didáctico para as crianças: aprendem o que os professores não lhes ensinam na escola e treinam, ao mesmo tempo, a leitura labial); 7. Habilidade e robustez: conseguir usar, para além dos pés e da cabeça, as mãos, os pitons e os cotovelos (é o que, em linguagem futebolística, se chama um jogador completo e acima da média); 8. Poder de argumentação: contradizer o treinador em frente aos jornalistas e passar-lhe um atestado de incompetência; 9. Lucidez: exigir um lugar titular na equipa e o ordenado mais alto do plantel, com a desculpa (in)válida de que é um jogador de nível internacional; 10. Maturidade: repreender, em altos berros, os colegas de equipa por um qualquer erro que tenham cometido durante o jogo e que eles, jamais e em tempo algum, seriam capazes de fazer. BÓNUS para os jogadores brasileiros: 11. Inteligência levada ao extremo: deverão referir-se a si próprios na 3ª pessoa do singular e pelo nome próprio, não esquecendo a invocação religiosa, que é fundamental; por exemplo, se se chamar Anacleto dos Santos, dirá: Graças a Deus, o Anacleto está muito contente! E pronto, espero que isto seja útil de alguma forma e em especial para os estrangeiros que não vistam cor de rosa............... In "Aqui há luz"

Re: OFF- Manual do jogador estrangeiro em Portugal

Curiosamente o MST, aqui há umas semanas, n'A Bola publicou uma crónica excelente, antagónica a esta, sobre as regras essenciais para um reforço se adaptar ao FCP com sucesso. Estive quase a transcrevê-lo para o Relvado, mas faltou-me o tempo.

Re: OFF- Manual do jogador estrangeiro em Portugal

"Graças a Deus, o Anacleto está muito contente!" heheh

Re: OFF- Manual do jogador estrangeiro em Portugal

Muito bom... ehehehe cumps

competitividade

Uma coisa que acho que nunca se ouve dizer é que num clube de meio da tabela em Espanha e em Inglaterra existe uma expectativa realista de se conseguir competir pelo título, enquanto que no Braga, Boavista, Guimarães, etc., isto é muito improvável. Não me choca minimamente quando alguém se muda para um país mais desenvolvido que Portugal, com uma fiscalidade mais atractiva, melhores cidades e um campeonato de futebol com mais do que 3 equipas relevantes.

o atletico madrid e betis em portugal estariam

a lutar pelo titulo.

Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

Vendo as coisas pelo outro ponto de vista, qualquer um dos três grandes se inseridos no campeonato espanhol estaria a lutar pelo titulo.

Re: Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

Lutavam pelo titulo em Espanha ? haha, boa piada ! Pois claro, com Barça, Real, Sevilha, Valencia e mesmo Zaragoza (Aimar, Ayala, Oliveira, D´Alessandro), Villarreal (o novo rico do futebol espanhol, com um orçamento que deve ser 3 vezes superior ao de qualquer clube tuga) e Atletico de Madrid (que tem comprado e de que maneira neste mercado... Lutavam pelo 6º/7º lugar e já iam com sorte.

Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

Não estás a substimar de mais o nosso campeonato. O certo é que nós nas competições europeias conseguimos discutir os resultados com qualquer equipa de topo europeia.

Mas qual subestimar ?

Não tenhas duvidas que o Betis lutaria pela Europa em Portugal (aliás, mesmo em Espanha, o Betis lutou vários anos pela Europa e ainda há 2 anos esteve na LC). Aliás, não tenhas duvdas que a maior parte das equipas de Espanha lutariam, no minimo, pela Europa em Portugal, mesmo as mais fracas da I Divisão deles. Não se trata de subestimar o nosso campeonato, mas já alguma vez viste um jogo do campeonato espanhol ? Mesmo um Real-Osasuna ou um Barça-Racing ? Já viste a velocidade que mesmo as equipas pequenas espanholas imprimem ao jogo ? Agora compara-o com os Aves e Navais e o joguinho a passo de burro que se pratica aqui em Portugal. Isto para nem começarmos a comparar planteis.

Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

O Atlético sem dúvida, e seria o mais sério candidato ao título. Agora, o Bétis? Era para meio da tabela... Tá muito fraquinho!

Re: Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

penso que nao,o betis em portugal lutaria para a europa,o campeonato espanhol é muito mais forte que o campeonto portugues. e o plantel do betis sem contar com o frangueiro tem varios craques http://en.wikipedia.org/wiki/Real_Betis

Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

O Betis? Coitados eles o ano passado não desceram por uma unha negra, então este ano com o labreca tão bem lixados. Dois jogos com equipas de divisões abaixo 5 golos. Belo começo.

Re: Re: o atletico madrid e betis em portugal estariam

jogos preparacao nao conta para nada.

Isso depende

Há casos e casos, ir jogar para um Sevilha, Valência, Liverpool, Arsenal nas suas Ligas não pode ser considerado mau. Não vão ganhar tantos titulos mas compensam com o jogarem a um alto nivel nas melhores ligas e ainda ganham muito bem. Agora eu fico pasmado com jogadores que vão atrás dos milhões para a Rússia, Ucrânia, etc... O Zárate, companheiro do Aguero no ataque da Argentina campeã de sub-20, falou-se que ia jogar para o Qatar?!?!? Isso é uma opção que eu não compreendo de um jovem promissor.

Somos todos diferentes!

Na verdade, uns vão atrás do dinheiro sem pensar em mais nada e outros tentam ter uma carreira mais ambiciosa e com outro tipo de aspirações! A verdade é que a idade e a qualidade dos atletas é determinante naquilo a que podem aspirar e esse é outro dos factores a considerar! Vejamos! Simão tem 28 anos e poucos mais para se poder transferir, mas creio que poderia ainda ambicionar um clube com outro estatuto! Já Ricardo, um guarda-redes de segunda linha no futebol mundial e com 31 anos, não poderia ter muito maiores ambições para a sua carreira. Paulo Futre, um jogador genial, é talvez o maior exemplo de um jogador que passou ao lado de uma grande carreira por ter feito uma má escolha, no caso, o Atlético de Madrid! Mas foi também prejudicado porque nesses tempos, a selecção nacional raramente se qualificava para as grandes competições. Outro exemplo, foram as transferências para o Dínamo de Moscovo que resultaram em péssimos resultados ara as carreiras de todos os futebolistas que para lá foram. Muitas vezes, estas tranferências mal escolhidas que parecem dar grandes proveitos no curto prazo, acabam por se transformar em pesadelos e destroem as carreiras dos atletas. São situações diferentes e é necessário pesar bem os prós e os contras antes de embarcar numa mudança atrás de um punhado de dólares!

Carreira desportiva ou financeira?

Uma boa carreira desportiva é relativa. Será melhor jogar no Steaua de Bucareste ou no Anartosia do Chipre, que são clubes campeões todos os anos? Ou jogar em clubes como o Reading, o Ossasuna ou o Messina, que apesar de não aspirarem a grandes títulos, pertencem a campeonatos aonde há publico e incerteza nos resultados? Já uma boa carreira financeira, define-se pelo numero dos zeros à direita no cheque do final do mês. Pessoalmente, a partir de uma certa idade, comprendo que se dê prioridade às coisas objectivas. A não ser que se seja herdeiro de uma grande fortuna. Mas nesse caso a tendencia não é ir para jogador, mas para dirigente.

Ganhar a vida

Desculpem lá, mas antes de serem jogadores, são pessoas. Eles sabem que têm 10 a 15 anos para ganharem dinheiro suficiente para se governarem para o resto da vida, até porque excepto um ou outro caso, jogador de futebol só sabe dar biqueiros na bola para ganhar dinheiro. Por isso, eles vão atrás do dinheiro! Tens casos bem mais flagrantes do que do Ricardo e Simão! O Maniche, o Costinha e o Derlei deixaram o Campeão Europeu para irem para um clube mediano da Rússia! E digam o que disserem, qualquer pessoa no lugar deles faria exactamente o mesmo!

Acho graça a alguns comentarios

como o do Simao ir para o Atletico, um clube que nao ganha titulos. E no Benfica que titulos ganhava? Que lol. Assim esta num sitio perfeito, nao ganha titulos mas ganha mais guito. screwie PS. pronto ja sei que ganhou um campeonato

Ambas estão ligadas e dizer o contrário...

... é um absurdo ! Quem é jovem pode ser paciente e esperar que uma melhor oportunidade lhe apareça à porta, no caso do Simão e Ricardo devido às suas idades, não se podem dar ao luxo de fazer isso, daí terem escolhido os clubes que escolheram e a ganhar mais em 4 anos do que uma década e meia cá em Portugal. Não os posso censurar.

Ja tiveram

A desportiva agora querem a financeira.

Se formos a ver por

esse prisma ninguem se transferia para clubes "fracos" e estariam a chuchar o dedo nos clubes que estavam. Há clubes que há uns anos eram considerados como fracos e quando ascenderam á 1ª divisão desses paises chegaram aos lugares da Uefa ou até foram campeões.... mas pronto,se calhar Simão ou Ricardo fizeram mal em ter mudado de clube. Um jogador se sente que ordenado oferecido é melhor e se der para proporcionar tambem troféus,porque não? A vida dum jogador é curta. Basta ver que meu primo não aguentou ate mais do que 32 anos no mundo do futebol. Ah,falando dos clubes que citei em cima.Se calhar não se lembram do Corunha que ha uns anos lutou para ser campeão,ou do Parma ou do Villarreal que ha uns anos teve no grupo do Benfica e algumas presenças na Uefa. E são do meio da tabela??? Simão foi para o 6º classificado ou 7º,não tenho certezas e do Bétis esse sim lutou para não descer divisão. Mas já vi vários clubes que jogadores escolhem por ser um clube projecção ou que possa dar nas vistas.Se fosse assim,ninguem dos "porto 2004" e scp tinha ido para o Dinamo ou davam saltos... Por isso como conclusão, um jogador se sente que oferece melhores garantias porque não e além disso a vida é curta num jogador.

Re: Se formos a ver por

O Corunha não lutou para ser campeão, foi mesmo campeão em 2000. Em 2003, o Real Madrid e - pasmem-se - a Real Sociedad estiveram a lutar pelo titulo até à ultima jornada. O Mallorca também ficou em 2º aqui há uns anos. Osasuna e Zaragoza também já ficarm nos primeiros lugares. O campeonato espanhol tem muito mais equipas do que apenas 3. Imaginem isto: vocês preferem jogar num grande equipa de um campeonato mediano, com um futebol geralmente mediocre e jogos que nem chegam às mil pessoas ou numa equipa mesmo media de um grande campeonato, ao lado de alguns dos mehores jogadores do mundo, com futebol de alto nivel e onde as piores assitencias são de 20 mil pessoas ? Depois respondam...

A vida ou

a carreira...

Re: Carreira: desportiva ou financeira?

"Both" mas em primeiro lugar a financeira acho eu.

Re: Re: Carreira: desportiva ou financeira?

Concordo. Mas acho que há um pormenor a reter. Os jogadores podem ir para equipas do meio da tabela de outros campeonatos, mas precisamente por estarem nos campeonatos mais milionários e onde, à partida, estão as equipas mais fortes, também ganham visibilidade com isso. Ou seja, com os Euros enchem os bolsos e com a maior visibilidade investem na própria carreira.