OPINIÃO: A busca continua... | Relvado

OPINIÃO: A busca continua...

Bossio, Delibasic, Carlos Miguel, Nalitzis, Butorovic, Kaviedes... "Compra-se em catadupa, na espera
 

A pergunta na cabeça dos adeptos perpetua-se no tempo... Onde é que foram desencantar este?

Todos os anos os planteis são recheados de alto a baixo com novos craques, nos quais se depositam enormes esperanças. Ao primeiro toque trémulo na bola, surgem as primeiras dúvidas. Ao enésimo passe falhado questiona-se o estofo do estreante. Uma movimentação sem bola sofrível, uma falha de marcação inexplicável e aquele golo falhado à boca da baliza no ultimo minuto deixam as bancadas perplexas. O que se passou aqui afinal? Temos atleta de primeira ou figurino da liga dos últimos? Fica o vazio...

O filme vai-se repetindo nos  jogos seguintes e constata-se o óbvio: mais um tiro de pólvora seca. A não ser que haja um inesperado volte-face, o jogador tem o seu destino traçado.

Deixa de ver o seu nome nas convocatórias, assiste aos jogos do restante plantel da bancada e arrasta-se da cama para mais uma semana de treinos. Passa de ter o nome escancarado em grandes capas dos jornais, ficando reduzido a umas menções esporádicas em rodapé, relatando uma assistência para golo ao serviço de uma qualquer equipa de reservas na Liga Intercalar. A condição física cai a pique, a moral esmorece e muitas vezes generosamente assalariado, procura no facilitismo da noite o joie de vivre que lhe vai faltando durante o dia.

Neste triste processo a culpa nunca poderia morrer solteira. Os jogadores são o elo mais fraco de uma política de contratações altamente discutível. Compra-se em catadupa, na esperança de encontrar um diamante em bruto. Os dirigentes, olheiros e outros agentes interessados, quais garimpeiros, chocalham as águas em mercados mais apetecíveis. Desta faina anual, em que um mercado de Inverno armadilhado se revela muitas vezes ingrato, chegam ao futebol nacional inúmeros jogadores de qualidade dúbia e com futuro incerto. Com a conivência do poder vigente, a formação é relegada para segundo plano, pondo em causa a identidade e sustentabilidade do futebol luso a médio/longo prazo.

No modelo atual os "erros de casting" multiplicam-se. Recordemos com saudosismo masoquista alguns "craques" que agraciaram os nossos relvados, como Bossio, Machairidis, Paulo Almeida e Delibasic pelo Benfica. Ou De Wilde, Gil Baiano, Carlos Miguel e Nalitzis no Sporting. No FC Porto pouca memória resta de Wozniak, Butorovic, Pavlin ou Kaviedes. A lista de jogadores é extensa e dava para formar vários onzes.

O flop, com todo o folclore a ele associado, ganha força no desporto-rei.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

I Liga:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Há flops em todos os clubes!

Em relação a flops, ninguém se pode rir, pois todos têm, não só os grandes, e muitos!
De qualquer forma, há três espécies de flops: um é o dos jogadores que são mesmo fracos e que jamais teriam a qualidade mínima para representar o clube que os contratou; o segundo é formado por aqueles jogadores que têm claras qualidades para brilhar mas que ou porque são sulamericanos e precisam muito tempo para se adaptarem à Europa ou porque o tipo de futebol que o treinador quer pôr em prática não se enquadra nas suas características ou ainda porque o treinador não sabe aproveitar as suas qualidades não se conseguem impor, indo muitas vezes brilhar para outras paragens; o terceiro grupo é formado por jogadores que foram impostos por empresários para aceitarem o contrato com um jogador que o clube queria muito contratar ou porque algum dirigente fez uma "negociata" ganhando bastante dinheiro para os seus bolsos,
Importa notar que os clubes, e sobretudo os grandes, compram em quase todas as temporadas demasiados jogadores, jogadores de que não necessitam ou que não são nada superiores aos que têm sob contrato. É que é muito difícil, para a esmagadora maioria dos treinadores, e sobretudo dos portugueses, apostar nos jovens valores nacionais mesmo que seja para uma segunda linha das suas equipas! Veja-se que o tão aclamado, e com justiça, André Villas Boas, despachou, no mercado de Inverno, os dois únicos futebolistas que tinha no plantel feitos em casa e ambos com muita qualidade; veja-se que Jorge Jesus não foi capaz de lançar a sério nenhum jovem português e mesmo o Sporting, onde por razões económicas se fez uma aposta nos jovens da formação, se começou a preferir jogadores já em fim de carreira e se faz algum dinheiro a vender, muito cedo, os novos de qualidade!
Mas ninguém de pode rir dos outros!

Baroni

Esse sim, que portento de jogador. Hoje valeria 50 milliones de... quanzas.

Ninguém consegue acertar em

Ninguém consegue acertar em todas as contratações, por ex. para o Benfica nos últimos anos veio muita porcaria, assim de repente e só contando a partir do ano 2000 a equipa titular seria:
GR - Bossio
DD - Ivan Dudic
DE - Pesaresi
DC - André Luis
DC - Zoro
MDC-Everson
MC- Andres Diaz
AE- L. Robert
AD- Balboa
AV- Manduca
PL-Delibasic

Suplentes: Zach Thornton, Escalona, Edcarlos, Beto, Marco Ferreira; Manu; Marcel

Mas há muito mais que não sendo convocados continuam a ter um lugar bem guardado na memória dos benfiquistas, que só os querem ver bem longe!!

Esse

Zach Thornton nem jogou, nem convocado foi. Parece-me ter sido um reforço para a equipa B. Marcel era jeitoso e o MAnu também não era mau. Apenas nao eram jogadores para o Benfica, e o Beto apesar de mediano, até deu jeito, muito aliás. estes não os considero bem flop´s, porque chegaram a jogar bastante, apenas não eram jogadores de dar nas vitas ou que desequilibravam.

Dessa tua lista do teu clube, acredita que há mais contratações que estavam arruínadas logo ao início, do que flop's propriamente dito. Por exemplo Zoro, Andres Diaz, Balboa, Manduca, Beto, Manu, Marcel, Marco Ferreira... nenhum destes na altura fez alguma coisa para ser jogador do Benfica. O Manu até tinha andado emprestado, aliás podias por o pacote de 5 gajos que foram campeões de juniores pelo Alverca e seguiram para a Luz. O mais conhecido é ele e o Amoreirinha, o resto anda pela II B. Nos anos 90 é que foram muitos, mas muitos flops na luz.

Desses do Alverca , o Futre,

Desses do Alverca , o Futre, o Zé Rui e o Rodolfo Lima, nem chegaram a fazer parte do plantel, só o Manu e o Amoreirinha é que jogaram!

Acho que o Robert nâo foi um

Acho que o Robert nâo foi um flop. Acho que até foi um jogador razoável só que passou pouco tempo no Benfica

No Benfica foi um autêntico

No Benfica foi um autêntico flop, até metia dó como é que um jogador daqueles tinha tanto estatuto, uma gajo que jogava parado, correr não era para ele e defender está quieto!

A única coisa que fez foi o golo ao Porto!

É subjectivo

Quando um jogador como o Ibrahimovic foi um flop em Barcelona, nitidamente nao se adaptou naquela forma de jogar. E penso mesmo que ha por aí muito jogador de Top que não vingaria no Barça.

Isto foi só para dar um exemplo de que ser Flop num determinado clube nao significa q se seja mau jogador.

O que define um "flop"

Não podemos só avaliar a falta de qualidade do jogador para defini-lo como um "flop", por vezes a falta de adaptação ao sistema da equipa, a falta de oportunidades devido a um companheiro de equipa estar em melhor forma que faz com que os indices psicologicos desçam, a não adaptação ao futebol de determinado País etc etc podem contribuir muito mais do que a qualidade do jogador para o fracasso.

Vejam o caso de Torres, é o melhor exemplo de um jogador que era um Deus em Madrid, começou por ser um Deus em Liverpool e até na Selecção Espanhola, lesionou-se e puff...parece outro Torres, Mundial muito fraco, meia época no Liverpool muito fraca, meia época no Chelsea para esquecer, 1 ano perdido, quem visse este Torres o que pensaria?

No futebol a linha entre "flop" e "estrela" é muito ténue e depende de muitos factores, alguns deles que escapam ao próprio jogador.

Cumprimentos

Creio que não é bem assim...

Todos os clubes do mundo erram ou melhor não acertam em todas as contratações. Claramente que há uns que erram menos que outros e por isso ganham mais vezes. Se até os maiores e mais ricos clubes do mundo que fazem contratações por valores astronómicos, cometem erros, a probabilidade de os nossos clubes errarem quando contratam jogadores por "tostões" é muito maior.
De qualquer forma, parece-me que se deve dividir os flops em duas vertentes, na primeira quando se contrata um jogador e ele manifestamente não tem qualidade e a segunda quando se contrata um jogador e ele não rende por factores diversos, nomeadamente, dificuldades de adaptação, a táctica do clube não se enquadra nas suas caracteristicas, etc. Lembro-me de Luis Fabiano, um dos melhores avançados do mundo, que passou pelo FCP e não rendeu, não porque não tivesse qualidade, mas sim porque as suas caracteristicas não se enquadravam numa equipa que, diga-se em abono da verdade, colectivamente estava um caos. Um dos nomes apontados pelo autor é Carlos Miguel que não posso concordar em considerar-se um flop, dado que era um excelente jogador, provou-no no Brasil antes e depois de passar pelo SCP, mas cujas caracteristicas pura e simplesmente não se ajustavam ao futebol europeu.
Creio até que os clubes portugueses, pese os múltiplos exemplos em contrário que se podem apontar, até consegue seleccionar bem os alvos. Ainda recentemente Jorge Jesus afirmou que os clubes portugueses trabalhavam bem na prospecção e eu concordo com ele, o que falta ao nosso futebol e em alguns clubes em particular é a aposta de maior risco em jovens portugueses, mas creio que isso é outra conversa. Quando vemos o FCP com um orçamento de 60 milhões bater-se com clubes de 200 e 300 milhões na Champions ou o Braga com 13 milhões chegar onde chegou este ano na Liga Europa, conclui-se que a gestão desportiva não é assim tão má! Se me perguntarem se pode ser melhor, respondo que sim, porque o passivo dos clubes assim o demonstra, mas creio que este passivo estará mais relacionado com erros de gestão noutras áreas.

PS- Desde já as boas-vindas ao Relvado, esperando que, para além de colaborar, participe nas discussões.

Um plantel de grandes

Um plantel de grandes flops...

Guarda-redes: Kralj, Eriksson

Defesas: Buturovic, Díaz, Stepanov, Lula, Lucas Mareque, Pedro Henriques, Benitez

Médios: Prediger, Quintana, Leo Lima, Chippo, António Carlos, Valeri

Avançados: Renteria, Sokota, Kaviedes, Esnaider, Romeu, Orlando Sá

Ainda hoje acredito que o

Ainda hoje acredito que o Stepanov nao era mau. Teve azar.

eu ainda este ano vi o

eu ainda este ano vi o bursaspor 0 Valência 4... ele não é mau, ele é péssimo!!!

Não sei, mas foi essa ideia

Não sei, mas foi essa ideia que tive.

Não consigo dizer que

Não consigo dizer que Mareque, Prediger são flops, nunca os vi jogar lo, curiosamente Mareque até tinha alguma qualidade e teria dado um excelente médio esquerdo agora defesa esquerdo duvido.

Abraço

António Carlos....

...era o esquerdino com bigode,não era ? Craque!

Pé esquerdo maravilha lol

Pé esquerdo maravilha lol

N'Kongolo

lembram-se desse gajo? Na altura veio do Espinho para o Porto(deve ter sido no principio dos anos 90), lembro-me que morreu novo com um aneurisma ou qualquer coisa do género :(

E o "Filho do Vento"...

..como se chamava? O gajo levava a bola nos beiços......lol..

N'tsunda?

N'tsunda?

Esse foi um diamante em bruto...

...que o Robson foi descobrir na África do Sul. Mas parece que não passou do estado bruto...

o gajo era muito rápido...

o gajo era muito rápido...

Esse mesmo ,lol

Tb tivemos o Walter Paz......craque!!

E o Mogrovejo que veio com o

E o Mogrovejo que veio com o Walter Paz mas esse nem em Portugal ficou lol

Mais alguns...

Baroni
Wozniak
Panduru
Hugo Leal
Leandro do Bonfim
Pavlin
Alessandro
Pizzi
Mihtarsky
Rafael

Panduru foi um capricho de

Panduru foi um capricho de Pinto da Costa tal como Hugo Leal, o Pavlin nem era sim tão mau mas era lentoooooooooooooo

Quinzinho...

....um fora de série.

Ninguém bate o Paulinho César

Ninguém bate o Paulinho César curva

Nem me fales...

..eu vi esse gajo a falhar um golo incrivel no Bessa.Ele estava literalmente debaixo da trave e mesmo assim não marcou..lol.

Eu lembro-me desse falhanço,

Eu lembro-me desse falhanço, quem também era expert a falhar golos fáceis era o Edmilson, eu passava-me com o gajo...e o Robson também.